RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Prefeitura de Petrolina realiza I Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres

Com o tema “Construção da igualdade de gênero e erradicação da extrema pobreza das mulheres”, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal da Mulher e do Conselho Municipal da Mulher, realizou entre os dias 30 e 31 de agosto, a I Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, no auditório do Senai, em Petrolina. A Conferência teve o objetivo de discutir e sugerir políticas públicas voltadas à construção da igualdade, sob a perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural da mulher. O evento também debateu a atual condição da mulher na sociedade e das políticas e ações públicas, direcionadas para elas.

Segundo a Secretária da Mulher, Maria dos Anjos Fonseca, a Conferência possibilitou a interação entre os agentes públicos e sociedade na construção de uma nova realidade para as mulheres. “O evento superou as expectativas com a participação de 302 mulheres que contribuíram com propostas embasadas. As propostas são embasadas na história de cada mulher e pode servir como base para mais uma Lei em favor e defesa dos direitos das mulheres”, declarou a secretária, enfatizando o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina, através do prefeito Julio Lossio. As propostas apresentadas na Conferência também vão beneficiar as cidades vizinhas de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, que participaram do evento...

Secom PMP

8ª Conferência discute melhorias para a Assistência Social em Juazeiro

Com o tema “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social reuniu esta semana na 1ª Igreja Batista de Juazeiro, mais de 500 participantes. Entre palestras e debates, as discussões se propuseram a avaliar as melhorias na qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios, como também formular propostas e eleger delegados que irão representar o município nas etapas estadual e federal. “Quatro eixos temáticos foram formados com temas específicos, por sua vez cada eixo ficou encarregado de debater entre si, e escolher propostas para serem apresentadas nas etapas posteriores“, informou o secretário de Igualdade, Assistência Social e Cultura, Crisóstomo Lima.

Representantes do poder público municipal e estadual, da sociedade civil e usuários da rede socioassistencial participaram do evento. Para Maria Nazaré Delmondes Santana, usuária do CRAS do bairro Itaberaba, participar desse evento consolida a segurança com a prestação dos serviços oferecidos pelo município. “Eu me sinto protegida. Antes nós não éramos atendidos com toda essa assistência. As coisas melhoraram na educação, no social”, declarou. Maria Nazaré ainda completa. “É importante participar, pois podemos analisar o trabalho que vem sendo feito e também podemos opinar para melhorar ainda mais”, finalizou...

Ascom

Vice-gestores iniciam formações continuadas em Juazeiro

Em mais um projeto inovador da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC), os Vice-gestores da Rede Municipal de Ensino começaram, ontem (01), a receber formações específicas para a função. A aula inaugural, que contou com momento de relaxamento e café da manhã, aconteceu no espaço municipal cedido ao IFBA, na antiga Capitania de Navegação. Participaram do encontro o prefeito Isaac Carvalho, o secretário em licença Plínio Amorim, e o interino Clériston Andrade.

Segundo a gerente de Gestão Escolar e Diretora Executiva, Lucinete Alves, a iniciativa vem galgar mais um degrau na política de valorização dos profissionais da educação. “São os vice-diretores que assumem quando os gestores escolares estão ausentes. Então, eles precisam estar ambientados com as questões administrativas, financeiras e pedagógicas. Além disso, eles possuem tarefas específicas, estabelecidas no termo de compromisso que foi assinado no ato de posse, que precisam ficar claras. Portanto, estamos à frente e vamos promover pela primeira vez as formações continuadas para o segmento”, explicou.

De acordo com Lucinete Alves os dois primeiros encontros discutirão as atribuições específicas do Vice-diretor e as outras formações acontecerão bimestralmente, abordando temas como gestão de recursos e gerenciamento pedagógico. O projeto foi bem aceito e está gerando boas expectativas, como afirma a Vice-diretora Zumira Alves dos Santos. “É uma iniciativa muito importante e estamos nos sentindo bastante valorizados. Antes nos sentíamos excluídos, pois não havia nenhuma política voltada especificamente para o setor. Agora vejo essas formações como reconhecimento”, desabafou.

