RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 1247 registros para a palavra: vacinacao

Divulgada as datas para vacinação contra Sarampo em Petrolina

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina informa que a Campanha de Vacinação contra Sarampo acontecerá entre os dias 25 e 06 de dezembro. Vale salientar que mesmo com o fim da campanha as unidades estarão abastecidas com a vacina da tríplice viral.  ..

Petrolina: Secretaria Municipal de Saúde realizará Campanha de Vacinação contra Sarampo

Devido os casos recorrentes de sarampo em Pernambuco, a secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) realizará entre os dias 25 e 13 de dezembro a Campanha de Vacinação contra Sarampo no município, sendo o dia 'D' no próximo dia 30 de outubro. A vacina contra a sarampo (tríplice viral) é destinada para as crianças de 6 meses a menores de cinco anos. 

Até o momento, já foram confirmados 112 casos da doença no Estado. Em Petrolina só há um caso notificado que está sendo investigado. “A campanha tem o intuito de encerrar o ciclo de contaminação e controlar o vírus. Mesmo não havendo casos confirmados em Petrolina, o município está propício a ser infectado”, declarou a coordenadora de Imunização Jeane Moraes, que complementou dizendo que se o vírus não for controlado no Estado, o Brasil corre o risco de perder o certificado internacional de controle do sarampo...

Bahia unida na campanha de vacinação contra a Aftosa

“Unidos contra a Aftosa”. Esse é o slogan da segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa de 2013 lançada oficialmente nesta sexta-feira (8), no Parque de Exposições Juvino Oliveira, em Itapetinga. A capital da pecuária foi contemplada com o evento que marca o início das atividades de vacinação em todo o Estado e reafirma a união entre o governo do Estado e o criador em uma das regiões detentoras dos maiores rebanhos, com 1.111.607 bovídeos das 11.173.003 de cabeças existentes no território baiano. A Secretaria de Agricultura (Seagri), através da Agência de Defesa Agropecuária de Bahia (Adab), e o Sindicato Rural receberam os criadores e representantes do setor de toda a região com o objetivo de estabelecer maior aproximação com os produtores e sensibilizá-los sobre a importância e necessidade de continuar imunizando os animais.

“Receber o lançamento da Campanha de Vacinação contra a Aftosa hoje é uma honra para o município de Itapetinga e o representa reconhecimento do comprometimento dos criadores e do trabalho empenhado pelo Sindicato Rural para o desenvolvimento da pecuária regional”, disse o presidente do Sindicato Rural de Itapetinga, Adriano Alcântara. Nessa etapa da campanha, segundo levantamento da Adab, a Bahia precisa imunizar apenas 4 milhões de bovinos e bubalinos até o dia 30 deste mês, já que, agora, todos criadores baianos vacinam apenas o rebanho de até 24 meses, inclusive os da Zona de Proteção. “Vacinar os animais jovens é importante porque essa é a faixa etária mais susceptível ao vírus da Febre Aftosa. Por isso é necessário o esforço máximo dos pecuaristas e o apoio dos sindicatos e associações para alcançar altos índices de vacinação nos animais de 0 a 24 meses, inclusive nos bezerros recém-nascidos”, destacou o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres. “Também nos permitem uma posição de destaque e referência no cenário nacional e o sucesso nas ações de defesa”...

Secretaria de Saúde de Petrolina divulga novo cronograma da Campanha de Vacinação Antirrábica

Dando continuidade ao ciclo de visitas da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Animal, a equipe de agentes de endemias, da secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, imunizará, na próxima semana, os animais (cães e gatos) de dez comunidades do município.

A campanha segue até o dia 27 de novembro com a meta de imunizar mais de 36 mil animais, entre cães e gatos, a partir dos três meses de vida. Esta semana todas as visitas serão realizadas no período da tarde, das 14h às 19h...

Campanha de Vacinação contra raiva Animal em Curaçá

A Prefeitura Municipal de Curaçá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando, de 9 de setembro a 28 de outubro, Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal. Estima-se que cerca de quatro mil animais sejam vacinados ao fim da Campanha. 

O trabalho vem sendo feito nos distritos, povoados e fazendas de Curaçá: Riacho Seco, Barro Vermelho, Mundo Novo, Patamuté, Poço de Fora, Pedra Branca, Agrovilas, São Bento, Jatobá e também na Sede, com o novo método de trabalho que é a Vacinação Domiciliar, onde os profissionais de saúde vão de casa em casa para fazer a vacinação. “Gostei muito do trabalho dos agentes de saúde, pois meus animais nunca foram vacinados por conta de não ter como levá-los na Secretaria. Agora ficou muito mais fácil para gente e para os animais”, comentou José Neto dos Santos, 45 anos, morador do Bairro Salvador Pereira Lima...

