RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Marcelo Queiroga - Ministro da Saúde

"Eu não sou comentarista de relatório"

Ministro Queiroga ao ser questionado sobre indiciamento dele no relatório final da CPI da Covid-19

Outras Notícias

BASSUMA: “NÃO MEREÇO O QUE DEUS ESTÁ ME DANDO”

Emocionado diante da convenção do PV lotada na manhã deste sábado, o pré-candidato ao governo do estado, Luiz Bassuma, saudou os presentes no evento dizendo que a indicação do partido ao cargo é, para ele, uma honra e que a bênção divina para si não é merecida, tamanha sua alegria com o fato. “Eu agradeço todos os dias por isso. Não mereço nem um milésimo do que Deus está me dando aqui agora, com o PV me indicando a candidato ao Governo da Bahia”. O deputado federal assinalou também que a atitude do partido demonstra que, nos últimos 20 anos, o PV estava sendo “gestado em uma espécie de útero” e que agora tem condições de se apresentar diante da sociedade de maneira adulta.

(Lucas Esteves)..

BN

Codevasf participa de dia de campo sobre orgânicos na Bahia

Mais de 60 pessoas, entre técnicos, pesquisadores, e pequenos produtores participaram de um dia de campo sobre a produção orgânica de mamão em um dos lotes do Perímetro Irrigado de Pedra Branca, localizado entre os municípios de Abaré e Curaçá, no norte da Bahia. O evento foi organizado pela equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da empresa Projetec (Projetos Técnicos Ltda.), contratada pela Codevasf e Chesf para atuar no perímetro.

A experiência pioneira de produção orgânica de mamão da espécie Formosa foi realizada em uma área específica do lote do agricultor Adão Nazário da Silva, onde o solo não apresentava as características físicas e químicas essenciais à produção agrícola. O trabalho começou a cerca de dois anos, quando foi realizado o enriquecimento da terra com técnicas utilizando principalmente diversos materiais vegetais, orgânicos ou biofertilizantes, melhorando suas condições químicas, físicas e biológicas...

Zilton César - Assessoria de Comunicação da Codevasf 6 SR

PESADELO DE UM FUTURO

Geraldo José.

Meu nome é Jacy, morei durante cinco anos em Juazeiro. Agora estou de volta à minha terra, salvador. Estou com muita saudade de Juazeiro e enviei uma das minhas crônicas para que seja publicada no seu blog.

Abraços..

COPA DO MUNDO: Sem brilhar, Holanda vence Japão no sufoco e fica a um passo da vaga

O jogo bonito e ofensivo da Holanda, tão comentado antes da Copa do Mundo, ainda não apareceu. Mas o time dos Países Baixos vai cumprindo seu papel com eficácia, mesmo sem encher os olhos da torcida. Neste sábado, a Laranja Mecânica derrotou o Japão por 1 a 0 no grupo E, em Durban, e ficou a um passo da classificação apesar das dificuldades no confronto.

Se o jogo coletivo não estava funcionando, coube à Holanda apelar para a qualidade individual de seus atletas. Aos 8 minutos do segundo tempo, o meia Sneijder deu um belo chute da entrada da área e ainda contou com a ajuda do Kawashima para tirar o placar do zero...

uol

Pernambuco decreta situação de emergência em 13 municípios. Há quase 5 mil desabrigados

Treze municípios de Pernambuco estão em Situação de emergência. O governador Eduardo Campos decidiu homologar os pedidos dos municípios, bastante atingidos pelas chuvas que caem no Estado desde o início desta semana. Em consequência do temporal, há nove mortos, 4.969 pessoas desabrigadas e outras 5.573 desalojadas, segundo o último levantamento da Comissão de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).

Na região da Mata Sul, estão em Situação de Emergência as cidades de Amaraji, Catende, Cortês, Escada, Jaqueira, Maraial, Palmares, Ribeirão, Sirinhaém e Vitória de Santo Antão. Já no Agreste, estão Barra de Guabiraba, Bom Conselho e Correntes. Outros 29 municípios estão em estado de alerta.

