RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Acervo Fotográfico bonfinense corre risco de desaparecer

O senhor Antônio Rocha – popularmente conhecido Tonho Alfaiate, 66 anos, trabalha na rua Francisco Vital no centro de Senhor do Bonfim-BA desde 1972, possui um dos arquivos fotográficos dos mais importantes e ricos do município. O local onde as fotos estão expostas encontra-se em decadência, tomado pelo cupim, com mofo e infiltrações nas paredes. No acervo fotográfico existem registros de diversos políticos importantes como: Jonas Costa, Cândido Augusto, Zé Leite, Dr. Valfredo Gonçalves, personalidades bonfinenses, mocinhos e bandidos de filmes de Cowboy. Nas fotografias podemos encontrar personalidades bonfinenses: Oliveiro Ribeiro de Oliveira – Antártica, Castor Xisto, Mauro Coelho, Book Jones e Pedro Amorim, Bôbô entre outros. "Por isso população bonfinense, estamos iniciando a campanha de reforma deste espaço, acredito que depois desta matéria, conhecidos e amigos de Tonho Alfaiate ficarão sensibilizados e irão contribuir mantendo viva a história em nosso município e dos personagens que contribuíram para o crescimento de nossa, Senhor do Bonfim" diz Pedro Castor Xisto. (Texto e Fotos de Pedro Castor Xisto) ..

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 63 milhões na quarta-feira

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.314 da Mega-Sena, sorteadas na noite deste sábado, e o prêmio acumulou. Segundo estimativa da Caixa Econômica Federal, o próximo concurso, que será realizado na quarta-feira (31), pode pagar R$ 63 milhões.

Os números sorteados em Paraguaçu (MG) foram: 38 - 42 - 44 - 52 - 58 - 60...

Jubileu diocesano: “50 anos de missão à serviço da vida”

Pe. Gilvan Régio Nunes*

No dia 21 de julho de 2012, a Diocese de Juazeiro comemorará seu jubileu de ouro. Para celebrar esse momento, o bispo diocesano, Dom José Geraldo, convocou os padres, os religiosos, as pastorais, os movimentos, as comunidades, os serviços e os grupos organizados. Por isso, de 21 de junho deste ano até lá, a Diocese vive o ano jubilar, cujo tema é “50 anos de missão à serviço da vida”. Neste contexto, estão inseridas a vinda do Núncio Apostólico à Juazeiro (BA) e a realização da Assembléia dos bispos dos Estados da Bahia e Sergipe em nossa região...

SAAE/JUAZEIRO melhora atendimento no setor de esgoto

Por meio de email enviado ao blog o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Juazeiro – SAAE comunica a todos os usuários que para o atendimento no setor de esgoto é necessário apresentar/informar o número da matrícula, que consta no recibo de água para que a reclamação possa ser registrada no sistema e assim, encaminhada aos departamentos responsáveis. O órgão também disponibiliza atendimento ao público aos sábados e domingos das 8 às 12 horas. Os telefones para contatos são: (74) 3612-5838/ 3613-0659. (Ascom SAAE) ..

Juazeiro encerra ciclo de conferências regionais de emprego e trabalho decente

Na próxima terça-feira (dia 30), o município de Juazeiro, no Norte baiano, encerra o ciclo das cinco Conferências Regionais de Emprego e Trabalho Decente convocadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e realizada com o apoio da Prefeitura municipal de Juazeiro através de suas secretarias.  Aberta ao público, a plenária que contará com a Presença do Sr. Nilton Vasconcelos Secretário do Trabalho Emprego Renda e Esporte do Estado da Bahia, será realizada na Universidade do Estado da Bahia UNEB, na Avenida Edgar Chastinet, bairro São Geraldo, das 07:00 as 17:00 horas.
 
Serão debatidas questões relativas aos princípios e aos direitos do trabalho, a proteção social dos trabalhadores, o sistema público de emprego, a geração de mais e melhores empregos com igualdade de oportunidades e tratamento, erradicação do trabalho escravo e do trabalho infantil em suas piores formas, o fortalecimento dos atores tripartites (trabalhadores, governo e empregadores), e o diálogo social como um instrumento de governabilidade democrática.
 
