RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Cinda Mara - Fazendeira

"Eu pedi calma, falei pra ele ficar tranquilo que eu iria ajudá-lo"

Cinda Mara, Fazendeira que convenceu, sob mira de arma, o caseiro foragido de Goiás a se entregar a Polícia

Outras Notícias

Armando, Eduardo e Humberto recebidos pelo povo da Zona Norte do Recife

 

A chapa majoritária da Frente Popular de Pernambuco participou sexta-feira (06/08) de uma reunião com os moradores da Zona Norte do Recife, realizada no tradicional clube Madeira do Rosarinho. O candidato ao Senado, Armando Monteiro (PTB), chegou ao local acompanhado do governador e candidato à reeleição Eduardo Campos (PSB), do companheiro de chapa Humberto Costa (PT) e do prefeito da capital, João da Costa (PT), que coordena a militância da Frente Popular no Recife...

Secretaria do Meio Ambiente promove oficinas e lança edital em Juazeiro

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) promove nos dias 9 e 10 de agosto, em Juazeiro, oficinas sobre o Patrimônio Genético e Conhecimentos Tradicionais associados à Biodiversidade, cujo objetivo é capacitar as comunidades sobre a compreensão do sistema de regulamentação. Na terça-feira (10), o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, participa do lançamento do edital de Projetos das Incubadoras de Empreendimentos Econômicos Solidários e Ambientais, que ocorrerá no Campus III da Uneb, na avenida Doutor Chastinete Guimarães, São Geraldo.

De acordo com João Paulo Ribeiro, analista Ambiental da Sema, a implementação da medida provisória nº 2186-16/01, que regula o acesso ao patrimônio genético e os conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade, ainda é falha, por isso é necessário esclarecer os conceitos básicos para implementação da lei, permitindo, desta forma, que todas as comunidades conheçam seus direitos perante a legislação.

As atividades serão ministradas através de material didático produzido pelo Departamento de Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente (DPG/MMA), leitura compartilhada da legislação, dinâmicas de grupo, jogos e a teatralização de situações que ajudem a explicar conceitos essenciais da legislação. Para isso, a Sema contará com o apoio de alguns colaboradores como o Patrimônio Genético, o Projeto de Revitalização do Rio São Francisco (PRSF-MMA) e o Programa Velho Chico Vivo, desenvolvido pela Sema...

Reminiscência...

 
Geraldo,
 
Esta era a travessa Benjamin Constant, quando chovia ficava nessa situaçâo.
 
..

por Rosembergue dos Santos (Ziinha)

Juazeiro (BA) sedia a última oficina de combate à desertificação

Juazeiro sediará a quarta e última oficina de combate à desertificação, entre os dias 10 e 12 de agosto, no Hotel Rio Center (Travessa Lauro de Freitas 34, Centro), sob a supervisão do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá). Estarão presentes o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e os diretores e técnicos do Ingá, além da comunidade da região.

O Plano Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE-Bahia) está sendo construído com base em vivências populares. A sociedade tem apontado sugestões como: o beneficiamento de frutos da Caatinga; a apicultura e a utilização de espécies nativas da flora regional do Semiárido para alimentação de caprinos e ovinos; a utilização de sementes crioulas, derivadas dos cultivos tradicionais sem a utilização de agrotóxicos, entre outros...

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DISPONIBILIZA CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR PARA OS ASSOCIADOS

 

O cumprimento da Lei 12.291 que obriga todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços do país a ter um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) disponível para consulta colocou os lojistas de Juazeiro em estado de pânico. Segundo a norma, o código deve estar em local visível e de fácil acesso ao público. Em caso de descumprimento, a penalidade é de multa de até R$ 1.064,10. Acontece que o exemplar do CDC continua em falta no comércio da cidade...

