RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

Outras Notícias

Casa do Artesão apresenta “Santa de Casa faz Milagre”

Para celebrar e lembrar a data, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a Casa do Artesão em Juazeiro abre neste dia 13 (sábado), às 19h30, a Mostra “Santa de Casa faz Milagre” da artesã Alda Moreira.

O trabalho da artista tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) e apresentará 18 telas com pinturas em óleo e acrílico retratando os costumes e figuras da cultura negra a exemplo de baianas, do Nego D’água e claro, Zumbi do Palmares, maior líder e defensor na luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil colonial...

Clarice Alves Ascom PMJ

Acordo entre governo e oposição permite aprovar mudanças na Defesa Civil e mais dez projetos

O Plenário do Senado realizou nesta quarta-feira (10) uma importante sessão de votações, viabilizada pelo acordo entre o governo e a oposição para a aprovação do projeto que permite ajuda mais fácil a áreas atingidas por calamidades.

Os oposicionistas só lamentaram que a aprovação desse projeto tenha obrigado ao exame de outro que estava na frente e que tratava de vários assuntos, como o aumento do número de embaixadas e a prorrogação do contrato de consultoria ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Agência Senado Foto: Waldemir Barreto

ACESSO AO DOM JOSÉ RODRIGUES É ALVO DE RECLAMAÇÕES NA CÂMARA MUNICIPAL

O vereador Damião Medrado (PMDB) lamentou da tribuna da Câmara na sessão ordinária desta quarta-feira (10) o falecimento do amigo José Luiz, morador do bairro Dom José Rodrigues, vítima de mais um acidente automobilístico na entrada do bairro que é interligada à BA-210.

“Quantas vidas mais terão de ser ceifadas para que o DERBA possa adotar uma providência?”, questionou o vereador que já conversou com o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) no sentido de se empenhar junto aos organismos estaduais visando a instalação da iluminação, sinalização e implantação de redutores de velocidade na referida área...

A primeira TV Educativa do Vale do São Francisco é lançada em Juazeiro

Com produção de reportagens, entrevistas, coberturas jornalísticas, curtas-metragens e programas radiofônicos, a WebTv Uneb – Núcleo Juazeiro  será lançada oficialmente nesta quinta-feira, dia 11, às 16h30, durante o I Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco, na Universidade do Estado da Bahia. O evento conta com a participação do jornalista, documentarista, diretor da TV USP e membro da diretoria da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), Pedro Ortiz.

A primeira Tv educativa da região está no ar desde julho deste ano e já possui mais de cinco mil acessos em sua página na internet. O objetivo do projeto é experimentar novas propostas no campo do jornalismo. Além disso, a WebTv tem programas especiais como o Coisas do Sertão, que traz uma imagem do semiárido nordestino diferente da apresentada nos meios de comunicação de massa...

Governo aprova MP baseada em projeto de César Borges

O senador César Borges está satisfeito com a edição e aprovação da Medida Provisória 494, editada pelo governo, mas que aproveita o teor da PEC 20/2009 de autoria do sendor baiano. A proposta do senador republicano previa a aceleração da liberação de recursos federais para municípios e estados que estivessem passando por situações de calamidade. Borges propôs inicialmente que fosse garantida uma fonte de recursos emergenciais a fim de que fosse possível atender de forma ágil às necessidades de regiões que tivessem sido vítimas de acidentes naturais, como enchentes, inundações e secas. O teor da medida foi reproduzido pelo governo federal e editado em forma de MP, aprovada na Câmara e hoje (10) aprovada no Senado. Borges fez pronunciamento em defesa da aprovação da MP e votou a favor, garantindo que a lei pudesse seguir para a sanção presidencial. ..

Atualização e valorização profissional marcam 3º Encontro de Cuidadores da Unimed VSF

Mais de 70 pessoas que tomam conta ou apóiam alguém doente, idoso ou incapacitado, participaram ontem (10), em Petrolina do 3º Encontro de Cuidadores da Unimed Vale do São Francisco. O evento, que discutiu temas como a doença de Alzheimer, saúde intestinal e dificuldade de deglutição, serviu também como atualização profissional e valorização do trabalho do cuidador, que tanto pode ser um profissional da área de saúde ou um familiar do paciente.

