Projeto beneficia agricultores familiares e ajuda na manutenção da produção nesse período de início dos plantios

O Projeto Lagos do São Francisco, Termo de Cooperação Técnico-Financeira firmado entre Chesf, Embrapa e BNDES, viabilizou a doação de 10 toneladas de sementes de feijão, milho e sorgo a agricultores familiares nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

As sementes foram distribuídas por meio de articulações com instituições locais, respeitando todas medidas de proteção e segurança em relação à Covid-19.

De acordo com o pesquisador Rebert Correia, coordenador do Projeto na Embrapa, a ação busca ajudar na manutenção da produção familiar nesse período de início dos plantios, contribuindo, também, com a reserva alimentar dos rebanhos, que é considerada uma questão crítica para os pecuaristas do semiárido.Os municípios contemplados com as doações foram: Canindé do São Francisco, Poço Redondo e Nossa Senhora da Glória, em Sergipe; Delmiro Gouveia e Pariconha, em Alagoas; Jatobá, em Pernambuco; e Glória, na Bahia.

O projeto atenderá comunidades rurais situadas no entorno das barragens do Complexo de Paulo Afonso e usinas hidrelétricas de Itaparica (Luiz Gonzaga) e Xingó, no rio São Francisco, beneficiando, direta e indiretamente, mais de quatro mil produtores da região, com atividades voltadas para a produção de mel, frutas, hortaliças e culturas alimentares, criação animal e preservação e recuperação da mata ciliar.

A gestora do Projeto na Chesf, Leila Menezes, ressalta que esta é uma iniciativa de Responsabilidade Social Empresarial estruturante, com geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos moradores da região.

Ascom Chesf