RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Bairro Nova Esperança realiza gincana cultural

Nesta sexta-feira (26) começa a Gincana Cultural do bairro Nova Esperança que se estende até domingo (28). Este ano a atividade completa seis anos e conta com o maior número de participantes de toda história.

Com o tema O MUNDO ATUAL, a gincana deve abordar este ano nas tarefas propostas, fatos relacionados ao mundo em que vivemos nos dias de hoje e o que se espera dele. A Associação de Desenvolvimento Comunitário do bairro Nova Esperança acredita que o evento agrega cultura, lazer, saúde, motivação pessoal e perseverança...

Representante do Papa confirma visita a Juazeiro

O núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, estará em Juazeiro na próxima terça-feira, dia 30 de agosto. É a primeira vez que o representante do Papa Bento 16 no país virá à cidade. A visita acontece por ocasião das comemorações do Jubileu de Ouro (50 anos) da Diocese de Juazeiro. O Núncio Apostólico se fará presente na Missa de abertura do Novenário de Nossa Senhora das Grotas, na Praça da Catedral, às 19h30.  

Além de Dom Lorenzo, na mesma Celebração Eucarística ainda estarão presentes mais de 20 bispos da Bahia e Sergipe, que fazem parte do Regional Nordeste 3 da CNBB. Os religiosos também irão prestigiar o cinqüentenário da Igreja juazeirense. O bispo diocesano de Juazeiro, Dom José Geraldo da Cruz, espera a presença de um grande número de fiéis na celebração. Para isso lançou uma convocação para os católicos da cidade: “Vamos encher a praça, para acolher os Bispos do Regional NE3, o Núncio Apostólico, que por primeira vez estarão juntos em Juazeiro”, disse. “E, sobretudo, façamos uma linda abertura da Novena da nossa Padroeira”. ..

Por Mirrail Menezes Pascom - Diocese de Juazeiro

Estudantes de Pernambuco conhecem o Mercado do Produtor de Juazeiro

O Mercado do Produtor de Juazeiro periodicamente é visitado por estudantes da área agrícola de todo o Brasil. Ontem (25), 42 alunos dos cursos técnicos em Agricultura e Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus - Vitoria do Santo Antão, visitaram as dependências do entreposto e conheceram de perto a realidade da quarta maior CEASA do país. 

O coordenador de estatística e controle de qualidade do entreposto, Carlonito Dias dos Santos, inicialmente explicou a importância do processo comercial realizado no Mercado. “É um momento oportuno para vivenciar a produção, comercialização e qualificação dos produtos, numa central que chega a comercializar 80 mil toneladas de produtos por mês. Acredito que proporcionar aos estudantes uma integração com o setor produtivo e principalmente informar sobre a importância do entreposto contribuirá muito para a formação desses jovens”, observou. ..

Lene Radina Ascom Seadruma

COLÉGIO POLIVALENTE REALIZA I° COQUETEL CULTURAL

O Colégio Estadual Polivalente Américo Tanuri, localizado no bairro Jardim Universitário em Juazeiro, promove nesta sexta-feira (26), com apoio da Secretaria Estadual de Educação e da Direc-15 (Diretoria Regional de Educação), o seu I° Coquetel Cultural com mostra de ciências e festival anual da canção estudantil. O evento ocorrerá das 14 e 30 às 21 horas, envolvendo toda comunidade estudantil. ..

Mudanças no Sistema Estadual do Meio Ambiente são discutidas em Juazeiro

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Juazeiro, Agnaldo Meira, participou ontem (25) na Casa do Meio Ambiente do município de reunião com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e servidores das regionais para discutir as atribuições das Unidades Regionais no que diz respeito ao licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental. O encontro teve como objetivo informar aos técnicos sobre as principais mudanças ocorridas no Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema), com a fusão do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) para criação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA), além de expor as diretrizes que devem nortear os trabalhos nas Casas de Meio Ambiente para o próximo período. 