Isaac Carvalho, na ocasião, falou sobre a importância da educação e da política de valorização implantada na atual gestão. “Sempre digo que a educação é uma prioridade e temos trabalhado por isso. Implantamos a gestão democrática, fizemos a eleição e os diretores e vices foram escolhidos pelo voto da comunidade escolar. Agora estamos promovendo essas formações, que já eram oferecidas em diversas outras áreas, para que vocês também possam se atualizar”, disse aos presentes. ..

Ascom PMJ

Clínica odontológica completou 4 anos de atuação no mercado regional

Fundada em junho de 2007, pelos Doutores Augusto Cesar e Drº  Israel Melo, a Central do Dente completa 4 anos de atuação no mercado regional...

SESP inicia limpeza dos canais de Juazeiro

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) iniciou esta semana a limpeza dos canais que cortam a cidade. Desde 2009, o trabalho vem sendo executado duas vezes ao ano pela Prefeitura Municipal, evitando alagamentos e enchentes durante os períodos de chuva. No canal Malhada da Areia, uma escavadeira hidráulica está retirando todo o lixo e entulho existente no local. Cinco bairros serão beneficiados pelo serviço: Alto do Cruzeiro, Alto do Alencar, João XXIII, Monte Castelo e o remanescente Dom Tomás, onde parte do canal recebe o braço do riacho Mulungu.

De acordo com Alcebíades de Carvalho que mora a 25 anos no Alto do Cruzeiro, do último ano até hoje melhorou 90% as condições do canal: “aqui era cheio de entulho, fedia muito. Quando anoitecia, mal dava para abrir a boca de tanta muriçoca. Eu bem sei, por causa do tempo que estou aqui. Melhorou muito a vida da gente”, afirmou Alcebíades. O morador ainda conta que o pessoal deve se conscientizar, pois a máquina limpa, e quando a equipe dá as costas, muita gente joga lixo no canal e até animal morto. “Mas, vamos continuar esperando por vocês todos os anos”, completou...

Ascom PMJ

PARA EX-GESTOR DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES GINCANA PERTENCE À COMUNIDADE DO NOVA ESPERANÇA

O presidente da União dos Comunitários de Juazeiro, Sebastião Soares, popular Irmão Bastos, enviou nota ao blog parabenizando a Associação de Moradores do Nova Esperança pela primeira gincana realizada no último final de semana, no bairro. Num outro momento, na citada nota, Sebastião Soares desautoriza a entidade a utilizar a seqüência de eventos porque não houve uma consulta prévia ao seu criador. Confira:

“Parabenizamos pela primeira gincana realiza pela Associação de Moradores, porém vale ressaltar que não autorizamos a entidade a se utilizar da Sexta Gincana Cultural, haja vista, que realizamos quando presidente da associação, em duas oportunidades e, nunca constamos em documento que o supracitado evento seria patrimônio da associação e sim da comunidade. Fora da presidência da associação, realizamos mais três gincanas e consideramos inadmissível que a atual diretoria se utilize de um legado da comunidade e dos que organizaram as cinco edições anteriores. No mais, esclarecemos que a VI Gincana Cultural, Filantrópica e Recreativa do Bairro Nova Esperança está prevista para este mês de setembro”...

