Aluna da Rede Pública, Ágatha Felix, encanta em recital saudando a volta da Ararinha Azul a Curaçá

Curaçá, no interior da Bahia, viveu um momento histórico no último dia 3 de março, data da chegada de 52 Ararinhas Azuis (Cyanopsitta spixii) oriundas de um viveiro mantido pela organização não-governamental alemã Association for the Conservation of Threatened Parrots (ACTP) ao município.

As aves repatriadas estão num viveiro construido especialmente para elas e passarão por um processo de adaptação, antes de serem libertadas na caatinga, repovoando o lugar de onde a espécie é originária.

A chegada das Ararinhas Azuis na cidade, na última terça-feira, foi uma festa e deu mote para muitas homenagens culturais, com cantadores, poetas, artistas plásticos, dentre outros, cada um ao seu modo, homenageando a ave que é um símbolo do município.

Artistas como Fernandinho Ferreira, Wilka França, Otávio Santana e o cantor/poeta Flávio Leandro foram algumas das atrações da noite, que contou ainda com apresentações culturais diversas.

O artista plástico Pardal, de renome nacional, presenteou a cidade com um painel lindíssimo em homenagem a Ararinha. O painel, em espaço cedido pelo Curaçaense Elson Aquino (Elcinho), teve inauguração simbólica com a presença do prefeito Pedro Oliveira.

A aluna da rede pública, Ágatha Félix, foi uma das estrelas da festa e surpreendeu o público recitando um poema de autoria do pai, Ticiano Félix, que retratou em cordel a história da ave e sua peregrinação até retornar ao seu habitat natural.

Confira a apresentação de Ágatha:

Da redação redeGN