RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Marcelo Queiroga - Ministro da Saúde

"Eu não sou comentarista de relatório"

Ministro Queiroga ao ser questionado sobre indiciamento dele no relatório final da CPI da Covid-19

Outras Notícias

TJ lança campanha de ajuda às vítimas das chuvas em AL e PE

O Tribunal de Justiça lançou ontem (29) campanha para sensibilizar magistrados, servidores e demais operadores do Direito a fazer doações, que serão enviadas aos desabrigados das enchentes nos Estados de Alagoas e Pernambuco. Poderão ser doados material de limpeza e de higiene pessoal, água e alimento não perecível. A doações devem ser levadas aos postos de coleta, na Praça de Serviços do Tribunal de Justiça e no andar térreo do prédio anexo do Fórum Ruy Barbosa. Até sexta-feira (2) será recolhido o primeiro lote de material, para uma primeira remessa, que será encaminhada no domingo (4) pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Bahia aos desabrigados. Os donativos continuarão a ser recolhidos, para uma segunda remessa.

As enchentes foram causadas pelas chuvas nos Estados de Alagoas e Pernambuco desde o dia 18, provocando destruições e mortes em várias cidades. Alagoas tem 37 mortes confirmadas e 69 desaparecidos, segundo boletim divulgado hoje pela Defesa Civil do Estado. Mais de 180 mil pessoas foram atingidas pela chuva e 15 cidades decretaram estado e calamidade pública, quatro estão em situação de emergência e 28 cidades registraram prejuízos causados pelas enxurradas. Em Pernambuco foram registradas 20 mortes. No dois estados, 157 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas e 95 municípios relataram danos. ..

Fonte: TJ Bahia Texto: Marcos Fontoura – Foto: Agência Brasil

OPERAÇÃO NOVO CANGAÇO DESARTICULA QUADRILHA DE ASSALTO A BANCO NA REGIÃO

A Polícia Federal em Juazeiro/BA deflagrou, na manhã de hoje (30 de junho de 2010), a Operação Novo Cangaço e desarticulou uma quadrilha especializada em roubos a banco, agências dos Correios, estabelecimentos comerciais e ao tráfico de drogas nos Estados da Bahia e Pernambuco.

A Justiça expediu 21 mandados de prisão nove mandados de busca a serem cumpridos na cidade de Petrolina/PE, nas zonas urbana e rural, com o objetivo de apreender armas de grosso calibre, veículos roubados usados pela quadrilha, drogas e outros objetos resultantes de roubos.

Cerca de 100 policiais integraram a operação que contou, também, com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco - CIOSAC e GATI. As investigações também contaram com a participação da COE da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, e da CIPE–Caatiga/PM/BA...

EDEILTON SILVA DAMASCENO ASCOM PF-JUAZEIRO

MISAEL 11 X 2 TCM

Com onze votos a favor e dois contra, o plenário da Câmara Municipal reprovou o parecer do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios que opinava pela rejeição das contas do ex-prefeito Misael Aguilar (PMDB), exercício de 2008.

Antes mesmo da votação do Decreto Legislativo, a Câmara já dava sinais de que as contas seriam aprovadas, quando da leitura e aprovação do parecer da Comissão de Fiscalização, Finanças e Orçamento cuja composição: Ronaldo Alves Campina (PMDB) – Presidente; José Carlos Medeiros (PV-Relator) e Mozaniel Porfírio (PTdoB-Vice-Presidente) rejeitavam o parecer do TCM unanimemente...

Dep. Federal Maurício Rands apresenta proposta sobre impasse dos Agentes

Durante a audiência pública realizada ontem (29/06) o deputado federal Maurício Rands (PT) tirou todas as dúvidas sobre o impasse que vem gerando instabilidade na classe dos Agentes Comunitários de Petrolina. Autor da PEC 51, a qual regulamenta as atividades dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias, o parlamentar registrou que não há nenhuma inconstitucionalidade na lei municipal que se adapta a PEC tornando estes profissionais aptos para exercer seu trabalho. E ainda apresentou uma proposta para que o impasse seja resolvido por hora até que a decisão judicial seja julgada em última instância. “*Os Agentes Comunitários de Saúde podem continuar efetivados no município, e, enquanto não saí a decisão judicial em última instância podem realizar uma convenção coletiva para negociar os direitos trabalhistas que por hora estão reivindicando, como a insalubridade”, orientou.