Hilton Coelho (PSOL) exige apuração de violência contra indígenas

O candidato a deputado estadual pelo PSOL, Hilton Coelho, denuncia o que considera um atentado contra a arte popular, indígena e uma afronta aos direitos humanos. "Na madrugada de segunda-feira, dia 2, um espaço cultural instalado por artistas de origem tupinambá no Passeio Público, em Salvador, foi destruído de forma covarde e não podemos deixar que a impunidade e o totalitarismo mais uma vez prevaleçam", afirma o psolista. 

A instalação foi feita pelo Grupo de Teatro Popular Filhos da Rua que atua social e artisticamente em Salvador há mais de 13 anos. Dirigido pela tupinambá, atriz, diretora e educadora popular Taynã Andrade, o grupo tem uma atuação social e política intensa, além de seu compromisso com a arte teatral. "Suas ações sempre foram de enfrentamento à dominação e pela autodeterminação dos povos nativos. Nesse período fez franca oposição aos governos carlistas, em especial contra a política cultural direcionada ao atrelamento das manifestações culturais populares, indígenas e educacionais", lembra Hilton Coelho. 

"Pensaram que um novo período se abriria com a posse do governador Jaques Wagner e políticas públicas concretas para a cultura e educação seriam implementadas. Foram surpreendidos com a nomeação de Márcio Meireles para secretário de Cultura, justamente ele que não pode falar mal do período carlista porque verbas não faltaram e no governo Waldir Pires dirigiu o Teatro Castro Alves (TCA) deixando-o em ruínas", critica Hilton Coelho.  ..

HDM inaugura Centro Acadêmico com homenagem a DR. Alírio Brandão

O Hospital Dom Malan, gestão IMIP Hospitalar, inaugura nesta segunda-feira (09) o Centro Acadêmico da unidade. O Centro de Estudos recebe o nome de Dr. Alírio Brandão, em  homenagem ao Pediatria, cuja trajetória de vida foi um exemplo de dedicação e ética. A inauguração do Centro acadêmico Dr. Alírio Brandão acontece às 10h no HDM.

O local será um centro de estudos, responsável por todas as atividades acadêmicas do Hospital Dom Malan. Estudantes, médicos residentes e demais profissionais da Instituição, vão dispor de biblioteca com livros atualizados e acesso virtual a sites de estudos, como por exemplo, o Portal Capes, referência em artigos periódicos. O Centro vai funcionar de 2ª a 6ª feira,das 07h às 12h e das 13h às 17h. ..

Roberto Carlos recebe apoio de lideranças políticas de Ibipitanga

O deputado estadual Roberto Carlos (PDT), recebeu o apoio de vereadores de Ibipitanga, liderados pelo presidente da Câmara, Robson (popular Jó) e pela força do prefeito Beto. A cidade foi contemplada com mais de 300 mil reais, através de emendas do pedetista para a pavimentação de ruas, implantação do Programa “Luz Para Todos” que já atende a várias comunidades, ambulância, viatura da PM e uma unidade britadeira para atividade de mineração que vai gerar mais emprego e renda. ..

Casa Nova é beneficiada pelo projeto de desenvolvimento no entorno da barragem de Sobradinho

Está em fase de execução, no município de Casa Nova, o projeto “Desenvolvimento de ações para produtores agropecuários e pescadores do território do entorno da Barragem de Sobradinho-BA”, desenvolvido pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) em parceria com a prefeitura municpal e Embrapa Semi-Árido, o programa contempla o município de Casa Nova e os demais municípios do entorno da barragem (Remanso, Pilão Arcado, Sobradinho e Sento Sé). São mais de 15 planos de ação, que serão desenvolvidos num período de 5 anos, beneficiando cerca de 10 mil agricultores familiares.

Estudos das cadeias produtivas de três atividades agrícolas relevantes na região como apicultura, criação caprina, ovina e piscicultura serão financiados pelo projeto, além do programa de transferência de tecnologias agroecológicas para as áreas dependentes de chuva e aquelas situadas ás margens do lago formado pela barragem.

