RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

"Entre Aspas"

Paulo Bomfim - Prefeito de Juazeiro-Ba

“Fábio me sugeriu que eu fechasse a UPA se fôssemos precisar dos recursos estaduais"

Paulo Bomfim, prefeito de Juazeiro, revelando trecho da conversa que teve com o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Villas Boas.

Outras Notícias

Luz no Fim do Túnel para as Câmaras

Foi aprovada, pela CCJ da Câmara dos Dep. Federais a PEC 489/2010, que trata da alteração da Constituição Federal incluindo a compensação financeira em função da produção de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos sob o regime de partilha de produção, os ROYALTIES, na base de cálculo do duodécimo, receita das Câmaras Municipais. A PEC foi elaborada pela Federação Baiana de Câmaras Municipais - FEBACAM e apresentada pelo Dep. Federal Marcos Medrado. Desde o dia 27 de maio de 2010 a PEC está Sujeita à Apreciação do Plenário em Regime de Tramitação Especial.

A FEBACAM acredita que com a inclusão dos Royalties na base de cálculo do duodécimo e com a provação da emenda Ibsen ao PL 5.938/09, que visa a distribuição igualitária dos Royalties aos Estados e Municípios, as Câmaras Municipais poderão se reerguer do caos em que se encontram desde a entrada em vigor da EC 58. Vale frisar que a emenda Ibsen já foi aprovada pela Câmara dos Deputados com 369 votos a favor e apenas 72 contra. O Projeto encontra-se agora no Senado, onde se espera nova votação.

A FEBACAM em nota ao blog diz que espera contar agora com a união de todas as Câmaras do Estado, no sentido de contatar seus Deputados Federais pedindo a imediata aprovação da PEC 489/2010 para tirarmos as Câmaras da situação lastimável em que se encontram...

PERFURAÇÃO DE POÇOS EM JUAZEIRO

Atendendo solicitação do ex-prefeito Misael Aguillar, o DNOCS da Bahia inseriu o município de Juazeiro no Programa de Perfuração de Poços. O Programa foi criado na gestão do ex-Ministro Geddel Vieira Lima, através da Portaria Nº 388, de 23 de setembro de 2009, do Ministério da Integração Nacional, objetivando o fortalecimento da infra-estrutura hídrica da região semi-árida brasileira, afetada de forma recorrente pelo fenômeno das secas e estiagens prolongadas.

O Coordenador Estadual do DNOCS na Bahia, Osanah Setúval, esteve no último dia 28 em Juazeiro quando deu início aos trabalhos a partir do Distrito de Pinhões...

DIRETORES E VICES ELEITOS PELO POVO SÃO EMPOSSADOS NA CÂMARA MUNICIPAL

Durante solenidade na manhã de hoje (01), no auditório da Câmara de Vereadores, o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PC do B), empossou os Diretores e Vice-diretores da Rede Municipal de Educação, eleitos em 30 de abril de 2010.

O Secretário de Educação Plínio Amorim era um dos mais eufóricos com o resultado do processo “A sensação é do dever cumprido, mas esta é apenas uma etapa de muitos outros processos democráticos que a secretaria pretende instituir no município”...

Revista Veja diz que criminalidade na Bahia está fora de controle

A edição 2.167 da Veja, que já está nas bancas, traz uma reportagem sobre a execução do delegado Clayton Leão Chaves, na última quarta-feira em Camaçari. Título da reportagem: “Assassinato ao vivo”. Subtítulo: “Na Grande Salvador, um delegado foi morto a tiros enquanto dava entrevista a uma rádio. O caso ilustra o descontrole da criminalidade na Bahia”. O repórter André Vagas destaca o índice de 49% do crescimento do número de homicídio só na Região Metropolitana de Salvador. A reportagem teria sugerido um leve tom de reprovação à atitude da vítima por parte do Secretário de Segurança Pública, César Nunes, na frase “O delegado ao sair do carro, tentou pegar a própria pistola”. Segundo a Veja, César Nunes “aparentemente esqueceu que policiais são treinados para reagir a criminosos”. ..

Prefeitura na Comunidade movimentou Jutaí durante a I Feira de Animais e da Agricultura Familiar de Lagoa Grande

A população de Jutaí (distrito de Lagoa Grande) prestigiou a primeira edição do programa Prefeitura na Comunidade, ocorrida domingo (30), durante a realização da I Feira de Animais e de Produtos da Agricultura Familiar do município. A programação aconteceu entre 8h e 12h no Parque de Feiras e Exposições de Jutaí. O Prefeitura na Comunidade é um programa municipal que tem como objetivo aproximar da população dos serviços oferecidos pelas secretarias e órgãos do governo, levando as ações para uma determinada localidade da sede ou do interior. O programa é coordenado pela Secretária de Planejamento e Administração, que tem à frente a secretária Eridan Carvalho Coelho, com a participação de todas as secretarias municipais.

