RedeGN - Presidente da Associação Petrolinense de Atletismo Natanael Barros, encerra  gestão

Presidente da Associação Petrolinense de Atletismo Natanael Barros, encerra  gestão

Presidente da Associação Petrolinense de Atletismo- APAPETROLINA, Natanael Barros, encerra  gestão à frente da entidade nesta sexta-feira, (31) de Julho, e faz balanço das ações desenvolvidas.

Após dois mandatos a frente da APA-PETROLINA, o professor Natanael Pereira Barros encerra sua passagem pela presidência da instituição. Ao longo desse anos, foram muitos desafios, dificuldades, inúmeras ações desenvolvidas e grandes conquistas que colocaram a instituição no mapa nacional do esporte olímpico e paralímpico.

Ao assumir a presidência da instituição ainda em 2013, um dos compromissos firmados foi o fomento do atletismo e do paratletismo. A meta, no entanto, foi alcançada e superada nos anos posteriores com os grandes resultados dos atletas e paratletas nas principais competições esportivas nacionais e internacionais.

Atualmente, a APAPETROLINA é a principal equipe de atletismo paralímpico do Norte/Nordeste, tem se configurado nos últimos 3 anos consecutivos entre as 6 (seis) melhores do país no campeonato brasileiro paralímpico de atletismo, dentre os quase 170 clubes paralímpicos, ficando atrás apenas de equipes do Sudeste do país. A instituição conquistou diversos títulos nos campeonatos regionais de atletismo regular na categoria de base e no adulto; conquistou a primeira medalha no troféu Brasil de atletismo e pódio na Maratona Internacional de Santo Antônio de Padova. Além disso, por se tornar uma referência esportiva na região, outros atletas e paratletas passaram a representar a instituição em novas modalidades esportivas, como a paracanoagem, o paraciclismo e o triathlon.

Outro ponto importante foram os avanços fora das pistas, com parcerias públicas e privadas. A instituição recebeu em 2016 o título de utilidade pública municipal e em 2019 a medalha Nino Marcos pelos serviços prestados ao desporto e paradesporto da cidade de Petrolina; Tornou-se a primeira instituição esportiva da cidade a ter um projeto aprovado e captado via Lei de Incentivo ao Esporte, do governo federal; Firmou convênio de cooperação técnica cientifica com Instituto Federal de Educação Pernambucano-IFSERTÃO e com Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco-HUUNIVASF ; Estabeleceu parcerias com SESI-PETROLINA para realização de local de treinamentos e apoios com empresas locais da cidade.

Entre as grandes conquistas recentes, está a filiação ao Comitê Brasileiro de Clubes-CBC, entidade representante dos clubes formadores e também de fomento à formação de atletas no Brasil, que apoiam entidades de práticas esportivas no qual fazem parte de seu corpo de filiados os principais clubes do BRASIL, como o Flamengo, Corinthians, Vasco, São Paulo e outros.

Outra importante pauta, foi a relação com a comunidade externa e com seus filiados. A instituição lançou seu próprio site (www.apapetrolina.com.br) com informações dos atletas, paratletas e de transparência com um espaço exclusivo para acompanhar todas as informações da instituição, de projetos e de acompanhamento das atividades da equipe, balanços financeiros, ATA, ESTATUTO e similares.

Deixo o mandato atual com superávit, algo pouco provável se comparado a anos anteriores. O Futuro presidente encontrará uma instituição com as contas equilibradas e com parcerias fortes e consolidadas. Por fim, agradeço imensamente, ao apoio e incentivo que tive para conduzir todas as atividades durante esse tempo. Foi uma gestão pautado no desenvolvimento do esporte e para o esporte olímpico e paralímpico da APA. Sabemos que ainda é preciso progredir muito e estarei à disposição para continuar contribuindo para o avanço dessa instituição que, atualmente, é uma das mais promissora equipes de esporte do PAÍS.

Ascom