Ontem (18), o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, também declarou estado de emergência no município, considerando que 43% da população vive em áreas de morros ou em assentamentos precários. Na cidade, pelo menos 664 famílias estão desalojadas ou desabrigadas segundo levantamento da defesa civil. A assessoria de comunicação do Governo do Estado informou, no entanto, que não havia recebido a documentação com o decreto e por isso ainda não havia incluído Jaboatão na lista...

JC Online

Souto leva Projeto Soluções a Paulo Afonso

O candidato ao governo da Bahia pelo Democratas (DEM), Paulo Souto, apresenta, neste sábado (19/06), às 18 horas, o “Projeto Soluções – A Bahia como a gente quer”, no auditório da Associação Comercial, em Paulo Afonso. “A ideia do projeto ‘Soluções’ é justamente ouvir os anseios e necessidades da sociedade para que possamos elaborar uma proposta de governo em conformidade com a vontade popular”, explicou o ex-governador. 

Acompanhado do postulante ao Senado Federal pelo DEM, José Ronaldo, do candidato a vice-governador, Nilo Coelho, e do deputado federal, José Carlos Aleluia, Paulo Souto deverá se reunir com entidades representativas do setor produtivo e da sociedade civil. Na pauta do encontro estão questões como segurança pública, saúde, infraestrutura, desenvolvimento da indústria e comércio, habitação, turismo e geração de emprego e renda. ..

Foto: Sérgio Cardoso

Secretaria de Saúde de Juazeiro promove Arraiá da Rede de Saúde Mental

Foi com muita animação e alegria que o Arraiá da Rede de Saúde Mental de Juazeiro, mais uma realização da Secretaria de Saúde, aconteceu dia passado (18) no Country Club, com quadrilhas, decoração junina, comidas típicas, muito forró e quebra pote. Para iniciar a festa, os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) apresentaram uma quadrilha divertida, que contagiou os familiares e profissionais de saúde, também presentes no evento. O público pôde conferir ainda a exibição da quadrilha dos moradores do bairro do Quidé, que chegou arrebentando no salão e levando o clima junino a todos. A animação da festa também ficou por conta do sanfoneiro “Macaxeira”, como é conhecido em Juazeiro.

“A festa foi maravilhosa. Aqui brincamos com os amigos e dançamos muito. Comer também faz parte deste momento que lembra o São João. Muito bom. O tratamento do CAPS AD melhorou muito. Há seis anos sou acompanhado pelos profissionais. Sou mais bem tratado e me sinto bem melhor”, falou um dos usuários do CAPS AD, Raimundo Sena Oliveira, 35 anos. Para a mãe de um dos pacientes do CAPS II, Carmem Lima, 42 anos, a festa foi excelente e a saúde de Juazeiro melhorou muito. “Meu filho tem 4 meses que recebe os devidos cuidados no CAPS II e seu estado de saúde está bem melhor. Os profissionais são amigos e estas festas ajudam muito na recuperação dos usuários”, opinou...

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU

Empresas são selecionadas para a construção de mais 700 casas em Petrolina

O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, participou na manhã desta sexta-feira (18), no centro de convenções, da solenidade de assinatura do edital de licitação que vai qualificar empresas de construção civil para executarem obras do programa Minha Casa, Minha Vida. A iniciativa vai beneficiar famílias com renda de até três salários mínimos. A Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB) é a responsável pela pré-qualificação das empresas e o encaminhamento das selecionadas para a Caixa Econômica Federal. As obras vão ser realizadas na área localizada às margens da Rodovia de Pedrinhas / Jatobá (no bairro Henrique Leite), onde serão construídas pelo menos 700 novas moradias, dentro do período do um ano.