Campanha de Vacinação Antirrábica Animal começa neste sábado em Petrolina

Com a meta de imunizar mais de 35 mil animais, entre cães e gatos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Zoonoses, realizará neste sábado (19) o dia ‘D’ da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Animal em Petrolina.  

Durante o dia serão disponibilizados à população dois pontos fixos de vacinação, no Centro (Praça das Algarobas) e no José e Maria (Praça Maria Maga, Praça Velha e Quadra Poliesportiva) que irão funcionar das 8h às 17h. A equipe de agentes de endemias também vai estar nos bairros Vila Eduardo e Cohab Massangano realizando a imunização casa a casa...

Juazeiro encerra nesta sexta (30) a Campanha Multivacinação

A Campanha Multivacinação 2013, iniciada dia 24 de agosto em Juazeiro para atualização das cadernetas de vacinas das crianças menores de 5 anos, vai ser finalizada nesta sexta-feira (30). Até esta data, os pais e responsáveis ainda podem levar os menores aos postos de saúde para que todo o esquema vacinal da criança seja avaliado e aquelas que não estejam com a imunização em dia, recebam as vacinas necessárias para proteção da saúde. Todas as vacinas do calendário básico estão sendo disponibilizadas nas unidades de saúde, no interior, das 8h às 13h e na sede, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Atualmente, Juazeiro conta com 16 mil menores de 5 anos. ..

Campanha de Multivacinação encerra dia 30 em Juazeiro

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) começou no último sábado (24) a Campanha de Multivacinação 2013, mobilização iniciada em todo o país com o objetivo de atualizar a caderneta infantil em menores de 5 anos. Na abertura do dia “D”, todas as Unidades Básicas de Saúde, da sede e interior, estiveram abertas durante todo o dia. Dos 16 mil menores de 5 anos existentes na cidade, 1,7 mil crianças foram levadas pelos responsáveis e quase 1 mil (dado parcial) receberam a atualização na caderneta da vacina, uma cobertura de 57%.

A meta de Juazeiro é melhorar a cobertura vacinal desse público infantil. Segundo Mário Machado, diretor de promoção à saúde, o Ministério da Saúde através de análise, escolhe quando é necessário fazer a campanha para atualização das vacinas de baixa taxa de cobertura. “É importante manter altas taxas de cobertura, e Juazeiro ainda não atingiu os 95% da meta recomendada pelo Ministério da Saúde”, afirmou Mário...

Campanha de Multivacinação começa neste sábado em Petrolina

Entre os dias 24 e 30 de agosto acontece em todo país a mobilização para a Campanha Nacional de Multivacinação. A ação tem como objetivo atualizar as cadernetas de vacinação das crianças com faixa etária entre os 6 meses e 4 anos e 11 meses de idade. No dia ‘D’ da campanha, que acontece neste sábado (24), a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) vai ampliar os locais de vacinação com a distribuição de seis postos volantes, localizados em pontos estratégicos da cidade.

“É importante que os pais levem seus filhos às unidades de saúde ou aos postos volantes, neste sábado, ou até o dia 30 de agosto à unidade mais próxima de sua casa. A vacina é um mecanismo eficaz na prevenção de doenças”, alerta a coordenadora de Imunização do município, Jeane Moraes. As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h na zona urbana e das 8h às 14h na zona rural, já nas Unidades de Atendimento Multiprofissional – AME’s, das 7h às 21h. ..

Abertura da Campanha Multivacinação 2013 em Juazeiro será neste sábado (24)

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) convida os pais e responsáveis pelas crianças menores de 5 anos para comparecerem neste sábado, 24, aos postos de saúde do município para atualização da caderneta de vacinação. Todas as vacinas do calendário básico serão disponibilizadas nos postos de saúde, no interior e na sede, das 8h às 17h. 

 “É necessário que as crianças menores de cinco anos que não estejam com a imunização em dia sejam levadas aos postos de vacinação. Todo o esquema vacinal será observado para a devida proteção das doenças”, enfatizou a coordenadora do setor de Imunização do município (Rede de Frio), Renata Pereira Moreira.  ..

Secretaria de Saúde de Petrolina capacita profissionais de saúde para a Campanha de Multivacinação

No próximo sábado (24) começa em Petrolina a Campanha Nacional de Multivacinação, que tem o intuito de ampliar a cobertura vacinal das crianças, através da atualização da caderneta de vacinação. Para oferecer um serviço eficaz à população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta segunda-feira (19) capacitação com enfermeiros e técnicos de enfermagem da zona rural, onde foram abordados pontos como faixa etária e esquema de vacinação no município. Os profissionais da área urbana serão capacitados na próxima quarta-feira (21).

