RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 16 registros para a palavra: terrenos baldios

Prefeitura e população necessitam atuar em conjunto na fiscalização de terrenos baldios

Petrolina está em constante desenvolvimento, mas existem terrenos baldios particulares espalhados pela cidade, e muitas vezes estão em locais que ficam perto de residências e comércios.

Entretanto, inúmeros proprietários não realizam a manutenção regular desses espaços, o que pode propiciar a proliferação de diversas doenças, principalmente ligadas ao acúmulo de lixo. Com isso, o trabalho da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (Sedurbhs), se torna imprescindível para a devida fiscalização dessas áreas...

População denuncia queima de lixo em terrenos baldios no N-11, em Petrolina: "Comprometendo a saúde dos moradores"

A queima de lixo em terrenos baldios vem causando incômodo aos moradores do N-11 do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, na zona rural de Petrolina. De acordo com os comunitários, a queima acontece geralmente às 1h30 da madrugada, entre as ruas D e da Amizade, como também na área do canal. A foto acima, registrada pela manhã, aponta um dos locais onde a queima acontece.

"[A queima vem] comprometendo a saúde dos moradores (crianças, idosos) pela fumaça e mal cheiro. Impedido de dormir direito, afetando a qualidade de vida dos moradores dessas ruas, principalmente agora em tempos difíceis de pandemia, afetando a respiração, provocando falta de ar, dor de cabeça e enchaceca e agravando a saúde de outros que sofre de problemas respiratórios", diz um comunicado enviado pelos moradores...

Prefeitura de Juazeiro faz alerta sobre crime ambiental provocado por queimadas em terrenos baldios

Uma problemática que vem sendo identificada pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) de Juazeiro, durante as rondas realizadas pela equipe de fiscalização ambiental do município é a queima de lixo em terrenos baldios e até mesmo em locais de uso público, como praças.

"Infelizmente, as pessoas queimam lixo constantemente em terrenos, sendo que a maioria desses resíduos jogados nesses locais o carro que faz a coleta do lixo domiciliar pode transportar. Mas, por algum motivo ou até por falta de informação, se tornou um ato cultural e corriqueiro em nosso município. Lembrando que essa prática causa muitos transtornos tanto para saúde humana quanto para o meio ambiente, podendo ainda o fogo se propagar e causar queimadas de grandes proporções. Além disso, quando há queima de resíduos, principalmente aqueles compostos de materiais plásticos e borrachas, além de produzir fumaça, fuligem e poluir o ar, estes liberam dioxinas e furanos que são substâncias cancerígenas", alerta a fiscal de Saneamento e Melhoria do Meio Ambiente, Maria Izabel de Oliveira...

Prefeitura de Juazeiro já mapeou 170 terrenos baldios na cidade este ano e reforça alerta para proprietários

A Prefeitura de Juazeiro já mapeou 170 terrenos baldios no município neste ano. A ação está sendo realizada pela equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) e foi iniciada no mês de abril.

Os terrenos mapeados estão localizados nos bairros Santo Antônio, Maringá, Country Club, Penha, Centro, Alagadiço, Alto da Maravilha, São Geraldo, Cajueiro e Coreia...

Prefeitura de Juazeiro realiza mapeamento de terrenos baldios na cidade

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) está mapeando os terrenos baldios da cidade. O levantamento foi iniciado este mês pelos técnicos de fiscalização ambiental da Semaurb, e tem por objetivo identificar terrenos que estejam tomados por matos, entulhos, lixos ou quaisquer materiais que possam trazer riscos à segurança e à saúde humana. 

A equipe de fiscalização ambiental utiliza um aplicativo que colhe imagens de satélite e as coordenadas geográficas dos terrenos. De posse dessas informações, os técnicos se dirigem aos locais indicados e fazem a vistoria. Confirmando que o terreno encontra-se sujo ou abandonado, o próximo passo é identificar e notificar o proprietário para que o mesmo tome as providências cabíveis...