No evento, estiveram presentes secretários municipais, o ex-secretário estadual das cidades, Humberto Costa, o presidente da (CEHAB), Amaro João, o presidente da Câmara Municipal, Osório Siqueira, os vereadores Major Enfermeiro e Cristina Costa, a deputada estadual Isabel Cristina, a vice-presidente da associação de cabos e soldados, Jussara Bispo, oficiais da polícia e do Corpo de Bombeiros, o gerente da Caixa Econômica Federal, Antônio Lima e a presidente da associação de esposas de cabos e soldados, Elieide da Silva. 

Cumprindo a agenda de visitas a ações em andamento no município, o prefeito Júlio Lóssio, acompanhado do secretário de infraestrutura, Germano Pordeus Brandão e do diretor de habitação do município, Ednaldo Lima, visitou as obras do loteamento residencial Vale Dourado, para o de fechamento de parceria público-privada para isenção fiscal. No loteamento, que terá 500 casas, as unidades são construídas por uma empresa particular e postas á venda através do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. As casas atendem a faixa do programa que contempla pessoas com renda de até três salários mínimos...

Raoni Santos Ascom PMP Imagem: Joselito Tavares

Promotora participa de encontro com atingidos pela transposição do Rio São Francisco

A coordenadora do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf) do Ministério Público baiano, promotora de Justiça Luciana Khoury, participa desde o dia 17, em Campina Grande, na Paraíba, do “Encontro de Atingidos pelo Projeto de Transposição do Rio São Francisco no Nordeste Setentrional”.

O evento, que tem a finalidade de proporcionar a discussão sobre o Projeto de Transposição e promover o debate sobre outros projetos de impacto para a Bacia do São Francisco, será concluído hoje, dia 19, na Casa de Encontro São Clemente. Na oportunidade, a promotora de Justiça será homenageada com o prêmio “Amigo das Águas”, criado por movimentos populares e organizações sociais em reconhecimento a pessoas que têm-se destacado na luta em defesa das águas e do direito humano à água limpa e gratuita. ..

ASCOM/MP FOTO: JOSÉ CRUZ

MAURÍCIO DIAS HOMENAGEIA DIA DA AGRICULTURA FAMILIAR

O artista juazeirense Carlos Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola), entre tantas comemorações pela passagem do dia da Agricultura Familiar, resolveu usar a veia poética para também prestar sua homenagem. Confira o vídeo.

..

Jorge Khoury é um dos mais assíduos da Câmara

O deputado federal Jorge Khoury tem presença superior a 85% em sessões plenárias da Câmara dos Deputados, se forem contabilizadas todas as sessões ocorridas em seu atual mandato, iniciado em 2007. Os dados são do Portal Transparência Brasil, único no País dedicado a fiscalizar e dar informações detalhadas sobre a atuação dos políticos brasileiros. Caso o critério adotado para verificar presenças e faltas na Câmara fosse o usado pelo Ministério da Educação, ele estaria entre os nove, de cada dez deputados federais, com frequência suficiente para aprovação, acima de 75%.

Um levantamento do site Congresso em Foco mostra que Khoury está entre os parlamentares que mais compareceram ao plenário da Câmara no ano passado, com 79,1% de presença. Das 115 sessões de 2009, Khoury esteve em 91. Das 24 faltas registradas, todas elas foram justificadas.Compromissos externos, como viagens em missão oficial pelo parlamento ou para cumprir agenda na Bahia, abonam sua ausência. O deputado também viajou pelo Brasil a convite de empresas, universidades e governos estaduais para palestrar sobre as propostas na área de meio ambiente que estão tramitando no Congresso Nacional.

Em dezembro, Jorge Khoury embarcou para Copenhague, na Dinamarca, para acompanhar a Conferência do Clima. Na COP-15, participou como palestrante do painel sobre Ativos Ambientais Brasileiros. Uma vez por mês, o deputado vai à reunião ordinária do Conselho Superior de Meio Ambiente, Cosema, órgão da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. No Cosema debate, realiza estudos e propõe políticas na área de meio ambiente, apoiando a permanente interação de entidades diversas com tema...