O coordenador do programa em Casa Nova, Clébio Santos, fala que já foi implantado na região do Leite e Entroncamento, o banco de sementes de manivas de mandioca para melhoramento da mandioca. “A partir desse banco de sementes serão produzidas manivas de mandioca nas áreas de sequeiro, onde as comunidades produtoras serão beneficiadas também com uma mini fábrica para extração da fécula da mandioca e extração da farinha”, explica...

Lidiane Cavalcante - Ascom/PMCN

Convênio beneficia 10 mil fruticultores de Juazeiro

Dez mil pequenos e médios produtores baianos vão ser beneficiados com o convênio firmado, na última sexta-feira (30), entre a Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) e associações de fruticultores, que prevê a instalação de uma indústria de processamento da produção no Vale do São Francisco. A previsão é de que fábrica esteja em funcionamento no primeiro semestre do ano que vem.

"Esta ação é fundamental para agregar valor à nossa produção. O governo está proporcionando sustentabilidade a este setor da economia, que passa por um momento de restrição de crédito por conta da queda do dólar", afirma o presidente da Special Fruit, Suemi Koshyama, uma das principais exportadoras locais. Além dela, também assinaram convênio a Associação dos Produtores do Perímetro Irrigado de Mandacaru, a Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá e a Associação de Pequenos Produtores Manga Brasil.

Os estudos já estão sendo realizados para o processamento de manga, uva, abacaxi, graviola, mamão, romã, maracujá, umbu, acerola, banana e grapefruit. A idéia é que possam ser produzidos sucos naturais e concentrados, polpas, frutas secas e desidratadas, compotas e saladas de frutas...

Mudança no trânsito em Juazeiro

Através de nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS) através da Gerência de Transportes informa aos usuários de transporte coletivo do bairro João Paulo II que o itinerário da linha será modificado neste domingo (8) a partir da 16h30 até as 21h. No sentido centro/bairro os veículos irão trafegar através da Avenida Principal, quadra 18, 17 e 9 seguindo para o ponto final. No sentido bairro/centro o percurso será através do ponto final seguindo pelas quadras 9, 17, 18 e Avenida Principal. Após o horário estabelecido o itinerário normal será restabelecido.
  ..

Jovens se mobilizam na campanha Wagner

Os jovens militantes da coligação “Pra Bahia Seguir em Frente” passarão a fazer ações de mobilização nas cidades baianas em que o governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner, visitará durante a campanha. “Nós iremos às escolas de nível médio, universidades, pontos de encontros, em qualquer lugar onde jovens costumam se reunir para incentivá-los a participar dos eventos de nossa campanha”, declarou o coordenador estadual da juventude do PT na Bahia, Éden Valadares. 

O debate sobre políticas públicas para os jovens baianos e a mobilização deste grupo da sociedade serão os eixos do lançamento da campanha da juventude de Wagner e Dilma nas redes sociais, neste sábado (7), a partir das 14h, na sede do Comitê Central da coligação. Um dos tópicos será defesa da continuidade dos programas implementados pelos governos Lula e Wagner, a exemplo do Prouni e Projovem, no plano federal, e do Trilha e da Educação Profissional, na esfera estadual.

Além de Valadares, participam da coordenação central da campanha da juventude representantes de cada partido integrante da chapa majoritária: Gabriel Oliveira pelo PT; David Cavalcanti, PP; Danielle Costa, PC do B; Janderson Louvores, PRB; Aldo Queiroz, PDT; Vítor Gantois, PSB; Alisson Santos, PSL; Daniel Costa, PHS...

TFD aéreo é implantado em Petrolina

A Secretaria de Saúde realizou uma ação até então inédita em Petrolina. Esta semana viajou o primeiro paciente de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) aéreo. O paciente J.E.N.C de 40 anos fez a viagem de avião para Recife, onde foi submetido a um tipo de procedimento que não estava disponível aqui na região. A SMS também disponibilizou um valor para ajuda de custo, para locomoção e alimentação.