Cinema no Vale realiza neste mês a mostra “Do amor e outras formas”

O projeto ‘Cinema no Vale’ apresentará, no mês de setembro, a mostra de filmes com o tema “Do amor e outras formas”, onde serão exibidas produções que tratam sobre diferentes experiências sobre a vida afetiva.  As sessões são gratuitas e acontecerão aos sábados, a partir das 17h, no auditório da biblioteca do Campus Petrolina Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Neste sábado (3), será exibido o documentário brasileiro “Dzi Croquettes” (2009), dirigido por Tatiana Issa e Raphael Alvarez, que conta a história do grupo teatral homônimo; no dia 10, a comédia canadense “C.R.A.Z.Y – Loucos de Amor” (, 2005), dirigida por Jean Marc-Vallée. No dia 17, será exibido o drama francês “Lado Selvagem” (2004), dirigido por Sébastien Lifshitz. Encerrando a programação, será exibido no último sábado do mês (24) o drama brasileiro “Como Esquecer” (2010), dirigido por Malu Di Martino.

Coordenado pelos professores Afonso Henrique Menezes, do Colegiado de Psicologia, e Janedalva Gondim, do Colegiado de Artes Visuais, o projeto Cinema no Vale tem como finalidade a exibição gratuita de filmes clássicos, raros ou fora do circuito comercial a um público diversificado, visando tanto o entretenimento quanto a reflexão e discussão sobre os títulos apresentados. ..

Raoni Santos Ascom Univasf Fotos: Reprodução

DIREC-15 E CEPREV FIRMAM PARCERIA DE COMBATE AS DROGAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JUAZEIRO

Começou esta semana em Juazeiro, oProjeto: “Educação e prevenção para uma vida sem drogas”. O projeto é uma parceria da Direc-15 e o Centro de Recuperação Para Dependentes Químicos (Ceprev)que tem como meta ministrar palestras sobre drogas e suas conseqüências em toda a rede pública estadual. 

Só na sede são 22 escolas, a jurisdição da Direc 15 abrange mais nove municípios que também serão contemplados com o programa. Essas palestras serão ministradas em todos os turnos, levando para classe estudantil as informações necessárias sobre as drogas e suas conseqüências que estão se tornando uma epidemia na sociedade de hoje. ..

OS TRABALHADORES REGIDOS PELA CLT E O DIREITO À LICENÇA POR MOTIVO DE DOENÇA DE PESSOA DA FAMÍLIA

*Josemar Santana

Quando o trabalhador submetido ao regime geral da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) necessita de licença do seu trabalho para acompanhar pessoa de sua família acometida de doença encontra pela frente um grande problema jurídico, porque não há previsão legal na CLT que lhe garanta o direito a esse tipo de licença, havendo, entretanto, dispositivos que reconhecem o direito a seguro-doença ou auxílio-enfermidade ao próprio empregado doente. ..

Nota Escalada: Bingo Show tem nova data

O Movimento Escalada, grupo de jovens da igreja, informa que o BINGO SHOW que seria realizado no dia 3 de setembro foi adiado para o dia 18, do mesmo mês, às 16 horas na Nossa Casa em Juazeiro. No BINGO SHOW serão sorteados os seguintes prêmios: 1 moto Sundown Max 125cc, 1 DVD, 1 Batedeira e um 1 celular, além de curtir atrações como: Sérgio do forró, Joana Endira - voz e violão e as bandas Desideratu e Begnight. Ainda há tempo de curtir essa festa e concorrer aos prêmios. Garanta já a sua cartela no Bahia Cook ou na bilheteria da Nossa Casa. ..

Prefeito Julio Lossio entrega Medalha Senador Nilo Coelho para empresário do segmento têxtil de Petrolina

A maior honraria municipal, 'Medalha Senador Nilo Coelho', foi concedida pelo prefeito do município, Julio Lossio, ontem (31), ao empresário do segmento têxtil de Petrolina, Jair Antônio Covolan. O evento contou a presença da primeira dama Andrea Lossio, do vice-prefeito Domingos Sávio, autoridades, empresários, amigos e familiares. Jair Antônio Covolan atua como Diretor e Superintendente das empresas do Grupo Covolan, que conta com três unidades fabris (Tecelagem, em Santa Bárbara D' Oeste – SP, Tinturaria e Acabamento, em Itatiba- SP, com filiações aqui em Petrolina desde 2004).  