Enfoque Comunicação

Em Sobradinho, São João da Educação traz cenário típico nordestino e apresentações de quadrilhas todas as noites

No Arraiá Forrogol, Sobradinho virou uma cidadezinha típica nordestina. Casas e instituições como Fórum, Delegacia, Igreja e Prefeitura foram representadas em um cenário bem caracterizado e criativo, na maior festa do interior do Nordeste – O São João, que foi aberto oficialmente ontem (17) no São João da Educação. Cumprindo promessa feita há um ano, o prefeito Genilson Silva (PT) disse que os festejos que acontecem no município resgatam as tradições nordestinas. Sobre o São João ser da educação, Genilson explicou que este acontece porque é preciso integrar “escola como unidade, escola família e escola pais” e, que através da cultura do Sertão, isso também é feito e vai além do espaço físico.

Por noite, quatro escolas públicas se apresentarão. Ontem, os alunos dançaram quadrilhas e fizeram interpretações de músicas conhecidas do Nordeste. Este é o segundo ano que a Secretaria da Educação, através das escolas da rede pública, realiza a festa que se tornou tradição e, entrou para a grade de programação dos eventos festivos do município. Iniciando o São João, as escolas municipais Professora Maria Nilza; Paulo Pacheco; 24 de Fevereiro e a escola estadual São Joaquim, abriram as apresentações. Além dessas, houve participação especial da escola particular Motiva.  

As Atrações deste dia 18/06: Manuzinho do Acordeom, Musical Venuz, Musical Bahia. ..

Natália Aguiar Assecom sobradinho

Heloísa Helena diz que foi usada pelo PSOL e que não fará o “sacrifício” de apoiar Plínio

A presidente nacional do PSOL, Heloísa Helena, oficializou nesta sexta-feira, em Maceió, sua candidatura ao Senado por Alagoas. Apesar do clima festivo da convenção, a vereadora da capital alagoana não poupou críticas a integrantes da direção nacional do partido que comanda, e afirmou que foi “usada pelo PSOL” quando foi candidata à presidência da República em 2006. “Objetivamente, a cota de sacrifício que poderia dar ao partido nacionalmente eu já dei, quando abri mão de um mandato, fui candidata à presidência e fui usada pelo PSOL. Agora é a vez de me dedicar ao povo de Alagoas”, disse, ao ser questionada se iria dar apoio a candidatura de Plínio de Arruda Sampaio à Presidência, como decidiu o seu partido. ..

Política Livre Foto Google

Fenagri 2010 chama atenção em Holambra,SP

 

A participação confirmada de inúmeras empresas dos segmentos de embalagem, insumos, fabricantes e revendedores de máquinas e equipamentos, além de uma comitiva de atacadistas da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – Ceagesp. Estes foram alguns dos resultados colhidos pela coordenação da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri 2010, durante o lançamento da Feira no último dia 17 em Holambra, SP.

O evento aconteceu no estande do Sebrae durante a Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas – Hortitec, uma das maiores feiras do país e referência mundial em horticultura e fruticultura. Apresentando os potenciais do Vale do São Francisco e da sua principal vitrine, a Fenagri 2010, que vai acontecer em Petrolina de 28 a 31 de julho próximo, o vice-prefeito do município, Domingos Sávio considerou o lançamento em Holambra bastante produtivo. “A nossa Feira cresceu consideravelmente após os contatos que fizemos aqui na Hortitec e também na Expofruit, no último dia 10 em Mossoró-RN. E o reflexo desse trabalho será constatado com o substancial acréscimo de estandes de empresas públicas e privadas e o incremento na transferência de tecnologias e conhecimentos para o setor”...