As propostas elaboradas no encontro subsidiarão a III Conferência Estadual, que acontece em Salvador, nos dias 22 e 23 de setembro, e a 1ª Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente (CNETD), de 2 a 4 maio de 2012, em Brasília, que tem por finalidade a promoção de um amplo debate no território nacional, envolvendo a temática das políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social.
 
A expectativa da SETRE e da Prefeitura Municipal de Juazeiro é que compareçam trabalhadores, empregadores, representantes de poder público e da sociedade civil organizada  dos municípios, que integram os Territórios de Identidade do Sertão do São Francisco, Semi-árido Nordeste II, Itaparica e Piemonte Norte do Itapicuru. Trabalho decente: O conceito de trabalho decente foi desenvolvido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) ainda nos anos 1990, no contexto de crise mundial do emprego, com um número exorbitante de taxa de desemprego, em todos os países, especialmente nos países centrais. A ideia de trabalho decente é um trabalho realizado em condições adequadas de saúde, segurança, liberdade e com remuneração digna. ..

Informações da Ascom/Setre

10ª Ação Cidadania do Jardim Primavera será realizada neste domingo (28)

A comunidade de Jardim Primavera receberá neste domingo (28), das 9 às 13h, a 10ª Ação Cidadania “Gente em Ação”. A iniciativa é uma realização da Escola Municipal Mandacaru, e conta com o apoio das Secretarias de Educação e Esportes de Juazeiro; Saúde; Igualdade, Assistência Social e Cultura. São parceiras do evento as escolas Caxangá e Tiradentes; Associação de Moradores; Agrovale; SENAC; SENAI; SESI; IRPAA; Polícia Militar; Exército; Corpo de Bombeiros; SAC; UNEB; entre outros.
 
Com o foco na saúde serão disponibilizados inúmeros serviços à população, como vacinação; aferição de pressão e taxa de glicose; aplicação de flúor e distribuição de escovas e pastas de dente, além de outros serviços odontológicos; consultas e exames; tudo realizado no Posto de Saúde que fica ao lado da escola Mandacaru. Um consultório móvel da Clínica de Olhos oferecerá consultas oftalmológicas. Além disso, nutricionistas e profissionais de Educação Física estarão indicando a medida certa para cada pessoa.
 
Também serão disponibilizados serviços sociais como corte e cabelo; palestras sobre segurança do trabalho; oficinas de pintura e artesanato; cadastramento para emissão de carteira de trabalho, cédula de identidade e adesão ao Bolsa Família; como também orientações jurídicas que serão repassadas por estudantes da UNEB. Exército e Corpo de Bombeiros falarão sobre a importância de preservar o meio ambiente, e sobre as principais características da caatinga. Agrovale e UNEB doarão mudas frutíferas e nativas. ..

Ascom PMJ

O RIO QUE PASSA NA MINHA VIDA (TODO MUNDO TEM DIREITO DE SONHAR)

Amigo Geraldo,

Tudo em paz? Parabéns pelo novo formato do blog e dizer que o mesmo é sem sombra de dúvidas o melhor termômetro da política de Juazeiro e região.

Ilustre, estou lhe passando um artigo e duas fotos, de um material divulgado esta semana, lá na Associação de Mulheres Rendeiras de Petrolina, o qual retrata o tema de exploração sexual de crianças e mulheres. O vídeo foi produzido por uma amiga italiana que é educadora e tem relevantes trabalhos em nossa região.

Forte abraço.

Atenciosamente,

Luciano Lustosa Maia

O RIO QUE PASSA NA MINHA VIDA (TODO MUNDO TEM DIREITO DE SONHAR) Por Francesca Menegon..