A intenção da prefeita Rose Garziera é levar a atividade a cada dois meses para outras comunidades e bairros de Lagoa Grande e buscar mais parcerias para ampliar os serviços prestados pelo programa. “Fico feliz em reunir tantas ações num só momento e um só lugar, trazendo para as pessoas daqui de Jutaí e localidades vizinhas, serviços que muitas vezes eles não dispõem no dia a dia em suas comunidades. Vamos levar o Prefeitura na Comunidade para outras localidade e bairros da sede do município”, frisou a prefeita. 

Na primeira edição do programa ocorrida neste domingo, foram realizados atendimentos na área de saúde, onde o público pode aferir a pressão arterial, realizar teste de glicemia e participar de palestras sobre hipertensão, câncer de boca e DST/AIDS. Também foram distribuídos kits de saúde bucal (creme dental e escova) e preservativos. O senhor Adolfo Gomes elogiou o serviço prestado pelo Prefeitura na Comunidade. Ele aferiu a pressão e ouviu orientação da enfermeira sobre os cuidados com a saúde...

Cinara Marques Assessoria de Imprensa Fotos Isael Dias

BONFIM: Policial tentou enganar a policia forjando seu próprio seqüestro

A Polícia Civil apurou que o policial Iomar Amaral forjou o próprio desaparecimento quando tomou conhecimento de que havia sido decretado contra ele o pedido de prisão preventiva. Iomar era investigador em Bonfim e teve seu nome envolvido em dois homicídios, um em Juazeiro e o outro em Salvador. A notícia do desaparecimento do policial havia sido dada por este site, após ter sido publicada pelo site do jornalista Ivan Silva, que publicou a nova informação.

CARREIRA MARCADA POR TRAGEDIAS

A carreira do policial Iomar Amaral sempre foi marcada por tragédias. O investigador esteve preso em 2008, na Corregedoria da Policia Civil em Salvador, onde teria sido o principal suspeito de ter mandado matar a própria esposa. Logo que foi liberado, Iomar Amaral, foi transferido para Juazeiro, onde teve o nome envolvido no assassinato da adolescente Samara Celestino, de 15 anos, que foi encontrada morta na zona rural de Juazeiro...

Política Livre

Grupo de oração Javé Israel realiza Seminário de Vida em Juazeiro

O grupo de oração Javé Israel, da comunidade de Santa Luzia, pertencente à paróquia de Santo Afonso, em Juazeiro, realizará nos dias 05 e 06 de junho, o Seminário de Vida. O evento tem como tema: “Maria, eis a nossa mãe” e acontecerá na escola Recanto do Pequeno Príncipe. Serão palestrantes Lauziana de Oliveira Leite e Josivânia Xavier Silva, ambas, missionárias da Obra de Maria do Recife. O Seminário de Vida é um evento comum da Igreja Católica e pela primeira vez é realizado em Juazeiro. É um momento de encontro com Cristo e de descobertas do poder do Espírito Santo.

Eis a programação do Seminário.

Dia 05/06 (sábado)..

Prefeito e secretário concedem coletiva sobre o carnaval de Juazeiro

O prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho, acompanhado do Secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer Pedro Alcântara Filho, concede nesta terça-feira(01), às 10h30, no Paço Municipal, uma entrevista coletiva à imprensa regional.
 
A pauta: o Carnaval de Juazeiro, realizado entre os dias 27 e 30 de maio e que na opinião do Chefe do Executivo causou grande repercussão devido à organização e participação popular. Estarão presentes os órgão municipais que contribuiram para o sucesso do evento, bem como às instituições que deram total segurança nos quatro dias de folia.
..

CÂMARA DE JUAZEIRO RECEBE TÉCNICOS DO INTERLEGIS II

Durante toda esta semana, técnicos do Programa de Modernização Legislativa (INTERLEGIS II) desenvolvido pelo Senado Federal, estarão em Juazeiro, para implementar o Projeto de Modernização Legislativa (PML), na Câmara Municipal.

Nesta terça-feira, dia 01º de junho, a partir das 18 horas, o Interlegis II será apresentado aos vereadores e à comunidade. São convidados a participar do evento representantes do Executivo, Judiciário, Ministério Público, policias, clubes de serviços, sindicatos, associação, imprensa e demais instituições da sociedade civil organizada.

