RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Marcelo Queiroga - Ministro da Saúde

"Eu não sou comentarista de relatório"

Ministro Queiroga ao ser questionado sobre indiciamento dele no relatório final da CPI da Covid-19

Outras Notícias

Exposição contará a história do futebol em Juazeiro

A cidade respira o clima de Copa do Mundo. Ruas, casas, edifícios e carros enfeitados com adereços nas cores do pavilhão nacional e o juazeirense demonstrando patriotismo mediante a paixão pela Seleção Canarinho. Um sentimento que floresce com maior intensidade a cada quatro anos, quando todo o Brasil se transforma como bem descreveu Nelson Rodrigues numa verdadeira “Pátria de Chuteiras”.

Brindando a esse momento de maior enaltecimento do “esporte bretão”, (surgido três mil anos antes de cristo na China e aperfeiçoado pelos ingleses no final do século dezenove), o Museu Regional do São Francisco abrirá, nesta sexta-feira (18), a partir das 18 horas, a exposição “Futebol e Juazeiro”. Um resgate da história futebolística local, desde o início em 1915 trazido por viajantes vindos de Salvador ¬ passando pela criação da Liga Desportiva Juazeirense em 1923 e dos primeiros times amadores, como Veneza, Juazeiro, Pirajá, Castro Alves e Vitória ¬, até a profissionalização com o Juazeiro Social Clube, em 1996.

Entre um período e outro, inúmeros foram os personagens que ajudaram a construir essa rica tradição, heróis que estão eternizados no imaginário popular. Exemplo de Bartolemeu de Brito Monteiro, mais conhecido por Caboclinho, considerado o maior de todos. Durante a solenidade de abertura da exposição, que contará com a presença do Prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do secretário de Cultura e Esporte, Pedro Alcântara Filho, e demais autoridades, o presidente da Casa Aprígio Duarte, vereador Crisóstomo Lima (Zó), estará entregando ao ex-craque Caboclinho a Comenda Barão Homem de Melo, honraria máxima do município que teve aprovação unânime dos vereadores...

Por Luiz Hélio/SECETLA

Saúde promove festa junina para os pacientes do CAPS II e CAPS AD de Juazeiro

A Rede de Saúde Mental de Juazeiro estará em festa para comemorar antecipadamente o São João, nesta sexta-feira (18). Os festejos juninos acontecerão no Country Club, a partir das 9h. Durante a comemoração, os serviços da Rede serão interrompidos, voltando a funcionar normalmente às 14h.  Será uma manhã dançante, regada a muita música e animação.
 
Além do arrasta-pé e forró, os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), familiares e profissionais de saúde, curtirão uma quadrilha saboreando várias comidas típicas. Quem for paciente não deve deixar de participar desta festa e convidar os familiares. O evento é mais uma realização da Secretaria de Saúde objetivando o entretenimento e uma vida de qualidade para os usuários.
 
A Rede atualmente é estruturada com a formação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) que prestam assistência, respectivamente, aos usuários portadores de transtornos psíquicos graves e aos pacientes com problemas com o uso abusivo de álcool, drogas e transtornos mentais decorrentes de substâncias psicoativas. ..

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU

Pequenos produtores de cacau tem remissão de dívidas

Cerca de dois mil micro e pequenos produtores de cacau, que até janeiro de 2001 tinha dívidas de até R$ 10 mil, ganharam o benefício de remissão dos débitos e tornaram-se adimplentes, em condições de ter acesso a novos recursos, que estão sendo disponibilizados pelos Banco do Brasil e Banco do Nordeste do Brasil. Isso tornou-se possível com a sanção presidencial da MP 472, publicada esta semana no Diário Oficial da União. A remissão foi um dos aspectos destacados pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao participar em Itabuna, nesta quinta-feira, (17) das comemorações ao Dia Internacional do Cacau, evento durante o qual a Ceplac colocou em discussão os "Desafios para a retomada da produção de cacau no Brasil".