O Encontro foi aberto pelo coordenador do programa Unimed Lar e médico angiologista, Edinaldo Torres que começou os trabalhos lembrando os avanços do programa de atendimento domiciliar aos beneficiários da Unimed VSF e o crescimento do Encontro de Cuidadores, desde a sua primeira edição...

Clas Comunicação

Prefeitura de Petrolina espera aprovação da Câmara para pagar servidores da saúde

Em nota enviada ao blog a Prefeitura de Petrolina explica que em relação ao pagamento dos servidores da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que está aguardando a votação na Câmara Municipal de Vereadores do Projeto de Lei Nº 090/2010, que autoriza a suplementação orçamentária do município. A previsão é de que o Projeto de Lei seja votado ainda nesta quinta-feira (11), assim, após a aprovação a SMS efetuará o pagamento dos seus servidores.
  ..

DAVID LIMA NÃO SERÁ CANDIDATO EM 2012

“Não sou candidato a vereador nas eleições de 2012. Eu refleti, inclusive, dei uma declaração precipitada no calor dos agradecimentos pela votação este ano dizendo que continuaria na luta, mas me arrependi”, assim justificou David Lima de Souza, candidato a deputado estadual derrotado no pleito deste ano pelo PTC em conversa com o blog.

“Se eu tive 1.131 votos para estadual, eu não tenho 300 para vereador. Então, com 61 anos, alquebrado, tanto sofrimento e de receber tanta injustiça, cansei. Não descarto a possibilidade de estando vivo, com 67 anos, concorrer à estadual em 2014 que é um sonho que persigo há muito tempo”, esclareceu o comunitário...

Servidores do Poder Judiciário em Juazeiro são convocados a fazer recadastramento

Todos os servidores do Poder Judiciário da Bahia, ativos e inativos, estão convocados a fazer o recadastramento de seus dados de 16 de novembro a 10 de dezembro, em postos instalados na capital e no interior. O objetivo do recadastramento é gerenciar de forma mais eficaz o Fundo Previdenciário, que garante as aposentadorias atuais e futuras, e dar maior rapidez, conforto e segurança aos servidores em suas demandas.

O procedimento é realizado através de uma parceria entre o Tribunal de Justiça e o Ministério da Previdência Social, por meio do Governo do Estado. Para atualizar os dados cadastrais, o servidor precisa ter em mãos as originais dos documentos de CPF, RG, comprovante de residência e título de eleitor. Os dependentes devem apresentar identidade, CPF e certidão de nascimento ou casamento, conforme o caso.

Nos casos em que o servidor não puder comparecer ao local de recadastramento, poderá enviar um representante, que deverá apresentar documento de identidade e uma procuração pública ou particular com firma reconhecida, emitida há menos de seis meses. No interior, os postos estarão nos fóruns de Eunápolis, Irecê, Itabuna, Jequié, Paulo Afonso, Santo Antonio de Jesus e Teixeira de Freitas, e nas sedes do Ministério Público de Juazeiro e Vitória da Conquista.

O atendimento será feito das 8 às 18 horas, obedecendo preferencialmente à seguinte programação: de 16 a 19 de novembro, recadastramento dos servidores nascidos em janeiro, fevereiro e março; de 22 a 26 de novembro, dos servidores nascidos em abril, maio e junho; de 29 de novembro a 3 de dezembro, dos nascidos em julho, agosto e setembro; e de 6 a 10 de dezembro, dos nascidos em outubro, novembro e dezembro. O Censo Previdenciário faz parte do Projeto de Assistência para a Reforma dos Sistemas Estaduais de Previdência, do Ministério da Previdência Social, e está sendo realizado simultaneamente em 11 Estados brasileiros. ..

TJ-BA

Artistas e grupos folclóricos saem em defesa do Secretário de Cultura de Juazeiro

No auge do debate sobre a legalidade ou ilegalidade do edital da Prefeitura de Juazeiro convocando o Festival Edésio Santos da Canção o blog recebeu uma carta aberta dirigida à sociedade juazeirense assinada por artistas e grupos folclóricos do município. Eis a carta na íntegra:

Carta aberta de artistas e grupos folclóricos de Juazeiro

Nos últimos dias temos acompanhado com perplexidade pela imprensa juazeirense um pequeno grupo disparar injúrias à gestão cultural do município, mais especificamente e em injustificável tom de pessoalidade, ao secretário da pasta Pedro Alcântara Filho. Acreditamos na forma democrática do debate público e na importância da crítica para o fortalecimento e abrangência da nossa produção cultural. No entanto, quando vemos que questões meramente políticas e motivadas por interesses pessoais escusos são colocados à frente dos reais anseios da coletividade, com inverdades servindo de falsos argumentos para o escárnio circense-midiático, nós artistas e grupos folclóricos juazeirenses nos sentimos na obrigação de prestar nossa solidariedade à Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (SECETLA), ao Secretário e a toda sua equipe...