A equipe é composta pelos servidores do Senado, Francisco Etelvino Biondo (chefe da equipe); Yuri Afonso Farias de Souza, Adalberto Alves de Oliveira, Marcos Paulo da Rocha Eirado e Thiago Cortez Costa (assessores). Através do Interlegis II, o Legislativo Municipal vai receber consultorias nas áreas de Lei Orgânica, Regimento Interno, capacitação de servidores, plano de carreira, organograma e regulamento administrativo...

Ascom CMJ

Univasf pode celebrar convênio com Cuba

O Embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora Rodriguez, recebeu na sexta feira, 28,  na embaixada em Brasília, o jornalista Valter Xéu que esteve acompanhado do reitor da UNIVASF, Universidade Federal do Vale do São Francisco com sede em Petrolina-PE e Juazeiro-BA, que tem interesse em celebrar convênios na área de saúde com a ELAM, Escola Latino Americana de Ciências Medicas de Cuba.

Segundo o reitor Jose Macedo, o alto conceito da Elam é hoje reconhecido em todo mundo principalmente no plano de Saúde da família, que é um projeto que a UNIVASF esta desenvolvendo em toda a região do médio São Francisco que abrange vários municípios da Bahia e de Pernambuco.

..

Manoel Leão Texto e Foto

RETROSPECTIVA DO CARNAVAL DE JUAZEIRO 2010 II

Eles fizeram a festa... ..

RETROSPECTIVA DO CARNAVAL DE JUAZEIRO 2010

Eles fizeram a festa... ..

Programa Olho Vivo no Dinheiro Público será promovido em Petrolina

A Controladoria Geral da União - CGU estará promovendo, em parceria com a prefeitura Municipal de Petrolina e Facape, via Escola de Formação do Servidor Publico, entre os dias 07 e 10 de junho em Petrolina o curso ‘Olho Vivo no Dinheiro Público’ com o intuito de sensibilizar os agentes públicos, conselheiros municipais, lideranças locais, professores e estudantes sobre a importância da transparência pública, da responsabilização e do cumprimento dos dispositivos legais.

Os agentes públicos e conselheiros municipais tratarão de temas como: controle social, transparência pública, licitações e contratos, transferências governamentais, orçamento e finanças públicas, controle interno, papel dos conselhos. Não há taxa de inscrição e o material didático e almoço são de responsabilidade da CGU. Os participantes são dividos em duas turmas oriundo das cidades de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Orocó, Afrânio, Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova e Curaçá. ..

Lidiane Souza Ascom PMP

MP quer que Coelba cancele contas e restitua consumidores

Acusando a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) de ter efetuado uma cobrança irregular das contas de energia faturadas pela média de consumo, o que ocasionou, no mês de abril, uma “enxurrada de reclamações” de consumidores assustados com as contas em valor bem superior ao costumeiramente pago, o Ministério Público estadual ingressou com uma ação civil pública, com pedido de liminar, contra a empresa. No documento, o promotor de Justiça do Consumidor Aurisvaldo Sampaio pede que a Coelba seja obrigada a suspender a cobrança das contas de energia elétrica faturadas pela média de consumo; a não aplicar qualquer penalidade, inclusive a suspensão do fornecimento de energia elétrica, aos consumidores que não efetuaram o pagamento das contas; a restituir em dobro, com juros legais e correção monetária, os valores pagos pelos consumidores que foram vítimas da majoração irregular; e a pagar indenização por dano moral difuso no valor de R$ 10 milhões, dentre outras medidas. A ação foi ajuizada na 13ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais de Salvador. ..

Prefeito empossa novos diretores e vices

Nesta terça-feira (01), às 8h, na Câmara de Vereadores, o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, empossará os Diretores e Vice-diretores da Rede Municipal de Educação, eleitos em 30 de abril de 2010. Com o tema “Agora é no Voto”, a Secretaria de Educação (SEDUC) realizou a primeira eleição direta para o cargo na história do município, abrangendo todas as unidades de educação de forma igualitária.
 
Para concorrer os candidatos deveriam ter formação de nível superior ou estar cursando graduação em Licenciatura Plena; ter no mínimo três anos de efetivo exercício de docência na rede municipal; e dispor de carga horária compatível com o regime de trabalho. Os inscritos submeteram-se a uma prova de conhecimentos e habilidades gerenciais; participaram do Curso de Formação em Gestão e por fim pleitearam ao cargo nas urnas.

Todo o processo fundamentou-se na necessidade de assegurar a participação dos servidores públicos; no desejo de estabelecer condições de gerenciamento competente e democrático para tornar mais efetiva a autonomia pedagógica, administrativa e financeira das escolas; e nos princípios que, oriundos da legislação brasileira, norteiam a gestão educacional de Juazeiro como: integração, transparência, liberdade, pluralismo, igualdade, valorização e avaliação.
..

Ascom PMJ