Durante a cerimônia, o empresário ressaltou que até o final do ano, as indústrias Covolan vão começar a utilizar mais de cinco milhões de metros de tecido por mês, significando 10% da produção nacional do jeans. “Fiquei surpreso quando o prefeito me convidou, sinto que cresci junto com Petrolina, que é muito bem representada no setor têxtil. Fiquei muito honrado de receber essa medalha, porque estou há sete anos em Petrolina e hoje me sinto filho da cidade. Gosto muito daqui por isso invisto cada vez mais na cidade”, frisou.  ..

Texto: Mônica Silvestre Secom PMP Foto: Patrícia Telles

Juazeiro: Biblioteca da Câmara está aberta à comunidade

As estantes da Biblioteca Pública professor Olavo Balbino, da Câmara de Vereadores de Juazeiro, tem muitas histórias para contar. Parte integrante do Poder Legislativo Municipal, a biblioteca, construída em 2004 na gestão da ex-vereadora Flor de Maria, está aberta à comunidade de segunda a quinta-feira, das 8 às 17h, e de 8 às 12h,nas sextas-feiras e conta com um acervo de aproximadamente três mil títulos. 

No inicio do ano, o espaço passou por uma pequena reforma e foi reaberto no mês de abril totalmente equipado para atender à população.A biblioteca tem disponível para a consulta dos estudantes: livros didáticos, especializados, infantis e periódicos, além dos espaços de leitura, com salas individuais de estudo, espaço para literatura infantil e computadores...

Informações e Fotos: Ascom/CMJ

IV Feira de Caprinos e Ovinos de Massaroca promete recorde de vendas

Com a economia voltada para a agricultura de subsistência o distrito de Massaroca destaca a caprinovinocultura como seu grande sustentáculo. A Feira de Caprinos e Ovinos que está em sua quarta edição, pretende proporcionar a comunidade troca de experiência e oportunidades de negócios que engloba todo o segmento comercial local, melhorando a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Segundo os organizadores este ano, a feira promete recorde de vendas. “O ponto alto em Massaroca sempre foi às vendas, chegando a comercializar na edição passada 90% dos animais presentes, num total de R$100 mil; além disso, a feira proporciona um aquecimento significativo na economia local. Este ano percebemos uma procura muito grande por parte dos produtores, acredito que alcançaremos recordes na comercialização dos animais”, destacou José Wilson Chaves (Chaveco), coordenador do evento.

Outro ponto importante é a integração entre as comunidades e produtores, que irá propiciar a conquista de novos mercados, além de uma remuneração melhor para os produtos, cujo processo de comercialização ocorrerá de forma mais direta.  “É importante salientar a presença em todas as edições, das instituições parceiras, que muito tem contribuído para o engrandecimento do evento em todos os aspectos. Além é claro, da colaboração e apoio da comunidade regional, pois sem a participação coletiva não alcançaríamos tamanho êxito”, declarou Chaveco. ..

Ascom PMJ

DESCUBRA QUEM VOCÊ É

Será lançado no próximo dia 10 de setembro, das 17h às 20h, na loja Mundo Verde, no River Shopping, em Petrolina, o livro “Descubra Quem Você É”, da psicanalista clínica Eliana Sicsú. Em cada capítulo de “Descubra Quem Você É”, Eliana mostra ao leitor como aplicar os conceitos e princípios para uma vida feliz e produtiva, através da autoconfrontação, metodologia utilizada pela psicanalista nos atendimentos clínicos, cursos e seminários, e nas consultorias para empresas, escolas e instituições religiosas nas áreas de desenvolvimento humano e liderança.

“Muitas das ideias contidas no livro foram expostas em palestras, artigos e entre amigos. São ferramentas para uma revolução na vida pessoal e profissional que agora compartilho com um número maior de pessoas”, enfatiza Eliana, psicanalista clínica pela Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil (SPOB), do Rio de Janeiro. Através de exemplos reais, numa linguagem clara e estilo simples, a autora apresenta ao leitor a bússola que irá orienta-lo na viagem mais fantástica de sua vida. “A viagem que, por meio do livre-arbítrio instituído pelo Criador, conduz ao autoconhecimento”, conclui Eliana...

