RedeGN - Política

Outros Destaques

Política

Política

ProJovem Adolescente promove inserção social, debates e reflexões

O ProJovem Adolescente é um serviço socioeducativo de convívio, que visa complementar a proteção social básica criando mecanismos para garantir o direito à convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção e permanência do jovem no sistema de ensino. Participam jovens de 15 a 17 anos, pertencentes a famílias beneficiárias do Bolsa Família ou oriundos de outros programas sociais.  

No programa os jovens são organizados em coletivos, sob a coordenação de um Orientador Social, sendo o serviço prestado ou referenciado nos CRAS, e devem cumprir uma carga horária de 1200h, distribuídas em 2 anos (ciclo I e II). Os núcleos se desenvolvem em torno de três eixos estruturantes (convivência social, participação cidadã, e mundo do trabalho), e seis temas transversais (direitos humanos e socioassistenciais, trabalho, cultura, meio ambiente, saúde e esporte).

Em Juazeiro funciona sob a supervisão da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), possui 14 núcleos divididos entre sede e interior, e atende a uma demanda de mais de 900 jovens. Os coletivos estão trabalhando os eixos e temas transversais, a exemplo do ProJovem Adolescente do Itaberaba e Promenor que no momento discutem o tema Saúde. Nesta quarta-feira (12) uma turma de trinta alunos se reuniu no Promenor com a psicóloga Andréia Ferrari, para debater “Relações Familiares”, dentro da temática da Saúde. “Já trabalhamos com eles sexualidade e gravidez na adolescência, hoje relações familiares, e o próximo enfoque será sobre drogas. Eles precisam dessas orientações, dessas conversas para aprenderem um pouco mais e para externarem seus pontos de vista. Essa é uma forma de inserção, e nós trabalhamos nesta perspectiva”, explicou a psicóloga. ..

Anna Monteiro Ascom PMJ

Projeto de Jorge Khoury sobre Cartões de Crédito é tema da Frente Varejista no Congresso

A Frente Parlamentar Mista do Comércio Varejista debateu nesta quarta-feira (12) a atualização da tabela da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06, ou Lei do Supersimples) e a regulamentação da indústria dos cartões de crédito. A frente reúne deputados, senadores e empresários. Em discussão, o impacto da substituição tributária para as micros e pequenas empresas, a fixação de taxas menores e a possibilidade da diferenciação nos preços para vendas no cartão ou à vista, com valores mais baixos. 

A falta de uma legislação específica para os cartões de crédito e débito no País, que atormenta a vida de muitos usuários brasileiros, pode estar com os dias contados. Um projeto de lei de autoria do deputado federal Jorge Khoury (DEM-BA) prevê a regulamentação dos cartões de crédito no Brasil. Para o parlamentar, é preciso viabilizar a ampliação da concorrência entre operadoras e, a partir daí, reduzir as taxas de juros praticadas atualmente, pois a falta de uma regulamentação para o setor traz desvantagens financeiras aos lojistas, que acabam oferecendo bens e serviços ao consumidor a preços muitos elevados.

Segundo Jorge Khoury, que integra a Frente Parlamentar Mista de Comércio Varejista, "as taxas dos cartões de crédito no Brasil são 70% superiores às praticadas nos Estados Unidos. Um absurdo" acrescentou. O encontro foi coordenado pelo presidente da frente e vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação, deputado Guilherme Campos (DEM-SP). Participaram do debate, representantes das confederações do Comércio, Serviços e Turismo (CNC); dos Dirigentes Lojistas (CNDL); e das Associações Comerciais do Brasil (CACB); além da Associação Brasileira dos Supermercados. ..

Enfoque Comunicação

Comissão do Senado acaba com "puxador de votos" em eleições

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (12) proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o regime de eleição majoritária no pleito para deputados federais, estaduais, distritais e vereadores, acabando com os chamados "puxadores de votos". Para entrar em vigor, o tema terá de ser aprovado pelo Plenário de senadores, além de ter de ser analisado na Câmara dos Deputados, mas só entraria em vigor na eleição que ocorrer um ano depois da aprovação total pelo Congresso.

Ainda que seja aprovada no Congresso este ano, a nova regra confirmada pela CCJ não vale para o pleito de outubro. É que a PEC estabelece que o novo sistema de votação não pode entrar em vigor em uma eleição que ocorrer até um ano antes da validação da proposta. "A alternativa do voto distrital em suas diversas modalidades, puro ou misto, seria a única capaz de garantir o contato estreito e constante entre representados e representantes, do qual tanto carecemos hoje", diz o senador César Borges (PR-BA), que relata o projeto.

