RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Marcelo Queiroga - Ministro da Saúde

"Eu não sou comentarista de relatório"

Ministro Queiroga ao ser questionado sobre indiciamento dele no relatório final da CPI da Covid-19

Outras Notícias

Campanhas contra Pólio e H1N1 seguem em Petrolina

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Nacional de Imunização de Petrolina, ainda continua realizando a Campanha de Vacinação contra a Influenza H1N1, para as gestantes, crianças de 2 a 5 anos de idade e adultos de 30 a 39 anos. Crianças de seis meses a menores de cinco anos que já tomaram a primeira dose da vacina, também podem retornar para receber a segunda dose. Já a campanha contra a Poliomielite termina nesta quinta-feira (01). 

Nos dois casos, as campanhas estão tendo continuidade porque a meta ainda não foi atingida. No caso da Influenza H1N1, os três grupos que ainda estão sendo imunizados, chegaram a atingir 70%, mas a meta é que pelo menos 80% deste público seja vacinado. Em relação a campanha contra a Poliomielite, até o momento foram vacinadas 21.150 crianças até cinco anos de idade, o que corresponde a 78, 77%. O objetivo é alcançar 95%. 

A diretora de vigilância em saúde de Petrolina, Kátia Coutinho, reforça a importância da vacinação. “Os pais devem ficar atentos e levar seus filhos aos postos de saúde. No caso da Pólio, mesmo que a criança tenha tomado a vacina em outras campanhas, deve retornar as unidades de saúde”, informa. É bom lembrar que a vacina contra a gripe A, deve ser administrada em duas etapas nos menores. Assim, quem já tomou a primeira dose, deve retornar no prazo mínimo de 21 dias, para receber a segunda dose...

Juazeiro Social Clube faz amistoso no aniversário de Campo Alegre de Lourdes

O Juazeiro Social Clube, campeão baiano da segunda divisão em 2010, vai participar das festividades de aniversário da cidade de Campo Alegre de Lourdes. A partida amistosa acontecerá no próximo dia 05 de Julho ( segunda-feira ), data em que se comemora a emancipação política daquele município. O jogo terá início às15:30 horas, na praça de esportes daquela cidade. ..

Mulher incendeia o seu local de trabalho. Tomara que não vire moda...

Nem todo mundo gosta de trabalhar, mas, atear fogo em seu local de atuação já é um pouco demais. Foi isso que Michelle Perrino, de 39 anos fez na cidade de Pasco, no estado da Flórida (EUA). E sabe qual o motivo? Queria sair mais cedo da "labuta".

Dois dias depois do ocorrido, a mesma pediu demissão, para que ninguém percebesse que tinha sido ela a autora do incêndio. Como mentira tem perna curta, Michele foi denunciada por um ex-colega, que a acusou de cometer faltas constantes. Ela assumiu ter colocado fogo no escritório e foi sentenciada a nove meses de prisão, além de pagar a bagatela de US$ 4,8 mil à empresa prejudicada...

Bruno Lopes com informações do BN

CIPE-CAATINGA PRENDE FUGITIVO DA JUSTIÇA

Nesta quarta-feira, dia 30, às 11h30min, POLICIAIS MILITARES DA COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO/ CAATINGA, Setor de Missões Especiais, após receber dados DA CIPE CERRADO, sobre um elemento fugitivo da justiça da cidade de Santa Maria da Vitória-BA, realizou um levantamento a fim de localizar e prender o fugitivo. O mesmo foi localizado na rodoviária de Juazeiro-Ba, quando foi dado voz de prisão a EDELSON NEVES DE SOUZA, vulgo(perninha), natural de Santana-BA, reside atualmente na cidade de Sento Sé. Contra o mesmo tinha um Mandado de Prisão expedido pelo Juiz de Direito EDUARDO PEDRO MOSTRANI SIMÃO, da comarca da cidade de Santa Maria da Vitória-BA.
Ele foi apresentado na Delegacia de Policia Civil de Juazeiro-BA, ao agente de Policia Dionísio Gomes Araújo. ..

