RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Sai a lista dos pré-aprovados do segundo lote do “Minha Casa, Minha Vida”

A Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), informa que a lista com os nomes dos pré-aprovados do segundo lote do “Minha Casa, Minha Vida” (MCMV) já está disponível no site da Prefeitura e em todas as unidades do CRAS, nos Restaurantes Populares do Centro e do João Paulo II, na Seiasc e na Casa do Bolsa Família.

A lista, dividida em três grupos, contém os nomes dos 1.200 pré-aprovados pela Caixa Econômica Federal (CEF) para o segundo lote do MCMV referente ao Residencial Praia do Rodeadouro/Moradas do Salitre, localizado na Serra da Batateira, próximo ao bairro João Paulo II. A entrega dos documentos do dossiê acontecerá entre os dias 07 e 09 (quinta, sexta e sábado), das 08h às 17h, no Ginásio de Esporte Aloísio Viana, no bairro Novo Encontro. Clique aqui e confira a lista..

Ascom Seiasc

ALTO DA ALIANÇA ESCOLHE NOVOS MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DIA 31

No próximo dia 31, serão realizadas as eleições para presidente e demais diretores da Associação de Moradores do Bairro Alto da Aliança, para o biênio 2011/2013. Três chapas vão disputar o pleito eleitoral e os candidatos serão avaliados por mais de 700 filiados aptos ao voto. Após o sorteio para definição do número das chapas, estarão concorrendo:

Ticou,Chapa 01, é o atual presidente e concorre a reeleição. Sônia Gomes, da Chapa 02, e a única mulher candidata e disputa o processo pela primeira vez. Alonso José da Chapa 03, também concorre pela primeira vez, apesar do pai Seu Dedé o irmão Agnaldo José, já terem comandado a entidade...

Aprovados na 2ª chamada do SiSU devem se matricular até hoje

As matrículas para os aprovados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) devem ser feitas até esta quarta-feira (6). O Ministério da Educação divulgou os nomes dos convocados no sábado (2). Nesta edição do SiSU, um total de 446.508 estudantes que fizeram o Enem 2010 concorreram a 26.336 vagas em 48 instituições públicas de ensino superior em 20 estados. A primeira chamada foi divulgada em 22 de junho.

Candidatos podem manifestar interesse em entrar na lista de espera até quinta-feira (7). A divulgação da lista será feita em 11 de julho. Podem entrar na lista de espera os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independente de terem efetuado a matrícula. A manifestação somente poderá ser efetuada na primeira opção de vaga do candidato.

O SiSU foi criado pelo MEC para unificar a oferta de vagas em instituições públicas. De acordo com o ministério, foram oferecidas para esta edição do SiSU 10.552 vagas em cursos noturnos, 9.324 em cursos em período integral, 3.526 são para cursos matutinos e 2.934 para cursos vespertinos. Minas Gerais é o estado com o maior número de instituições participando da edição do segundo semestre de 2011: dez, no total. A maioria das vagas está concentrada no Sudeste (9.784), seguido pelo Nordeste (9.451), Sul (5.181), Centro-Oeste (1.168) e Norte (752). As informações são do G1...

FAMÍLIA FAZ PROTESTO EM FRENTE A PREFEITURA DE JUAZEIRO E ASSESSORIA NEGA PERSEGUIÇÃO

O comunitário Agnaldo José do Alto da Aliança reuniu os familiares (pai, mãe, esposa e filhos) e realizou na manhã desta quarta-feira (06), manifesto em frente ao prédio-sede da Prefeitura de Juazeiro.

Agnaldo disse ao blog que o protesto ocorre por conta da perseguição da gestão Isaac Carvalho que não pagou até hoje os direitos trabalhistas da sua esposa Maria Cícera que foi demitida no início de 2011, após seis anos de trabalho na prefeitura municipal...

SemiáridoShow 2011 será lançada nesta quarta-feira, em Petrolina

Acontece nesta quarta-feira, 06 de julho, às 19 horas no Petrolina Palace Hotel, o lançamento da Semiárido Show 2011, um evento de referência na promoção de tecnologias para a agricultura familiar do semiárido. Com o tema “Tecnologias Agrícolas- Água e produção de alimentos na agricultura familiar”, o lançamento irá reunir produtores, técnicos, pesquisadores, representantes de entidades públicas, privadas e principalmente agricultores e agricultoras familiares de toda região. 