Saúde leva serviços gratuitos para festejar os 24 anos do Antônio Guilhermino

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e a Associação de Moradores do bairro Antônio Guilhermino comemoraram ontem (26) e hoje (27), o aniversário de 24 anos do bairro. O evento aconteceu no Clube de Amigos. A festa começou com a homenagem da banda do 3º BPM, sendo servido logo em seguida um café da manhã saudável.  Também foram oferecidos a comunidade atendimentos de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia, vacinação, distribuição de preservativos e orientações para os hipertensos e diabéticos, com o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC).  

Para a presidente da Associação de Moradores do Bairro, Maria do Carmo da Silva o dia foi muito importante porque o bairro tem muito o que comemorar. “Hoje é um dia muito feliz porque o bairro está crescendo, principalmente na saúde, que nos últimos dois anos avançou e melhorou os atendimentos. Hoje a população encontra médico com muito mais facilidade e por isso estamos festejando com todos”, disse satisfeita.  Para o enfermeiro da Unidade de Saúde do bairro, Gustavo Monteiro, a ação teve como objetivo, além de comemorar a data, aproveitar para chamar atenção das pessoas para alguns cuidados com a saúde.  Neste sábado, foram realizadas atividades educativas na área de Saúde Bucal, como higienização da boca e escovação, na Avenida Raimundo Rodrigues...

Ascom Sesau

Projeto pode facilitar punição de motorista embriagado

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) deve votar na quarta-feira (31) projeto que torna crime dirigir sob o efeito de qualquer concentração de álcool ou substância psicoativa no sangue. Atualmente, a lei pune o condutor que dirija com mais de 6 decigramas por litro de sangue, o que dificulta a punição caso o motorista se recuse a fazer o exame de sangue ou o teste do bafômetro.

Na justificativa do PLS 48/11, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) cita entendimento recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que o motorista não pode ser incriminado caso se recuse a fazer o teste do bafômetro porque ninguém é obrigado a produzir prova contra si. Assim, mesmo que exame clínico aponte a embriaguez, fica impossível medir o teor de álcool no sangue, que é um elemento essencial do crime...

Agência Senado Foto: Guilherme Santos Brigada Militar/RS

Casa Nova realiza a II Conferência Municipal de Cultura

A prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, promove, neste domingo (28), a 2ª Conferência Municipal de Cultura, com o tema: Planejar é preciso, o evento tem como objetivo, incentivar e apoiar o desenvolvimento sustentável do Turismo e a Cultura do Município. 

O evento vai reunir comunidade, pensadores, agentes e produtores culturais, para discutir e pensar os rumos da cultura sócio-cultural feita hoje na cidade, seus impasses e peculiaridades, em toda a sua diversidade de experiências. 

A 2ª Conferência vem afirmar as realizações e conquistas culturais de Casa Nova. “Vem também debater a gestão pública em andamento no setor, que potencializou as muitas vocações desta cidade, reconhecida como centro produtor do turismo e irradiador de cultura. Será um dia de palestras, apresentações culturais e debates”, disse o secretário municipal de Turismo, Itamar Rocha...

MP recomenda novas medidas para utilização de lan houses por crianças e adolescentes

Para evitar a exposição prolongada de crianças e adolescentes a jogos eletrônicos e ao uso inadequado da internet, que podem estimular a violência e comprometer o rendimento escolar, bem como torná-los alvo de crimes cibernéticos, o Ministério Público do Estado da Bahia expediu uma recomendação para as chamadas “lan houses” dos municípios de Barra da Estiva, Ibicoara e Mucugê. De acordo com o documento, proposto pelo promotor de Justiça Paulo César de Azevedo, os estabelecimentos que disponibilizam jogos eletrônicos ou equivalentes só devem permitir o acesso de menores de dez anos na presença dos pais ou responsáveis legais, que deverão acompanhar a criança durante todo o tempo de permanência no estabelecimento. Para as crianças a partir dos dez anos a entrada e permanência só deverá ser permitida mediante apresentação de autorização por escrito dos pais ou responsáveis, entre 7h e 19h.