Clas Comunicação

Prefeitura de Petrolina promove 37º Concurso de Quadrilhas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos, promove a 37ª edição do Concurso de Quadrilhas de Petrolina. O evento, que conta com a parceria da Associação de Quadrilhas Juninas de Petrolina e da Secretaria de Infraestrutura, acontecerá no dia 26 de junho, a partir das 19h, no CAIC, localizado no Bairro Cohab Massangano. Segundo a diretora de Cultura, Roberta Duarte, oito quadrilhas que integram a Associação de Quadrilhas Juninas de Petrolina participam da disputa. “Todas que se apresentarem receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 500 a R$ 1000”, afirmou Roberta. Os primeiros lugares receberão troféus confeccionados por uma artesã do Centro de Artesanato Celestino Gomes, Regina Ferraz. Serão avaliadas pelos jurados as seguintes categorias: coreografia, figurino, gritador/marcador e conjunto. As quadrilhas que participam do concurso são dos bairros Cohab VI, João de Deus, José e Maria, Pedro Raimundo, Quati II, Nova Descoberta e N 11. 

Confira a ordem de apresentação das quadrilhas: 

1 Matutos do Carimbó, 2 Arraiá das Estrelas, 3 Paixão Junina, 4 Forró Quente Arroxado, 5 Balão Dourado, 6 Forró Xaxado, 7 Arrocha Tatá, 8 Ocê tá boa...

Mostra de Arte Keke Tatoo

Será aberta hoje no Museu Regional do São Francisco em Juazeiro e permanecerá até o dia 11 de julho, a exposição do artista Keke Tatoo.

Cleuton Cezar Ferreira Santos, mais conhecido como Kekê de Bela, nasceu em 13/01/78, na cidade de Curaçá-BA. Filho de Izabel Santos Ferreira (conhecida como Bela de Calango) e Adelar Nunes Ferreira (popular Calango), passou toda sua infância e adolescência em Curaçá. Descobriu a arte ainda muito novo, aos 07 anos de idade já pintava faixas, camisas e produzia artesanato local...

ESPAÇO DO LEITOR(A): PSDB REALIZA PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA

 Olá Geraldo José,
 
Sou observadora cativa do seu blog e não poderia deixar de esplanadar minha surpresa ao assistir ontem o horário nobre das emissoras de TV quando veicularam a propaganda eleitoral explícita do candidato "Jose Serra" à Presidência da Republica, quando tratou de assuntos pessoais, sua origem, carreira política, grandes feitos, e ainda das PROPOSTAS de governo relacionados à saúde e educação. 

Pelas normas eleitorais, a propaganda de cunho eleitoral com divulgação de propostas de governo só devem iniciar 3 meses antes das eleições, o que representa, a partir de 05 de julho. 

Algumas vezes que a candidata Dilma do PT fez aparições públicas, participou de debates, entrevistas...foi punida pela Justiça Eleitoral por propaganda antecipada...

Depois de greve na Justiça, contagem de prazos processuais é adiada

Depois de ficar 37 dias sem poder ter acesso a processos na Justiça em função da greve dos servidores do Judiciário, advogados conseguiram, com a presidência do Tribunal de Justiça da Bahia, mais tempo para estudar os documentos. Em vez de ter início a partir do último dia 16, como inicialmente estava estabelecido, a contagem dos prazos processuais foi adiada para a próxima segunda-feira, 21 de junho. A determinação da presidente do TJ-BA, Telma Britto, atende a uma solicitação da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Bahia. “Havia um acúmulo de processos para o advogado ter vista. Era impossível cumprir os prazos”, observa o presidente da OAB-BA, Saul Quadros. Segundo ele, as consequências do não adiamento “seriam terríveis, muito prejudiciais ao trabalho do advogado”, ressaltou. (A Tarde) ..

Equipe do Programa de Redução a Mortalidade Infantil visita HDM

Uma equipe de profissionais do ministério da saúde e secretaria estadual de saúde esteve ontem visitando o Hospital Dom Malan. O grupo faz parte do programa de redução a mortalidade infantil e avaliou o funcionamento do hospital e as melhorias alcançadas em pouco mais de um mês. Foram realizados 477 partos, e a redução no numero de cesarias de 36% para 29,4%, como preconiza a Organização Mundial de Saúde - OMS.