Morador reivindica retirada de entulhos em terrenos baldios do Loteamento Eldorado e SAAE RESPONDE

Luciano Medrado morador do Loteamento Eldorado em Juazeiro (BA) voltou a manter contato com este noticioso no sentido de reivindicar da administração municipal a retirada de entulho em terrenos baldios na comunidade. Veja:

“Mais uma vez queremos pedir ao setor de limpeza, acho que é o SAAE, que mande limpar aqui o Eldorado, pois infelizmente enquanto a Semaurb não obrigar o dono a murar seus terrenos, vai ser sempre assim eles limpam e os carroceiros jogam lixo. Já discuti com carroceiros por conta disso”...

Prefeitura de Petrolina notifica proprietários de terrenos baldios no bairro Gercino Coelho

 
O mutirão do programa ‘Cidade Mais Limpa’ realizou, nesta quinta-feira (29), uma limpeza em terrenos baldios no bairro Gercino Coelho, em Petrolina.  Mesmo não sendo de responsabilidade da prefeitura, o município retirou toda sujeira visando à segurança das pessoas que residem ou passam pelo local. Além disso, a ação notificou os donos das propriedades que, por obrigação, deveriam estar muradas. A multa para quem não mantiver o terreno cercado varia de R$ 600 a R$ 1400, podendo ter este valor acrescido, em caso de reincidência.

 “A gestão do prefeito Miguel Coelho tem trabalhado incansavelmente para zelar pelo bem-estar da população. Entre as obrigações do município, está a de atuar na  coleta de lixo e limpeza da cidade. Porém, não é dever da prefeitura conservar a limpeza de espaços e terrenos privados. Além disso, para quem joga lixo em lugar indevido, além de estar fazendo com que o município esteja desperdiçando dinheiro público ainda está praticando crime ambiental”, destaca o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira.

 Os cidadãos que flagrarem pessoas jogando entulho ou lixo doméstico em terrenos públicos ou privados podem acionar a Guarda Municipal através do telefone 153. ..

Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública responde denúncia de leitor sobre terrenos baldios

Na manhã de hoje (20), o Blog Geraldo José postou a denúncia de um leitor, que preferiu não se identificar, sobre o acúmulo de lixo nos arredores do Parque Centenário, em Juazeiro. A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública enviou uma nota ao Blog afirmando que abriu uma Ordem de Serviço para identificar o proprietário do terreno para realizar os procedimentos de notificação com limpeza imediata do local, além da construção do muro no terreno pelo proprietário.

 A SEMAOP informou ainda o novo número de telefone exclusivo para denúncias e reclamações: (74) 3613-3350...

TERRENOS BALDIOS PREJUDICAM MORADORES DO BAIRRO MARINGÁ

Geraldo, bom dia amigo!

Peço ajuda no sentido de sensibilizar a Prefeitura a resolver o problema dos terrenos baldios aqui na Maringá, mais precisamente na Rua 5. Uma superlimpeza e a murada dos terrenos pelos donos já ajudaria...

SESP e SEMAOP intensificam campanha Jogue limpo com sua Cidade em Juazeiro

As secretarias de Serviços Públicos (SESP) e de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP), prosseguem com as ações da campanha "Jogue Limpo com sua Cidade", que tem como objetivo incentivar os proprietários de terrenos a manter limpas áreas particulares e conscientizar a comunidade sobre a importância da colaboração para a promoção de uma cidade mais agradável.

Desde o inicio da Campanha, no final de abril, até o momento 14 proprietários de terrenos foram notificados. Três destes imóveis passaram por limpeza e receberam muros em ações empreendidas pelos donos; outros dois também já foram limpos e estão em processo de construção dos muros. Além disso, três proprietários de terrenos receberam multas por não cumprirem as notificações e essas áreas foram limpas pela SESP, que irá encaminhar o relatório com o custo do serviço à Secretaria da Fazenda do município para procedimento de cobranças.  ..