Campus III lança núcleo em educação contextualizada com o semiárido

O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III da UNEB, em Juazeiro, promove o lançamento oficial do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada com o Semiárido Brasileiro (Nepec-Sab) nesta quinta-feira (1º), às 18h30, no auditório da unidade. O novo núcleo é um espaço de estudo, reflexão e pesquisas com ênfase em práticas educativas e organizacionais, que busca contribuir para o desenvolvimento do semiárido baiano, compreendendo as problemáticas e as potencialidades da região. 

“O Nepec-Sab é a consolidação de uma proposta de educação contextualizada para o semiárido, que já vem sendo desenvolvida há algum tempo no nosso departamento”, pontua Aurilene Lima, diretora do DCH. A programação do evento conta ainda com o lançamento do livro Letras e chão, de autoria da professora da UNEB Maísa Antunes e de Tarcila Oliveira, egressa do curso de pedagogia da universidade...

Texo Wânia Dias/Foto Marcos Cesário - Divulgação

Conferência de Assistência Social discute Suas em Sobradinho

Nos dias 29 e 30 de agosto foi realizada na Câmara de Vereadores, a V Conferência Municipal de Assistência Social de Sobradinho, tendo como tema: "Consolidar o Sistema Único de Assistência Social - SUAS e Valorizar seus trabalhadores". Durante os dois dias, diversos representantes de entidades socioassistenciais, usuários e servidores da área, estiveram reunidos para avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social no município.

O evento contou com a presença do Chefe de Gabinete, Raimundo Nonato; da Secretária de Assistência Social, Marizalva Ribeiro, do Secretário de Finanças, Arilson Almeida, da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Raimunda Miranda Borges, representantes do Selo UNICEF, CRAS, CREAS, PROJOVEM, PETI, conselho tutelar, sindicato, grupo da 3º idade, entre outros. ..

Thalita Bezerra/ Ascom Sobradinho

ESTUDANTES DO CAMPUS UPE PETROLINA DECIDIRAM FAZER PARALISÃO A PARTIR DE HOJE

Os estudantes da UPE Campus Petrolina decidiram neste dia 31/08, através de assembléias, paralisar as atividades por conta de problemas relacionados à falta de professores. As aulas da universidade foram suspensas por 48 horas, e nesse tempo espera-se obter uma resposta concreta do governador mediante ao caos estabelecido na instituição. Desde o início do semestre muitos cursos estão tendo aulas com apenas 50% das disciplinas oferecidas. O problema já vem se arrastando há muito tempo e se agravou agora, pois a seleção simplificada indicada pelo Governo para resolver a situação, não atendeu as expectativas das necessidades na unidade local. Das vinte e sete vagas oferecidas, metade não foi preenchida prejudicando o semestre de oito cursos de educação e saúde.

Paralelo ao encontro dos alunos, os professores também realizaram uma assembleia coordenada pelo sindicato docente ADUPE. Os professores decidiram apoiar as manifestações dos acadêmicos, entendendo como justas, já que a unidade local não pode funcionar apontando apenas para melhoria na estrutura física e deixando de lado a ocupação das vagas remanescentes de professores que pediram demissão ou que se aposentaram, por concurso público...

Estudantes da UPE

Univasf divulga edital de seleção para professores substitutos

A Universidade Federal do Vale do São Francisco está com inscrições abertas, até o dia 5 de setembro, para a seleção simplificada de professores substitutos. São 8 vagas distribuídas nos Campi Juazeiro-BA, São Raimundo Nonato-PI, Ciências Agrárias-PE e no Campus Petrolina Sede-PE. Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever pela internet, na página de concursos da Univasf (http://www.concurso.univasf.edu.br/). A taxa de inscrição é R$ 40,00 para candidatos a classe auxiliar e R$ 55,00 para classe assistente. A seleção constará de duas fases: prova didática, e exame de títulos. Estas etapas serão realizadas entre os dias 15 e 16 de setembro. Para mais informações, consulte o edital no site da Univasf. ..