Levando em conta o aumento da frequência de crianças e adolescentes às lan houses e casa de diversão com jogos eletrônicos, e considerando o recebimento de informações fornecidas pelos Conselhos Tutelares de que os estabelecimentos estão descumprindo as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o MP recomendou que os estabelecimentos passem a registrar em livro próprio de presença o número de identificação do menor e de seu responsável, o período de permanência e também a identificação da máquina de vídeo game ou computador utilizado, bem como anexar a autorização, que deve ficar retida. Para crianças e adolescentes trajando uniforme escolar, só deve ser permitido o acesso em companhia dos pais ou responsáveis.

As medidas recomendadas visam garantir, segundo o promotor, que estabelecimentos que disponibilizam jogos eletrônicos ou equivalentes cumpram as determinações do ECA, com por exemplo o bloqueio ao acesso a conteúdos pornográficos obscenos ou inadequados à faixa etária e a proibição da venda de produtos que possam causar dependência física ou química, como álcool e cigarro. A recomendação também prevê que seja proibido o acesso de menores em estabelecimentos que ofereçam jogos de azar ou jogos de aposta. Ainda de acordo com o documento, a partir do dia 12 de setembro todas as lan houses deverão afixar em seus estabelecimentos, em local visível e de grande circulação, a seguinte mensagem: “É proibida a entrada de crianças menores de 10 anos, desacompanhadas dos pais ou de responsáveis; a permanência de crianças com 10 anos ou mais e de adolescentes deve ser autorizada, por escrito, pelos pais ou responsável. Somente é permitida a presença de crianças e adolescentes, desacompanhadas de seus pais ou responsável, no horário compreendido entre 7 e 19 horas”. ..

Fonte: MP-BA

LIXÃO NO CENTRO DE JUAZEIRO

Área próxima ao pátio da feira livre no Alto da Maravilha, ao lado da banca, está se tornando um novo lixão no centro de Juazeiro.

Restos de material de construção, galhos de árvores, entulhos e até um sofá formam a cena lamentável que dá um tom de descaso por parte do setor de limpeza da prefeitura municipal...

Bahia sai na frente e terá lei obrigando a adição de fécula de mandioca na produção de pães‏

Exatamente um ano depois de ter debatido o assunto com os secretários de Agricultura do Recôncavo baiano, durante a VI Expomandioca, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, divulgou uma notícia comemorada por todos os elos da cadeia. “Já está tramitando na Assembléia Legislativa um projeto de lei obrigando a adição de 10% de fécula de mandioca na farinha de trigo para produção de pães e massas”.

Proposto pela Câmara Setorial da Mandioca e pela Seagri, com sustentação técnica elaborada por especialistas da Embrapa, o projeto foi apresentado na AL pelo deputado estadual Mário Negromonte Júnior. A Bahia é o terceiro maior produtor nacional de mandioca, perdendo apenas para o Pará e Paraná.Um dos maiores eventos do País e que mostra a força da cultura, a 7ª Expomandioca reúne milhares de milhares de pessoas e lideranças do setor...

Ascom Seagri Foto: Heckel Junior

PONTILHÃO DA ORLA ESTARÁ LIBERADO A PARTIR DESTE DOMINGO (28)

A Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) de Juazeiro, através da Gerência de Supervisão de Fiscalização de Trânsito, enviou email ao blog informando que a partir deste domingo (28), o tráfego no Pontilhão da Orla estará liberado somente para veículos com altura máxima de 2,20m. A área estava sendo utilizada como canteiro de obras da Arteleste durante a duplicação da Ponte Presidente Dutra e na construção das rampas. A empresa na tarde desta sexta-feira (26) efetuou a limpeza da área que vai servir para os condutores da orla que tem como destino o bairro Santo Antonio. ..

Profissionais do HRJ recebem curso de Acolhimento com Classificação de Risco

Com o intuito de colaborar com o aperfeiçoamento dos seus profissionais, está sendo realizado no Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP) o curso Acolhimento com Classificação de Risco, ministrado pela enfermeira da Pró-Saúde, Beatriz Fernandes Rosa. O curso, iniciado ontem (26) prossegue durante todo dia deste sábado (27) , no auditório da própria unidade de saúde, e conta com a presença de médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais do HRJ e do HDM.