Para o governador Jaques Wagner o resultado hoje comemorado é fruto do trabalho conjunto do governo do Estado, da Ceplac, dos produtores e dos agentes financeiros. Ele destacou a criação da Câmara Setorial do Cacau, organizada pela Seagri, que ao longo de quase dois anos buscou as soluções. “Tivemos um grande avanço, mas ainda temos muito a fazer”, disse Wagner. ..

Ascom Seagri

Desfile de 15 anos de Lagoa Grande emociona população

Uma festa de cores marcou o desfile de comemorações cívicas do 15° aniversário de Lagoa Grande. A Avenida Nilo Coelho, palco principal do evento, foi tomada pela população que veio prestigiar a passagem das escolas, pelotões do Exército, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do grupe de crianças do Projeto Patrulheiros Mirins, coordenado pela 7ª CIA Independente da PM, em Santa Maria da Boa Vista. 

Também chamou a atenção a passagem dos grupos de servidores das secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Infraestrutura e Meio Ambiente e de Agricultura, que apresentaram os principais projetos, programas e ações desenvolvidos pela Prefeitura através dessas secretarias. ..

Cinara Marques Assessora de Imprensa PMLG

SDS RESPONDE RECLAMAÇÃO DE ESTUDANTE NO BLOG

A Secretaria de Defesa Social (SDS), através da Gerência de Transportes esclarece que os cartões estudantis para quem mora em Juazeiro e estuda em Petrolina já estão sendo liberados. Isso foi possível graças ao empenho do município junto ao Sindicato das Empresas de Transportes do Vale do São Francisco (SETRANVASF). Qualquer dúvida os estudantes devem comparecer a SDS, a Rua Oscar Ribeiro, ou ligar para o telefone 3611-3550.

Assessoria de Comunicação/PMJ

Secretaria de Defesa Social..

Começa o São João Tradicional em Uauá

Os Uauaenses comemoraram a chegada do São João 2010 com a Alvorada dos Humildes, no dia (15). O grupo Tradição, comandado por Zé de Auto, puxou o cortejo pelas ruas da cidade. Não ficaram de fora os principais foliões da festa, figuras como: Pifania, Dona Pequena, Rosa de Balbino que se somaram com milhares de outros foliões que acompanharam o movimento do dia 15, lembrando a música de Gildo de Auto (Tradição) “No dia 15 a folia começa, alegria é festa de São João, de madrugada na porta da igreja tomando cerveja, bebendo quentão”.

O povo firme com a sua tradição, mais uma vez faz a festa para o padroeiro São João Batista, marcando exatamente o começo de mais um ciclo desta programação centenária em Uauá...

Vitor Lobo

DEM indicará o vice de Serra, diz Rodrigo Maia

O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), afirmou em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo que não há um nome que justifique que o vice na chapa do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, não seja do principal partido da aliança política. “Não há ameaças e o DEM vai indicar o vice no dia 30, num processo de escolha com a participação direta de Serra e do PSDB”, disse Maia. O deputado afirmou também que não há ameaça de abandono da aliança, mas disse que, numa disputa acirrada, é preciso respeitar os aliados. “Numa disputa apertada, que poderá ser decidida por apenas uns três pontos porcentuais de diferença, contra um governo que é popular e populista, se não fizer uma chapa que respeite os aliados naturais, você não ganha.” (Agência Estado) ..

Política Livre

COPA DO MUNDO: MÉXICO VENCE A FRANÇA POR 2 A 0

A partida entre França e México marcou, principalmente, o equilíbrio entre as duas equipes. Apesar de uma maior posse de bola dos franceses (52%), os mexicanos conseguiram criar boas jogadas e assustar com alguns contra-ataques. Com um primeiro tempo fraco tecnicamente, a jogada de maior perigo foi um chute dos mexicanos que bateu na trave. Contudo, na etapa complementar a partida melhorou. O México chegou à vitória com gols de Hernandez aos 22 e Blanco, de pênalti, aos 32 minutos. ..