"Os lugares correspondentes às bancadas de cada Estado na Câmara dos Deputados seriam preenchidos apenas pelos candidatos que obtivessem maior número de votos, sem necessidade de fórmulas de conversão de votos em cadeiras", explica o parlamentar. Se passar a vigorar, a proposta evita, por exemplo, a eleição de candidatos com poucos votos, alçados ao Legislativo na esteira de um candidato bem votado do mesmo partido ou coligação, ao mesmo tempo em que aniquilaria a possibilidade de derrota de candidatos que, mesmo com votação expressiva, não alcançaram o quociente eleitoral...

Terra

Raiz e Remix será lançado nesta quinta no Café com Arte

Um caldeirão de misturas musicais, exposição fotográfica, tenda de cinema e feira multicultural. Este é o projeto Raiz e Remix, que terá a sua quinta edição lançada nesta quinta-feira (13), às 10 horas da manhã no espaço Café com Arte da Petrolina Antiga. Durante a apresentação do projeto, que contará com a presença da cantora Isaar, representantes da imprensa, os novos e antigos parceiros, vão tomar conhecimento da programação, que vai movimentar os palcos, principal, alternativo e a tenda eletrônica no parque Josepha Coelho, nos dias 20 e 21 do próximo mês de agosto.

O Raiz e Remix, que atrai, em média um público de 10 mil pessoas, já entrou para o calendário cultural do Vale do São Francisco pela ousadia dos encontros e delícias dos balanços de atrações de renome a exemplo de Lia de Itamaracá/PE, Riachão/BA, Chico Correa e Eletronic Band/PB. O Samba de Véio e o Mantigueiros, grupos da terra, também já marcaram presença nestes últimos quatro anos, onde a música, em sua diversificada programação é o destaque do Festival e toda programação é gratuita.

Além das atrações locais, os nomes do “cast” da quinta edição são: Issar (ex-Comadre Fulozinha) e China (ex-Sheik Tosado) e outros a depender do patrocínio e apoio. Contatos: chicoegidio@raizeremix.com.br (87) 8865.5840..

Prefeito Isaac Carvalho participa de reunião do PAC 2

O prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho, acompanhado do Secretario de Obras e Projetos Estruturantes, Flavio Luis Ribeiro, participou nesta quarta-feira (12) em Brasília de uma reunião para os esclarecimentos sobre as formas de acesso e os critérios de seleção da segunda etapa do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2). O encontro aconteceu no Centro Cultural Caixa Econômica e foi direcionado aos municípios do Grupo 1, que possuem uma população acima de 150 mil habitantes, aos pertencentes a regiões metropolitanas e capitais de Estados, além de Governos de Estados.

Estiveram presentes os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Márcio Fortes (Cidades), com os trabalhos sendo conduzidos pela Coordenadora do Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (GEPAC), Miriam Belchior. “Aqui discutimos as necessidades de cada município e definimos juntos os investimentos a serem feitos”, diz Miriam Belchior. Quem também esteve na reunião foi o Vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda...

Reminiscência...

Construção da Catedral de Petrolina. ..

Colaboração professor José Raimundo dos Santos (Negão do Edson)

PROJETO DA PM: LEUR CRITICA LENTIDÃO

O deputado estadual Leur Lomanto Jr.(PMDB), líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, criticou nesta quarta-feira (12) na tribuna da Casa, a falta de avanço nas negociações do governo com a Polícia Militar para aprovação do projeto que reajusta o salário da categoria. “Trata-se de uma humilhação do atual governo que prometeu, caso fosse eleito atender aos anseios dos policiais. O governador chegou a fazer campanha com o contra cheque dos policiais e vem há três anos enrolando a categoria”, disparou. O parlamentar confirmou ainda a posição da ala peemedebista de só votar o projeto se as reivindicações dos militares forem aceitas pelo governo. ..

Foto: Max Haack/BN

SAAE divulga investimentos no interior e melhoria no abastecimento de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos – SAAE anuncia investimentos com recursos próprios para amenizar os problemas de falta d’água no interior do município. Na Fazenda Lotério, localizada no distrito de Massaroca, um reservatório de água com capacidade de armazenamento para 64 mil litros de água foi construído pelo órgão. Este reservatório atenderá as fazendas Cachoerinha e Pedrão na mesma região, beneficiando cerca de 30 a 40 famílias.