Para enfermeira Ana Carolina Lemos, representante da Secretaria Estadual de Saúde, já foi possível avaliar melhorias estruturais e de abastecimento. “ Estivemos no Hospital Dom Malan participando do processo de transição e podemos identificar melhorias na higiene, iluminação identificação, além da  própria reativação de leitos que certamente amplia a capacidade de atendimento do hospital”, destacou.

A equipe conheceu ainda os indicadores relacionados a partos de feto morto que reduziram significativamente na unidade. Em março foram registrados 14 partos de feto morto, em abril 10 e em maio, já com a sob o comando do Estado e gestão da Fundação IMIP Hospitalar foram registrados apenas 6, um avanço para a região. Durante a visita as profissionais anunciaram ainda a doação de três novos respiradores e três incubadoras para a UTI infantil do HDM...

Jucianna Kelly Terto Ascom Hospital Dom Malan - Gestão IMIP Hospitalar

ACM Jr. decide em 48 horas o que fazer da vida, diz A Tarde

Deu em A Tarde:  “O senador ACM Júnior deve decidir nestas 48 horas o que vai fazer da vida dele, se cuidar dos negócios da família ou se aceita disputar o Senado na chapa de Paulo Souto. Não há decisão tomada. Júnior quer o tipo de vida que escolheu para si, a atividade empresarial, mas sofre intensas pressões para entrar no jogo político que ele nunca almejou (está por acidente, a morte do pai). Politicamente até que está numa situação confortável. Está bem situado nas pesquisas, mas sabendo que ganhar ou perder é do jogo. E também prestigiado pelos pares, que chegam a lhe adular (sic) para aceitar a missão. Se topar ser candidato, bota na política um gás novo que é a recauchutagem de um velho, o do pai. Se não, pior para Paulo Souto.” ..

Política Livre

BANCADA DA SITUAÇÃO EVITA COMPARECER A REUNIÃO DA OPOSIÇÃO COM OS SINDICATOS DO FUNCIONALISMO MUNICIPAL

Apenas os vereadores Alex Tanuri (PSDB) e José Carlos Medeiros (PV) compareceram à reunião com os dirigentes sindicais e alguns poucos servidores na manhã desta sexta-feira, no auditório da Câmara Municipal.

No encontro, os dois edis assumiram compromisso com o funcionalismo de apresentar emendas de acordo com os interesses dos servidores da Saúde, Guarda Municipal, Agentes de Saúde e Endemias, bem como os demais funcionários que não receberam ainda reajuste salarial este ano...

COELBA NEGA ERRO E RECORRE DE DECISÃO

Foto: Evilásio Jr.A Coelba anunciou nesta quinta-feira (17) que irá recorrer da decisão judicial, que determinou o cancelamento das contas de energia elétrica em que houve cobrança acumulada devido ao faturamento pela média dos meses anteriores. A liminar da 13ª Vara das Relações de Consumo foi expedida há dez dias. Em nota oficial, a concessionária admitiu “que o faturamento pela média, questionado pela ação, foi necessário para a implantação de um sistema comercial de processamento de dados mais moderno”. Mas ressaltou que a medida é prevista pela regulamentação do setor e utilizada por todas as distribuidoras do País. Dizia a nota: “O faturamento pela média, em alguns lotes de consumidores nos meses de fevereiro e março, não levou o cliente a pagar pela energia que não consumiu. Nas contas dos meses seguintes, março e abril, três fatores combinados – o efeito da média, o período de alta de consumo e a alteração do ciclo de faturamento de 27 para 33 dias – provocaram variações em alguns grupos de contas, gerando a percepção de cobrança inadequada”. O promotor de defesa do consumidor, Aurisvaldo Sampaio, ironiza: “Me surpreenderia se a Coelba reconhecesse que está errada e pedisse desculpas aos clientes. A empresa foi irresponsável e mentirosa e agora está tentando se justificar”. Informações do A Tarde. ..

BN