A campanha será realizada entre os 24 e 30 de agosto e tem como público-alvo crianças de zero a menores de cinco anos. “É importante que os pais levem os seus filhos para a atualização da caderneta de vacinação. Todas as unidades da zona urbana e rural terão vacinas suficientes para todo o público-alvo”, alerta a coordenadora de imunização, Jeane Moraes...

Juazeiro inicia essa semana Campanha Multivacinação 2013

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) inicia sábado (24), com o dia “D” (mobilização nacional), a Campanha Multivacinação 2013 para atualização da caderneta infantil em menores de 5 anos que não estejam com a imunização em dia. Na abertura da Campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), zona urbana e interior, estarão abertas das 8h às 17h.

Todas as vacinas do calendário básico serão disponibilizadas nos postos de saúde, afirma a coordenadora do setor de Imunização do município (Rede de Frio), Renata Pereira Moreira. “É importante que os pais ou responsáveis levem os menores com a caderneta infantil, mas é essencial a ida aos postos de vacinação mesmo sem o cartão de vacina. Será necessário analisar se o esquema de cada imunização foi concluído, para que a criança esteja verdadeiramente protegida”, lembrou...

Campanha de Vacinação contra Pólio é prorrogada em Petrolina

A Campanha de Vacinação contra Poliomielite foi prorrogada até o dia 5 de julho. Em Petrolina, foram imunizadas 18.106  crianças com idade de 6 meses a menores de 5 anos, o que representa 72,92% do total das 24.892 que devem ser vacina das no município. A meta do Ministério da saúde é vacinar 95% do público alvo.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, Jeane Morais, alerta os pais a levarem seus filhos à unidade de saúde mais próxima de sua casa "É preciso que os pais se conscientizem que a vacina contra Pólio é necessária para a saúde de seu filho. A paralisia infantil é uma doença grave que pode deixar sequelas e ser fatal", enfatiza Jeane...

Campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil segue até o dia 04 de julho em Casa Nova

A Prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria Municipal de Saúde, continuará com a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) até o dia 04 de julho. Crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade devem ser vacinadas, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde. É importante que os pais levem a carteira de vacina da criança.

Na sede do município, a vacinação está acontecendo nos Postos de Saúde da Família (PSF) do Centro, Vila São José, Vila Massu e Vila Azul, além do Centro de Saúde (SESP). A campanha também continua nos distritos de Santana do Sobrado (no PSF Euclides Jorge Rodrigues), Bem Bom e Pau a Pique (no PSF de cada distrito)...

Vacinação contra a Pólio continua até 21 de junho em Juazeiro

O sábado (8) do dia D de vacinação contra a pólio foi de muito comprometimento e descontração. Profissionais da saúde estiveram a disposição durante todo o dia para receber as crianças na companhia de palhaços, brincadeiras e doces, tudo para envolver os pequenos em um ambiente aconchegante. No Posto de Saúde do João XXIII, os pais tiveram suas crianças vacinadas contra pólio e também puderam atualizar sua caderneta de vacinação, caso alguma vacina estivesse atrasada. Após a aplicação, seus filhos podiam assistir DVD, pintar gravuras e até brincar com o Zé Gotinha. A Campanha que teve início no dia 3 tinha totalizado até aquele momento 1.260 crianças vacinadas de 6 meses a menores  de 5 anos de idade. Juciara Souza da Silva que levou sua filha Juciele Souza de Oliveira de 1 ano e 9 meses foi uma das primeiras a chegar no Posto, com o cartão de vacinação completo. “Sempre gosto de vir nesse dia, pois minha filha se diverte. Nunca deixo passar a etapa da vacina. Sempre trago para aplicar no dia certo, sem atraso”, disse a mãe.

A enfermeira do Posto do João XXII, Gabriela Miranda Nunes, confere todas as cadernetas de vacinação para atualizá-la, antes da aplicação. “Nossa meta é vacinar 290 crianças por posto. No caso dos atrasados, aplicamos também a vacina que falta, além da pólio”, disse. Foi o caso de Gabriela Santos de 1 ano e 7 meses que não tinha tomado nenhuma vacina até aquele momento. A tia da pequena, Edna Batista, decidiu levar a sobrinha, já que a mãe dizia que tinha perdido a caderneta de vacinação. A enfermeira do Posto frisou: “Caso a mãe não ache o cartão, não tem problema, pois os agentes têm o controle dessas crianças através do espelho da caderneta que a mãe leva. Não precisa deixar de vacinar. É só procurar o agente de saúde”...

Sábado é o Dia D de vacinação contra a Poliomielite em Juazeiro

Sábado, dia 8 de junho, marca o Dia D de mobilização e divulgação nacional contra a Paralisia Infantil. Todas as crianças de Juazeiro com idade de 6 meses a menores de 5 anos devem ser levadas pelos pais ou responsáveis aos postos de saúde da sede e interior do município, para receberem as duas gotinhas (independentemente de terem sido vacinadas anteriormente), contra o vírus da poliomielite, o Poliovírus (PV).  É importante levar o cartão de vacinação da criança.