BN Foto: EFE

Juazeiro: Infrações de trânsito e pouca fiscalização prejudicam população

Criadas para organizar a circulação de veículos e pedestres nos espaços públicos, as leis de trânsito desempenham um papel fundamental na estrutura e ordenamento do tráfego nas cidades, porém não há bom senso e cooperação de boa parte da sociedade.  Em Juazeiro (BA) as infrações são constantes: veículos ultrapassando o sinal vermelho, desrespeitando a faixa de pedestres, alta velocidade associada ao uso de bebidas alcoólicas e estacionamento proibido. O moto-taxista, Anderson França, vivencia essa realidade rotineiramente e afirma que já presenciou diversos casos de infrações. “O trânsito está péssimo. Os condutores de veículos e motos muitas vezes, são irresponsáveis. Não existe uma fiscalização atuante, já vi passar gente sem habilitação, dois, três em cima de uma moto, transportes sem placa”,conta.
 
A pouca organização no estacionamento e a ineficiência da sinalização são os principais problemas relatados por populares. Para eles, seria necessária a utilização de foto-sensores nos semáforos para inibir as irregularidades, além de um sistema de estacionamento que ordenasse os espaços.  Por outro lado, a falta de transporte coletivo eficiente tem levado muitas pessoas a recorrerem ao serviço alternativo, especificamente o de moto-táxistas que, muitas vezes, não são devidamente fiscalizados.  

Outra questão preocupante é a chamada “roubadinha”, prática que acontece frequentemente no trecho da Avenida Raul Alves que dá acesso a Ponte Presidente Dutra, onde os motoristas desviam o caminho na tentativa de encurtar o percurso, o que tem provocado acidentes. “Recentemente foi feito um bloqueio da subida das rampas para evitar essa prática, mas na verdade o que iria solucionar esse problema seria a conclusão do Anel Viário” argumenta o Gerente de Trânsito, Plínio Pithon...

Por Joyce Guirra - Jornal Ação Popular

ABRAZ-PETROLINA REALIZA ENCONTRO DO GRUPO DE CUIDADORES EM CLIMA DE FESTA JUNINA

Este mês, em virtude das festas juninas, a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) –sub-regional Petrolina irá antecipar a reunião do grupo de cuidadores para este sábado (19). O encontro acontecerá em ritmo de São João, com direito a comida típica e muito forró, a partir das 16h, no CENPRE-HGU (R. Dr. Geraldo Estrela, 100, Centro). A idéia, de acordo com a coordenadora da ABRAz-Petrolina, Denise Cavalcanti, é possibilitar momentos de relaxamento para os familiares e cuidadores dos doentes de Alzheimer. “É importante mostrar aos cuidadores que eles também precisam se distrair para poder continuar dando o carinho e a atenção necessários aos pacientes no dia a dia”, diz Denise.

Com o encontro, a ABRAz cumpre um de seus papéis, o de aproximar os cuidadores da região, facilitando a troca de experiências pessoais. Mas só devem participar dessas reuniões mensais promovidas pela entidade os cuidadores e os familiares dos pacientes, que não devem comparecer aos encontros. Não é necessária a inscrição prévia. Em julho, o encontro do grupo de apoio aos cuidadores retoma o calendário original, com a realização da reunião no dia 31, último sábado do mês.

A ABRAZ..

Renata Freitas Ascom ABRAz-Petrolina

LULA COMPARA GREVISTAS A TRAFICANTES

Segundo a Agência Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem, em Manaus, “os movimentos sindicais que atualmente fazem greve no Brasil. Lula disse em Manaus que, diferentemente da época em que era dirigente sindical, as greves de hoje viraram “uma coisa maluca” e comparou algumas ações dos grevistas às ações dos traficantes dos morros do Rio de Janeiro. “Hoje, mudou esse negócio de greve. Agora, não precisa mais fazer greve. No meu tempo, fazia passeata de milhares de pessoas para o governo poder ter medo. Hoje, eles contratam primeiro um cara para colocar faixa, aí vai um cara na frente e enche de faixa. Depois, contrata um cara com uma corneta, como essas vuvuzelas da África do Sul, para tocar o dia inteiro, e também um cara para soltar foguete de três em três horas. Parece aquela meninada avisando para o narcotráfico correr nas favelas. Virou uma coisa maluca”, disse Lula. ..

