RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

Variadas

Fanfarra de Sento Sé se apresenta em Salvador

A Fanfarra Municipal Famussé, com total apoio da Prefeitura Municipal de Sento Sé, do prefeito Ednaldo Barros e da primeira dama Valéria,se apresentou pelo segundo ano consecutivo em Salvador, no último sábado, 02 de Julho, no desfile comemorativo da Independência da Bahia, a convite da coordenação e organização do evento da prefeitura de Salvador. A Fanfarra Famussé, sob a regência do maestro Fabrício Henrique, realizou a sua apresentação saindo da Praça da Sé, percorreu o Pelourinho, Praça Castro Alves, toda extensão da Rua Carlos Gomes até o Campo Grande. A Famussé é uma fanfarra com títulos regionais e estaduais. Bi-Campeã Baiana. Títulos Regionais: Em Senhor do Bonfim, Juazeiro e Sobradinho. Títulos Estaduais: Feira de Santana, Santa Inês, Saúde e campeã da etapa classificatória em São Francisco do Conde. No próximo dia 17/07 acontecerá em Feira de Santana uma assembléia com representantes das fanfarras associadas e em agosto começam os campeonatos na Bahia. ..

Por: Gabriel Filliph e Osiel Amaral

PILAR-JAGUARARI COMEMORA SÃO PEDRO ESTE FINAL DE SEMANA

Após o grande sucesso do São João das Estrelas, a prefeitura de Jaguarari volta as suas atenções para os festejos de São Pedro que acontecem este final de semana no distrito de Pilar com grandes atrações. Confira a programação:

08/07 Sexta-Feira:..

FACAPE abre seleção para professor temporário

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE está com inscrições abertas para o processo seletivo simplificado que irá contratar dois professores temporários. Os profissionais irão ministrar as disciplinas de Direito Eleitoral e Filosofia do Direito e devem ter formação acadêmica em Direito com titulação mínima de especialista.

As inscrições podem ser feitas de 06 a 15 de julho na Secretaria de Apoio Acadêmico da FACAPE. Os candidatos interessados devem preencher ficha de inscrição, efetuar pagamento de taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais), apresentar curriculum vitae, xerox do documento de identidade e uma foto 3x4...

Ascom Facape

V Workshop da National Mango Board supera as expectativas

Os Estados Unidos importou em 2010 mais de 32 mil toneladas de mangas in natura, destas somente 2.3 mil toneladas saíram do Brasil, mais especificamente do Vale do São Francisco, uma vez que esta região responde por 95% das exportações nacionais desta fruta. Foi com o propósito de ampliar estes horizontes, que aconteceu no Círculo Militar do Médio São Francisco, em Petrolina, nesta quarta-feira (06), o V Workshop da National Mango Board no Vale do São Francisco, uma realização da NMB e Valexport com apoio do Sebrae. 

 O evento, que reuniu um público de aproximadamente 150 pessoas, entre produtores, exportadores e representantes de toda a cadeia produtiva da manga nos municípios de Petrolina-PE/ Juazeiro-BA e região, atualizou os profissionais do mercado acerca de temas como a qualidade e o consumo da fruta nos Estados Unidos e o impacto das ações da National Mango Board, que éum instrumento do Departamento Americano de Agricultura, que tem como meta impulsionar a conscientização dos consumidores, varejistas e administradores de serviços alimentícios sobre manga e o consumo da fruta nos Estados Unidos. ..

Clas Comunicação

ADOLESCENTES RECEBEM ORIENTAÇÕES NO PROJETO JOVENS MÃES EM SENHOR DO BONFIM

Foi reaberta terça-feira (05) no bairro da Pêra em Senhor do Bonfim mais uma etapa do Programa Jovens Mães. A iniciativa é da Secretaria de Ação Social que promoveu uma palestra educativa para gestantes adolescentes de baixa renda na Associação de Moradores da localidade para marcar o início das atividades do projeto. Ministrada por estudantes de enfermagem da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) a palestra aconteceu sob a orientação da psicóloga Patrícia Dantas Mangabeira e da assistente social Renata Rafael e consistiu no repasse de informações básicas para as jovens que estão enfrentando a sua primeira gestação. 

Cerca de 14 adolescentes participaram do encontro e receberam orientações sobre: parto cesariano (complicações e riscos),  recuperação pós-parto, cuidados com o bebê, amamentação, sexualidade, a importância de evitar o uso de substâncias tóxicas durante o período gestacional, dentre outras. O Jovens Mães foi implantado em Senhor do Bonfim em 2007, no bairro Alto da Maravilha e vem ajudando ao longo desses anos mulheres na faixa etária de 13 a 26 anos, não só nos cuidados com a primeira gestação, mas também na prevenção de gravidez indesejada. ..