Maurício Rands acrescentou ainda que os servidores não precisam assinar contratos temporários sem que a questão jurídica esteja plenamente resolvida. Por fim, parabenizou a vereadora Cristina Costa (PT) pela iniciativa de convocar a audiência, “Esta audiência foi riquíssima e só fortalece a nossa crença que a ação coletiva é sempre superior a ação individual”, afirmou. 

Também participando da audiência a Dep. Estadual Isabel Cristina (PT) criticou o poder executivo pela falta de iniciativa em resolver este estorvo “É preciso está na defesa de uma categoria que está no cotidiano das famílias, e, até amenizando o sofrimento desta falta de assistência à saúde que a população passa”.

A vereadora Cristina Costa, autora do requerimento desta audiência falou da importância do momento e fez críticas a decisão judicial que desregulamenta as atividades dos ACS de Petrolina. “Cabe ao Legislativo debater as questões do município e sempre que possível apresentar propostas ao Executivo para que haja um diálogo transparente entre os poderes. Não podemos esquecer também que estes poderes, assim como o judiciário são autônomos, mas não cabe a nenhum deles exercer a função do outro como estamos vendo em Petrolina”, declarou.

Também estiveram presentes na audiência: o Presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Petrolina, ACOSAPE, Emanuel Antônio Coelho Neto; a Secretária de Saúde, Lúcia Giesta; o Controlador do município, Nadielson França, representando o prefeito Júlio Lóssio; o Sub-Procurador do município, Alexandre Torres; e, o Dep. Federal Gonzaga Patriota...

Por Manuela Pereira

ESPAÇO DO LEITOR (A): A MUDANÇA CHEGA AO DISTRITO DE PINHÔES!

 

Caro Amigo Geraldo José,

Este é um dos problemas que os moradores do distrito de pinhões vêm enfrentando há um certo tempo. Um esgoto a céu aberto em plena avenida, onde se concentram bares, mercadinhos, cartório e a igreja da comunidade...

Eduardo da Fonte pede ao Pres. Lula que BNB socorra economia dos municípios atingidos pelas chuvas

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE) encaminhou nesta terça-feira (22) ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Ministro das Cidades, Márcio Fortes e ao Presidente da Conab, Alexandre Magno, pedido de urgência na ajuda aos municípios atingidos pelas chuvas em Pernambuco.

Eduardo da Fonte pediu ao Presidente da República que disponibilizasse alimentos, kits dormitórios, medicação e agentes de saúde para atendimento aos desabrigados.

Além disso, o parlamentar solicitou a abertura de uma linha de crédito no Banco do Nordeste para os comerciantes e produtores das regiões atingidas restabelecerem dignamente a economia nos municípios...

PDT CONFIRMA ALIANÇA COM O PT NA BAHIA

Domingo (27), no Centro de Convenções da Bahia, foi confirmada a aliança entre o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido dos Trabalhadores (PT) para as eleições deste ano no Estado. O governador demonstrou sua gratidão ao deputado Roberto Carlos pela luta que o parlamentar travou para que o Partido Democrático Trabalhista (PDT) apoiasse o PT, em 2010. ..

DESTINO ADEQUADO PARA O LIXO ELETROELETRÔNICO

A Câmara Municipal aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (29), Projeto de Lei nº 2.694/2010, de autoria do vereador Mitonho Vargas (PT), que estabelece a obrigatoriedade do recebimento do lixo eletroeletrônico produzido pelos consumidores, destinados a empresas que comercializam produtos eletroeletrônicos, tais como: telefones celulares, computadores, televisores e demais aparelhos de vídeo e similares, independentemente, da origem da aquisição.

