Estudantes de Jornalismo produzem boletins radiofônicos sobre coronavírus

Em tempos de pandemia, notícias falsas são propagadas aleatoriamente nas redes sociais. Para combater esse tipo de (des)informação, os estudantes do curso de Jornalismo em Multimeios, Jayanne Rodrigeus e Pedro Miranda, produzem boletins radiofônicos (spots) com informações de utilidade  pública,  prevenção ao coronovírus e o cuidado à saúde na rotina diária.

O estudante Pedro Miranda reitera que o combate à desinformação é o que motivou a atividade jornalística: "Estamos constantemente desmentindo fake news, boatos do presidente, áudios do whatspp, vídeos e todo tipo de material que possa afetar a compreensão das pessoas em relação à pandemia".

Para  Jayanne Rodrigues, responsável pela produção, "a ideia é conscientizar o maior número de pessoas e restabelecer a confiança da comunidade no jornalismo local".

A ideia dos alunos conquistou repercussão pública. Os estudantes fecharam parceria com a Rádio Tropical Sat (FM 102.5), de Juazeiro, que divulga os spots na programação. A jornalista Isabela Ornelas, do programa "Revista", também reproduz os boletins diários para tratar do assunto. Tudo isso é realizado de forma colaborativa com os profissionais, demonstrando a função social da Universidade do Estado da Bahia e a inovação na produção de conteúdo pelos alunos.

A iniciativa também já chegou para a Rádio Cultura dos Inhamuns (AM 960), no município de Tauá,  no estado do Ceará, que veicula na grade de programação os boletins. Nascida na cidade cearense, Jayanne Rodrigues orgulha-se da iniciativa jornalística e enxerga seu trabalho como uma missão. "Se nosso material tiver alcançado, pelo menos uma pessoa, vamos entender que fizemos um ótimo trabalho. Esse é o momento do Jornalismo".

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora do curso de Jornalismo em Multimeios da Uneb, Teresa Leonel, supervisiona a atividade e reforça o papel social do jornalista: "Fazer este trabalho junto com os alunos  mostra a importância da universidade no contexto societário e coletivo. É o jornalismo exercitando a cidadania através da prestação de serviços, mostrando nesses tempos de notícias falsas que as informações apuradas são prioridades para que as pessoas saibam o que de fato está acontecendo".

Ascom Raphael Nobre Graduando Uneb