Ascom Bonfim

Eu vim da Ilha estréia este final de semana no Centro de Cultura João Gilberto

Um espetáculo que nos convida a molhar os pés nas águas do rio São Francisco e descobrir signos e alguns segredos da Ilha do Massangano. Esta é a proposta do espetáculo de dança contemporânea, Eu Vim da Ilha, que a Cia. de Dança do Sesc Petrolina apresenta neste sábado (09) e domingo (10), de julho às 20h no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA. 

Com direção e coreografia de Jailson Lima e a participação de 13 bailarinos da região, Eu Vim da Ilha marca o início das comemorações dos 16 anos da Cia de Dança do Sesc Petrolina, com uma proposta que sugere o diálogo entre o movimento e as sensações de pertencimento que acomete as pessoas quando na ilha do Massangano. A travessia, o rio, os sons e as pessoas que moram na Ilha inspiraram a construção do espetáculo, segundo Sônia Guimarães, que assina a concepção e criação da trilha sonora. ..

Clas Comunicação

MOTORISTAS ESTÃO LIVRES DO PARE E SIGA NA PONTE PRESIDENTE DUTRA

Condutores de veículos ficaram livres do sistema Pare e Siga por volta de 1 e 45 da madrugada desta quinta-feira (07), conforme anunciou há cerca de quinze dias o prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PCdoB) que fez intervenção junto ao DNIT, após recomendação do Ministério Público Federal.

O sistema adotado para as obras de duplicação da ponte presidente Dutra só seria interrompido pela empresa Arteleste, no dia 15 deste mês, mas dada a pressão governamental, houve a contratação de um maior número de funcionários em horário dobrado e com isso, os serviços foram antecipados em oito dias...

12º Moto Chico acontece em Petrolina com apoio da Prefeitura Municipal

O Moto Chico, encontro de motociclistas mais esperado do ano, vai acontecer pela 12ª  vez em Petrolina com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos (Sedectur), desta quinta-feira, dia 07 até domingo, dia 10 de julho, no Parque Municipal Josepha Coelho. Os amantes de motocicletas terão uma vasta e multicultural programação para conferir durante os quatro dias do evento que, segundo os organizadores, tem por objetivo promover o encontro entre amigos da estrada. São muitas motos, expositores temáticos, shows com bandas de rock, tudo oferecido gratuitamente para a população. A Associação de Motociclistas do Evento Moto Chico espera receber um público circulante de mais de 35 mil pessoas e 350 motoclubes de todo o Brasil.

Para o presidente da Associação Moto Chico, Gilvan Pires, articular e executar um evento desse porte e sem fins lucrativos com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina é imprescindível. “Esse apoio é essencial para que o evento aconteça de modo que seja o sucesso que sempre tem sido”, afirmou. Ainda de acordo com informações do presidente, a repercussão é sempre muito boa. “Quem vem a Petrolina com destino ao Moto Chico leva sempre uma boa recordação, seja pelos seus pontos turísticos, seja pela cultura regional, e do povo acolhedor das cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA”, declarou.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos, Luís Cláudio Dias, ressaltou que é sempre satisfatório participar de uma ação que já se tornou parte da programação cultural de sucesso da cidade. “A Prefeitura Municipal de Petrolina vem apoiando desde o início o Moto Chico porque ele se mostrou, além de um evento bastante diferente para a região, uma oportunidade de cada vez mais provar que o município está de portas abertas para alavancar sua cultura”, salientou.

Confira a programação desta quinta (07 DE JULHO)

10:00h – Recepção aos Motociclistas
14:00h – Inscrições e Entrega de Troféus
18:00h – Término da Recepção
19:30h – Banda Vigiliah – Pr. Adilson (Gospel)
20:00h – Término das Inscrições e Entrega de Trófeus
21:00h – Banda Skap
22:30h – Banda Quinta Coluna
..

Jaquelyne Costa Secom PMP

Inteligência Artificial no Ensino é tema de oficina gratuita na Univasf

Dinâmicas que podem ser trabalhadas em várias fases da educação escolar e que procuram despertar o gosto pelo estudo da Matemática fazem parte da programação da oficina “Inteligência Artificial no Ensino: projetos práticos para a sala de aula”, que acontece amanhã (07), às 9h da manhã, no Auditório da Biblioteca do campus Petrolina Sede da Universidade Federal do vale do São Francisco. O evento é gratuito, tem como público-alvo professores e estudantes do ensino médio e fundamental, e faz parte da programação do I Encontro de Socialização do Projeto Novos Talentos (programação no link abaixo).