Fonte: Major PM Soares Comandante Cipe-Caatinga

CODEVASF EM JUAZEIRO REALIZA CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE

A 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro (BA) vai promover de 1º a 15 de julho de 2010 uma campanha de arrecadação para ajudar aos desabrigados pelas enchentes no estado de Alagoas. As doações podem ser entregues em horário comercial na recepção do prédio da Codevasf, na Avenida Comissão do Vale, s/nº, no bairro de Piranga. Vão ser arrecadados alimentos não perecíveis ou já prontos, como bolachas e enlatados, água mineral em litro e produtos de higiene pessoal, além de roupas, cobertores e colchões. O que for arrecadado até o dia 15 será levado até o Grupamento de Bombeiros Militares em Maceió, onde será distribuído aos desabrigados. Outras informações na recepção do prédio da Codevasf ou pelos telefones (74) 3614-6235 ou 3614-6222. ..

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR

Prefeitura de Juazeiro entrega cadeiras de roda aos usuários do CERPRIS

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde entrega nesta quinta-feira (01/07), 52 cadeiras de rodas aos usuários do Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS). A solenidade acontece, às 8h, na unidade, que funciona na Rua José Araújo, 205, bairro Santo Antônio. Mais uma vez, muitos pacientes serão beneficiados com a iniciativa da atual gestão. Em fevereiro deste ano, dezoito órteses foram entregues aos usuários, alguns a espera desde 2008.

De acordo com o supervisor do Núcleo de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Fernando Carvalho, mais 256 materiais, atualmente em processo de licitação, beneficiarão muitas pessoas, como muletas, cadeiras de rodas para tetraplégicos infantis, juvenis e adultos, cadeiras de roda para banho com assento sanitário, calçados anatômicos, órteses, próteses, dentre outros.

“São objetos que facilitam bastante a vida destas pessoas, que muitas vezes não tem condições financeiras para adquirir. Vamos repetir esta ação quantas vezes pudermos. Ainda este ano muitos outros materiais serão entregues”, disse o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho...

ASSCOM/JUAZEIRO

Pistoleiros, a mando de empresa de mineração, ameaçam comunidade rural em Sento-Sé

Atualmente, uma das principais ameaças às comunidades rurais do norte da Bahia é o avanço das empresas de pesquisa e exploração mineral. Geralmente, as empresas chegam às comunidades sem o consentimento das famílias ou fazendo promessas de geração de emprego e progresso. Em alguns casos, quando as comunidades não aceitam a presença da empresa, há ameaças e riscos para as famílias, como está acontecendo no município de Sento-Sé, Bahia. 

Segundo relatos de moradores da comunidade de Campo Largo, no município de Sento Sé, no dia 27 de abril deste ano, um grupo de pessoas falando em nome da empresa Biobrax S/A e do engenheiro Enoque Domingos de Oliveira Junior procurou a presidente da Associação de Fundos de Pasto dos Pequenos Produtores de Campo Largo, Carmem Alves Batista, oferecendo dinheiro, com o objetivo de conseguir a adesão dela para que convencesse a comunidade a aceitar a pesquisa mineral na comunidade. ..

Reminiscência...

"Carro de linha" ao lado da ponte. Os arcos da ponte Presidente Dutra e as avenidas Santos Dumont e Raul Alves, em calçamento.
  ..

Colaboração Rômulo Gomes de Sousa

A arte de fingir que é dor a dor que deveras sentes ou quem votou contra Misael?

Política, dizem os entendidos, é a arte do impossível. Dizem também que tudo que acontece no mundo, aconteceu antes em Juazeiro. Verdade.

Ontem, a Câmara de Vereadores aprovou, por votação secreta, que havia sido banida da nova Lei Orgânica, as contas do prefeito Misael, exercício 2008, que vieram do Tribunal de Contas dos Municípios com parecer pela rejeição...

Comitê da Bacia do Rio Salitre elabora plano de recursos hídricos em plenária

Será realizada nesta quinta-feira, 1º de julho, a partir das 8h, no auditório da Universidade do Estado da Bahia – UNEB a sétima reunião plenária extraordinária do Comitê da Bacia do Rio Salitre que terá como pauta principal o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Salitre (PRHS). De acordo com os organizadores da plenária, o comitê e o Instituto de Gestão das Águas e Clima do Estado da Bahia - INGÁ através UFC Engenharias estão elaborando de forma democrática e participativa o PRHS, instrumento legal que vai definir o futuro das águas que abastecem a região. Representantes do poder público, usuários da água e sociedade civil organizada poderão participar de todas as etapas do processo de elaboração do PRHS, apontando os problemas existentes na bacia e prováveis ações e programas que visem o disciplinamento do uso e melhorias para este importante recurso natural.
 
