ADEAP promove mais um workshop sobre ‘Manejo de Caprinos e Ovinos’ no distrito de Abóbora

Cerca de trinta produtores e estudantes participaram do workshop sobre  ‘Manejo de Caprinos e Ovinos’, realizado no último sábado, 23, no Colégio Manoel de Souza Bonfim, sede de Abóbora, que integra a programação prévia da II Feira de Caprinos e Ovinos do distrito e será realizada de 06 a 08 de dezembro.

O evento é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária/ADEAP e da na Associação Comunitária de Angical/ACA. Para o presidente da ACA, Ricardo Bonfim, as palestras foram de fundamental importância para o público presente. “Hoje tivemos a honra de sermos agraciados com informações tão importantes para os criadores de caprinos e ovinos. Agradeço a todos por nos proporcionar tamanha aprendizagem”, declarou Leandro.

Uma novidade deste workshop foi a realização dos cadastros dos produtores junto a ADAB. “Esse cadastro tem como objetivo atualizar as informações relacionadas à quantidade e espécies de animais que os produtores possuem.

No caso de bovinos, serve para o controle da febre aftosa, através da vacinação. Além disso, é um mecanismo para a emissão da Guia de Transporte Animal (GTA), obrigatória no deslocamento de animais e na participação de eventos agropecuários”, explicou o médico veterinário da ADAB, José Arnaldo.

Na ocasião os produtores também realizaram a declaração de vacinação da febre aftosa, referente à campanha do mês de novembro. Foram abordados ios seguintes temas durante o workshop: Requisitos Sanitários para Participação em Eventos Agropecuários; Nutrição Animal (mineralização, cocho privativo, alimentação por categoria) e Manejo Sanitário Preventivo (principais doenças recorrentes na região, calendário de vacinações, tipos de vacinas mais utilizados na região, cuidados com as vacinas e prática de vacinação). 

O objetivo do evento foi ampliar a base de conhecimentos dos criadores de caprinos e ovinos, fortalecendo o setor em toda região. Para o diretor de Pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco), o workshop possibilitou uma troca de conhecimentos entre técnicos e produtores. “Essa nova metodologia de fazer as capacitações antecipadas, proporcionando a difusão de conhecimentos e tecnologias, é de grande relevância, pois possibilita a participação dos produtores”, informou.

O workshop integrou a programação de todas as feiras dos distritos de Juazeiro, com temas de acordo com a realidade de cada localidade. “As palestras direcionadas aos produtores, estudantes e técnicos da região são importantes para a cadeia produtiva da caprinovinocultura. Essa foi uma maneira que a Prefeitura, através da ADEAP encontrou de potencializar ainda mais o setor da pecuária. Todos estão de parabéns”, observou a titular da ADEAP, Elayne Borges.

Lene Radina/ADEAP