A oficina vai ser ministrada pelo professor doutor Pedro Malagutti, da Universidade Federal de São Carlos (UFSC), que tem atuação na área de Matemática e Ensino de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais. Durante a oficina, os participantes vão realizar práticas que visam à construção de kits experimentais acerca do funcionamento de máquinas computacionais simples (feitas com papel, palitos e objetos do dia-a-dia) que aprendem, comunicam-se, memorizam e reproduzem-se. Os interessados não precisam realizar inscrição, basta comparecer ao evento no horário da oficina. A atividade confere certificado. ..

Fabíola Moura Ascom

Festa Zona Universitária lança campanha

A direção da Zona Universitária está lançando uma campanha em prol do projeto Semente do Amanhã em Petrolina. A 'Zona Solidária' vai ajudar a casa que acolhe crianças com familiares viciados em crack. A instituição vive apenas de doações e precisa de uma média de  de 5 mil reais/mês para manutenção.

Os organizadores da Zona Universitária se comprometeram em fazer uma doação em dinheiro, proveniente da venda das latinhas consumidas na festa (reciclagem), e de um computador. Guilherme Tenório, um dos idealizadores, visitou o local e viu de perto as necessidades urgentes: "Ficamos sensibilizados com a causa e eu, juntamente com Giovanni Costa, meu sócio, resolvemos dar a nossa contribuição. O projeto é incrível e muito sério, então conto com todos vocês para divulgar essa iniciativa a fim de que mais pessoas possam ajudar", disse...

Glauber Dantas - Redação Portal Zap (Fotos: Divulgação)

BANDA FORRÓ DI BOA GRAVA 1º DVD

 

A banda FORRÓ DI BOA que vem conquistando a admiração do público forrozeiro, gravou seu 1º DVD no dia 1º de julho, abertura da 58ª festa do Vaqueiro em Curaçá, com uma platéia entusiasmada presente ao belíssimo evento.

O DVD da banda FORRÓ DI BOA é fruto de um trabalho em equipe que vem gerando resultados. Além da realização dos seus sonhos, os músicos fazem de tudo para atender as expectativas dos admiradores que como contrapartida, concedem força e energia positiva a banda...

Juazeiro sediou 4º ciclo de capacitação do programa Selo UNICEF Município Aprovado

Aconteceu nesta quarta-feira (06) em Juazeiro, o 4º ciclo de capacitação do programa Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012, com o objetivo de discutir estratégias de promoção do desenvolvimento infantil, do direito à comunicação e da participação de adolescentes. O encontro foi promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no auditório do Grande Hotel e reuniu mais de 20 municípios do Semiárido. Cada cidade pôde trazer quatro representantes, entre estes articuladores do Selo, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), assistentes sociais, mobilizadores e adolescentes, que é a grande novidade desta etapa.
 
Na programação, temas como: Comunicação e Direitos Humanos; Desenvolvimento Infantil e as Políticas Públicas; Educação para Convivência com o Semiárido; Cultura e Identidade (Comunicação para a Igualdade Étinico-racial); Esporte e Cidadania. Além de momentos com dinâmicas; análise de relatório de acompanhamento; retorno sobre 1º Fórum Comunitário - que em Juazeiro aconteceu em setembro do ano passado; e oficinas específicas para jovens lideranças, elaboradas com material e metodologia desenvolvidos para este público. Juazeiro, município que sediou o encontro e concorre a edição 2009 -2012, esteve bem representado. Com uma equipe de 10 componentes, a Comissão Pró-Selo local relatou experiências e trocou informações com os demais. Segundo a gerente de Educação Infantil da Secretaria de Educação e Esportes, Miranery Amorim, o governo municipal tem trabalhado bastante pelo setor. 
 
A avaliação da gestora de programas do UNICEF e coordenadora técnica do Selo na Bahia, Vilma Cabral, foi bastante positiva. “Estou feliz de poder reunir todo esse pessoal aqui na região do Vale. Podemos ver que hoje temos muita gente nova e isso é bom porque traz uma energia renovada. Nosso objetivo é estimular os municípios e tirar dúvidas nessa reta quase final”, declarou. O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa do UNICEF em parceria com a Petrobras, Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e Juspopuli - Escritório de Direitos Humanos. ..