“O Plano é um instrumento de gestão e planejamento participativo criado para orientar as ações que promovam um melhor uso das águas que pertencem à bacia. Este documento terá normas que irão organizar a utilização desse recurso, permitindo que todos os tipos de uso sejam contemplados e que toda a sociedade seja responsável pela qualidade da água que utilizamos”, informou o Presidente do Comitê, Almacks Luiz Silva. A Bacia Hidrográfica do Rio Salitre é uma bacia do Rio São Francisco e abrange nove municípios (Juazeiro, Campo Formoso, Jacobina, Miguel Calmon, Morro do Chapéu, Ourolândia, Várzea Nova, Mirangaba e Umburanas). Suas águas beneficiam mais de 521.155 pessoas em uma área de 14.136 km². 

Além do Planejamento Hídrico, também será realizado durante a plenária a votação dos novos membros do comitê, que por sua vez é formado por representantes dos poderes municipal, estadual e federal, além da sociedade civil organizada e usuários de água da Bacia do Rio Salitre, num total de 36 membros, sendo que 18 são titulares e 18 suplentes. De acordo com o secretário de Agricultura de Juazeiro, Agnaldo Meira, a discussão é de grande importância para a região que integra a bacia. “Precisamos ficar atentos para que esse recurso vital não acabe, o plano trará uma orientação e uma promoção para que todos possam fazer o melhor uso das águas”, destacou. ..

ASSCOM/JUAZEIRO

Hospital Regional de Juazeiro recebe Estação BVS

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), gerenciado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), vai contar com mais um instrumento para auxiliar seus profissionais na tomada de decisões e assistência qualificada. No dia 27 de julho será instalada na unidade hospitalar a Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS). A Estação é uma das principais estratégias de popularização BVS e de democratização do acesso a informação. “Esta iniciativa não contribui apenas para a disseminação do conhecimento, como também colabora para o aumento da inclusão digital.

É um espaço aberto para consultas que auxilia o gestor, responsável pelas decisões administrativas e estratégicas, e os profissionais de saúde, que prestam atendimento à população, além da própria comunidade local”, informa a coordenadora geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde, Eliane Santos. 

A unidade de Juazeiro é resultado da parceria do HRJ, com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde, por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Com a instalação a Bahia passa a contar com onze unidades. Na Estação, os usuários têm acesso facilitado a 16 milhões de documentos técnico-científicos, gerados por instituições acadêmicas e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), disponíveis na BVS. Além dos gestores e profissionais, a unidade destina-se a pesquisadores e interessados em geral. Afim de orientar quanto à atualização integral das ferramentas, cada Estação BVS conta com profissionais capacitados para atender a comunidade e atuar como agentes multiplicadores.

“A iniciativa vem contribuir com nossa missão de garantir assistência especializada de forma inovadora, sustentável, humanizada, com qualidade e eficiência, integrada ao ensino e à pesquisa”, destaca a superintendente do HRJ, Graça Carvalho. A Estação BVS é um componente da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS), que dissemina a produção editorial do Ministério da Saúde e fomenta o debate, a interação, a pesquisa e a promoção da saúde. A Rede BiblioSUS possui mais de 1,6 mil centros cooperantes...

ASSCOM/HOSPITAL REGIONAL

Lançamento da Fencapri acontece em Juazeiro

Com a realização da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, através do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais – DTCS, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro e a Prefeitura Municipal de Juazeiro, será lançada próximo dia 06 de julho, às 9h, no Auditório ACM/Campus da Uneb, a 1ª Fencapri – Feira de Negócios da Pecuária e da Caprinovinocultura do Vale do São Francisco.

O evento, comemorativo aos 50 anos da Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco – FAMESF, terá toda estrutura para receber um público aproximado de 50 mil pessoas durante sete dias de Feira, que acontecerá de 15 a 22 de agosto, na Uneb em Juazeiro. Um grande evento estratégico voltado para a pecuária em geral, e, em particular, à produção da caprinovinocultura no grande Vale, contemplando pequenos, médios e grandes produtores que, potencialmente, constituem-se propulsores do desenvolvimento pecuário na região, com a exposição de todos os seguimentos da cadeia produtiva...

Crédito Fotos: Mário Pires

Prefeito Isaac apresenta proposta para reajuste salarial dos servidores municipais

Servidores municipais lotaram a galeria da Câmara Municipal nesta quarta-feira (30), mas Mesa Diretora resolveu não realizar a sessão ordinária, segundo o presidente da Casa Crisóstomo Lima (PCdoB) por conta de uma proposta anunciada em reunião com o prefeito sobre os salários das diversas categorias e que deveria ser repassada aos líderes sindicais.

