RedeGN - SAAE Juazeiro orienta população no descarte de lixo durante período de combate ao Coronavírus

SAAE Juazeiro orienta população no descarte de lixo durante período de combate ao Coronavírus

Parceiro da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Cooperfitz), que é composta por 12 famílias, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE/Juazeiro) está orientando a população de Juazeiro, que durante esse período de pandemia do novo coronavírus, realize o descarte correto de máscaras e outros resíduos para que sejam identificados separadamente para evitar o risco de contaminação.

Diante dessa nova realidade vivida por todos, houve uma redução na geração de resíduos sólidos e os trabalhadores que realizam o serviço de coleta seletiva do município o que afetou a vida dos cooperados.

Após a redução das atividades comerciais, a quantidade de materiais recicláveis diminuiu. Antes, os trabalhadores recolhiam aproximadamente 45 a 50 toneladas de materiais por mês, mas atualmente não há perspectiva de renda. 

Apesar do risco duplo, os catadores ainda estão trabalhando no período da manhã. A coordenadora técnica da Cooperfitz, Yanna Maggie Caldas, afirma que o apoio da população é importante para manter a integridade desses profissionais. “Essas famílias sobrevivem dessa renda. Apesar do comércio estar fechado, nós pedimos que os comerciantes e as donas de casa que possuem material reciclável entrem em contato e nós iremos até o local recolher”, reforça. 

A Cooperfitz fica localizada no Distrito Industrial, quadra H, nº 14. Para doações e entrega de materiais, também é possível entrar em contato através do telefone: (74) 9 8843-5621. Caso alguém queira doar Equipamento de Proteção Individual (EPI's), luvas e álcool gel - necessários para garantir a segurança desses trabalhadores, pode entrar em contato com a cooperativa.

Ascom/SAAE