O SemiáridoShow , tradicionalmente realizado pela EMBRAPA Semiárido, este ano conta com a organização do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada-IRPAA, uma entidade sem fins lucrativos que há 20 anos desenvolve trabalhos voltados para consolidação de políticas públicas direcionadas a Convivência com o Semiárido.

Para este ano, o público estimado do SemiáridoShow, que acontecerá entre os dias 22 e 25 de agosto de 2011, é de cerca de 25 mil pessoas, principalmente agricultores familiares. A participação dos agricultores de forma ativa no SemiáridoShow 2011 tem como objetivo apresentar inovações tecnológicas e demonstrar como é possível trabalhar com a agricultura familiar de forma eficiente e inovadora.
..

Manuca Almeida faz apresentação com a Orquestra Afro Sinfônica da Bahia‏

..

ANTONIO CARLOS CHAVES PROMETE EMBARGAR OBRAS EM JUAZEIRO QUE NÃO SEJAM DISCUTIDAS COM A POPULAÇÃO

A recomendação do Ministério Público Federal ao prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho e ao DNIT-Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no sentido de minimizar transtornos na obra da ponte Presidente Dutra e fazer debate com o povo antes e durante realização de novas obras motivou ainda mais o ex-vereador e ex-vice prefeito Antonio Carlos Chaves.

Responsável pela representação que embargou a execução do Plano Diretor que até hoje está subjudice, Chaves alega que finalmente encontrou o mecanismo para evitar que os gestores realizem obras ao seu bel prazer, sem obedecer ao Plano Diretor que estabelece a realização de audiência pública...

HEMÓVEL CHEGA A JUAZEIRO NESTA SEGUNDA-FEIRA PARA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

A Unidade Móvel de Coleta de Sangue do Governo do Estado da Bahia, veículo administrado pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA), estará em Juazeiro para a realização da Campanha de Doação Voluntária de Sangue, com o objetivo de sensibilizar e fidelizar a comunidade local.

Mais conhecido como HEMÓVEL, o ônibus ficará estacionado na Praça da Misericórdia, no Centro da cidade, onde realizará coleta externa de 11 a 14 de Julho de 2011, com atendimento ao doador das 8 às 18 h. A Unidade tem capacidade para coletar 100 bolsas de sangue por dia, possui 4 cadeiras de coleta, sala de triagem clínica, refrigerador para armazenamento de sangue, espaço para cadastro dos doadores e mesa para lanche.

A campanha é aberta à participação de doadores voluntários já cadastrados e também a novos doadores de Juazeiro e região. A expectativa é melhorar o estoque estratégico de sangue da Hemoba de Juazeiro e promover uma maior aproximação da instituição com a população, além de facilitar o acesso do doador voluntário a esse tipo de serviço.

Para fazer a doação a pessoa necessita ter e estar com boa saúde, apresentar documento oficial original com foto e ter repousado na noite anterior pelo menos seis horas. É recomendável não doar sangue em jejum, mas evitar alimentos gordurosos, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar pelo menos duas horas antes. De acordo com a nova legislação, Portaria 1.353/11, jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e idosos com até 68 anos também poderão doar. Pela norma anterior, a doação era autorizada para pessoas com idade entre 18 e 65 anos de idade. (Com informações de Cislene Bandeira Assistente Social Hemoba) ..

Fanfarra de Casa Nova participa de desfile da Independência da Bahia

Com instrumentos afinados e grande expectativa a FAMEC – Fanfarra Municipal Estrelas Casanovense, de Casa Nova, participou do desfile cívico, do 02 de julho, em comemoração aos 187 anos de Independência da Bahia, no último sábado (2), em Salvador. Participaram do desfile 45 bandas baianas e apenas duas bandas do interior foram convidadas, pelos organizadores do desfile cívico, para prestar homenagem à Bahia, sendo uma delas a de Casa Nova.  