CURAÇÁ REALIZA CAMPANHA REDE LIMPA, ESGOTO BELEZA!

O SAAE de Curaçá iniciou campanha objetivando conscientizar a população a evitar a obstrução da rede de esgotos da cidade. Como o blog tem grande penetração no município, o assessor de imprensa solicitou a divulgação da citada iniciativa.

..

Maurízio Bim Assessor de Imprensa do SAAE/CURAÇÁ

Seihasp inicia fiscalização em bancos de Juazeiro

A Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seihasp), através da Gerência de Postura, iniciou nesta quinta-feira (17) uma fiscalização nas agências bancárias de Juazeiro com objetivo de fazer cumprir o que determina a lei municipal n° 1.852/2005. De acordo com a referida lei, o atendimento nos bancos, no setor de caixas, não deve ultrapassar o tempo máximo de 15 minutos em dias normais, em dias de pagamento de funcionários públicos e vencimento de contas de concessionários de serviços públicos, além dos dias de pagamentos de tributos, bem como 25 minutos em vésperas ou após feriados prolongados.
 
O gerente de postura da Seihasp, Francisco Assis, informou que os fiscais estarão de plantão em cada agência bancária do município verificando se as determinações da lei 1.852/2005 estão sendo cumpridas. “Se for verificada a infração o banco será advertido e em caso de reincidência a agência será multada num primeiro momento em R$ 400 reais e se por acaso for verificada novamente a infração esse valor será de R$ 800 reais. Após a quarta reincidência a agência terá o seu alvará de funcionamento suspenso”, esclareceu.
 
As agências bancária de Juazeiro foram notificadas no início deste ano pela Procuradoria do Município, para o cumprimento das determinações da lei 1.852/2005.  ..

Michele Gomes-Jornalista/SEIHASP

Ministério da Integração e Banco do Brasil analisam Programa de Reestruturação da Fruticultura do Vale

A crise da fruticultura no Vale do São Francisco foi pauta de diversas reuniões entre instituições financeiras, representantes da classe e o poder público.

O deputado Fernando Filho participou das discussões e aderiu à luta a favor de melhorias, buscando junto aos órgãos competentes soluções para reverter o quadro formado por problemas que estouraram com a crise internacional e com a chuva, no Vale do São Francisco.

Durante reunião com o Ministério da Integração no último dia 10, o programa de reestruturação financeira da Fruticultura foi apresentado e discutido junto com o Ministério da Fazenda...

MP pede que o site ‘euqueroserra’ seja retirado do ar

O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou ação contra a Google Brasil Internet Limitada, alegando que no site ‘euqueroserra.blogspot.com’, hospedado pela empresa, há propaganda eleitoral antecipada em favor de José Serra, candidato do PSDB ao Planalto.

O MPE alega que o blog tem a imagem de Serra e os dizeres “Quero José Serra Presidente 45: Campanha online”, e que também deixa claro qual o propósito do site ao exibir o título “Movimento eu quero Serra” e dizer que “trabalha exclusivamente pela candidatura de Serra a Presidente”. ..

Política Livre

Feira de Saúde para hipertensos e diabéticos reúne grande público no Novo Encontro

A Feira para hipertensos e diabéticos realizada na manhã desta quarta-feira (16) pela Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) reuniu um público variado. Jovens, adultos e idosos compareceram ao evento, que aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Novo Encontro, e aproveitaram a oportunidade para aprender a se defender da Hipertensão e Diabetes, doenças crônicas que se não tratadas adequadamente podem levar a morte, segundo informou a enfermeira da unidade,Tâmara Nunes.