A partir das 8h da manhã, as unidades de Saúde já estarão preparadas para receberem o público-alvo. A abertura oficial da Campanha, organizada pela Secretaria de Saúde, será no posto do bairro João XXIII, a partir das 9h. A campanha, que em Juazeiro começou no dia 3 deste mês, vai até 21 de junho. Nesta sexta-feira (7) e no sábado, dia D, os profissionais de saúde estarão vacinando também as crianças das ilhas do município...

Casa Nova inicia campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil neste sábado

No próximo sábado (08) a Prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria Municipal de Saúde, dará início à campanha de vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil). Crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade devem ser vacinadas, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde. O sábado será marcado como o Dia “D” de Mobilização Nacional contra a Paralisia Infantil. Em Casa Nova os pais podem levar seus filhos nos seguintes pontos: Centro de Saúde (SESP); Postos de Saúde da Família (PSF) do Centro, Vila Massu e Vila Azul; e nas Escolas Luiz Viana e Solon Xavier. O Dia D também acontecerá nos distritos de Santana do Sobrado (no PSF Euclides Jorge Rodrigues), Bem Bom e Pau a Pique (no PSF de cada distrito). É importante levar o cartão de vacina da criança.

O Governo Federal quer imunizar 12,2 milhões de crianças, o que corresponde a 95% do público-alvo. Em Casa Nova, a prefeitura pretende vacinar cerca de 5.545 crianças em todo município. Para atender aos moradores dos distritos e povoados foi montado um roteiro que percorrerá esses locais, durante os dias da campanha. A Poliomielite ou Paralisia Infantil é uma doença viral causada pela infecção através do poliovírus, o que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. O único método preventivo contra a doença é através da vacina, já que não existe tratamento específico. A Paralisia Infantil foi praticamente erradicada nas áreas desenvolvidas do mundo com a vacinação sistemática das crianças, mas o vírus ainda está ativo em alguns países da África e da Ásia. Para evitar que seja reintroduzido nas regiões que não registram mais casos da doença, as campanhas de imunização devem ser repetidas todos os anos...

Secretaria de Saúde de Petrolina capacita enfermeiros para Campanha de Vacinação contra Poliomielite 2013

Na manhã desta segunda-feira (03), os enfermeiros da Rede Municipal de Saúde de Petrolina participaram de uma atividade de capacitação para a Campanha de Vacinação contra Poliomielite 2013. A formação, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), tem como objetivo qualificar todos os profissionais da área de enfermagem para acolher as famílias e as crianças no momento da vacinação.

De acordo com a Coordenadora do Programa Nacional de Imunização no município (PNI), Jeane Morais, a capacitação é mais uma etapa que visa melhorar a atenção à saúde. “Todos os enfermeiros estão preparados para realizar uma campanha segura e para cumprir a meta de vacinação de Petrolina”, afirmou. Os enfermeiros da zona urbana e rural de Petrolina receberam formação técnica para manusearem os equipamentos, materiais e insumos de vacinação. Os enfermeiros foram orientados sobre a faixa etária das crianças que chegam as unidades para a vacinação, além de receberem todas as informações sobre dose de vacinação e cuidado com a saúde de todas as crianças...

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite em Petrolina começa na próxima semana

Começa no dia 8 de junho, em Petrolina, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil). Devem ser vacinadas todas as crianças, na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que até 21 de junho, pelo menos 95% dessa população seja imunizada, na área urbana e na zona rural. O percentual equivale a 23.588 crianças.

Essa é a 34ª edição da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e há 23 anos, o Brasil não registra novos casos da doença. Segundo a coordenadora de imunização de Petrolina, Jeane Moraes, a atenção dos pais é essencial para manter esse quadro. “Os pais precisam ficar atentos aos chamados da Campanha e também dar continuidade à proteção do seu filho, atualizando sempre o seu cartão de vacina”, explica...

Dia “D” da Campanha de Vacinação contra Gripe em Juazeiro foi promovido com sucesso

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e alguns postos volantes funcionaram durante todo o dia no último sábado (20) para receberem a população na realização do Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a gripe. Durante a primeira semana da campanha – marcada para ser encerrada nesta sexta (26) - uma média de 6 mil pessoas já vacinadas.

A Secretaria da Saúde montou um esquema especial para atender o públicoalvo da mobilização, mantendo além dos postos de saúde abertos, no interior e sede, postos volantes situados na praça da Misericórdia, ilhas do município ( parceria com a Marinha), nos supermercados G Barbosa, do bairro Santo Antônio, Oliveira e no Atacadão...