RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Política

"Entre Aspas"

Sabriane Guedes - Servidora Pública de Manaus

"Ele foi assassinado"

Sabriane Guedes, servidora pública de Manaus, revoltada com a morte do pai, por falta de oxigênio

Outras Notícias

Respeito à democracia

Gostaria de mostrar a minha euforia diante da vitória da primeira mulher que teve seu passado formado e comprometido com as lutas do povo brasileiro. Foi por isso que sempre lutei e isso me deixa realizada.

 Como ponto de partida, Dilma foi ontem à imprensa e falou como estadista, pragmática, como uma líder política que tem como meta a continuidade e o aperfeiçoamento do trabalho do grande líder dessa nação: Luís Inácio Lula da Silva...

Licuri, tão bom quanto açaí!

A fama não é a mesma, mas a qualidade nutricional do fruto do licuri, uma palmeira típica do sertão nordestino, é muito semelhante à do açaí, uma palmeira amazônica e que tanto sucesso faz como suplemento alimentar num mercado consumidor crescente em todas as regiões do país: o de produtos orgânicos, naturais e ecológicos. Os percentuais de minerais na composição da polpa do pericarpo dos coquinhos das duas espécies, são característicos de um alimento saudável, que tem um público cativo entre os praticantes de esporte ou pessoas submetidas a rotinas em jornadas de trabalhos cansativos e estressantes.

De acordo com o engenheiro agrônomo José Barbosa dos Anjos, pesquisador da Embrapa Semiárido, no licuri são encontrados zinco, potássio e fósforo em quantidade maior do que no açaí. No caso do cálcio e do ferro, os teores registrados no fruto da Amazônia são levemente superiores. O efeito nutricional da ingestão de polpa de licuri ou de açaí é praticamente o mesmo, garante. Mas, ao contrário do açaí, que é comercializado nos quatro cantos do país, graças a um trabalho de marketing, o licuri é uma polpa ainda por ser “descoberta” até mesmo na sua área de ocorrência natural: norte de Minas Gerais, passando por toda a porção oriental e central da Bahia, até o sul de Pernambuco, abrangendo ainda os Estados de Sergipe e de Alagoas.

Nesta região, predomina a exploração extrativa da palmeira por grande contingente de agricultores familiares. O trabalho extenuante, de percorrer longos caminhos no meio da vegetação nativa e pastagens para colher os cachos com os frutos, continua no terreiro das casas com a quebra dos coquinhos para a retirada das amêndoas que são levadas para a venda em feiras livres. A opção mais viável economicamente seria a remoção da polpa, um subproduto do pericarpo dos frutos do licuri, antes de levar os coquinhos para secar nos terreiros...

Ascom Embrapa Semi-Árido Foto: José Barbosa dos Anjos

Além da Paisagem (Pra Juazeiro, mas vale para o BRASIL)

*Paulo Carvalho (SPO)           

Começamos uma nova e mesma história, ou seremos tragados pela modernidade de novos rumos, dotados de idéias apropriadas a nossa realidade, ou limitadas conforme o comando maior? Dúvidas, certezas, esperanças. A população de Juazeiro aprendeu a esperar por soluções inesperadas, causadas por gestões confusas, que ao longo dos anos vêm reformando a cidade à revelia de audições populares...

Armando Monteiro envia declaração à imprensa sobre vitória de Dilma

O senador eleito por Pernambuco Armando Monteiro, estava em Brasília com o governador Eduardo Campos e com o senador eleito Humberto Costa, onde acompanhou a apuração dos votos ao lado da presidente eleita Dilma Rousseff. Por meio de sua assessoria, Monteiro Neto enviou declaração à imprensa: “A vitória da presidenta Dilma Rousseff é uma demonstração clara de que os brasileiros e as brasileiras apostaram na continuidade de um projeto que todos reconhecem como exitoso. É uma manifestação de confiança nesse rumo que o Brasil traçou há alguns anos. É evidente que a cada tempo o seu desafio e, portanto, nós teremos novos desafios para enfrentar. Mas confiamos que, mantido esse rumo e com a colaboração de todos os brasileiros, o país poderá continuar avançando, agora sob a liderança da primeira mulher presidente da República”. ..