O paciente, que foi encaminhado para a capital pernambucana, passou por uma Cintilografia cardíaca. A transferência teve que ser realizada porque o tipo de procedimento que o paciente deveria realizar não era oferecido em Petrolina. J.E.N.C só pôde realizar tal viagem porque não precisava de uma pessoa para acompanhá-lo e também porque a Cintilografia não exigia a permanência dele na cidade. Por isso, o seu retorno a Petrolina aconteceu após a realização do exame. Outro fator que foi levado em conta na hora de escolher este tipo de transporte foi à disponibilidade de tarifas reduzidas na companhia aérea, que coincidiram com a data do procedimento.

 O Tratamento Fora do Domicílio foi instituído pelo Ministério da Saúde em 1999, com o objetivo de garantir o deslocamento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para outro município, quando a cidade onde reside não dispõe do tratamento necessário ao restabelecimento de sua saúde. A Secretaria Municipal de Saúde é quem fica encarregada de encaminhar os pacientes para o município mais próximo que tenha o recurso disponível, dentro do Estado de Pernambuco. Atualmente, quase todos os pacientes encontram estes recursos em Recife. ..

Foto Ilustrativa Google

Campanha contra a hepatite C é realizada em Petrolina

Centenas de pessoas participaram ontem (6) em Petrolina, da Campanha de Prevenção contra a Hepatite C. Durante todo o dia a equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve na Praça do Bambuzinho, realizando testes rápido e gratuito para detectar a doença. Atividades educativas, com distribuição de panfletos e esclarecimentos sobre formas de contágio e prevenção também foram realizadas. A ação contou ainda com a parceria do Hospital de Urgências e Traumas (HUT) e do Laboratório Roche.

Com o tema “Cuide-C, a hepatite C pode pegar você”, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de enfermagem realizaram atendimentos com o objetivo de fazer o diagnóstico precoce e de mostrar formas de prevenção. Segundo a coordenadora do programa DST/AIDS, Elisângela Araújo, os sintomas da doença são leves e às vezes chegam até a ser ausentes. “É comum uma pessoa ter hepatite C, mas não sabe, porque não apresenta nenhuma queixa, por isso essa campanha é importante. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado maior será a chance de controle e tratamento, evitando complicações futuras, que podem ser desenvolvidas devido à doença.”

Os resultados dos exames que estavam sendo realizados ficavam prontos em 20 minutos, assim as pessoas já saiam do local sabendo se tinham ou não a doença. Nos casos reagentes, o exame será repetido para que o diagnóstico seja confirmado. “Serão feitos outros exames para confirmar o resultado. Esses testes podem ser realizados no Coas ou no Hospital de Urgência e Traumas. Novamente diagnosticado encaminhamos para um tratamento médico”, esclareceu Elisângela. ..

Serra e Souto unidos pela fé em Bom Jesus da Lapa

A chapa majoritária da coligação “A Bahia Merece Mais” (DEM/PSDB) e o presidenciável tucano José Serra estiveram ontem (06) em Bom Jesus da Lapa. No desembarque, Serra fez questão de ressaltar a importância da Bahia na campanha eleitoral deste ano. “Estou de volta à Bahia, essa terra abençoada, para participar da procissão do Bom Jesus ao lado dos meus amigos Paulo Souto, Nilo Coelho, José Ronaldo e Aleluia. Estamos juntos nessa luta porque acreditamos que o Brasil pode mais”, afirmou Serra, que visita o estado pela sexta vez neste ano. Serra e Souto se misturaram aos milhares de fiéis, provenientes das mais diversas localidades brasileiras, que vão a Bom Jesus da Lapa para renovar seus votos de fé na 319ª romaria.