Raoni Santos Ascom Univasf

Secretaria homenageia USF do Alto do Cruzeiro levando mais serviços ao bairro

A Unidade de Saúde da Família (USF) do Alto do Cruzeiro completou quatro anos nesta quarta-feira (31) e quem ganhou o presente foi a comunidade, que ao passar pela unidade pôde usufruir de vários serviços e cuidar melhor da saúde. A festa de aniversário iniciou com as bênçãos do padre José Severino (Zezé) e com o momento de oração do pastor Antônio Filho, em seguida todos cantaram parabéns e saborearam um lanche.  

Até o meio-dia foram disponibilizados para a população do bairro vários serviços, entre eles, aferição de pressão, teste de glicemia, tipagem sanguínea com a equipe do Lacen, corte de cabelo com os profissionais do Senac, consultas pediátricas e sala de acolhimento em Saúde Mental e escuta psicológica com os estagiários do curso de Psicologia da Univasf. O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da atenção básica...

Ascom Sesau

Movimento Escalada realiza Bingo Beneficente em Juazeiro

O Movimento Escalada de Juazeiro convida toda sociedade do Vale do São Francisco para um grande Bingo Beneficente, em prol da realização do Encontro Anual 2011. Este evento tem como finalidade a evangelização de aproximadamente 700 jovens dos Estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe.

Participe você também e ajude a continuar mantendo a chama de Deus acesa.
 
"TEM GENTE QUE PLANTA A SEMENTE, QUE UM DIA VAI ALIMENTAR. É FORÇA QUE VAI DAR PRÁ GENTE, QUE É PRA NOSSA VOZ SE SOLTAR"..

Prazo final para isenção parcial no Processo Seletivo do IFBA

Termina no próximo domingo, dia 4 de setembro, o prazo para os candidatos solicitarem isenção parcial na taxa de inscrição do Processo Seletivo 2012 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA (ex-Cefet). O valor é de R$ 55 para os cursos superiores e R$ 30 para os técnicos, mas para quem concluiu o ensino fundamental e médio na rede pública a isenção parcial reduz a taxa em 90% para os valores de R$ 5,50 e R$ 3, respectivamente. Os interessados podem efetuar a sua inscrição através do site www.selecao.ifba.edu.br. A entrega dos documentos para solicitar a isenção parcial é até o dia 5 de setembro.

O IFBA também participa do sistema de cotas reservando 50% das vagas de cada curso para os candidatos que estudaram em escola pública. Também é praticada a reserva de vagas para os candidatos com necessidades educativas especiais. O Instituto está presente na capital e no interior do estado, somando 16 campi e cinco núcleos avançados, e possui estrutura diversificada. Oferece desde cursos técnicos, nas modalidades integrada, subsequente e Proeja, a cursos superiores, nas categorias graduação tecnológica, bacharelado, engenharia e licenciatura...

Começou o novenário em louvor a Nossa Senhora das Grotas

Teve início ontem à noite (30), o novenário em louvor à padroeira de Juazeiro e da Diocese,  Nossa Senhora das Grotas. Na abertura estiveram presentes o representante do Papa no Brasil, o núncio apostólico Dom Lourenzo Baldisseri, o bispo de Feira de Santana, Dom Itamar, o Arcebispo de Aracajú, Dom Lessa, Arcebispo de Salvador, Dom Murilo,  o Bispo de Petrolina,  Dom Paulo Cardoso e é claro, o Bispo de Juazeiro, Dom José Geraldo, além de inúmeros padres da Diocese de Juazeiro.

..

Texto e fotos: Francisco Lopes