De acordo com a enfermeira, a Feira de Saúde foi promovida com atenção especial direcionada para estas doenças com o objetivo de captar pacientes e divulgar os devidos cuidados para se garantir uma vida saudável. Muitas pessoas se dirigiram ao posto de saúde, tiraram as dúvidas e aprovaram a ação. “A mobilização foi muito boa. Recebi dicas de remédios que devem ser usados e orientações para minha alimentação. A prefeitura e os profissionais estão de parabéns”, disse o aposentado José Santana Filho, 72 anos. Foram disponibilizados durante a feira serviços como avaliação nutricional com cálculo do Índice de Massa Corpórea e pesagem, aferição de pressão, teste de glicemia, além de palestras educativas sobre alimentação saudável e saúde bucal...

COPA DO MUNDO: ARGENTINA GOLEIA E GRÉCIA VENCE A PRIMEIRA

Contra a Coreia do Sul, o melhor do mundo Messi voltou a dar pílulas de espetáculo em dribles e arrancadas, mas o time de Maradona passou pelo segundo adversário na Copa do Mundo por 4 a 1 também graças aos lances aéreos, e não somente pelo desequilíbrio de seu virtuoso craque.

Com o resultado positivo em Johanesburgo, que contou com três gols de Higuaín, a Argentina se isola na liderança do grupo B, com seis pontos somados, fica muito próxima das oitavas de final e ainda se firma no rol de favoritos, passando ilesa das ameaças de zebras, que pegou a Espanha, por exemplo...

Uol

Sepultado ontem (16), pai do vereador de Sento-Sé Wilson Pesqueira

Faleceu na noite da última terça-feira,  dia 15, no hospital e maternidade Dr. Heitor Sento-Sé, o patriarca da família  Pesqueira em Sento-Sé, Elson Pesqueira. Aos 84 anos, ele foi vitima de acidente cardiovascular após ter dado entradas duas vezes no hospital local.

Conhecido por todos como homem publico, ex- comerciante e atualmente aposentado,  seu Elson deixa esposa, 08 filhos,18 netos e 03 bisnetos. Ele exerceu a vida pública ainda na velha Sento-Sé no cargo de vereador nomeado então pela população local da época .

O sepultamento foi realizado na tarde de ontem dia 16 de Junho no cemitério local no jazigo da família. Diversas autoridades políticas eclessiáticas, comerciantes, parentes e amigos prestaram as ultimas homenagens a um homem simples humilde e exemplo de cidadão Sentoseense respeitado e admirado pela comunidade...

Texto Tonny Lopes

Começam os festejos juninos em Sobradinho

Dando o ponta-pé inicial aos festejos juninos do município de Sobradinho, o “primeiro forrozão da melhor idade” que aconteceu na última sexta-feira (11) foi sucesso. Quinhentas pessoas lotaram as Quadras Poliesportivas em uma festa democrática e animada. Promovido pela Secretaria de Ação Social – Sase, o “baile de São João” foi uma festa digna de reconhecimento. Muito animada, velhos e novos se divertiram, beberam, comeram e dançaram ao som da banda “Musical Nossos Sonhos” que ao tocar forró pé de serra, contagiou todos os presentes. 

Maria de Assis, de 55 anos, disse que mais uma vez participa de um evento promovido para a terceira idade. Ao afirmar que se sente cada vez mais jovem, justifica: “Eu curto mesmo, danço quadrilha e me divirto muito. Parece que neste momento fico mais jovem. A organização esta de parabéns.” De hoje (17) até o próximo domingo (20) Sobradinho tem mais festa, com o São João da Educação. No dia 20, acontecerá o “Arraia do Sóciá”, realizado pela Secretaria de Ação Social, que terá apresentações de quadrilhas do APAE, Cebec, Grupo da Melhor Idade e Projeto Sobradinho. ..