O vereador justitificou que o projeto visa a destinação adequada de lixo eletroeletrônico que podem poluir o meio ambiente. ..

Foto Ilustrativa Google

Câmara aprova Moção de Pesar pela morte do advogado Expedito Nascimento

Durante a sessão ordinária de terça-feira, 29 de junho, a Câmara Municipal de Juazeiro aprovou por unanimidade, Moção de Pesar, de autoria do presidente da Casa, vereador Crisóstomo Lima, Zó (PCdoB), subscrita pelos demais edis, pelo falecimento do advogado juazeirense, Expedito Nascimento. Dr. Expedito, como era carinhosamente conhecido, faleceu na segunda-feira, 28 de junho, aos 86 anos. Ele teve uma atuação destacada no Direito, na cultura e na vida social em Juazeiro e região.

OAB-BA lamenta o falecimento do ex-Presidente da Subseção de Juazeiro Expedito de Almeida Nascimento

A Seccional Baiana da OAB lamenta o falecimento do advogado Expedito de Almeida Nascimento dia (28). Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, na turma de 1965, doutor Expedito foi Presidente da Subseção de Juazeiro de 1980 a 1988...

ESPAÇO DO LEITOR (A): IDOSO RECLAMA DIFICULDADE DE ESTACIONAR EM JUAZEIRO!

 
Meu Caro Geraldo José,
 
Como assíduo ao seu blog, venho expor uma informação necessária. Juazeiro está insuportável para se estacionar. Seja no centro, no shopping, em praças, seja em supermercado e até mesmo em toda a orla.
 
Na orla e nas praças, a Secretaria de Serviços Públicos pinta os meios fios de amarelo em varios locais, numa extensão superior a cinco metros, esta área é proibido estacionar. Mesmo assim vemos veículos estacionados. Acontece também que os os caminhões descarregam suas mecadorias em paralelo aos veículos parados, pois não querem parar distante das lojas.
 
Na orla tem dois espaços para descarregar mecadorias, mas só param nessas áreas, se a loja for próxima. Outro problema é quanto ao estacionamento para idosos. Na área bancária tem quatro vagas para deficiente fisico e em frente a farmácia Peg Pag 24 horas, tem uma vaga para deficiente, não consta nenhuma vaga para idosos. E mesmo assim pessoas que não são dficientes estacionam.
 
Como idoso e possuidor de cartão, ia sendo multado por que estava estacionando em uma das vagas de deficiente, fui interpelado por policial. Conversei com o policial e não o convenci, ele me mandou reclamar com a prefeitura que não coloca estacionamento para idoso.
 
Nos estacionamentos de Juazeiro não tem estacionamento para idoso só para deficiente. O unico estacionamento que tem para idoso é no supermercado ATACADÃO, e mais em nenhum outro lugar.
 
Chamo à atenção do Secretário de Serviços Públicos para que sejam veificadas estas falhas e consequentemente repará-las. Inclusive com autuações de paradas desordenadas na orla, praças e shopping.
 
Fico-lhe muito grato por esta divulgação
 
Antonio Lincoln de Sá Roriz
..

Depois do DEM, PSC ameaça romper com Serra

Ministro Alexandre Padilha despacha em seu gabinete com Cândido Vaccarezza, líder do governo na Câmara, e Pastor Everaldo, vice-presidente do PSC (Foto divulgada no Twitter de Padilha)

Depois do DEM, o PSC também deu sinais ontem de que pode recuar do apoio à candidatura presidencial de José Serra (PSDB). Oficialmente, integrantes da legenda se dizem desconfortáveis com o silêncio do PSDB em relação à indicação do senador Mão Santa (PSC-PI) para a vice do tucano. Nos bastidores, entretanto, pesam a queda de Serra nas pesquisas e um intenso assédio do PT e do PMDB, que estariam oferecendo vantagem em composições estaduais...