Já na localidade do Açude da Rancharia, distrito de Pinhões foi instalado um motor bomba elétrico, equipamento responsável pela distribuição de água para a comunidade. Antes do investimento a água consumida pelos habitantes da localidade era puxada por um motor a diesel, fato este que sempre acarretou problemas, o maior deles a constante falta d’água. Muitas vezes os próprios moradores tiveram que comprar o combustível para ver a água chegar a suas casas. “Esse é um problema que ficou no passado para a comunidade do Açude. Com a instalação do motor bomba elétrico estamos beneficiando em torno de 50 famílias que moram nessa localidade”, informou Manoel Evangelista (Didi), Chefe da Divisão do Interior. ..

Luzete Nobre / SAAE

Divulgado resultado oficial da Eleição para Diretores e Vice-diretores

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC), através do titular da pasta Plínio Amorim divulgou Nesta Quarta-Feira da (12) o Resultado oficial Primeira eleição Direta n Diretores e Vice-Diretores Realizada na História do município. Um dia Aconteceu votação não 30 de abril, seu tendão Resultado apurado Após o Encerramento, e lavrado em ata Resultado, NAS Presenças das Comissões Eleitorais Escolares, e dos Fiscais de chapa. Até a Foram analisados dados PRESENTE Recursos OS e realizados juridicos OS Procedimentos Necessários Para a então Divulgação oficial.
RESULTADO OFICIAL DAS ELEIÇÕES PARA Gestores ESCOLARES-2010/2014

ESCOLA

Endereço

EQUIPE ELEITA..

Anna Monteiro Ascom PMJ

Roberto Carlos prestigia noite de autógrafos de Anamara

Nesta terça-feira, Anamara (Maroca), ex-BBB, foi recebida por fãs eufóricos, que gritavam seu nome, tiravam fotos e pediam autógrafos, no saguão principal do Shopping Salvador. Havia fãs de todas as idades e classes sociais formando uma fila com caracóis.

O deputado Roberto Carlos (PDT) fez questão de participar do evento para saudar a juazeirense que encantou o país. “Devemos prestigiar as personalidades da nossa terra. Ela levou o nome de Juazeiro, com muito orgulho, para o Brasil”, ressaltou o conterrâneo, Roberto Carlos.  

Maroca garantiu ao deputado que vem a Juazeiro, no final do mês, durante o carnaval da Cidade. ..

CURAÇÁ FESTEJA DIAS DAS MÃES EM GRANDE ESTILO

Numa junção de esforços, envolvendo as secretarias de Educação, Cultura e Desporto; Saúde, Infraestrutura, Ação Social e demais secretarias de Governo, foi realizada, sábado dia 08, uma manhã de confraternização em comemoração ao dia das mães. O evento contou com a integração de escolas das redes municipal e particular e foi coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

Na oportunidade, foi lançado pelas escolas presentes, o PROJETO MÃE, ARTE QUE ENCANTA A VIDA cujas ações serão desenvolvidas no período até o dia 28 deste mês. Há uma expectativa muito grande em torno das propostas do projeto, constando de: I Concurso de Poesias, “Talentos da Mamãe”- 2010 com o tema: “Mãe, Você é o Coração da Família”; I Pesquisa Escolar “Coisas de Mãe, Nas Ruas da Alegria”, tema: Mãe, Ensine-me a Viver... Que deverá traçar o perfil socioeconômico-cultural das mães que vivem em Curaçá.

Dando continuidade à programação em homenagem às mães, aconteceu, no domingo, após a celebração da missa, o concerto da Orquestra de Câmara de Curaçá...

Elias Fonseca Ascom PMC

Executiva nacional tenta anular apoio do PPS baiano a ex-ministro

Em reunião que aconteceu na manhã desta terça-feira (11/5), a Executiva Nacional do PPS decidiu dar um basta à aliança do partido com o pré-candidato ao governo baiano Geddel Vieira Lima (PMDB). A legenda indicou o nome do coordenador eleitoral Paulo Elisiário para atuar como interventor no diretório do estado.

A decisão foi feita depois de analisar o relatório da visita do próprio Paulo Elisiário à Bahia, realizada no último sábado. Juarez Amorim, membro da Executiva Nacional do PPS, afirmou que seria “inconcebível ter o PPS apoiando a candidatura de Geddel (PMDB) e com isso fortalecer a campanha de Dilma Rousseff na Bahia”. O PPS está engajado na campanha de José Serra (PSDB) à presidência e apoia Paulo Souto (DEM) ao governo do estado. ..