Os candidatos ao governo do estado e à Presidência participaram da procissão e visitaram o santuário da gruta. “A procissão de Bom Jesus da Lapa é uma das grandes manifestações da fé cristã do nosso povo, e nós não poderíamos deixar de prestigiar essa tradição de mais de 300 anos, iniciada pelo português Francisco de Mendonça Mar, que caminhou de Salvador até a margem do Rio São Francisco trazendo as imagensdo Bom Jesus e Nossa Senhora da Soledade”, disse Paulo Souto. Em conversa com o candidato ao governo da Bahia, Serra teve a idéia de criar um programa específico para apoiar o turismo religioso, beneficiando cidades como Bom Jesus da Lapa, que é o terceiro maior ponto de peregrinação católica do País, ficando atrás de Juazeiro do Norte e Aparecida do Norte. De acordo com organizadores, a expectativa é que acidade receba quase 500 mil pessoas no período da romaria...

45 anos do Movimento de Renovação Espiritual no Brasil são comemorados em Salvador

A igreja Batista Nacional comemerou 45 anos do Movimento de Renovação Espiritual no Brasil e 50 anos do ministério do Pr. Rosivaldo de Araújo, na última quinta feira (5), no centro de convenções em Salvador. O Movimento de Renovação Espiritual no Brasil surgiu, quando dissidentes do modelo tracional, entre eles os Pastores Rosilvaldo Araújo e Ernesto Nine fizeram uma verdadeira revolução com o objetivo de adotar uma reformulação na entidade Batista.

O deputado Pedro Alcântara (PR) que foi convidado pelo Pr. Reginaldo Bastos e o Diacono Sidney (Líder da Regional Metropolitana), ficou emocionado com a história de vida do Pr. Rosivaldo de Araújo. “Um homem sério e determinado, que com muita luta e fé conseguiu vencer os obstáculos”, disse Alcântara. Já o Pr. Reginaldo Bastos disse que convidou o deputado, porque ele  está sempre presente e incetivando o movimento batista cristão “ Admiro o trabalho desenvolvido por Pedro Alcântara, um parlamentar atuante e sensível as causas batistas cristãs”, concluiu...

Uol diz que Fonte Nova vai custar três vezes mais

 
Sob o título “Governo da Bahia paga quase três vezes mais pelo valor de construção da Fonte Nova”, o portal Uol, da Folha de São Paulo, publicou ontem (6), matéria relatando pontos controversos da Parceria Publica Privada (PPP), formalizada pelo atual governo baiano, com o consorcio responsável pela obra.
 
De acordo com a matéria assinada pelo jornalista Thales Calopo, “a Copa do Mundo de 2014 terá alguns tipos de modelo para construção e gestão dos estádios que serão utilizados. Um deles é a parceria público-privada (PPP), adotado por estados como Pernambuco e Natal. Porém, é na Bahia que essa relação deve ser mais lucrativa para iniciativa privada, já que, pelos termos firmados ainda no edital de licitação, o governo baiano pagará em parcelas cerca de R$ 1,6 bilhão ao consórcio AOS Odebrecht, que por sua vez irá arcar com os R$ 591 milhões necessários para a construção da Nova Fonte Nova”.
 
O jornalista acrescenta também: “Pelos termos da PPP, o consórcio vencedor da licitação será responsável por construir e entregar o novo estádio até dezembro de 2012 e, para isso, conseguir os fundos necessários para a obra. O governo baiano, por sua vez, pagará anualmente, a partir de 2013, uma contraprestação de R$ 107,6 milhões a AOS Odebrecht por 15 anos. A Fonte Nova, no entanto, só voltará às mãos do poder público após 35 anos, ou seja, em 2045”.
..

LIONS EMITE NOTA DE INSATISFAÇÃO CONTRA BANDA PEGA LEVE

A Diretoria do Lions Clube de Juazeiro e a comissão de festa, responsáveis pela realização do LEÃO FOLIA, vêem reiterar a insatisfação pelo descumprimento do acordo acertado, pela falta de ética, pela quebra do compromisso feito 30 dias antes da festa. Ações estas, que levaram o Lions a um prejuízo financeiro e principalmente a perda de credibilidade perante a comunidade, já que a festa foi por demais anunciada como beneficente (inauguração da biblioteca na Casa do Menor).

