Obras do Conjunto Eólico Campo Largo 2 são retomadas gradativamente

As obras do Conjunto Eólico Campo Largo 2, em implantação pela ENGIE nos municípios de Umburanas e Sento Sé, estão sendo retomadas parcialmente em conformidade com o Decreto Municipal nº 57, de 08 de julho de 2020. Os trabalhos estavam suspensos, em Umburanas, em atendimento ao decreto municipal Nº 047.

Para garantir a saúde e integridade de todos os colaboradores, bem como da população local, a ENGIE e as empresas contratadas, emparceria com a Prefeitura de Umburanas,reforçarãoas medidas preventivas que já vinham sendo adotadas desde o início da pandemia da Covid-19. Além disso,ampliarãoas práticas de saúde e segurança, com base nas recomendações dos órgãos de saúde.

Nesta primeira etapa de retorno dos trabalhos, a Companhia mobilizará apenas 25% da mão de obra que fazia parte do empreendimento antes da primeira paralisação, equivalente a 300 pessoas. Para uma segunda fase da retomada, planeja-se chegar a um pico de 600 profissionais, que seria 50% da mão de obra empregada antes das restrições em decorrência da pandemia. “Os alojamentos existentes terão suas estruturas melhoradase outros novos serão construídostambém fora da cidade e das comunidades, a fim de garantir mais espaço e conforto aos trabalhadores, observando rigorosamente os padrões da OMS e, consequentemente,reduzindo ao máximo a necessidade de contato dos profissionais com a cidade”, destacou o gerente de projeto da ENGIE, Giuliano Pasquali.

O acesso ao canteiro de obras será liberado apenas após cumprimento de quarentena por sete dias e posterior realização de teste rápido.Os veículos com materiais e equipamentos a serem descarregados,após identificação na barreira sanitária, serão orientados a acessarem o canteiro de obras e, se possível, retornarem à cidade de origem no mesmo dia. “Em caso de impossibilidade disso ocorrer, foi designada uma área dentro do canteiro para repouso, alimentação e pernoite totalmente segregada das demais estruturas utilizadas pelos profissionais da obra, com a estrutura necessária”, destacou Pasquali.

Os profissionais que não executam atividades nas frentes de serviço, mas que são necessários para dar suporte à rotina das empresas contratadas, executarão as suas atividades em regime de home office ou trabalharão em escritórios localizados na sede do município.
Além do controle da saúde dos profissionais mobilizados e da realização da testagem em massa dessegrupo, serão mantidas as ações: higienização frequente dos locais de trabalho, alojamentos e veículos, comunicação e concientização dos profissionais mobilizados, manutenção das regras de distanciamento e evitar aglomerações, entre outras. Álcool em gel (70%), água e sabão, bem como os Equipamentos de Proteção Individual (EPI)estarão à disposição dos trabalhadores.

Essas e outras ações integram o Plano de Retomada das Obras apresentado à prefeitura e que é anexo ao Decreto nº 57. De acordo com Pasquali, o trabalho será conduzido em conjunto com o Comitê de Crise da Prefeitura de Umburanas e a Secretaria de Saúde. “Para a ENGIE, a segurança é elemento primordial na execução de qualquer trabalho. Por isso, pensando na prevenção, ampliamos nossa estrutura e trabalharemos em parceria com o Município para continuarmos garantindo um ambiente de trabalho seguro e confiável atodos os envolvidos no projeto”, destacouPasquali.

Ascom Engie