Ascom PMJ

Fenagri 2011: minicursos são um dos destaques da programação

Estão abertas as inscrições para os 11 minicursos oferecidos na edição 2011 da Feira  Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri. Nos dia 28 e 29, temas como Associativismo, Agroecologia e Logística do Agronegócio serão abordados por profissionais especializados e ligados à instituições de ensino e pesquisa como o If Sertão e a Embrapa. Os minicursos integram a programação da 22ª edição da feira, que este ano está sendo realizada pela Prefeitura de Juazeiro em parceria com o Governo da Bahia e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro – ACIAJ. 

Segundo o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro e coordenador da Fenagri 2011, Carlos Neiva, nesta edição a feira mostra a necessidade e a intenção de agregar valor à produção, priorizando a agroindustrialização e destacando os "Novos tempos do agronegócio". Por isso, atendendo a temática central do evento, os minicursos abordam assuntos relacionados à produção, manejo, pós-colheita e comercialização.     ..

Clas Comunicação

Adolfo aplaude Campo Alegre de Lourdes

O município de Campo Alegre de Lourdes comemorou ontem (05) mais um ano de emancipação político-administrativa e dentre as homenagens que recebeu está uma moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa pelo deputado Adolfo Viana (PSDB). O município teve origem na Fazenda Peixe, onde se concentravam famílias que tinham o intuito de desenvolver a criação do gado bovino.

No ano de 1938, com um elevado número de habitantes e compondo parte do território de Remanso, a fazenda foi elevada politicamente à condição de distrito. No ano de 1962, finalmente o distrito foi transformado em município, com território desmembrado de Remanso e recebendo o nome de Campo Alegre de Lourdes. Situado no Norte da Bahia em divisa com o Estado do Piauí, embora esteja localizado na área do Vale do São Francisco, Campo Alegre de Lourdes possui, aproximadamente, 28 mil habitantes, sendo a maior parte de habitantes da área rural...

Ascom/Dep. Adolfo Viana

Contagem regressiva para 24º Festa do Interior

Com o tema Dunas do Velho Chico um Oásis no Sertão, a 24ª Festa do Interior de Casa Nova, começa amanhã (7) com a escolha da Rainha e Princesas do evento. De acordo com a organizadora, Silvia Suemi, a expectativa de público é superior a edição passada que alcançou cerca de 100 mil pessoas nos três dias de evento. No circuito da Festa são expostas 23 barracas oficiais representando e mostrando aos moradores e visitantes a cultura e produtos das localidades do Distrito de Santana do Sobrado, Riacho do Sobrado, Distrito do Pau a Pique, Barragem, Distrito do Luiz Viana, Distrito do Ouricuri, Barra da Cruz, Cacimbas, Jardim, São Luiz, Palmeira, Distrito de Bem Bom, Açude de Pedra, Junco, Poço da Pedra, Junco, Lago, Tiririca, Lagoa do Alegre, Altamira, Algodão, Malvão, Jurema, entre estas barracas encontra-se também o Camarote da Prefeitura e a Barraca da Policia Militar.

A responsável pela barraca da Barragem, Maria Esperança da Silva, diz que em sua barraca os visitantes podem saborear a culinária local e degustar carnes e derivados do bode. “São mais de 18 anos trabalhando na festa mais esperada do ano pelos casanovenses”, comenta. Gerando cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos, barracas são vendidas para moradores locais, associações e visitantes das cidades vizinhas onde demonstram seus artesanatos, gastronomia , bebidas, brinquedos e camelôs. Um palco alternativo também é montado na Praça da Cultura apresentado a cultura e talento da região e as crianças podem se divertir com o parque de diversão montado ao lado do pátio de eventos...

Lidiane Cavalcante Ascom PMCN

Encontro na CDL discute um conceito macro para Juazeiro

Sob o manto da cidadania plena, norteada pela idéia suprapartidária, aconteceu ontem (5), no auditório da CDL de Juazeiro, a reunião com representantes das sociedades civis de Juazeiro, Petrolina e municípios que compõem a RIDE (Rede Integrada de Desenvolvimento Econômico) para tratar de pontos como reforma da ponte Presidente Dutra, importância política, econômica e social para os municípios da região, situação atual e transtornos ocasionados, fortalecimento da RIDE e os pleitos elencados no primeiro encontro, que trata da aceleração da reforma da ponte, construção do anel viário de Juazeiro e de novas pontes seguindo o projeto da RIDE.