Eugênio Spengler afirmou que pretende acompanhar de perto o trabalho desenvolvido em todas as regionais. “Estamos realizando uma discussão com os funcionários em torno das atribuições das regionais a partir da reforma no sistema do Meio Ambiente. Associado a isso, iremos começar a organizar uma agenda mínima de trabalho. No primeiro momento o foco é a questão do licenciamento e da fiscalização, sem desconsiderar que nós vamos aprofundar os processos de elaboração de planos de bacia, enquadramento e cadastro de usuário, além de abrir discussões sobre a cobrança pelo uso da água e a formação de agências de bacia hidrográficas”, assegurou. Durante a reunião foi apresentada aos técnicos a estratégia de integração do sistema de meio ambiente e os desafios que deverão ser enfrentados até o final do ano, como os sistemas de informações, a revisão de normas e procedimentos de licenciamento, fiscalização e da gestão propriamente dita...

Ascom Seadruma

RAIZ E REMIX: PUNKBREGA WANDER WILDNER É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

Há seis anos movimentando a região, o ecletismo tem sido uma das marcas do Raiz e Remix, promovido pela Associação Raízes e Alegria Alegria Produções. Na programação do festival, que acontece nesta sexta e sábado, dias 26 e 27 deste mês, cabe do tradicionalismo forró, passando pelo frevo, maracatu, coco, samba de roda, ciranda até ritmos como o rock, pop e MPB. Para continuar atendendo a proposta do evento, que é fazer um mix do tradicional e do contemporâneo, em 2011, o Parque Municipal Josepha Coelho de Petrolina-PE será palco para o cantor Wander Wildner neste sábado (27).

Verbete obrigatório da enciclopédia virtual do rock brasileiro desde quando era vocalista da banda Os Replicantes nos anos 80, Wander Wildner estreou sua carreira solo em 1996 com o disco “Baladas Sangrentas”, que deu origem ao punkbrega, estilo em que mistura as influencias da jovem guarda com o punkrock, e canções cantadas em “español selvagem”. Meio-hippie-meio-punk-meio-rajneesh, o intérprete do menestrel punkbrega do Rio Grande do Sul, que está no sexto álbum de carreira solo (Caminando y Cantando, inspirado na sua recente andança por Buenos Aires, Montevideo e Berlim), traz, pela primeira vez ao nordeste, seu show completo na companhia dos músicos: Jimi Joe, Arthur de Faria, Mauricio Chaise, Marcelo Scherer, Georgia Branco e Pitchu Ferraz. O Raiz e Remix, já tradicional evento multicultural do Vale do São Francisco, vem na sua sexta edição com a expectativa de reunir mais de 10 mil pessoas por noite...

Clas Comunicação

ESPAÇO DO LEITOR: COMISSÃO DE EMANCIPAÇÃO DO SALITRE LUTA POR PROJETO DE PISCICULTURA

Geraldo José,

Para dirimir dúvidas dos blogueiros incrédulos, estou enviando fotos do canal de aproximação da estação principal do Projeto Salitre que mede aproximadamente 700 metros entre o Rio São Francisco e a estação. Neste trecho será implantado um Projeto de Piscicultura com 90 tanques- rede...

ASTRAIS ENCERRA PROTESTO NESTA SEXTA (26)

O presidente da Astrais (Empresa de Transporte Alternativo de  Sobradinho),  Jailson  Rodrigues   da  Silva,  (foto),  disse  que há quase   vinte dias o pessoal que realiza o transporte de passageiros está sem trabalhar porque a Agerba, empresa que tem a incumbência de fiscalizar o setor de transporte em toda Bahia,  está na BA-210, autuando e multando  todas as vans que fazem a linha Sobradinho a juazeiro.

“Este é o motivo principal do protesto dos carros alternativos que estão realizando o percurso entre as duas cidades, gratuitamente”, explicou. Jailson espera que na terça-feira (30), durante audiência marcada com o vice-governador, Otto Alencar, que tem como intermediário o prefeito Genilson Silva, o problema seja resolvido. (Com informações do radialista Francisco Ferreira)..