Estamos nos dirigindo à comunidade regional, aos patrocinadores e colaboradores, comunicando as intempéries do percurso, causadas principalmente pela banda PEGA LEVE.

Lembramos a vocês jovens: o mundo não é movido só a dinheiro; a ética e a lealdade, mesmo fora de moda, ainda valem; nosso sonho não parou aqui; estaremos investindo em outras promoções; há quem diga que o sonho é a imagem da vida, assim sendo a vida continua e nosso sonho também. Lamentamos não poder contar com vocês...

KHOURY QUER VOTAÇÃO DE MP QUE BENEFICIA FURTICULTORES DO VALE DO SÃO FRANCISCO

A Medida Provisória 487, que favorece a renegociação de dívidas e financiamentos para a Fruticultura do Vale do São Francisco, foi mais uma das importantes matérias que não foram votadas pela Câmara dos Deputados, no 1º Esforço Concentrado do Congresso Nacional. Indignado, o deputado federal Jorge Khoury (DEM/BA) postou, nesta quinta-feira (05), comentário em seu Twitter (jorgekhoury2552) responsabilizando o presidente da Câmara pelo adiamento da votação. Khoury citou ainda, o apoio do presidente do Instituto da Fruta de Juazeiro, Ivan Pinto, e mais lideranças que buscam a aprovação da MP 487. 

Com a aprovação da MP 487, o deputado Jorge Khoury pretende entre outras ações, restaurar a safra de uva do primeiro semestre do ano, extinta há três anos, e devolver à população do Vale do São Francisco a circulação de R$ 1,35 bilhão. A hortifruticultura do Vale do São Francisco, que atende inclusive ao mercado internacional, sofreu forte baque com a crise mundial de 2008. O artigo 12º da MP 487 prevê crédito para mini, pequenos, médios e grandes hortifruticultores. Além disso, empresas e cooperativas de hortifruticultores rurais e empresas de exportação de todos os municípios do Vale do São Francisco terão acesso ao benefício...

MEDEIROS RETOMA VISITA ÀS INSTALAÇÕES DE PRÉDIOS PÚBLICOS EM JUAZEIRO

 

Recentemente, o vereador Zé Carlos Medeiros passou aos meios de comunicação informações que demonstravam o abandono de veículos da frota municipal por falta de manutenção, entre os quais, quatro ambulâncias e um Doblô semi-novo, que servia ao gabinete do prefeito, todos largados no pátio da CMC. Na mesma matéria, foram apresentadas imagens das atuais instalações do SAMU, onde, na ocasião, só se dispunha de uma ambulância estacionada para atender às solicitações da população.

Passados quinze dias, a equipe do vereador Medeiros refez o mesmo trajeto com o intuito de verificar o que havia mudado desde então. Constatou-se que, das quatro Unidades Básicas de Saúde existentes anteriormente no local, três ainda se encontram lá e uma foi retirada do espaço, sem que maiores informações tenham sido prestadas por funcionários da Central de Materiais de Construção...

CIPE – CAATINGA APREENDE MACONHA EM CHORROCHÓ

Ontem, dia 06, POLICIAIS MILITARES DA COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO-CAATINGA realizando rondas e abordagem nas proximidades do km 45 na BR 116,  próximo a cidade de Chorrochó/BA, avistaram uma motocicleta, modelo Honda, titan 150, cor prata, ano 2009, placa policial EHK-7523 - Sorocaba/SC, conduzida por 02 (dois) elementos, que ao avistar a guarnição abandonaram o veículo e deixaram uma sacola plástica com aproximadamente 34 (trinta e quatro) quilos de Canabis Sativa Lineu, conhecida como “Maconha” e sumiram no meio da caatinga.

 A droga foi apresentada a Bela. Lucynalva Freire de Carvalho Pires, delegada de polícia Civil da cidade de Chorrochó/BA. ..

Reminiscência...

Foto da rua Quintino Bocaíuva, centro de Juazeiro, na enchente de 1949. ..

Colaboração Rosembergue dos Santos (Ziinha)