A mesa coordenadora dos trabalhos foi constituída pelo presidente da CDL, Erivaldo Oliveira, Prof. Paulo José, o representante da RIDE em Juazeiro, Omar Dias Torres e o vereador Alex Tanuri, representando a Câmara Municipal. Dos debates, surgiu a definição de uma ação prática: a formalização de um documento reivindicatório, mas também de caráter histórico, para encaminhamento à presidenta Dilma Rousseff, apresentando a situação atual da ponte, suas implicações e a necessidade premente da construção do anel viário e de duas pontes, a leste e oeste da atual, com o intuito de contemplar o grande crescimento populacional de Juazeiro e Petrolina, a acentuada demanda com o tráfego de carros de passeio, coletivos e carros pesados e a expansão vertiginosa da nossa agricultura irrigada, exigindo um escoamento da produção cada vez maior para atender as demais regiões brasileiras e a exportação para vários países...

Sai a lista dos pré-aprovados do segundo lote do “Minha Casa, Minha Vida”

A Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), informa que a lista com os nomes dos pré-aprovados do segundo lote do “Minha Casa, Minha Vida” (MCMV) já está disponível no site da Prefeitura e em todas as unidades do CRAS, nos Restaurantes Populares do Centro e do João Paulo II, na Seiasc e na Casa do Bolsa Família.

A lista, dividida em três grupos, contém os nomes dos 1.200 pré-aprovados pela Caixa Econômica Federal (CEF) para o segundo lote do MCMV referente ao Residencial Praia do Rodeadouro/Moradas do Salitre, localizado na Serra da Batateira, próximo ao bairro João Paulo II. A entrega dos documentos do dossiê acontecerá entre os dias 07 e 09 (quinta, sexta e sábado), das 08h às 17h, no Ginásio de Esporte Aloísio Viana, no bairro Novo Encontro. Clique aqui e confira a lista..

Ascom Seiasc

ALTO DA ALIANÇA ESCOLHE NOVOS MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DIA 31

No próximo dia 31, serão realizadas as eleições para presidente e demais diretores da Associação de Moradores do Bairro Alto da Aliança, para o biênio 2011/2013. Três chapas vão disputar o pleito eleitoral e os candidatos serão avaliados por mais de 700 filiados aptos ao voto. Após o sorteio para definição do número das chapas, estarão concorrendo:

Ticou,Chapa 01, é o atual presidente e concorre a reeleição. Sônia Gomes, da Chapa 02, e a única mulher candidata e disputa o processo pela primeira vez. Alonso José da Chapa 03, também concorre pela primeira vez, apesar do pai Seu Dedé o irmão Agnaldo José, já terem comandado a entidade...

Aprovados na 2ª chamada do SiSU devem se matricular até hoje

As matrículas para os aprovados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) devem ser feitas até esta quarta-feira (6). O Ministério da Educação divulgou os nomes dos convocados no sábado (2). Nesta edição do SiSU, um total de 446.508 estudantes que fizeram o Enem 2010 concorreram a 26.336 vagas em 48 instituições públicas de ensino superior em 20 estados. A primeira chamada foi divulgada em 22 de junho.

Candidatos podem manifestar interesse em entrar na lista de espera até quinta-feira (7). A divulgação da lista será feita em 11 de julho. Podem entrar na lista de espera os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independente de terem efetuado a matrícula. A manifestação somente poderá ser efetuada na primeira opção de vaga do candidato.

O SiSU foi criado pelo MEC para unificar a oferta de vagas em instituições públicas. De acordo com o ministério, foram oferecidas para esta edição do SiSU 10.552 vagas em cursos noturnos, 9.324 em cursos em período integral, 3.526 são para cursos matutinos e 2.934 para cursos vespertinos. Minas Gerais é o estado com o maior número de instituições participando da edição do segundo semestre de 2011: dez, no total. A maioria das vagas está concentrada no Sudeste (9.784), seguido pelo Nordeste (9.451), Sul (5.181), Centro-Oeste (1.168) e Norte (752). As informações são do G1...

FAMÍLIA FAZ PROTESTO EM FRENTE A PREFEITURA DE JUAZEIRO E ASSESSORIA NEGA PERSEGUIÇÃO

O comunitário Agnaldo José do Alto da Aliança reuniu os familiares (pai, mãe, esposa e filhos) e realizou na manhã desta quarta-feira (06), manifesto em frente ao prédio-sede da Prefeitura de Juazeiro.

Agnaldo disse ao blog que o protesto ocorre por conta da perseguição da gestão Isaac Carvalho que não pagou até hoje os direitos trabalhistas da sua esposa Maria Cícera que foi demitida no início de 2011, após seis anos de trabalho na prefeitura municipal...