MATÉRIA DO BLOG REPERCUTE EM SALVADOR

Repercutiu em Salvador, dia passado, matéria do blog assinada pelo jornalista Ramos Filho, que endossava relatos anteriores sobre a situação estrutural do Corpo de Bombeiros de Juazeiro e no restante da Bahia. Confira matéria veiculada no Bahia Notícias, o mais acessado site de notícias da capital: 

Foto: Blog do Geraldo José

Roda de caminhão
dos bombeiros de Juazeiro se desprende quando transportava outro veículo da corporação

O 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Juazeiro, no norte baiano, tem prestado serviço à população juazeirense graças à mãozinha dos colegas da vizinha Petrolina, em Pernambuco. De acordo com o blog do Geraldo José, um grave acidente na BR-407, próximo ao município, e o suicídio de um jovem que se atirou da cobertura de um hotel nesta semana, precisou da colaboração e uso de equipamentos dos pernambucanos. Ainda segundo o site local, a situação de sucateamento do Corpo de Bombeiros de Juazeiro é vista nas ruas da cidade com o desfile das viaturas em péssimo estado de conservação, além da falta equipamentos essenciais de segurança. Com uma população de quase 200 mil habitantes, os munícipes contam com um efetivo de 103 homens, que se divide no atendimento também com a vizinha Senhor do Bonfim, a qual tem uma população de pouco mais de 74 mil moradores. Ainda segundo o blog, a última vez que a instituição recebeu a devida atenção dos governantes estaduais foi há 30 anos.

..

Prefeitura de Petrolina melhora estradas do interior

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Petrolina (SDR) está executando melhorias nas estradas que ligam o povoado de Capim ao Projeto Maria Tereza. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Raimundo Nonato, essa medida trata-se de uma reivindicação antiga dos produtores daquela área. “A estrada não permitia a passagem de veículos por ser estreita e cheia de curvas”, explicou. 

Para sanar os problemas, a equipe da SDR alargou o percurso ao longo da estrada, permitindo assim um melhor acesso para escoamento da produção, facilitando a logística local, além de encurtar a distância entre as localidades já citadas. “Com essa ação, oferecemos condições de comercialização dos produtos agrícolas para Petrolina e outros centros”, concluiu o secretário Raimundo Nonato...

Lidiane Souza Secom PMP Foto: Arquivo PMP

Cantor da região faz show em Brasília

O Cantor e compositor Valtinho, com Jagunço na percussão, foram atrações em show realizado em Brasília, no último final de semana. O músico Valtinho, filho de Poço de Fora, em Curaçá, mas radicado há muitos anos em Juazeiro, retornou da capital federal bastante feliz com a repercussão e aceitação do seu trabalho e com propostas de voltar para outros shows em Brasília e em São Paulo. De volta a realidade, o cantor cumpre agenda em Juazeiro e Petrolina neste final de semana. ..

Capacitação e crescimento profissional marcam abertura do XV Congresso de Odontologia do V.S.F

Na noite desta quarta-feira (24), foi aberta oficialmente a décima quinta edição do Congresso de Odontologia do Vale do São Francisco, no Sest/Senat de Petrolina-PE.  A solenidade contou com as presenças do prefeito de Petrolina, em exercício, Domingos Sávio, da secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta, do representante da Associação Brasileira de Odontologia - Pernambuco, Fernando Tavares, do presidente da ABO - Regional Petrolina, César Durando, representante do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco – CRO-PE, Carlos Canto, do presidente do XV Congresso de Odontologia, João Paulo Lócio e de um grande número de cirurgiões-dentistas,estudantes e atendentes de consultórios. 