PETROLINA: JUSTIÇA REGULAMENTA ENTRADA DE MENORES EM LAN HOUSES

O juiz da Vara Regional da Infância e Juventude da 18ª Circunscrição, Marcos Bacelar, promoverá uma audiência pública para explicar as novas regras que regulamentam o acesso de crianças e adolescentes em estabelecimentos que explorem comercialmente diversões eletrônicas. Para a reunião, que acontecerá nesta quinta, 11, no Fórum Manoel Souza Filho, estão sendo convocados os todos os donos/representantes destes tipos de estabelecimentos cadastrados na prefeitura, no entanto, o evento é aberto ao público.

No caso de adolescentes(de 12 a 18 anos incompletos), apresentando a devida documentação, o alvará  e a autorização escrita do seu responsável legal são dispensáveis, caso o acesso ocorra no horário compreendido entre às 8H e 21H. O limite máximo de permanência dos menores nos locais descritos na portaria será de quatro horas, salvo comprovada necessidade para fins educacionais. Para as crianças (12 anos incompletos) é imprescindível a autorização escrita dos pais com firma reconhecida ou acompanhamento de um responsável.

Cabe ao comerciante obter autorização junto a Vara da Infância e Juventude mediante pedido de alvará específico para o acesso de menores a tais estabelecimentos em horário diverso do previsto na portaria. As regras estão previstas na portaria 003/2010 aprovada pelo Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça de Pernambuco no mês de setembro...

EDUARDO GOMES - ASCOM/TJPE FOTO ILUSTRATIVA GOOGLE

INCANSÁVEL, MARGARIDA BENEVIDES AGORA É BLOGUEIRA

A radialista, administradora, professora e escritora Margarida Benevides é o que poderíamos definir como uma pessoa “incansável”. Gerente administrativa da Rádio Juazeiro há quase trinta anos, apresenta diariamente dois programas (Quando Nasce Uma Esperança e Viver Melhor), é dona de casa, coordenadora do CEPA (Centro Ecumênico Paz e Amor) em Carnaíba do Sertão e agora, blogueira.

Isso mesmo, blogueira. Ela inaugurou esta semana um blog de variedades para interagir ainda mais com a sua legião de fãs. Constituído basicamente de pensamentos, crônicas, dicas de saúde e receitas naturais, o Margarida Benevides Blog é uma extensão das suas atividades e relatos dos programas radiofônicos que apresenta na RJ...

1º Encontro Interestadual de Fortalecimento do Conselho Escolar pretende quebrar paradigmas

Foi aberto dia passado (10) o 1º Encontro Interestadual de Fortalecimento do Conselho Escolar, que reúne 65 municípios dos estados da Bahia, Pernambuco e Piauí. O evento promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) tem como objetivo discutir a temática para consolidação de uma gestão democrática que contribua de forma efetiva para a melhoria da qualidade da educação. Prometendo quebrar paradigmas, através de muito diálogo, comprometimento e sentimento coletivo, o Encontro prossegue até o dia 12, no Espaço Multieventos da Univasf.  

Neste primeiro dia, o público composto por secretários de educação, coordenadores pedagógicos, técnicos, professores, entre outros representantes de Conselhos Escolares, puderam trocar experiências e ouvir palestras da Coordenação Nacional. A Diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do MEC, Maria Luíza Martins Aléssio, destacou a importância do evento para a socialização de conhecimentos também com os municípios de pequeno porte, “o encontro nacional é voltado para grandes regiões e capitais. Hoje aqui poderemos ter as mesmas discussões, de forma até mais minuciosa e elaborada”.  ..

Anna Monteiro Ascom PMJ

EXPECATIVA FRUSTRADA: ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA AINDA CONTINUA COM DATA INDEFINIDA

A sessão ordinária da Câmara Municipal nesta quarta-feira (10) foi uma das mais tranqüilas do ano e com isso foram frustradas as expectativas daqueles que esperavam uma nova rodada de discussões em torno da eleição para escolha dos novos dirigentes da Casa Aprígio Duarte Filho.

