TVE: Bahia ocupa o primeiro lugar no ranking da produção nacional de caprinos e o segundo lugar na de ovinos

Neste sábado (15), o programa Rural Produtivo vai falar sobre a produção baiana de caprinos e ovinos e ainda da pesca artesanal na Bahia. A nova atração da TVE vai ao ar às 14h, com reapresentação na segunda-feira (17), às 6h30, e na quinta-feira (20), às 20h. 

A Bahia ocupa o primeiro lugar no ranking da produção nacional de caprinos e o segundo lugar na de ovinos, sendo 90% dessa produção da agricultura familiar. Segundo o último Senso Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 17 milhões de cabeças e mais de 5 milhões desses animais estão na Bahia. 

Em Valente, principal cidade da região sisaleira, o programa vai mostrar todo o processo de produção, desde a plantação, até a transformação do sisal em tapetes. Considerado de alto potencial econômico e produtivo, o produto baiano já está sendo vendido nos cinco continentes do planeta. O Estado é o maior produtor do país, com 60 mil toneladas por ano, representando mais de 95% da produção da fibra brasileira. 

O Rural Produtivo vai contar ainda a história da alagoana Cida Pescadora. Filha de pescadores, a piscicultora vive em Sobradinho e luta pelos direitos das pescadoras artesanais. Primeira mulher do Brasil a conquistar a carteira profissional de pescadora artesanal, Cida conta como conseguia realizar, junto com suas filhas, a atividade da pesca. A produtora trabalha diariamente no Rio São Francisco e virou chefe de cozinha e referência para a gastronomia, com uma diversa produção a base de tilápia. 

O programa é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

SERVIÇO:  Programa 'Rural Produtivo' . Sábado (15), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h  Onde: TVE, Youtube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline 

Ascom TVE