Relatório da Chesf aponta Velho Chico com vazão em alta nos próximos dias, mas balneários seguirão funcionando. Confira:

Em que pese na videoconferência mensal da Agência Nacional de Águas (ANA), divulgada pela redeGN, apontar para uma média de chuvas na Bacia do  São Francisco como abaixo da média, a vazão da Barragem de Sobradinho seguirá com volume alto  conforme relatório publicado pela Chesf.

O boletim de cotas e vazões para a Bacia aponta para a manutenção de uma defluência de 1.500 m3 por segundo em Sobradinho até o dia 18 deste mês de setembro.De acordo com o boletim só haverá algum tipo de variação neste patamar caso haja algum tipo de modificação não programada no caso de “necessidade operacional ou por razões naturais”.

Com a vazão em 1.500m3 o Rio São Francisco diminuiu consideravelmente alguns espaços de vazante e de lazer abaixo da Barragem de Sobradinho, como é o caso do Balneário da Ilha do Rodeadouro, uma das ilhas mais frequentadas na região de Juazeiro e Petrolina.

A subida das águas, no entanto, não chegou a prejudicar o comércio no local e barraqueiros acreditam em bons negócios neste final de semana, já que o que excede em água, sobra em sol: “Os espaços de areia diminuíram com a subida da vazão, mas isso não vai prejudicar a presença das pessoas. Temos espaços ainda de areia, bons espaços para banho, sem riscos e muito sol. Tem gente que tá prefere ver o rio assim, volumoso e bonito”, disse Rodolfo, um dos comerciantes do balneário.

Da redação redeGN