A emenda aprovada em segundo turno se quer foi promulgada porque o grupo constituído por oito edis deu entrada em nova resolução alterando a Lei Orgânica e estabelecendo a eleição para o dia 02 de dezembro, treze dias antes da data fixada na “Carta Magna” do município, 15 de dezembro...

BRASIL SEGUE TENDÊNCIA MUNDIAL COM AS MULHERES NO PODER!

BRASIL SEGUE TENDÊNCIA MUNDIAL COM AS MULHERES NO PODER!

(Baseado em textos disponíveis na internet)..

Estudantes e professores de Juazeiro participam de viagens de barco pelo São Francisco

 
Desde o mês de outubro estão sendo realizadas viagens de barco pelas águas do São Francisco, como forma de continuidade das atividades relativas aos 509 anos do Velho Chico. As viagens são resultado de ações de fiscalização ambiental realizadas pelo Ministério Público da Bahia (MP).

A atividade é uma parceria entre a Articulação Popular do São Francisco, a Prefeitura de Juazeiro e o MP, e tem como objetivo compartilhar conhecimentos sobre educação socioambiental entre representantes das comunidades ribeirinhas, quilombolas, indigenas e pescadores do rio São Francisco, além de estudantes e professores das escolas municipais, voltadas para a sensibilização ambiental, incentivando a preservação, conservação, recuperação e manutenção do meio-ambiente.

Abaixo, segue cronograma das próximas viagens:

11/11, 8h às 12h
 
03/12, 8h às 12h
..

Foto Ilustrativa do arquivo do blog

João Almeida defende a reforma política em debate na TV Câmara

João Almeida, Líder do PSDB na Câmara dos Deputados, participa nesta quinta-feira, dia 11, do programa "Brasil em Debate", exibido pela TV Câmara às 22h30.  O Líder tucano, um dos maiores defensores da necessidade de se empreender uma ampla reforma política, teve ao seu lado outro entusiasta da tese, o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO). Ambos alertaram para a sinalização da presidente eleita, Dilma Rousseff, de que não fará qualquer esforço para que a reforma avance no Congresso em 2011 – vale ressaltar que o Governo Federal terá maioria significativa nas duas casas na próxima legislatura.

Do mesmo modo, também consideram difícil que outro promessa de campanha da petista se torne realidade: a reforma tributária. Almeida lembrou ainda que o atual sistema eleitoral proporciona infortúnios como a eleição de deputados que sequer obtiveram votos suficientes – graças ao chamado "voto de legenda". "Apenas 37 deputados que estarão aqui no ano que vem foram eleitos a partir de votos efetivamente dados a ele. Ou seja, o eleitor vota em um candidato e acaba elegendo dois ou até três que não conhece e tampouco ouvir falar", lamentou João, citando o caso de Tiririca como exemplo. O programa Brasil em Debate é apresentado pelo jornalista Tarcísio Holanda. ..

Comdema e Facape promovem palestra sobre usina nuclear

O COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente promoverá terça-feira, 16 de novembro, no Auditório do SENAI, a partir das 19h, uma palestra com a professora da USP, Emico Okuno, sobre Energia Nuclear e a possibilidade de instalação de uma usinas nuclear no nordeste do Brasil. A palestrante é graduada (licenciatura e bacharelado) em Física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1960) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1971).

 A Profa. Emico Okuno fez pesquisa científica em Raios Cósmicos com o Prof. Cesare Mansueto Giulio Lattes de 1959 a 1967. Realizou estágio no Ryerson Laboratory da Universidade de Chicago (3 meses em 1962) onde trabalhou com o Prof. Masatoshi Koshiba (prêmio Nobel de Física em 2002). Fez estágio de pós-doutorado no Istituto di Física della Universtà degli Studi di Parma (1971-1973). Tem experiência na área de Física Médica - Efeitos biológicos das radiações ionizantes e não-ionizantes, Biomecânica, Proteção radiológica, Dosimetria termoluminescente e Propriedade de Matérias.

O evento tem o apoio da FACAPE, Incubavale, SENAI e é voltado para a sociedade em geral. As inscrições podem ser feitas no site. Segundo o professor José Paulo Fagundes, são 350 vagas com direito a certificados para os participantes...