VEÍCULO BATE E ATROPELA MÃE, FILHA E SOBRINHO NA AVENIDA LUIS INÁCIO LULA DA SILVA EM JUAZEIRO

 

..

Com informações do repórter policial Jean Rego da Rádio Juazeiro

TCE rejeita contas do ex-prefeito de Sento-Sé Juvenilson Passos

A segunda câmara do tribunal de contas do estado da Bahia rejeitou por unanimidade, a tomada de contas dos recursos estaduais atribuídos ao município de Sento Sé, relativo ao convênio nº 041/2003, com imputação financeira ao ex-prefeito Juvenilson Passos dos Santos, no valor de R$ 16.262,71, corrigido monetariamente a partir de 30/09/2004, data de início da mora no dever de prestar contas, conforme cláusula quinta do convênio nº 041/2003 e cláusula primeira do II termo de ajuste respectivo - em face da inexecução da segunda etapa do convênio, pela ausência da respectiva prestação de contas e pela negligência na guarda dos recursos estaduais, que ensejou o seqüestro dos mesmos, na forma do art. 24, inciso III, lei complementar nº 05/91, aplicação de multas ao Sr. Juvenilson Passos dos Santos, no percentual de 50% do valor atualizado do dano causado ao erário, na forma do art. 24, III c/c o art. 34 da lei complementar nº 05/91. Bem como, pelo encaminhamento da decisão à procuradoria geral da justiça e procuradoria geral do estado para a adoção das medidas cabíveis.

 Processo: TCE/006537/2005

Convênio: nº 041/2003..

Bahia tem 25% de abstenção e 46 prisões; Dilma ganha 70,8% dos votos do estado

Aproximadamente 25% do eleitorado baiano, ou mais de 2,2 milhões dos 9,5milhões de eleitores, não compareceram às urnas, ontem, para a votação de segundo turno. Os mais de 6,5 milhões de eleitores que votaram foram responsáveis por dar 70,76% dos votos válidos do Estado para a presidente eleita DilmaRousseff (PT), ou mais de 4,5 milhões de votos. Outros 1,8 milhão de votos, ou seja, 29,24% dos votos válidos foramdados a José Serra (PSDB), até às 21h30deontem, quando 96,5% das urnas já estavam apuradas. Foram mais de 331 mil votos nulos e 144 mil votos brancos. O segundo turno registrou menor número de ocorrências de prisões, substituições de urnas e contratempos em relação ao primeiro turno. Foram 46 prisões das 57 ocorrências, sendo seis destas detenções por ocorrência de boca de urna e arregimentação de eleitores – cinco no município de Itororó e um em Conceição do Coité. Também em Itororó houve uma prisão por transporte ilegal de eleitores. (A Tarde) ..

Atividades do II Festival Internacional da Sanfona começam hoje (01)

A partir de hoje Juazeiro começa a entrar no ritmo do II Festival Internacional da Sanfona. É que serão iniciadas as atividades do festival com a abertura da programação do Palco Móvel que circulará pelos bairros e distritos da cidade. O primeiro bairro a ser contemplado com os shows de forró é o João Paulo II (Juazeiro 8). A partir das 19:30, na Praça Principal do bairro, os sanfoneiros Flávio Baião, Julio do Acordeon e Silas tocarão o que há de melhor no Forró Pé de Serra e prometem fazer o povo arrastar a chinela. 

De acordo com Flávio Baião os shows no Palco Móvel serão uma palhinha do que acontecerá nos shows e concertos que acontecerão durante a programação do festival, na Orla Nova de Juazeiro e Concha Acústica de Petrolina. “A partir do dia 1º vamos começar a preparar o povo para o que será o festival, estarei sempre acompanhado de outros sanfoneiros locais levando o forró para os quatro cantos da cidade”, ressalta Flávio. ..