Durante a abertura, o presidente do Congresso, João Paulo Lócio, agradeceu aos parceiros, patrocinadores e congressistas e evidenciou seu contentamento em presidir o encontro que agrega e capacita os profissionais da região. “Todos que estão aqui tem o mesmo objetivo: se aperfeiçoar para dar o melhor aos seus pacientes”. Em consonância com João Paulo, o representante da ABO Pernambuco, Fernando Tavares, frisou a importância da capacitação. “Todo profissional tem que buscar novos conhecimentos, estar em dia com as atualizações da área e se especializar. E este é um dos objetivos de estarmos aqui”, afirmou. ..

Prefeito inaugura rua e visita canteiro de obras do 1º hipermercado de Juazeiro

Na manhã desta quinta-feira (25), o prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho inaugurou a pavimentação da rua Portugal, e em seguida visitou o canteiro de obras do Hipermercado GBarbosa, no bairro Maria Gorete. Durante a solenidade o prefeito agradeceu a parceria do Grupo G Barbosa, que possibilitou a pavimentação em paralelo da rua ao lado do hipermercado, e destacou a importância do empreendimento para o município.

“Esta parceria pública e privada vai fortalecer a região central, além de gerar emprego e renda para o município. O nosso governo tem trabalhado no desenvolvimento integrado, toda esta área do entorno será beneficiada por este grandioso investimento”, ressaltou Isaac. Ele ainda informou que estará em São Paulo hoje e amanhã (26), juntamente com o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Neiva, reunidos com empresários que pretendem investir em Juazeiro. “O governo Isaac acredita no potencial do nosso município, por isso, nós secretários estamos trabalhando em conjunto para trazer grandes investimentos e promover cada dia mais o desenvolvimento da nossa cidade”, disse Carlos Neiva...

Por Emanuelle Lustosa-Sedur

Conferência discutiu avanços nas políticas públicas para a mulher em Juazeiro

A 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, realizada nesta quarta-feira (24), no prédio da 1ª Igreja Batista, reuniu cerca de 600 representantes de diversas instituições que compõem o movimento de defesa dos direitos da mulher. Antes da abertura oficial, a gestora de políticas para a mulher da Seiasc, Marli Carvalho, fez a leitura para discussão e aprovação do Regimento pela plenária, composta pelas delegadas, militantes e também por autoridades civis e militares. Em seguida aconteceu a solenidade de abertura com a composição da mesa e execução dos Hinos Nacional e do Município.

O secretário de Igualdade, Assistência Social e Cultura, Crisóstomo Lima (Zó), deu as boas vindas às participantes e falou do compromisso do Governo Isaac Carvalho com a causa e a luta da mulher, destacando o CIAM como um grande exemplo da atuação governamental no sentido de oferecer todo o apoio necessário ao resgate da autoestima e à ressocialização das mulheres vítimas de violência. “Além do atendimento psicossocial o CIAM oferece ainda cursos profissionalizantes que contribuem para capacitar a mulher a entrar no mercado de trabalho e adquirir a sua independência financeira, cortando assim o laço de total dependência do companheiro agressor”, ressaltou...

Luiz Hélio/Ascom Seiasc

Pessoas com deficiência têm um dia voltado para prestação de serviços e cultura em Petrolina

Mostras de artes, pinturas, artesanatos, realização de oficinas e disposições de serviços, fizeram parte da 11ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência que atraiu vários participantes durante todo o dia de ontem (24), na Praça Dom Malan. Com a temática “A inclusão social das Pessoas com Deficiência”, a ação teve como objetivo sensibilizar a população de Petrolina e da região do São Francisco quanto ao acesso à cultura para as pessoas com deficiência, bem como tornar as ações municipais conhecidas à população. O evento, em Petrolina, é uma promoção da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Acessibilidade, em parceria com Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência.

De acordo com o Secretário Municipal de Acessibilidade, Marcos Souza Conceição, a população de Petrolina vem se aproximando mais aos eventos voltados para pessoas com deficiência. “A comunidade está mais participativa, isso é fruto da implantação da Secretaria Municipal de Acessibilidade que permitiu à população ver a pessoa com deficiência como um cidadão produtivo que vota, paga imposto, trabalha e garante o seu próprio sustento”, declarou...

