Juazeiro e Petrolina tem poucos leitos de UTI e respiradores, situação preocupa numa eventual contaminação em massa pelo Covid-19

Juazeiro e Petrolina tem cerca de 550 mil habitantes, juntas. Especialistas na área de saúde ouvidos pela redeGN afirmam que para atender pacientes graves os leitos UTIs são poucos considerando o quadro de uma eventual contaminação da população pelo Coronavírus.

O número de leitos não ultrapassa 100, totalizando a rede pública e privada de Juazeiro e Petrolina. Numa eventual contaminação em massa pelo coronavírus a situação seria catastrófica e por isso é importante o isolamento social orientado pelas autoridades de saúde neste momento.

A bióloga e professora Mary Ann Saraiva, mestre pela UFPE, voltou a postar em sua rede social mais um alerta. De acordo com a bióloga, num exemplo, em 1 milhão de pessoas se 10% se infectar pelo vírus serão 100 mil pessoas com coronavírus, sendo que oitenta porcento delas apresentarão sintomas leves e 20% terão quadro de gripe maior (20 mil pessoas). Desses vinte mil doentes, 5% devem apresentar problemas respiratórios (taxa esperada), ou seja, vai precisar de mil leitos de UTI, e só "temos 87 leitos, sendo que os dos SUS estão sempre cheios de pessoas acidentadas, com AVC e outras doenças, etc".

Confira:

Repeti um post, pois agora Juazeiro-Bahia já tem transmissão comunitária.
"Temos que aprender a ter visão holística.
Para quem está comparando a mortalidade do coronavírus com sarampo, H1N1, dengue, malária, aids, (até com a fome, miséria e desigualdade)... etc., por ignorância ou má fé, reflita sobre o seguinte...
O isolamento ou distanciamento social (quarentena) não é pela saúde, não é pelo contágio, não é pelo número de mortes.
A quarentena é por causa da VELOCIDADE!
Nenhuma dessas doenças ou situações matou mais de mil pessoas POR DIA, todo dia.
E a quarentena NÃO É por causa da quantidade de mortos.
Entendam...
A quarentena é por causa da quantidade de leitos, médicos, equipamentos e remédios!
Se não nos isolarmos, teremos o colapso do atendimento e muitas pessoas terão que morrer em casa, sem atendimento. E vão morrer de sarampo, H1N1, dengue, malária, aids, câncer, infarto, coronavirus, etc. POIS NÃO VAI TER LEITO PARA ATENDER ESSAS PESSOAS NO HOSPITAL.
É para DESACELERAR a velocidade das contaminações"!!!

Redação redeGN / Foto: Instagram