Deputados baianos dizem que oposição sai fortalecida

Em conversa com a Tribuna da Bahia, o deputado federal eleito e presidente do PSDB na Bahia, Antonio Imbassahy, descartou a possibilidade de aproximação com o PT no Estado e também no Brasil e fez questão de dizer que “o PT não vai dominar todo o país”. O tucano, contudo, disse que a legenda dará oposição “com modos”. “Em primeiro lugar, eu quero deixar claro que vencemos a eleição para governador em importantes estados”, alertou. “Eu defendo a democracia e democracia pressupõe oposição. As urnas nos colocaram na oposição e vamos exercê-la”, disparou Imbassahy, reiterando que o PSDB não fará oposição “raivosa”, mas “coerente”. Na avaliação do deputado federal reeleito ACM Neto (DEM), apesar da derrota de José Serra (PSDB) nas urnas para a presidente eleita, “a oposição sai fortalecida dessas eleições”. (Tribuna) ..

Política Livre

Serão abertas as inscrições do vestibular da FACAPE

Está marcada para o dia 4 de novembro a data de abertura das inscrições do vestibular da FACAPE 2011.1. A prova será realizada no dia 12 de dezembro. Serão oferecidas mais de 600 vagas nas oito graduações disponíveis: Direito, Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Economia, Comércio Exterior, Turismo e Secretariado. As inscrições estarão disponíveis no site da FACAPE.

Em 2010, a Facape conseguiu o recorde de alunos matriculados na história da Instituição, “Mais de 3 mil alunos estão matriculados regularmente nos oito cursos das graduações”, contabilizou o presidente da Autarquia , Prof. Rinaldo Remígio Mendes. A FACAPE possui em seu quadro 150 docentes, oito cursos de graduação, duas pósgraduações lato sensu, mais de 15 projetos acadêmicos em andamento, entre eles: Microsoft S2B, INES, Inclusão Digital, Incubavale, Assistência Jurídica, Câmara de Conciliação, Convênio com a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco; O presidente salientou as recentes conquistas para o Campus, “Hoje todas as salas são climatizadas, ao todo 50; Biblioteca com mini-auditório, sala de vídeo, duas salas de informática, estacionamento privativo e um atendimento especializado para o discente. Estamos melhorando a segurança em todo o campus, com a aquisição de catracas eletrônicas e o aumento da guarda privada”, revelou...

SARKOZY SAUDA DILMA E ESPERA MANTER BOA RELAÇÃO

Antes mesmo do resultado oficial das eleições brasileiras ser divulgado, o presidente da França Nicolas Sarkozy já saudava a então candidata petista Dilma Rousseff. Segundo o francês, que foi um dos primeiros líderes internacionais a parabenizar Dilma, a nova presidete do Brasil tem "trajetória política excepcional" e marcou a política internacional com sua vitória. Em nota distribuída pelo Ministério das Relações Exteriores, Sarkozy destaca as “muitas competências” de Dilma, “demonstradas por ela no exercício de suas funções anteriores” e lembra que durante o governo do PT, a cooperação entre França e Brasil só fez crescer. O documento, Sarkozy chega a pedir a Dilma que o nível das relações bilaterais seja mantido. “Nossa cooperação há de intensificar-se ainda mais no decorrer dos próximos meses, principalmente com a presidência francesa do G-20”, destacou o francês, que espera, além da boa relação, uma resposta positiva em contratos importantes, como o da venda dos caças Dassault Rafale às Forças Armadas. A decisão, que deve custar aos cofres públicos brasileiros cerca de US$ 5 bilhões, vem sendo postergada por Lula há um ano. ..

BN

Cemitérios de Juazeiro estão prontos para o Dia de Finados

Nesta terça-feira (02/11) será celebrado o Dia de Finados e a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seihasp) preparou o Cemitério Municipal localizado no bairro Santo Antônio e o Cemitério do João Paulo II para as visitas. Os serviços de limpeza foram efetuados nos cemitérios e em áreas adjacentes, contemplando mutirões de retirada de lixos e entulhos, substituição de lâmpadas, pintura, varrição, poda das árvores e capina. A capela do Cemitério Municipal recebeu nova pintura e na manhã do Dia de Finados, a partir das 6h30, o Padre Valderjânio celebrará missa no local.

O secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos Ailton Candeia, informou que toldos e banheiros químicos foram instalados no local para atender aos visitantes. “Serão 03 toldos e 05 banheiros químicos instalados no Cemitério Municipal para os participantes da missa e também aquelas pessoas que, ao longo do dia, forem ao local. A Guarda Municipal ficará de plantão nas áreas próximas aos Cemitérios das 7h às 17h, bem como uma ambulância do SAMU também estará disponível para o caso de urgência no atendimento de algum visitante”, esclareceu Candeia, acrescentando que os fiscais de postura vão atuar no dia 02/11.

“Muitos comerciantes aproveitam a data para vender flores, velas e outros produtos em áreas próximas dos Cemitérios, então a equipe do setor de postura vai atuar no Dia de Finados com objetivo de ordenar o uso do solo e evitar problemas ou acidentes com veículos. O Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vai oferecer também água aos visitantes do Cemitério Municipal”, completou o secretário...

César Borges comemora vitória de Dilma Rousseff

O senador César Borges, presidente estadual do Partido da República (PR), se declarou satisfeito com a vitória da candidata à Presidência da República Dilma Rousseff, a quem apoiou desde o primeiro turno. César integra a base de apoio do presidente Lula no Senado, mas não teve o apoio da candidata petista em sua campanha pela reeleição, mesmo assim manteve sua posição. “Política não se faz com emoção, se faz com posições e com coerência. Apoio o governo Lula e acredito que a presidenta Dilma dará continuidade ao trabalho de melhoria das condições de vida da população brasileira e desenvolvimento de nossa economia. Por isso estou desde o início com ela, que certamente será uma excelente condutora dos destinos do país”, declarou. César esteve com Dilma em Brasília na semana seguinte ao primeiro turno para reafirmar seu apoio e do PR baiano à campanha da petista. Ele, no entanto, nega qualquer negociação por cargos. “Não tomo posições políticas em troca de cargos, mas sim por convicções. Sei que o PR ajudou a construir essa vitória e ele sim, o partido, terá espaço no governo Dilma”, finalizou. ..

Coordenador de curso da Facape é licenciado para participar de leitorado no Peru

A AEVSF/FACAPE liberou o Professor e Coordenador do Curso de Direito Edmar José da Silveira, que irá atender ao convite do Ministério das Relações Exteriores(Itamaraty) e assumir a Cátedra Brasil na Universidade de Piura no Norte Peruano. O programa de Leitorado faz parte de um acordo bilateral Brasil/Peru e integra a política nacional para difusão da língua e da cultura brasileira.

O Prof. Edmar José da Silveira, que participou da seleção ao programa junto a CAPES, integrará um grupo de professores universitários brasileiros que trabalhará por dois anos, em cerca de 79 países, inclusive o Peru. Para o Presidente da AEVSF/FACAPE Prof. Rinaldo Remígio Mendes, a liberação do Professor Edmar Silveira atende as propostas da diretoria da autarquia, no sentido de estimular seus professores e técnicos a conquistarem suas titularidades no campo do conhecimento científico, sejam eles no País ou fora dele, e este foi o caminho que se abriu para o professor Edmar que se inicia, a partir desta segunda-feira, 1º de novembro de 2010.

As atividades desempenhadas pelo Professor no Peru serão de lecionar sobre o ensino da literatura nacional, divulgar o idioma português falado no Brasil e disseminar a cultura brasileira...

Ascom facape

PÉSSIMO EXEMPLO: ESGOTO CONTINUA POLUINDO O RIO SÃO FRANCISCO EM JUAZEIRO

O blog divulgou recentemente que após a conclusão das obras do esgotamento sanitário em Belém do São Francisco a coleta e transporte dos resíduos passarão por duas estações elevatórias e uma outra de tratamento para em seguida desaguarem no Velho Chico sem contaminar o rio. Em média, uma pessoa consome 150 litros de água diariamente e dessa cota 120 litros escoam pelo esgoto. Por esses valores, em Belém do São Francisco mais de 2,4 milhões de litros de esgoto bruto deixarão de ser depositados na natureza...