Nublog

Campanha Contra Aftosa é intensificada na Zona Tampão

“Nossa meta não é apenas fazer com que os produtores vacinem e declarem 100% do seu rebanho. Queremos compor uma equipe forte e que promova união entre Governo e criadores para tornar o negócio pecuário baiano igualitário”. Com essa mensagem o Diretor Geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Cássio Peixoto iniciou as atividades da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa na Coordenadoria Regional em Juazeiro, que reuniu cerca de 100 produtores no município de Casa Nova para uma palestra sobre “Avanços e Metas para a Extinção da Zona Tampão em 2010”.

A região, que vacinou 98,6% dos animais na última campanha contra a aftosa, tem um rebanho de aproximadamente 400 mil cabeças, mais de 15 mil criadores e desde 2000 possui quatro municípios na Zona Tampão – Remanso, Casa Nova, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes. Essas localidades foram delimitadas como área de restrição comercial pelo Ministério da Agricultura porque faziam divisa com outros estados com risco de febre aftosa. “E para proteger o rebanho da Bahia, os pecuaristas dessa região estão há 10 anos impedidos de comercializar seus animais. Mas essa restrição terá fim ainda este ano”, esclareceu o diretor de Defesa Animal, Rui Leal, fazendo referência ao Pacto Federativo, documento assinado entre os governos da Bahia, do Piauí e o Mapa para extinguir a Zona Tampão...

Ivana Ramacioti Ascom/Adab

COPA 2014: TCU CRIA SITE PARA DAR TRANSPARÊNCIA

Bola de FutebolPara dar transparência aos gastos do poder público com a Copa do Mundo de 2014, o Tribunal de Contas da União (TCU) lançou nesta terça-feira (12) um site em que, ao clicar sobre um mapa, o internauta terá acesso à situação, volume de gastos e contratos de cada obra tocada em cada uma das cidades sede. Há a possibilidade inclusive de usar o canal de denúncias da página. Diante de governadores e prefeitos dos 12 estados cujas capitais irão sediar jogos, o presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, disse que a fiscalização será rigorosa porque “a conta será paga pela sociedade” e para que não se repita o que aconteceu nos Jogos Pan-americanos de 2007 (Rio), “que deixou a triste herança de o atraso na condução das obras levar à majoração dos preços”. R$ 47,5 bilhões serão investidos em infraestrutura, turismo e consumo. Para Salvador, está programado R$ 1,2 bilhão. ..

Informações do A Tarde

Facape abre processo seletivo para transferências e candidatos portadores de diploma

A partir do dia 17 de maio estarão abertas as inscrições para o processo seletivo para preenchimento de vagas para transferência interna, externa e portadores de diploma de ensino superior. As inscrições vão até o dia 21 de maio e as provas estão marcadas para o final do mês, dia 31.

O certame possui um número especifico de vagas para cada categoria, sendo o maior número concentrado no curso de Administração, 20 vagas ao todo. Maiores informações no site da Facape: www.facape.br/concursos. O edital estará disponível a partir das 19h, desta terça-feira, 11 de maio. ..

ASCOM/FACAPE

Todas as escolas da rede estadual terão acesso à Internet

A rede estadual baiana vai receber 495 laboratórios do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo). Ou seja, serão quase 10 mil computadores distribuídos na rede. Além disso, todas as escolas da zona urbana terão acesso à  Internet até o final do ano. Esses recursos tecnológicos já chegam a 80% das 1.544 unidades da rede. Os computadores e a Internet são ferramentas que a rede disponibiliza para facilitar o acesso à  informatização e as mais diversas formas de conhecimentos aos alunos e professores. Além disso, a Secretaria da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira, oferece capacitação para que os docentes possam aproveitar melhor a tecnologia pedagogicamente. Ao todo, nos últimos três anos, a Secretaria da Educação capacitou, aproximadamente, 9,5 mil professores em 50 cursos com conteúdos que aliam o uso da tecnologia em prol da educação. ..

