RedeGN - Convênio entre Sebrae e Fundação Banco do Brasil viabilizou empreendimentos em Caém

Convênio entre Sebrae e Fundação Banco do Brasil viabilizou empreendimentos em Caém

Dezenas de famílias que produzem beiju de tapioca nas comunidades Bom Jardim e Monteiro, na zona rural da cidade de Caém, no norte do estado, receberam duas unidades produtivas de derivados da mandioca, inauguradas no último sábado, 19. Os cinco fornos que estão prontos para funcionar obedecem aos padrões de higiene exigidos pela Vigilância Sanitária e vão proporcionar melhores condições de trabalho para quem sobrevive dessa atividade tradicional. 

Os empreendimentos são fruto de um convênio firmado entre o Sebrae e a Fundação Banco do Brasil que disponibilizou mais de 134 mil reais em recursos não reembolsáveis para a construção das unidades. “Faz parte de nossa missão fomentar a geração de emprego e renda, contribuir para a estruturação de cadeias produtivas em comunidades tradicionais da nossa região”, afirmou o gerente regional em Desenvolvimento Sustentável, do Banco do Brasil, Armando Soares. O convênio entre as instituições foi firmando em junho do ano passado, durante o seminário “Sebrae Bahia e Fundação Banco do Brasil: uma parceria de sucesso”, realizando na Costa do Sauípe. 

As famílias beneficiadas em Caém fazem parte da Associação Quilombola dos Produtores de Mandioca de Bom Jardim e Monteiro (Aquibom). São 58 associados que estão organizados na instituição, fundada em 2006 para estruturar a produção de derivados nas duas comunidades. Para o presidente da Aquibom, Miguel dos Santos, as casas de beiju vão proporcionar mais qualidade ao alimento produzido e mais comodidade para as famílias. “Nos fornos caseiros, não há rigor com a higiene, a maioria das casas são de taipa. Aqui, nossos produtos serão embalados à vácuo, com todo conforto para quem trabalha”, avalia o presidente. Os produtos que saem da zona rural de Caém abastecem as feiras da região, em cidades como Jacobina, Miguel Calmon e Irecê. 

fonte: Agência de Notícias Sebrae/BA