Programa 'Academia da Saúde' suspende atividades, mas professores gravam vídeos para alunos se exercitarem em casa

Os quatro polos da Academia da Saúde em Petrolina estão com suas atividades suspensas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e atendendo às recomendações decretadas pelo estado e também pelo município.

Cerca de 400 pessoas são atendidas nesses espaços que estimulam e promovem a prática de atividade física e de lazer, bem como de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Mas, para não deixar os alunos sem fazer atividades físicas durante a quarentena, os profissionais que trabalham nas academias estão gravando vídeos com orientações para a prática de atividades físicas em casa. São exercícios leves, como alongamento e alguns treinos funcionais, que poderão ser feitos durante o período de reclusão social em que todos devem se prevenir contra o coronavírus.

"Além de ajudar a manter a forma e o condicionamento físico em um momento em que a recomendação é ficar em casa, manter-se ativo é uma ferramenta importante para não se descuidar da saúde e ainda minimizar o estresse e a ansiedade gerados no contexto do isolamento domiciliar. Estamos mandando os vídeos e orientações para grupos que temos com alunos e também no perfil da Academia da Saúde no Instagram (https://www.instagram.com/academiadasaudepetrolina/)", destaca o coordenador do programa 'Academia da Saúde', Paulo Ricardo Santos.

As Academias da Saúde estão localizadas em quatro localidades de Petrolina: Cosme e Damião, Vila Eulália, Idalino Bezerra e Praça da Sementeira. Em tempos normais, as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, com turmas manhã, a partir da 6h30, e a tarde com início às 15h. Para participar basta se dirigir a academia mais próxima portando o cartão do SUS. Em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), os alunos também recebem atendimentos de fisioterapia e nutrição, através de encontros agendados.

Ascom Prefeitura de Petrolina