Hospital Universitário comemorou Dia do Dentista oferecendo atendimentos gratuitos a crianças do Lar Feliz

Não é segredo que muita gente tem medo de ir ao dentista. Se, para alguns, aquele barulho provocado pelo “motorzinho” é assustador, para as crianças corajosas apoiadas pela Fundação Lar Feliz, ir ao consultório pode ser uma grande diversão. Ontem (23), 50 delas passaram por atendimentos odontológicos nos consultórios do Programa de Consultórios Itinerantes (PCI).

A ação foi promovida pelo Hospital Universitário, através da Gerência de Ensino e Pesquisa, com apoio das prefeituras de Juazeiro e Petrolina que disponibilizaram profissionais para compor a equipe de 15 voluntários. Foram realizados procedimentos restauradores e pequenas cirurgias orais.  
Enquanto aguardavam pelo atendimento, as crianças se divertiam assistindo a filmes, colorindo desenhos, entre outras atividades lúdicas. Depois de passar pelo consultório, era hora do lanche e das orientações de saúde bucal.

A cirurgiã dentista do PCI, Andreia Moreira, explicou que o programa desenvolve campanhas anuais de atendimento odontológico para celebrar o Dia do Dentista (25 de outubro). Este ano, o Lar Feliz foi escolhido devido a relevância do trabalho que a instituição executa junto a crianças em vulnerabilidade social. 

A diretora da Fundação Lar Feliz comentou sobre as dificuldades em oferecer acompanhamento odontológico para as crianças. “ Temos um percentual alto de crianças com problemas na arcada dentária e é difícil conseguir atendimento. Com frequência, temos crianças que choram por contam desses problemas e precisamos correr atrás de analgésicos para amenizar as dores. Ficamos muito agradecidos pela oportunidade de participar da ação”, afirmou.

Campanha solidária 
Até o dia 15 de novembro, o Hospital Universitário estará arrecadando doações para Fundação Lar Feliz. Os donativos poderão ser entregues nas recepções de funcionários do hospital e da Policlínica, das 8h às 18h. Os interessados em colaborar poderão doar: itens de higiene pessoal, roupas, brinquedos, material escolar, alimentos, produtos de limpeza, entre outros.

A Fundação Lar Feliz promove atendimento integral a crianças de 0 a 13 anos de idade. Com ações voltadas à educação, esporte, cultura e assistência médica, odontológica e psicológica em turno diurno integral e com 5 refeições por dia, a fundação visa a redução do trabalho infantil, do abuso sexual e da prostituição infanto-juvenil, o combate às drogas e à desnutrição infantil. A organização também visita as famílias e encaminha à rede de proteção local. Atualmente, a instituição atende a 520 crianças na cidade de Juazeiro-BA.

Programa de Consultórios Itinerantes :

O Programa de Consultórios Itinerantes (PCI) foi criado no ano de 2013 por meio da parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde. 
O PCI oferece atendimentos oftalmológicos e odontológicos aos estudantes de escolas públicas. O objetivo é identificar precocemente problemas na visão e garantir a saúde bucal de crianças e adolescentes. 

O Hospital Universitário da Univasf recebeu oito consultórios e possui uma equipe formada por odontólogo, médico oftalmologista, técnico em saúde bucal, técnico de ótica e assistente administrativo. 

Somente de janeiro a maio de 2019, o PCI já realizou 875 atendimentos, entre exames e consultas oftalmológicas e odontológicas, além de produzir e distribuir gratuitamente 390 óculos.  
 

Ascom Hospital Universitário UNIVasf