RedeGN - Ana das Carrancas está próxima de se tornar "Patrona da Arte Ceramista de Barro" em Pernambuco

Ana das Carrancas está próxima de se tornar "Patrona da Arte Ceramista de Barro" em Pernambuco

A deputada estadual Teresa Leitão (PT) concedeu parecer favorável ao título de Patrona da Arte Ceramista de Barro para Ana Leopoldina Santos, mais conhecida como Ana das Carrancas, falecida em 2008.

A decisão foi tomada durante reunião da Comissão de Constituição, Legislativa e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa. A iniciativa provém de um Projeto de Lei de autoria do deputado Antônio Coelho.

Teresa reiterou a importância do reconhecimento de uma figura tão importante e influente na arte popular de Pernambuco. "Ana das Carrancas tem uma história belíssima de resistência, além de seu posicionamento crucial na luta pela preservação da cultura e na luta do povo negro. Ana conseguiu retratar esses elementos em sua arte, que representa Petrolina e região de maneira marcante - através da precisão, destreza, e inventividade da sua arte na cerâmica e no barro", disse a deputada ao declarar seu voto a favor da homenagem.

Ela também destacou a relevância da homenagem como maneira de destacar o papel de Ana Leopoldina como uma figura de empoderamento da mulher negra. "O título de Patrona da Arte Ceramista é muito justa, que dignifica a arte popular e a história das mulheres na sua resistência", pontua.

Ascom Deputada Teresa Leitão