De acordo com o regente da FAMEC, Roberto Neves, o convite para participar do desfile foi uma resposta ao destaque da banda no campeonato FBF 2010 – Federação Baiana de Bandas e Fanfarras. Sendo que a FAMEC foi campeã na categoria musical simples com evolução. “Nossas conquistas são frutos da dedicação e união dos componentes, além, é claro, do apoio da prefeitura de Casa Nova, que patrocina nossas despesas de viagens, uniformes e instrumentos”, comemora...

Lidiane Cavalcante Ascom PMCN

SENTO-SÉ 179 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

A cidade de Sento Sé,completa 179 anos de emancipação politíca nesta quarta-Feira, dia 06 de Julho. Eis um pouco da história de Sento Sé em cordel de autoria do professor Antonio Rodrigues Lima, enviada por Tony Lopes.

A nossa Sento Sé..

Fotos: Google

Sessão destaca luta baiana pela independência

A data magna dos baianos, o Dois de Julho, foi tema de uma sessão especial realizada hoje (05) no plenário do Senado. A sessão solene, que foi requerida pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e subscrita pelos senadores Walter Pinheiro (PT-BA) e João Durval (PDT-BA), contou com a presença do Governador Jaques Wagner, do presidente do Senado, José Sarney, secretários estaduais, deputados baianos, além de representantes de instituições ligadas aos movimentos sociais. A data marca a vitória dos baianos, em 1823, sobre as tropas portuguesas que ocupavam a província.

O senador Pinheiro destacou que o Dois de Julho, assim como também o 25 de Junho, merece entrar no calendário da história nacional, “para que não fique uma coisa exclusiva dos soteropolitanos, dos cachoeiranos nem só dos baianos, mas para que, verdadeiramente, todos no País possam conhecer e se orgulhar da nossa gente, que, de forma brava e corajosa, lutou pela independência do Brasil e pela independência da Bahia”...

Foto: José Cruz Agência Senado

Municípios do Semiárido baiano participam de nova etapa do Selo UNICEF

Os 204 municípios do Semiárido baiano engajados na melhoria da vida de suas crianças e adolescentes, e em busca do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012, têm encontro marcado para avançar no debate sobre o fortalecimento das políticas sociais para a infância e adolescência. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove, neste mês de julho, o 4º ciclo de capacitação do programa na Bahia, com o objetivo de discutir estratégias de promoção do desenvolvimento infantil, do direito à comunicação e da participação de adolescentes. Ao todo, serão quatro encontros, voltados para diferentes grupos de municípios, em Juazeiro (dia 06/07), Barreiras (14/07), Vitória da Conquista (20/07) e Feira de Santana (26 e 27/07).

O 4º ciclo de capacitação do Selo começa em Juazeiro. Nesta quarta-feira (06/07), das 8h30 às 18 horas, o Grande Hotel Juazeiro (Rua José Petitinga, 466 - Santo Antônio) vai receber representantes de 23 municípios: Abaré, Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Canudos, Casa Nova, Chorrochó, Filadélfia, Glória, Itiúba, Jaguarari, Juazeiro, Macururé, Mirangaba, Paulo Afonso, Pilão Arcado, Pindobaçu, Remanso, Rodelas, Saúde, Senhor do Bonfim, Sobradinho e Uauá.

A novidade desta etapa do Selo UNICEF é que adolescentes estão sendo convidados a participar de oficinas específicas para jovens lideranças, com material e metodologia desenvolvidos para este público. A partir de vídeos, músicas, charges e dinâmicas, eles vão debater a importância da garantia do direito à comunicação para fazer valer outros direitos humanos. As meninas e meninos integrantes das Comissões Municipais Pró-Selo também vão trocar experiências sobre como estão atuando em escolas e comunidades para promover o desenvolvimento social, além de debater mecanismos para fortalecer a sua participação em espaços de decisão sobre temas que afetam as suas vidas. O Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 é uma iniciativa do UNICEF em parceria com a Petrobras, Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e Juspopuli Escritório de Direitos Humanos...

Ascom Unicef

Encontro destaca avanço do setor pesqueiro da Bahia

“A aquicultura da Bahia cresceu 150% nos últimos anos e o Estado, com seus 1.200 quilômetros de costa, tem potencial para avançar ainda mais no segmento da pesca”, declarou o secretário estadual de Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, na abertura do 16º Encontro de Pescadores no Estado da Bahia e do 2º Seminário Nacional de Pesca Artesanal, nesta segunda-feira, 4, no Centro de Convenções de Salvador.