Texto: Cíntia Sacramento Foto: Patrícia Telles/ Secom PMP

Evento reúne apresentação do NEPEC-SAB e o lançamento do livro “Letras e Chão”

Acontecerá no dia 1º de setembro a apresentação do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada com o Semiárido Brasileiro (NEPEC-SAB), que busca contribuir para o desenvolvimento do Semiárido Baiano, um espaço de estudo, reflexão e pesquisas com ênfase em práticas educativas e organizacionais, compreendendo as problemáticas e as potencialidades da região. Juntamente com á apresentação do NEPEC-SAB será lançado o livro ‘Letras e Chão’, sendo este uma reunião de dois artigos das autoras Maisa Antunes e Tarcila Oliveiracom os títulos ‘Os livros didáticos, conhecendo o semiárido 1 e 2 - uma experiência’ e ‘Uma abordagem dos livros didáticos conhecendo o semiárido 1 e 2 como tecnologia social’. 

A obra aborda os conhecimentos e aprendizados adquiridos na produção do livro didático já citado, e porque classificá-lo como uma tecnologia social. A publicação é o resultado de pesquisas realizadas em torno da Educação Contextualizada no Semiárido, fortalecendo os estudos realizados pelo NEPEC-SAB. Letras e Chãopermite uma leitura crítica e desmistifica do Semiárido, mostrando a Educação Contextualizada como parte do processo educativo, permitindo a compreensão de que o Semiárido faz parte do mundo e o mundo também se faz presente no Semiárido, concepção decorrente de vivências e experiências compartilhadas. ..

Lorena Santiago

Aberto Processo Seletivo para Professor do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim

O Instituto Federal Baiano, Campus Senhor Bonfim abre processo seletivo para Professor Substituto. Confira na tabela abaixo, a área de atuação e a habilitação mínima requerida:

 ..

ESPAÇO DO LEITOR: USUÁRIO RECLAMA MELHORIA NOS TRANSPORTES COLETIVOS EM JUAZEIRO

Geraldo José,

Moro no bairro D José Rodrigues, e o que vou falar pode parecer um certo "bairrismo" mas, na verdade é apenas a minha leiga visão das coisas referentes ao transporte coletivo em nossa cidade...

Imagem Ilustrativa Google

AUDIÊNCIA ENTRE VICE-GOVERNADOR OTTO ALENCAR E DIRIGENTES DA ASTRAIS FOI ADIADA PARA TERÇA (30)

A reunião marcada para esta quarta-feira (24), entre os representantes da Astrais (Empresa  de  Transporte  Alternativo  de  Sobradinho)  e o vice- governador Otto Alencar foi adiada para terça-feira, (30), referida   audiência está sendo intermediada pelo deputado Roberto Carlos. Os topiqueiros pararam as suas atividades dia 18 de agosto. Segundo informações do presidente da Astrais, Jailson  Rodrigues,  os  transportes  alternativos vão funcionar gratuitamente desta quinta-feira (25), até às 17 horas de amanhã, sexta-feira, (26). (Com informações do radialista Francisco Ferreira) ..

CAMPUS OURICURI DO IF SERTÃO-PE COMEMORA PRIMEIRO ANIVERSÁRIO

Acontece neste dia 25 de agosto de 2011, a solenidade e a festa de aniversário de um ano do Campus Ouricuri do IF Sertão-PE. O Campus, cuja solenidade de instalação dos trabalhos pedagógicos e administrativos ocorrera em 16 de agosto de 2010, conta hoje com cerca de 380 estudantes e 53 servidores, entre técnicos administrativos em educação e professores.