Durante o encontro, estão sendo debatidos temas como Classificação de Risco, Programas de Saúde, Triagem e Humanização, visando melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados pelas unidades administradas pelo IMIP. Além disso, o treinamento visa trazer esclarecimentos sobre a Política Nacional de Humanização e Acolhimento, implantada no Brasil desde maio de 2000 com o objetivo de aprimorar as relações entre funcionários/pacientes, otimizando os serviços ofertados pelas unidades ligadas ao SUS...

Ascom HRJ

O mundo e o tempo

Mário Pires (*) 

Quanto vale seu tempo? Acordamos a cada dia como se não tivesses dormido. Como se tivéssemos tirado apenas um cochilo e voltamos a toda uma rotina profissional. Colocando o trabalho, quase sempre, em primeiro lugar. E assim, esquecemos de viver, de estar com pessoas queridas, sejam amigos, familiares e ou parentes...

Congrefor: Inscrições pela internet vão até segunda-feira (29)

Encerram na próxima segunda-feira (29) as inscrições online para o I Congresso do Vale do São Francisco de Formação para o SUS (I Congrefor), que será realizado entre os dias 1 e 3 de setembro no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus Juazeiro. As inscrições também podem ser feitas presencialmente, no dia do evento.

Até 29 de agosto o valor da taxa é de R$ 40,00 para estudantes; R$ 30,00 para técnicos e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e R$ 80,00 para profissionais de nível superior. Após esta data, os valores serão, respectivamente, R$ 60,00, R$ 50,00 e R$ 100,00. Os procedimentos para inscrição podem ser consultados na página do congresso (link abaixo).

Com o tema “PET-Saúde como estratégia de fortalecimento e formação para o SUS”, o I Congrefor objetiva estimular debates e trocas de experiências relativas aos atuais dispositivos formativos para o Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase no Programa de Educação para o trabalho (PET-Saúde). A programação inclui conferências, apresentações de trabalhos científicos, debates e discussões relativas ao programa, intituladas “cirandas petianas”. (Por Juliane Peixinho Ascom)  ..

Sobradinho: Prefeitura realiza V Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Econômico - SASE em parceira com o Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS estará promovendo no auditório da Câmara Municipal de Vereadores na próxima segunda-feira (29), a partir das 14h e dia (30), das 08h até as 17h, a V Conferência Municipal de Assistência Social com o tema: “Consolidar o Suas e valorizar seus trabalhadores”.

Para a Secretária de Ação Social, Marizalva Ribeiro, a Conferência será um momento de discussão, levantamento de propostas e deliberação de sugestões que visarão ao fortalecimento da Assistência Social no município. “Nosso objetivo é disponibilizar espaço adequado para que o poder público e a sociedade civil possam discutir e lançar propostas que contribuam para o aprimoramento da Política Municipal de Assistência Social de Sobradinho”, diz...

Thalita Bezerra/ Ascom

Casa Nova realiza Show Gospel em 7 de setembro

A música sempre esteve atrelada aos grandes movimentos sociais, sendo utilizada como bandeira de diversas gerações. Ela representa emoção e atrai multidão de pessoas, que se misturam independente de seu credo, classe social ou nível cultural. Dessa forma, a prefeitura de Casa Nova, trará para a consciência dos jovens à importância do engajamento da sociedade nas questões sociais e culturais por meio do evento Gospel, no dia 7 de setembro. 

O projeto envolve um mega show com os principais nomes da música gospel. Será uma noite de muita festa, louvor e adoração onde passarão pelo palco, Kleber Lucas e Armando Filho. Durante o evento, que irá trazer algo diferente para os casanovenses, serão montados stands das igrejas evangélicas do município. O prefeito, Orlando Xavier diz que o Show Gospel é “uma opção musical diferenciada, que traz como pano de fundo a paz, o amor, a disponibilidade de todas as denominações estarem unidas em oração em prol da cidade”. A primeira edição do evento acontecerá no Pátio de eventos da cidade, a partir das 19 horas...