Promovido pela Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia (Fepesba), com o apoio dos governos estadual e federal, o evento foi encerrado nesta terça-feira, dia, 5. Participaram da abertura o ministro da Pesca e Aqüicultura, Luiz Sérgio de Oliveira, o governador da Bahia, Jaques Wagner, o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Marcelo Nilo, o presidenteda Federação dos Pescadoresda Bahia, José Carlos, dentre outras autoridades e representantes de entidades...

Fonte: Seagri Foto: Manu Dias

Agricultores e Agricultoras realizam o Grito da Terra Pernambuco

Nesta terça-feira (5), cerca de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras rurais ocuparam as ruas do Recife  no 3º do Grito da Terra Pernambuco. Homens e mulheres do campo caminharam da Rua Gervásio Pires até o Palácio do Campo das Princesas para cobrar do Governo do Estado um posicionamento sobre a pauta com 157 reivindicações que foi entregue no dia 31 de maio. A mobilização é uma realização da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), com o apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Contag e CUT.

A negociação das reivindicações constantes no 3º Grito da Terra Pernambuco ocorreu durante três dias na semana passada, e só foi finalizada na tarde de hoje. Ao todo, 14 secretarias receberam uma delegação da Fetape para discutir os itens da pauta. Para garantir que todos os acordos firmados durante esse período de mobilização se concretizem, a Federação solicitou ao Governo que possa entregar, por escrito, as respostas para todos os itens da pauta...

Lucilene Santos Com informações da Fetape

Ações contra o crack na Bahia são discutidas em reunião interministerial

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, nesta terça-feira (5), em Brasília, em reunião com o governador Jaques Wagner e os secretários de Estado da Segurança Pública, Maurício Barbosa, de Justiça Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, de Saúde, Jorge Solla, e de Desenvolvimento Social, Carlos Brasileiro, que vai intensificar os programas de combate às drogas e quer um cronograma de ações conjuntas entre União e Estado para o mês de agosto.

A reunião, que contou com os ministros da Justiça, Eduardo Cardozo, e do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Tereza Campelo, discutiu políticas públicas e propostas para combate ao crack e outras drogas. O ministro Padilha quer que, até o fim deste mês, seja lançado o aprimoramento do plano de combate ao crack, e que sejam implementadas ações de fortalecimento do que está sendo aplicado no estado, a partir dos dados do mapeamento das cenas de uso do crack no país. O objetivo é coordenar ações entre os governos federal, estadual e municípios, integrar políticas públicas, e estimular a participação da sociedade civil e organizações não governamentais. E que o combate e repressão ao tráfico seja um trabalho independente do trabalho com os usuários.

A secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina do Carmo Arruda, afirmou que a Bahia é o estado que mais trabalhou e avançou nas ações contra o crack, e tem obtido as melhores atuações nos consultórios de rua, com abordagem e atendimento ao usuário nos locais de consumo de drogas. O governador Jaques Wagner falou da importância do trabalho que o governo do estado está realizando, e seu empenho em resgatar o centro histórico de Salvador. Wagner mostrou sua preocupação com os índices de reincidência entre os usuários que começam o tratamento, e afirmou, ainda, que uma série de elementos deve ser pensada para um maior sucesso dos programas.

Almiro Sena concordou com o governador que o acerto é a diversificação dos tratamentos, e que a Bahia deu um passo importante com a criação da Superintendência de Atendimento ao Usuário de Drogas, vinculada à SJCDH. Na área da Saúde, o secretário Solla quer prioridade de investimentos, perspectiva de novos equipamentos, buscar parcerias com as universidades da Bahia para cursos de especialização em dependência química, além de financiamentos para as unidades terapêuticas...

Agecom Foto: Marcela Rizério

PAVIMENTA JUAZEIRO VAI CONTEMPLAR 14 RUAS DO JARDIM VITÓRIA

A secretária de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Célia Regina e o engenheiro Alberto Gaspar estiveram reunidos com a direção da associação e com alguns moradores do bairro Jardim Vitória com objetivo de fazer uma explanação sobre o Projeto Pavimenta Juazeiro.

