RedeGN - Pessoas com quadro gripal leve podem procurar postos de saúde do município, orienta secretária de Saúde de Juazeiro

Pessoas com quadro gripal leve podem procurar postos de saúde do município, orienta secretária de Saúde de Juazeiro

Durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (17), no paço municipal, abordando medidas de prevenção ao novo coronavírus, a secretária de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, enfatizou mais uma vez a necessidade de a população buscar os serviços das Unidades Básicas de Saúde em casos de quadro gripal leve.

O objetivo com a orientação é evitar a superlotação da rede de urgência e emergência da cidade. Juazeiro possui atualmente 54 postos de saúde, localizados na sede e interior e todos estão aptos a receberem pacientes com quadro gripal leve que apresentem sintomas como dor de cabeça, espirro, coriza, espirro e mal-estar sem febre.

Para a secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro, é essencial esse cuidado para que a rede de urgência e emergência seja utilizada apenas em casos graves. “A indicação é que o paciente só procure o hospital em caso de desconforto respiratório, pois se formos pegar casos leves e encaminhar para esses serviços de urgência e emergência, vamos apenas aumentar o risco de transmissão do vírus. Assim, a ideia é que só sejam direcionados para hospital ou UPA os quadros gripais com desconforto respiratório e febre alta”, explicou.

As unidades básicas de saúde são conhecidas com a porta de entrada dos sistemas de saúde, ou seja, o atendimento inicial e o primeiro nível de atenção. Nelas são oferecidas desde a promoção da saúde e prevenção até o tratamento de doenças agudas e infecciosas, bem como controle de doenças crônicas, cuidados paliativos e reabilitação. Em Juazeiro, os postos de saúde funcionam das 8h às 17h, na sede e no interior das 8h às 13h.

Fabiana Diniz/SESAU