Política Livre

Saiba quem recebe supersalários no TJ-BA

O ex-superintendente do extinto Ipraj, Antonio Maia Diamantino, o assessor do gabinete do desembargador Paulo Furtado, André Luiz Amado Simões, e um engenheiro tiveram remuneração bruta superior a R$ 50 mil, cada um, na folha de pagamento de fevereiro, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Com base em documentos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), levantamento de A TARDE identificou os nomes de 11 servidores dos 12 maiores salários recebidos naquele mês. 

Além dos três já citados, aparecem duas assessoras da desembargadora Lícia Carvalho, uma assistente social, outros três funcionários que pertenceram ao Ipraj e mais três pessoas de setores administrativos da corte. Desde setembro de 2009, o CNJ investiga distorções na folha salarial do TJ-BA. Há uma semana, auditoria do CNJ emitiu parecer pelo fim de adicional de função a 2.346 servidores da Justiça baiana.

O parecer da auditoria do Conselho apontou indícios de favorecimento pessoal no pagamento de adicional, já que o TJ-BA não indicou ainda quais critérios usa para a concessão do benefício. Considerada inconstitucional pela auditoria, a gratificação chega a elevar em até 150% os vencimentos básicos dos servidores agraciados. Mas, como incide em “efeito cascata” sobre outras vantagens, o resultado final eleva ainda mais a remuneração.

É o que acontece com 194 servidores cujos proventos brutos superam o teto estadual de R$ 22 mil, salário de um desembargador. Os 12 maiores salários superam os R$ 30 mil...

Flávio Costa e Danile Rebouças A Tarde online

MARINA SILVA DEFENDE 3ª GERAÇÃO PARA BOLSA FAMÍLIA

Marina Silva 2A senadora Marina Silva, pré-candidata a presidente pelo Partido Verde, defendeu a implementação de uma terceira geração do programa Bolsa Família. Em Natal, nesta terça-feira (11), ela defendeu que a ideia é continuar com a distribuição de renda, mas focando na profissionalização dos jovens. “A primeira geração era o sacolão, não era o melhor caminho. A segunda geração foi o Bolsa Família, transferência direta de renda com contrapartida simples; e a terceira geração deve promover a inclusão produtiva”, disse. Marina explicou que a proposta é manter o Bolsa Família para as famílias em situação de risco, com investimento pesado em educação, “para os jovens terem profissionalização e serem incluídos produtivamente”. Marina alfinetou os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), que têm “dificuldade para lidar com a alternância de poder”. Ela chamou atenção para o que definiu de “realinhamento” entre PSDB e PT e disse que, se eleita, desejará governar com o que existe “de melhor” nesses dois partidos.
..

BN

Furto de tampas de PVs causa riscos à população

Um levantamento executado pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (SEIHASP) revelou que tampas de poços de visita (PVs) instaladas na obra de esgotamento sanitário estão sendo furtadas em Juazeiro. Até a manhã desta quarta-feira (12), mais de 80 tampas tinham sido retiradas dos locais, causando perigo ao trânsito de veículos e pessoas. Para coibir a prática, o secretário de Infraestrutura Aílton Candeia, formalizou queixa na 17ª Corregedoria de Polícia do interior que está investigando o caso...

Michele Gomes Ascom PMJ

Serra volta ao “Paz e Amor” um dia após se irritar

Um dia depois de se irritar com perguntas sobre a atuação do Banco Central, o candidato a presidente José Serra (PSDB) tentou demonstrar simpatia e serenidade durante uma série de atividades em dois municípios de Goiás. Em clima de campanha, Serra visitou um shopping center em Aparecida de Goiânia. Beijou crianças, posou para fotografias e, mesmo com dor de garganta, aceitou um copo de milk shake gelado. Serra chegou até assistir a um número de mágicas feito por um vendedor. Adversários do tucano comemoram seu tom agressivo durante resposta à jornalista Miriam Leitão na entrevista à rádio CBN no dia anterior. Desde o inicio desta pré-campanha há um mês, Serra tem sido elogiado por sua postura, apelidada até de “Serrinha Paz e Amor”. O termo é uma referência direta ao presidente  Lula . Durante a campanha eleitoral em 2002, a pedido do seu marqueteiro Duda Mendonça, o petista abandonou o estilo “reclamão” e “mal humorado” e se auto-denominou “Lulinha Paz e Amor”. Ao comentar seu comportamento na entrevista à CBN, Serra tentou minimizar: “Não houve nenhum propósito agressivo. Foi apenas o calor de uma discussão com uma repórter muito preparada, que tem convicções, a qual eu respeito bastante.” Informações do IG. ..

Política Livre