Por este motivo, a votação da LDO foi transferida para tarde desta quarta-feira (01/07)...

Codevasf lança conselho para produção orgânica

Na próxima quarta-feira, dia 07 de julho, a Codevasf vai lançar o Conselho de Segurança da Agricultura Orgânica, Consea Orgânico. O evento vai ser realizado no auditório da superintendência da Companhia em Petrolina das 8hs da manhã às 5hs da tarde. O lançamento terá a presença de produtores, membros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Codevasf, Ministério Público de Pernambuco e outras entidades relacionadas ao segmento orgânico. O Consea é um órgão fiscalizador e vai ter a função de auditar e certificar os alimentos orgânicos produzidos pelos agricultores da região. O Conselho também organizará a 1ª Feira Orgânica do Vale do São Francisco. A data da feira vai ser definida no encontro. ..

Claudemar Oliveira Jornalista - Sistema Itaparica

OPERAÇÃO NOVO CANGAÇO DESARTICULA QUADRILHA DE ASSALTO A BANCO

 

A Polícia Federal em Juazeiro/BA deflagrou, na manhã de hoje (30 de junho de 2010), a Operação Novo Cangaço, e desarticulou uma quadrilha especializada em roubos a banco, agências dos Correios, estabelecimentos comerciais e ao tráfico de drogas nos Estados da Bahia e Pernambuco. A Justiça expediu 21 mandados de prisão, nove mandados de busca cumpridos na cidade de Petrolina/PE, nas zonas urbana e rural, com o objetivo de apreender armas de grosso calibre, veículos roubados usados pela quadrilha, drogas e outros objetos resultantes de roubos.

Cerca de 100 policiais integraram a operação que contou, também, com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco - CIOSAC e GATI. As investigações também contaram com a participação da COE da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, e da CIPE–Caatiga/PM/BA. A Operação é fruto de mais de dois meses de trabalho investigativo, que constatou a existência de grupo um organizado e extremamente perigoso, com ramificação em vários Estados, notadamente com participação de criminosos oriundos de Pernambuco e São Paulo...

Edeilton Damasceno Ascom PF

MISAEL AGRADECE VOTAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

O ex-prefeito de Juazeiro Misael Aguilar (PMDB) expressou a reportagem da Rádio Juazeiro nesta quarta-feira (30), que está imensamente grato aos onze vereadores que aprovaram as suas contas enquanto gestor no ano de 2008, derrubando parecer do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios, que opinava pela rejeição.

Ele também descartou qualquer “compensação financeira” aos parlamentares municipais argumentando que a maioria da Casa Legislativa foi coerente com as informações técnicas oferecidas pelo ex-Secretário de Fazenda Jorge Nascimento, diferente do relator do TCM que não acatou os pedidos de reconsideração encaminhados ao colegiado.

FUTURO POLÍTICO..

Governo tenta mais uma vez "amordaçar" os Órgãos Fiscalizadores do Estado

O líder da bancada de Oposição na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, deputado Heraldo Rocha (DEM), ficou estarrecido com a ameaça feita pelo Chefe de Gabinete do Governador, Fernando Schmidt, com relação a decisão do Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público de que o BNDES não assine o contrato referente ao empréstimo solicitado pelo Estado para financiar o Consorcio responsável pela reforma e construção da arena da Fonte Nova.

Para o Líder da Oposição o Governo do Estado tenta, mais uma vez, "colocar uma mordaça nos Poderes que estão assegurados pela Constituição como os Órgãos fiscalizadores dos atos administrativos e financeiros do Chefe do Poder Executivo".

O empréstimo em questão, no valor de R$ 400,0 milhões, será assinado com o BNDES , e tais recursos serão alocados no FUNDESE , fundo administrado pela DESENBAHIA, que os disponibilzará as empresas que firmaram o contrato de Parceria Público Privada (PPP) com o Estado.

"Na verdade o Estado está aumentando seu nível de endividamento para garantir os recursos necessários para o Consorcio que será responsável pela reforma e construção e depois exploração da respectiva arena. São atribuições do Tribunal de Contas do Estado , (art. 91 da Constituição do Estado da Bahia) e do Ministério Público (art. 138) de fiscalizar tais atos e questioná-los, e o Poder Executivo de dar as explicações necessárias e justificativas e não de entrar com ações de perdas e danos, caso a opção do Estado seja acertada, como afirmou o Chefe de Gabinete do Governador", retrucou Rocha. ..