Segundo a secretária, o bairro será beneficiado com a pavimentação de 14 ruas, assim definidas: Ozias Barreto, Maria Delzuita, Augusto Fernandes, Anísio Costa, Adão Pereira, Lírio, Juazeiro, Av. Vitória Régia, das Rosas, Paraíso, Gerson Leopoldina, Antonio Oliveira, Gilvan Alexandre Sá e Parte da rua Agrício de Brito...

PROFESSORES DA UNEB AVALIAM GREVE QUE DUROU 51 DIAS

Professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus III-Juazeiro, estiveram reunidos com os profissionais da imprensa na manhã desta terça-feira (05) com objetivo de avaliar o movimento grevista das Universidades Estaduais que durou 51 dias e agradecer a cobertura durante os dias parados.

Para os docentes um dos principais pontos de avanço nesta queda de braço com o governo foi a incorporação da CET (Condição Especial de Trabalho) por dois anos, diferente dos quatro proposto pelo Estado. Segundo Emanuel Ernesto no próximo dia 28 haverá uma reunião para discutir a pauta do movimento estudantil, que também foi peça fundamental no movimento em todo Estado...

Correios divulga resultado de concurso

O resultado final do concurso dos Correios está disponível nesta terça-feira (5) no Diário Oficial da União. Os candidatos podem conferir a relação de aprovados no site da Imprensa Nacional (http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=05/07/2011&jornal=3&pagina=127&totalArquivos=376).

Ainda nesta terça também será disponibilizado a consulta individual para a seleção de nível médio (http://www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011/) e superior (http://www.cespe.unb.br/concursos/correios2011/). É necessário informar o número do CPF e senha cadastrada no site da Cespe.

O concurso oferece 9.190 vagas, sendo 8.346 para nível médio e 844 superior e técnico. No total, mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram para a seleção. (Com informações do Jornal A Tarde) ..

Enfermeiros do HDM participam de capacitação

Uma equipe de enfermeiros obstetras do IMIP/Recife está em Petrolina para ministrar capacitações à equipe de enfermagem do Hospital Dom Malan/Gestão IMIP Hospitalar. Durante toda essa semana, palestras e aulas práticas sobre atenção à saúde da mulher farão parte da rotina dos profissionais do HDM.

Dentre os temas abordados estão acolhimento e classificação de risco, assistência ao trabalho de parto e ao parto, aleitamento materno e urgência e emergência. Pela manhã os enfermeiros receberão instruções teóricas e à tarde, capacitação prática. “Esse é mais um passo na humanização do atendimento no Hospital Dom Malan. É importante que nossos profissionais estejam constantemente passando por capacitações, palestras e cursos para que o nosso usuário usufrua sempre do melhor atendimento”, declarou a coordenadora de enfermagem do HDM, Priscylla Macêdo...

Ascom HDM

REMEDIAÇÃO DO LIXÃO DE JUAZEIRO IRÁ REDUZIR IMPACTOS AMBIENTAIS

Redução de impactos negativos causados pela disposição inadequada do lixo, instalação de sistema de drenagem pluvial em todo o terreno e recuperação da área degradada serão algumas mudanças alcançadas com a conclusão da obra de Remediação do Lixão no município de Juazeiro. As melhorias, após quase dois meses do início da obra, já podem ser vistas quando passamos na BA 210 sentido Sobradinho. A entrada do terreno, de aproximadamente 43,2801 hectares, foi totalmente limpa, as cercas de isolamento foram instaladas, proporcionando um melhor aspecto na área, que durante muitos anos foi degradada e não passou por nenhuma intervenção dos governos anteriores.

Segundo o responsável pela empresa executora da obra, Fábio Lopes, a remediação está na fase de remanejamento de resíduos. “Estamos na primeira etapa, que é a principal, e equivale a 70% da obra total. A próxima fase é implantar o sistema de acumulação de chorume, onde será construída a lagoa de estabilização para tratamento”, explicou Lopes. Ele disse ainda que dentro de dois meses, inicia a fase de implantação da célula de aterramento para os novos resíduos sólidos urbanos domiciliares. Está previsto também a construção do prédio de administração, uma portaria de acesso, área de manutenção (galpão) e estacionamento...

Emanuelle Lustosa Ascom Sedur