Política Livre

Começou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho da Codevasf

Foi iniciada segunda-feira (28), na superintendência regional da Codevasf em Juazeiro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho SIPAT 2010, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA, gestão 2010/2011. A programação começou com a realização de exames de glicemia (índice de açúcar no sangue) e aferição de pressão, realizada por enfermeiras da secretaria municipal de saúde. Em seguida os funcionários participaram de um café da manhã de boas vindas.

Uma unidade móvel do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do São Francisco (HEMASF) foi colocada no estacionamento da superintendência para coleta de sangue. Dezenove pessoas doaram sangue. Os três primeiros doadores receberam um prêmio especial. Na terça-feira foi realizada uma palestra sobre a saúde da mulher (câncer de mama). Outros eventos serão realizados até quinta-feira (01/07), confira a programação:..

Superintendência do HDM participa de encontro com CREMEPE

Estiveram reunidos dia passado(29), o superintendente do Hospital Dom Malan, Gestão IMIP Hospitalar, Marcelo Marques e Antonio Leite, delegado regional do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco - CREMEPE. Durante o Encontro o superintendente do HDM apresentou a forma de trabalho da instituição pautada no compromisso com o sistema público de saúde. Leite destacou a importância do conselho que atua como um órgão de defesa da qualidade do atendimento médico hospitalar prestado a população , bem como um guardião das boas práticas profissionais.

“Estamos atentos em oferecer um atendimento de qualidade para a população, bem como na zelar pelas boas práticas no exercício da atividade médica, o IMIP é referencia na formação de profissionais e no atendimento. O profissional de medicina que é em 80% dos casos formados em instituições públicas tem como dever tomar consciência social da sua profissão”, destacou o superintendente do HDM, Marcelo Marques, que já viabilizou parceria com CREMEPE para a realização de agendas com o propósito de atualização da classe médica e estudantil sobre o novo código de ética médica, e importância do portuário corretamente preenchido...

Jucianna Kelly Terto Ascom HDM

Reminiscência...

Rua Góes Calmon, conhecida rua da Apolo, no final da década de 50. ..

Colaboração professor José Raimundo dos Santos (Negão do Edson)

Novos membros baianos são eleitos para o Comitê do São Francisco

Os 21 representantes baianos (suplentes e titulares) que devem compor o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já foram eleitos. Até 2013, os novos membros terão a responsabilidade de tratar das principais deliberações e desafios sobre o uso das águas na Bacia do Velho Chico. Sob a responsabilidade do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), autarquia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), as eleições ac onteceram entre 24 de maio e 18 deste mês, em Salvador e no interior.

O último pleito foi realizado em Ibotirama (no Médio São Francisco), onde foram escolhidos representantes de três setores. Para a pesca, turismo, lazer e outros consultivos, foram eleitas a Associação dos Pescadores Profissionais Amigos do Vale do Rio Grande (José Noá Pereira) e a Colônia de Pescadores Z-60 de Juazeiro (Domingos Márcio Matos), como suplente. No setor hidroviário, foi escolhido Israel Barreto Cardoso, da Associação dos Proprietários Condutores de Barcos da Ilha do Rodeadouro.

E para a sociedade civil organizada, a vaga destinada às organizações não-governamentais (ONGs) ficou com Edite Lopes, da Associação de Promoção de Desenvolvimento Solidário e Sustentável (Ades), sendo seu suplente Johann Gnadlinger, do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). As organizações técnicas de ensino e pesquisa serão representadas pela Universidade Federal da Bahia (Flávio Gonçalves) e pela Cooperativa de Profissionais em Assessoria e Consultoria Técnica (Ascontec), com Orlando Araújo...

Agecom Bahia

Tesoureiro do Sindicato dos Rodoviários e mulher são executados por motoqueiro

O tesoureiro do Sindicato dos Rodoviários e dirigente do PCdoB, Paulo Colombiano, e sua esposa, Catarina Galindo, irmã de Geraldo Galindo, presidente do partido em Salvador, foram assassinados às 20 e 30, em frente do Iperba, no bairro de Brotas, por um motoqueiro que se aproximou do carro em que ambos seguiam para casa. O secretário estadual de Segurança Pública, César Nunes, já foi comunicado do fato e prometeu apurar o crime. O presidente do PCdoB na Bahia, deputado federal Daniel Almeida, manifestou solidaridade à família e pediu providências para que o crime seja esclarecido o mais rapidamente possível. “Tudo indica que seria um crime de mando porque os dois foram executados”, disse Almeida. ..