Lidiane Cavalcante Ascom PMCN

Prefeitura de Petrolina recorre na justiça para impedir aumento na tarifa de ônibus

Com o anúncio, na última segunda-feira (22), sobre o aumento na tarifa de ônibus que fazem as linhas interbairros em Petrolina/PE, e interestadual Petrolina-Juazeiro/BA, a Prefeitura Municipal de Petrolina recorreu ao Tribunal de Justiça para impedir o reajuste nas passagens de ônibus propostas pelas empresas de transportes coletivos.

Segundo o Procurador do Município, Bel. Alexandre Torres, depois de intimado no dia 05 de agosto sobre a decisão de concessão da liminar pela justiça local, o município teria um prazo de 60 dias para apresentar defesa, mas respondeu à intimação no dia 15 de agosto argumentando sobre a legitimidade do Setranvasf – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros do Vale do São Francisco em impetrar a liminar para o aumento. A Justiça deferiu a liminar, propondo um índice menor como cautela.

“A Procuradoria Geral do Município entrou com um pedido de suspensão da liminar, no Tribunal de Justiça de Pernambuco pedindo suspensão do aumento, sem que haja uma perícia para avaliar os índices da tabela e os valores propostos pelas empresas. Também no nosso entendimento se comprovado que a cobrança é excessiva, não há como ressarcir a população e esta será a maior prejudicada”, afirmou Alexandre Torres.

O procurador também enfatizou que a Prefeitura agiu com rapidez na ação movida para suspender a liminar de concessão. “Foram somente 12 dias para que a Prefeitura movesse a ação. Estamos aguardando agora a decisão do Tribunal de Justiça que deve sair nos próximos dias”, informou Torres. Na última semana, a população se manifestou depois que foram colados cartazes nos ônibus, anunciando o aumento da passagem. Os valores passam de R$ 2,10 para R$ 2,25 (Intermunicipal) e de R$ 2,20 para R$ 2,35 (Interestadual - Juazeiro / Petrolina). Os valores começaram a vigorar desde a última terça-feira (23). ..

Iana Lima Secom PMP

Inscrições abertas para o Processo Seletivo 2012 do IFBA

Os interessados em concorrer a uma das 7.435 vagas para os cursos gratuitos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA (ex-Cefet) têm até o dia 23 de setembro para se inscrever no Processo Seletivo 2012, através do site www.selecao.ifba.edu.br

O Instituto está presente na capital e no interior do estado, somando 16 campi e cinco núcleos avançados, incluindo os novos campi de Feira de Santana e Seabra, e o núcleo avançado de Salinas da Margarida, ligado ao campus Salvador...

Ascom

Cultivo do maracujá do mato pode gerar renda para os produtores do

Tendências de mercado como o consumo de produtos naturais e de sabor exótico tornam o maracujá-do-mato (Passiflora cincinnata Mast.) alternativa de cultivo para a agricultura familiar. Capaz de produzir bem no ambiente quente e seco, e nos mais diversos tipos de solo da região, esta frutífera nativa ganhou uma área de demonstração na Feira SemiáridoShow. Para o pesquisador Francisco Pinheiro de Araújo, da Embrapa Semiárido, é de espécies com estas características que os pequenos produtores das áreas rurais do Nordeste podem vir a constituir uma estratégia comercial importante: com base nos recursos vegetais da região, desenvolver uma fruticultura em condições de sequeiro.

Atualmente, o aproveitamento da espécie é marcado pelo extrativismo e a subsistência. Mas, afirma Pinheiro Araújo, a fruta tem potencial para se valorizar no mercado, de forma particular se integrada às atividades de pequenas indústrias de beneficiamento e processamento dos frutos em doces, geleias, mousse e sucos. A experiência de processamento dessa fruta pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) gera renda para 350 famílias associadas e contribui para fortalecer a agricultura familiar da região. Parte do produto processado na forma de geleia é exportada para Alemanha e Itália, e também é consumida na merenda escolar dos municípios onde é produzido, na Bahia...

Ascom