Ascom Facape

Servidores do Judiciário Federal na Bahia fazem paralisação nesta quinta

Os servidores do Judiciário Federal (TRT, TRE, Justiças Federal e Militar da União) fazem paralisação de 24 horas nesta quinta-feira. O atendimento à população estará suspenso e, às 13h, a categoria se reúne em Assembleia Geral no saguão do TRT (Comércio) para deliberar se retornam à greve por tempo indeterminado, suspensa em julho passado, após 73 dias de paralisação. O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (Sindijufe-Ba) iniciou o movimento grevista pela aprovação do Plano de Cargos e Salários (PCS), contemplado no PL 6613/09 em novembro do ano passado. A categoria reivindica também a reprovação do PL 549/09, que congela gastos e investimentos no setor público por dez anos, sem investir em Saúde, Educação, Justiça etc e inclusive sem a realização de concursos públicos. (A Tarde On Line) ..

Seminários diagnosticam condições da infância do Semiárido Nordestino

Cenário que abriga quase 11 milhões de crianças e adolescentes, o Semiárido brasileiro, entre outros dados alarmantes, detém, em 85% de suas cidades, uma taxa de mortalidade infantil superior à média nacional. Desse universo, 42% não têm acesso às condições básicas de saúde, como rede geral de água, poço ou nascente. Os dados são da Agência Nacional de Desenvolvilmento Infantil –Andi-  e sublinham as dificuldades enfrentadas pela população dessa região.

Buscando mostrar detalhadamente esse déficit social, sobretudo na área que contempla o Nordeste brasileiro, a ONG internacional Save the Children, juntamente com seus parceiros,  por meio do Programa Criança com Todos os Seus Direitos, apoiado pela União Européia, estará promovendo uma série de seminários para apresentar uma Análise da Situação dos Direitos das Crianças do Semiárido.  Os eventos acontecem das 9h às 13h nos dias 10, 11 e 12 de novembro em Ouricuri, Salgueiro, Cabrobó e Petrolina, respectivamente.

Os quatro seminários visam apresentar dados relevantes sobre a condição da infância dos municípios envolvidos com o Programa, e discutir soluções que promovam a melhoria da qualidade de vida das crianças de 0 a 5 anos e de suas famílias. Para participar dos eventos foram convidados representantes de ONGs locais, autoridades, poder público e outros setores estratégicos que trabalham ou tomam decisões sobre políticas, programas e serviços voltados para a infância...

Haddad deve ir à Câmara dia 17 dar explicações sobre Enem, diz deputado

O ministro da Educação, Fernando Haddad, deverá comparecer à Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira para prestar esclarecimentos sobre os problemas ocorridos na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A informação é do presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), que disse ter conversado por telefone com Haddad e recebido dele a confirmação sobre a presença no local. ”Ele [Haddad] estará aqui [na Comissão de Educação da Câmara] já na quarta-feira da semana que vem para prestar os esclarecimentos devidos”, informou Vanhoni. Um requerimento que pedia a convocação do ministro à comissão já estava pronto, mas como Haddad se prontificou a ir, o documento não será protocolado. (Folha) ..

Projeto Campo Limpo no Perímetro Irrigado Pedra Branca, no Norte da Bahia

O Perímetro Irrigado Pedra Branca, localizado nos municípios de Curaçá e Abaré, na Bahia, recebeu a edição 2010 do Projeto Campo Limpo, nesta quarta-feira (10), no Centro Administrativo. A campanha de recebimento itinerante, no Norte da Bahia, é realizada em parceria com a Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf) e Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA), e conta com o apoio de diversos órgãos governamentais, empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que atuam nos Perímetros de Irrigação, municípios e revendas associadas à Acavasf.  

Este trabalho tem o objetivo de facilitar a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos utilizados na lavoura por pequenos agricultores, já que a obrigação de devolver é do produtor, prevista em lei federal, que também obriga aos fabricantes à destinação final. No Perímetro Irrigado Pedra Branca, nos últimos dois anos, vem crescendo a adesão dos agricultores familiares às práticas orgânicas devido à política de incentivo da Superintendência Regional da Codevasf. Com isso, de acordo com o chefe da Unidade de Apoio à Produção, Zilton Alves, da Codevasf, em Juazeiro (BA), a expectativa é que o saldo de embalagens na localidade seja menor, a cada ano, devido à diminuição do uso de agrotóxicos...