HRJ reforça importância do descarte correto do lixo

A Comissão de Combate a Infecção Hospitalar do Hospital Regional de Juazeiro – HRJ está visitando todos os setores da unidade para reforçar junto aos funcionários a importância do descarte correto do lixo. Com a ajuda de dois fantoches, João e Maria, a gerente da Comissão de Combate a Infecção Hospitalar - CCIH, a enfermeira Daniela Gardel e a assistente social Carla Theophilo, orientam e esclarecem dúvidas dos profissionais de maneira lúdica. “Os profissionais conhecem as normas e os procedimentos para o descarte de lixo comum e lixo hospitalar, mas é importante reforçamos a importância de estarem atentos aos cuidados na hora do procedimento. Realizamos assim um processo de orientação continuada”, explica Daniela. Os personagens, João e Maria, realizam um questionário com os funcionários de forma inovadora e divertida, indagando sobre os procedimentos corretos na hora de descartar cada material e alertando para os cuidados com perfurocortantes, a fim de evitar acidentes. “O uso dos personagens é um recurso que possibilita promovermos alertas essenciais de forma leve, mantendo o bom funcionamento do hospital”, destaca Daniela. ..

Fabiano Barros Ascom HRJ

ESPAÇO DO LEITOR: DECISÃO DA SETRANVASF ABORRECE ESTUDANTE DE JUAZEIRO

Geraldo José,

Venho por meio desta demosntrar a minha profunda insatisfação frente ao que a prefeitura está fazendo com os estudantes que moram em bairros distantes de Juazeiro, mas estudam em Petrolina.

Ontem (16), fui verificar se o meu cartão para compra de vale estudantil já havia chegado, fiquei sabendo da novidade que a prefeitura não está liberando o cartão para estudantes que moram em Juazeiro mas estudam em Petrolina.

No meu caso, que estudo na UPE em Petrolina e moro no bairro Dom José Rodrigues aqui em Juazeiro e o ôniibus de Petrolina não vem até este bairro,então necessito de pegar duas conduções, uma do bairro para o centro da cidade, e a outra do centro para Petrolina, não terei mais direito a compra de vales estudantis de bairro de Juazeiro, coisa que em outras gestões nunca havia acontecido, pois tenho 3 anos que faço faculdade em Petrolina e nunca tinha ocorrido isso.

Uma funcionária do setor que faz as carteirinhas, me informou que não é culpa deles, e sim da SETRANVASF (se não me engano, esse é o nome do órgão competente), que é o responsável pela confecção dos cartões que não está mais liberando o cartão para os estudantes de Petrolina, seja da UPE, UNIVASF, ESCOLA DE APLICAÇÃO, CEFET, ou qualquer outra instituição.

Isso me revolta pois dependo dos ônibus do bairro até o centro para poder ir à Petrolina, e não tenho condições de pagar o valor da passagem inteira, que hoje custa R$2,00, ou seja serão R$4,00 por dia só de passagem, que em uma semana chegará ao de R$20,00 e em um mês já vão R$80,00 isso só para ir a faculdade, fora algum trabalho que necessite fazer na casa de algum amigo... 

Espero sinceramente que a SETRANVASF acorde frente a isso que está fazendo, pois não somente eu, como muitos estudantes de bairros distantes, não temos condições de arcar com os custos normais que toda faculdade exige, e agora também com o valor da passagem inteira nos bairros de Juazeiro.

Agradeço pelo espaço e aguardo uma resposta do setor responsável da prefeitura de Juazeiro. A tão falada mudança realmente está chegando, mas com certeza não está sendo para melhor.

Atenciosamente,

Maria Isis Andrade..

CARNAVAL DE JUAZEIRO NA MIRA DA CÂMARA MUNICIPAL

Na sessão ordinária da Câmara Municipal nesta quarta-feira (16), foi aprovado  Requerimento nº 10/2010, de autoria conjunta dos vereadores Alex Tanuri (PSDB); Leonardo Bandeira (PT): Valdeci Alves, Neguinha da Santa Casa (PV); Ronaldo Campina, Roninho (PMDB) e José Carlos Medeiros (PV), que solicita a presença de organizadores da Micareta 2010 de Juazeiro, para prestarem esclarecimentos sobre a captação de recursos, patrocinadores e demais informações. ..