Covid-19: Juazeirenses frequentam orla e desrespeitam isolamento social

Desde o início da campanha de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, nunca se viu a orla Juazeiro completamente sem nenhum movimento. 

Considerada um dos principais cartões postais Na manhã desta sexta-feira (10) a reportagem da redeGN flagrou diversas pessoas, algumas sem máscara fazendo caminhada na Orla e práticas de exercícios físicos. 

O movimento não é apenas na orla. A avenida Flaviano Guimarães é um local que mantem um grande fluxo de movimento de pessoas. Algumas pessoas já fazem caminhada antes das 5hs da manhã.

No final do mês passado, o prefeito Paulo Bomfim criticou a população e parte de comerciantes os quais estão desrespeitando as medidas de distanciamento, inclusive descumprimento os decretos municipais. “Estamos analisando o dia a dia de nossa cidade, a evolução do crescimento desse vírus. Meu receio sinceramente é que precise fazer o lockdown, por isso que nós temos tomado essas medidas de enfrentamento. A Prefeitura sozinha não vai resolver o problema. As pessoas precisam entender a gravidade desse vírus“, afirmou.

Hoje (10), serão definidas medidas mais duras de restrição para diversas cidades baianas que vêm apresentando um crescimento acentuado no número de casos da Covid-19, nos últimos dias. A informação foi dada pelo governador Rui Costa durante uma transmissão ao vivo para atualizar os números da doença no estado. 

O governador lembrou aos internautas que se reuniu virtualmente com mais de 60 prefeitas e prefeitos, visando alinhar medidas para contenção do novo coronavírus nessas cidades.

"Estou extremamente preocupado com o crescimento de casos registrado em alguns municípios baianos e, justamente por isso, decidi conversar com os prefeitos para entender o que levou a esse súbito aumento".

Desde o início da testagem em quantidade, através do mapeamento imunológico e do programa Vigilância COVID-19, os boletins da Secretaria da Saúde de Juazeiro tem registrado um aumento do número de casos confirmados do novo coronavírus. E embasado por estes dados, alinhado à análise técnica diária do Comitê Cientifico que monitora a situação desde o início da pandemia, o prefeito Paulo Bomfim decretou novo fechamento do comércio e mudança de horário no toque de recolher, que é das 18h às 05h.

Em Petrolina através de um vídeo publicado em suas redes sociais, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho afirmou que vai se reunir com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 para discutir novas medidas de combate à pandemia.

De acordo com o gestor, nas últimas semanas, a taxa de ocupação na rede hospitalar e o número de casos confirmados têm crescido mais do que estava sendo registrado. “A nossa prioridade é a vida”, disse.

O número de casos em Juazeiro e Petrolina somam 2.602 casos. Até o momento são 84 mortes.
 

Redação redeGN Fotos Ney Vital