Fonte: Agência Oposição

Saúde: Perspectivas para o setor são discutidas em Fórum

Discutir as perspectivas para a Saúde da região e extrair metas para o programa de saúde no vale foram os objetivos do I Fórum sobre o futuro do Sub-médio São Francisco na área de Saúde, realizado nesta terça-feira (29), no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Entre os participantes estavam o vice-prefeito de Petrolina, Domingos Sávio e o Diretor do Hospital de Urgência e Traumas, Anderson Armstrong.

Segundo o vice-prefeito, um dos palestrantes do Fórum, durante os encontros da Agenda Pró Petrolina, o setor de saúde foi identificado como um dos mais dinâmicos da região. E este destaque abrange as esferas privadas e públicas, incluindo a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que vem exercendo um papel fundamental neste desenvolvimento do setor. O evento foi uma realização da Sociedade de Medicina de Pernambuco, Regional Petrolina e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina. ..

Carol Souza Ascom PMP Foto: Joselito Tavares

Emendas Parlamentares de Joseph Bandeira levam água às comunidades

Enquanto deputado federal que assumiu a suplência em virtude do afastamento de Walter Pinheiro, agora, candidato ao senado para o Estado da Bahia pelo Partido dos Trabalhadores, Joseph Bandeira apresentou emendas que levaram Sistema de Abastecimento de Água para mais de 50 comunidades localizadas no interior de Juazeiro.

Comunidades localizadas no entorno da Serra da Madeira e Tatus, Lagoa do Boi, Frades, São Tomé e Caldeirão das Pedras, Guanhães e Vassouras, Pinhões e Palmeiras também foram incluídas no Projeto Sistema de Abastecimento de Água da CODEVASF. Além dessas comunidades, um total de outros  10 municípios localizados nos Territórios do Sertão do São Francisco e Itaparica foram contemplados com abastecimento de água totalizando 150 milhões de reais em investimentos.  ..

SEDIS realiza atualização de cadastro do Programa Trilha

A Prefeitura de Juazeiro em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte informa que os jovens cadastrados no Programa “Trilha” devem efetuar a atualização das matrículas para que possam dar continuidade a sua capacitação.

Os jovens já inscritos no SINEBAHIA e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) devem comparecer a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), que fica à Praça Imaculada Conceição, até 1º de Julho das 8h às 13h para atualização dos cadastros, munidos de cópias do RG e CPF, comprovante de residência, cartão do Bolsa Família e comprovante de situação escolar.

O “Trilha” é um programa de cunho social que tem como objetivo realizar ações para a qualificação social e profissional de jovens entre 16 e 29 anos e em Juazeiro o programa será desenvolvido através da SEDIS. A lista com os nomes dos alunos contemplados para os cursos está afixada nos CRAS de seus respectivos bairros de origem...

Assessoria de Comunicação/PMJ

ÍNDIO DA COSTA É O VICE DE JOSÉ SERRA

Após meses de especulação e ameaças de implosão da aliança entre DEM e PSDB, enfim foi anunciado o escolhido para ser o candidato a vice de José Serra na chapa que concorrerá á Presidência da República. O indicado foi o deputado federal carioca Índio da Costa (DEM), eleito pelos dois partidos porque na opinião dos caciques tucanos e democratas, teria “bom trânsito pelo Congresso” e, além disso, ter sido o sistematizador do projeto Ficha Limpa. O anúncio oficial foi feito pelo presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia, que relatou uma longa reunião entre a cúpula das legendas durante a noite de terça-feira (29). 

(Lucas Esteves)..

BN Foto: Divulgação

NAENDA REALIZA FESTIVAL DE ARTE EDUCAÇÃO

Na próxima sexta-feira, dia 02/07, o NAEND'A realiza o festival de arte educação do "PROJETO CASA DA CULTURA", com apresentações culturais focadas no teatro, danças populares, balé, capoeira, artes circenses, contos, artes plásticas, percussão e filarmônica. 

no dia 03/07 (sabado), acontecerá um torneio de xadrez. As inscrições poderão ser efetuadas na casa da cultura Jordélio de Souza, bairro Quidé, mesmo local onde acontecerá o festival. 
 
Estas atividades concluem o projeto Casa da Cultura, uma realização do NAEND'A em parceria com o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente e governo da Bahia.
..

Informações de Elson Campos Foto: Blog Naend`a