Política Livre

Deputado Edson Duarte recebe cartão verde de entidades ambientalistas

Durante o debate a respeito do Código Florestal hoje (29/06) pela manhã, na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o deputado federal baiano e líder do PV na Câmara, Edson Duarte, recebeu cartão verde de entidades ambientalistas presentes ao questionar as mudanças propostas para o Código e afirmar que elas atendem aos interesses dos ruralistas e não da sociedade. As ONGs presentes, ao exemplo do Greenpeace e da SOS Mata Atlântica, estavam mostrando cartões verdes (a favor) e vermelhos (contra), de acordo com o posicionamento de cada parlamentar. O relator da proposta, Aldo Rebelo (PC do B), por exemplo, ganhou um cartão vermelho. ..

ALELUIA COMPLETA CHAPA DE SOUTO

O candidato ao governo da Bahia pelo DEM, Paulo Souto, informou no início da noite que o seu partido já possui um candidato ao Senado, que irá compor a chapa ao lado do ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo. Trata-se do deputado José Carlos Aleluia, um dos mais importantes parlamentares da bancada da Bahia na Câmara Federal, além de ser vice-presidente nacional da legenda democrata. Aleluia é considerado um nome de peso no Congresso e um dos mais instigantes oposicionistas do governo Lula. A notícia foi transmitida à imprensa, com muita euforia pelo ex-governador Paulo Souto.  ..

BN

Deputado Jorge Khoury anuncia liberação de mais de 7 milhões em emendas para a Univasf e Uneb

A Universidade do Vale do São Francisco – Univasf,  será mais uma vez contemplada com recursos provenientes de emendas parlamentares da bancada baiana. Desta vez, a universidade receberá 7,5 milhões para a compra de equipamentos e a construção de um restaurante universitário. A notícia foi dada hoje pelo Deputado Federal Jorge Khoury, que dimensionou o valor da mega estrutura do equipamento, lembrando que para o Centro de Convenções da Univasf, o Complexo Multieventos, foram liberados 6 milhões - um equipamento que tem 5 mil metros quadrados de área construída, que transformou Juazeiro em mais um pólo de debates e discussões importantes do país. “Por aí, dá prá se ter uma noção da estrutura do restaurante que teremos”, comparou Khoury.

Para o deputado Federal Jorge Khoury, “aqui no Congresso, a luta é diária, intensa. Os recursos de emendas de bancadas são poucos e precisam atender a todas as regiões. Fomos felizes nos argumentos e conseguimos garantir isso para o Vale do São Francisco. É uma grande conquista, que contou com a sensibilidade dos colegas de bancada”.

No caso da Univasf, o deputado já conseguiu a liberação de 200 mil reais para a construção de uma quadra poliesportiva , que inclusive já foi inaugurada. Possui área de 1.251 metros quadrados com estrutura metálica e cobertura com tela galvanizada. A quadra é adaptada em tamanho oficial e demarcações para a prática de modalidades, como futsal, vôlei, basquete e handball e tem quatro arquibancadas (duas de cada lado).

A outra conquista de emenda particular do deputado Jorge Khoury está prestes a se tornar realidade para milhares de alunos e região, que serão favorecidos com uma Piscina Olímpica a ser construída no campus universitário. O valor do investimento, de 200mil reais, foi solicitado pelo deputado Jorge Khoury através de emenda parlamentar e já foi empenhado e liberado pelo Ministério da Educação.

Com a Uneb não tem sido diferente, Khoury liberou emendas particulares para a construção da Residência Universitária e do Centro de Agroecologia para produção de tecnologia orgânica, entre outras investidas como o Plano Diretor de Energia Elétrica e uma quadra poliesportiva, que tem emenda prevista. ..

