Entrega dos planos de saneamento básico de Abaré, Chorrochó, Lagoa Grande e Macururê acontecerá em novembro

As ações e obras relacionadas ao saneamento básico dos municípios contribuem, significativamente, para a melhoria das condições sanitárias e ambientais nas bacias hidrográficas que os rodeiam, impactando diretamente sobre a qualidade de vida e a saúde da população. 

Por isso, o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) vêm investindo recursos, provenientes da cobrança pelo uso da água bruta, na elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) em vários municípios que compõem a bacia.

Na próxima terça feira 7, acontecerá a Solenidade de Entrega dos Planos de Saneamento Básico dos municípios de Abaré, Chorrochó, Lagoa Grande e Macururé. O evento será às 14h, em Lagoa Grande-PE.

O PMSB reflete as necessidades e anseios da população local através de um planejamento democrático e participativo. A Lei 11.445 de 2007 garante que o processo de elaboração do PMSB deve ser acompanhado de um controle social, ou seja, durante todo o processo é preciso estabelecer mecanismos que promovam a mobilização social efetiva criando espaços que gerem oportunidades para debater e apresentar temas relacionados às políticas públicas de saneamento.

O coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco, Ednaldo Campos, salientou a importância do PMSB para os municípios e reafirmou a parceria do CBHSF na construção de uma gestão sustentável.

 “Digo sempre que o PMSB é uma cartilha que guiará os gestores e a população com os dados e orientações corretas para melhoria da qualidade de vida de todos e para proteção do meio ambiente. O CBHSF está disposto a ir juntamente com os gestores municipais até os ministérios para juntos buscarmos apoio para concretizarmos o planejado no PMSB”, finalizou Campos.

Ascom CHBSF