O Campus Ouricuri oferece, atualmente, dois cursos na modalidade Técnico-Subsequente (Agropecuária e Edificações), um curso de nível Superior (Licenciatura Plena em Química), três cursos na modalidade Médio Integrado (Agropecuária, Edificações e Informática), além um curso Médio Integrado Proeja (Agroindústria). A Direção Geral do Campus é do professor Adalberto Pinheiro, a chefia do Departamento de Ensino, de Maria das Neves de Almeida e a Chefia do Departamento de Administrativa e Planejamento de Breno Eliésio de Souza e Silva...

Público recorde no primeiro dia da Feira Integrada das Profissões

Quase dois mil estudantes das cidades de Petrolina, Juazeiro e municípios vizinhos compareceram dia (23) ao Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no campus Juazeiro. A movimentação no local foi o resultado do primeiro dia de atividades da Feira Integrada das Profissões 2011, realizada, conjuntamente, pela Univasf e mais quatro instituições de ensino superior, tecnológico e técnico da região. Além de estandes com informações sobre a Univasf, UPE, Uneb, Facape, IF Sertão/PE, que promovem o evento, o público assistiu as palestras ministradas por docentes de diversas áreas. Até esta quinta-feira (25) serão apresentados 51 cursos.

Para o pró-reitor de Integração da Univasf, professor Deranor de Oliveira, a aglutinação das universidades fez com que a Feira Integrada das Profissões se tornasse um evento grandioso, prova disso, segundo ele, foi o número de visitantes já na estreia, superando as expectativas iniciais de público. “Estimávamos receber 1.500 alunos diários, distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite, mas, apenas nesse primeiro dia tivemos mais do que essa quantidade. Com a boa procura, percebemos que acertamos na realização do evento e como estes jovens estavam carentes dessas informações”, ressalta Deranor.

Na avaliação da psicóloga do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Izabel Vasconcelos, o evento contribui muito no processo decisório do campo de trabalho. “Hoje nós temos jovens que escolhem muito cedo a carreira, e numa fase muito difícil que é a adolescência. A feira ajuda, porque traz informações sobre as profissões, cursos, grade curricular, e aqui o aluno, acaba tendo mais consciência do que ele vai encontrar na universidade”, disse Izabel. Para o pré-vestibulando, Renan de Luna, 19 anos, o evento é uma ótima oportunidade para conhecer bem as profissões antes de fazer uma escolha definitiva da carreira. “Na feira, a gente conhece um pouco de cada curso, tem noção do que você vai fazer quando ingressar na universidade”, conta Renan. As palestras começam às 8h com programação nos três turnos. Hoje, (25), último dia do evento, serão apresentados os cursos de Administração, Direito, Comércio Exterior, Turismo, Comunicação Social, entre outros de graduação. Também haverá palestras sobre cursos do Ensino Médio Integrado. Os estandes permanecerão abertos para visitação pública. ..

Secretário se reúne com técnicos das Unidades Regionais de Juazeiro, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, estará em Juazeiro, nesta quinta-feira (25). Na ocasião, a partir das 9 h, será realizado na Casa do Meio Ambiente do município, um encontro com os servidores das regionais para discutir tema referente às atribuições das Unidades Regionais no que diz respeito ao licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental. 

Spengler conta que o encontro visa informar aos técnicos sobre as principais mudanças ocorridas no Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema), com a fusão do Ima e Ingá para criação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), além de expor as diretrizes que devem nortear os trabalhos nas Casas de Meio Ambiente para o próximo período. “O fortalecimento institucional e das políticas de meio ambiente e recursos hídricos é o principal motivo. Queremos acompanhar de perto o trabalho desenvolvido em todas as regionais”, destacou.

Reestruturação –- Com a aprovação e sanção da Lei nº. 12.212, que unifica o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), no dia 04 de maio, as Unidades Regionais também sofrerão alterações. Elas serão reestruturadas e funcionarão como unidades avançadas do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), realizando atividades de fiscalização, controle florestal, licenciamento e gestão de Unidades de Conservação (UCs). ..

Foto: Manu Dias Agecom