Enfoque Comunicação

Petrolina participa da XI Fenearte em Olinda

Petrolina estará mais uma vez, representada na XI Feira Nacional dos Negócios do Artesanato - Fenearte, considerada uma das maiores feiras de artesanato da América Latina, com aproximadamente 4.500 expositores, entre os estados brasileiros e 28 países, com expectativa de receber um total de 270 mil visitantes ao longo dos 10 dias de evento, que acontecerá entre os dias 02 e 11 de julho, no Centro de Convenções de Olinda. De acordo com Roberta Duarte, diretora de cultura, Petrolina será representado por cerca de 20 artesãos, “distribuídos na Ala dos Mestres do Artesanato de Pernambuco (família de Ana das Carrancas, Da Cruz e Ângela, Roque Santeiro, Pintor, Nildo e Biu dos Anjos e seu filho) e os demais estarão dispostos em 04 estandes, 02 da Prefeitura e 02 da Associação dos Artífices de Petrolina” expôs. 

Ainda segundo Roberta Duarte, a prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos, estar custeando os estandes, o transporte da mercadoria, em caminhão baú, e transporte dos artesãos. O Sebrae-Petrolina confeccionará o material promocional para os artesãos, todo padronizado (camisas, crachás, etiqueta, sacolas), já os artesãos custearão a sua estada em Recife. “Esta parceria é imprescindível para o desenvolvimento sustentável da atividade. O artesanato de Petrolina hoje tem bastante destaque na Feira, em especial pelo artesanato em madeira e suas colchas de retalho. A colcha nordestina, que este ano traz novidades, um designer inovador, efeito das capacitações realizadas pelo Sebrae no ano de 2009”. 

Pensando em fortalecer a identidade visual do artesanato de Petrolina, a diretora de cultura explicou que este ano foi elaborado uma marca para identificar o artesanato de Petrolina. “A marca será trabalhada para ser utilizada por todos os grupos de artesanato do município para que possamos ter uma identidade visual diante de tantos concorrentes e destinos culturais”...

Lidiane Souza Ascom PMP Foto: Joselito Tavares

PERITOS SIMULAM FUGA DE MÃE DE FILHO DE BRUNO, goleiro do Flamengo

Durou oito horas o trabalho da polícia no sítio do goleiro Bruno, no condomínio Turmalina, em Contagem, Minas Gerais, nesta segunda-feira (28). O local é, supostamente, onde Eliza Silva Samudio, 25, teria sido espancada e morta há três semanas. Dentro da casa, foram encontradas fraldas de bebê - que seriam de Bruninho, filho do jogador com Eliza, roupas femininas e passagens aéreas. Policiais da Divisão de Homicídios de Contagem e bombeiros fizeram buscas no terreno e nos arredores. Peritos simularam uma possível fuga da vítima, que está desaparecida há três semanas. Uma das linhas de atuação aponta que Eliza teria começado a ser espancada dentro da casa e tentado pular a janela para escapar dos autores do crime. Os peritos esperaram escurecer para usar um composto químico, popularmente chamado de luminol, que em contato com sangue, reage e libera uma luz esverdeada. A reação química revela, por exemplo, gotículas de sangue, imperceptíveis a olho nu. A polícia não informou se encontrou as marcas de sangue. Informações do Extra e G1. ..

GOVERNADOR ANUNCIA 20 MIL NOVAS CISTERNAS

No programa Conversa com o Governador desta semana, Jaques Wagner destaca a assinatura de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), na segunda-feira (28), para a construção de cerca de 20 mil novas cisternas em 110 municípios do semiárido baiano, pelo programa Água para Todos, ultrapassando 50 mil o número de cisternas construídas no estado. Ele também fala sobre a transferência da sede do Governo do Estado para a cidade de Cachoeira, no Recôncavo, na sexta-feira (25), da inauguração do sistema de abastecimento de água dos municípios de Baianópolis e Catolândia, no oeste baiano - obra de R$ 4 milhões. ..