Petrolina: Prefeitura faz roço nos terrenos baldios no Jardim Guararapes


A Prefeitura de Petrolina através da Secretaria de Infraestrutura realizou roço nos terrenos baldios do bairro Jardim Guararapes. Uma máquina de roço mecânico executa o serviço retirando o mato de áreas não construídas. A ação faz parte do programa “Tudo Limpo”, que visa oferecer as comunidades ambientes seguros.
 
A máquina faz o atendimento ao bairro mudando o aspecto visual. “Os trabalhos de rotina, como o serviço de roço, são executados com frequência a fim de deixar a cidade limpa e fora do risco de algumas doenças entre elas a dengue. Conquanto, atuamos em áreas públicas. Reforçamos que lotes particulares, a responsabilidade é do proprietário na realização da manutenção e isolamento”, explicou a Secretária de Infraestrutura e Mobilidade Urbana Tayanne Lima.
 
A Prefeitura de Petrolina está atenta com a limpeza e roço de terrenos baldios. Em áreas  de particulares,  é notificado o proprietário que não realizar os serviços de manutenção do seu terreno. Os proprietários devem ficar atentos, pois em caso de descumprimento da medida, a prefeitura vai executar os serviços. No entanto, o município cobra dos proprietários dos terrenos os custos dos trabalhos, além da aplicação de taxas e multas, conforme previsto em lei municipal.
 
A limpeza de terrenos baldios é uma das estratégias para evitar a proliferação de animais peçonhentos e roedores. Além disso, estes espaços costumam acumular lixo, material orgânico e água parada, que são, entre outros, propícios para criadouros dos mosquitos transmissores de doenças, como a leishmaniose, dengue, febres chikungunya e amarela. A Secretaria de Infraestrutura intensifica neste mês de maio a limpeza de parques e praças da cidade. Atualmente, os trabalhos são realizados no Parque Josefa Coelho, o qual muitas famílias utilizam para práticas de atividades físicas, esporte e momentos de lazer.
..

SESP responde denuncia feita por leitora sobre terrenos baldios no bairro Santo Antônio

O Blog do Geraldo José publicou na manhã desta quarta-feira (29) a denuncia de uma moradora sobre terrenos baldios na Rua Santa Luzia, no bairro Santo Antônio. A secretaria de Serviços Públicos enviou nota a nossa redação explicando sobre o assunto. Confira na íntegra!

A Secretaria de Serviços Públicos informa à moradora do bairro Santo Antônio, Neidimar Silva que a SESP, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública, iniciou a campanha "Jogue Limpo com Sua Cidade", à qual está notificando os proprietários de terrenos para os mesmos efetuarem a limpeza de seus imóveis no prazo de cinco dias, bem como construam os respectivos muros e pavimentem as calçadas no prazo de 30 dias, sob pena de multa...

MORADORA RECLAMA DE TERRENOS BALDIOS NA RUA SANTA LUZIA, BAIRRO SANTO ANTÔNIO

Geraldo,

Venho através deste veículo de comunicação chamar à atenção tanto do poder público municipal quanto da secretaria competente para tomar as medidas cabíveis com relação a esses dois terrenos situados na rua Santa Luzia no bairro Santo Antônio, próximo a Igreja Santo Antônio. Além da sujeira vale ressaltar que os moradores vivenciam momentos de medo, já que os dois terrenos são utilizados como esconderijo para usuários de drogas, entre outros feitos...

OS TERRENOS BALDIOS E A CIDADANIA RESPONSÁVEL

Há muito tempo que os incêndios em terrenos baldios, na área urbana de Juazeiro tem sido a principal causa de acionamento dos serviços do Corpo de Bombeiros. Há casos de atendimento semanal de combate a incêndio no mesmo terreno. Além do custo de todo aparato do serviço público, há uma questão muito mais séria, que é a utilização da única viatura de combate a incêndio numa atividade, em que muitas vezes é o proprietário do terreno que ateia fogo tentando limpar o mesmo, ou algum vizinho inconformado com a sujeita ou com o matagal no terreno baldio.

A partir da Constituição Federal de 1988, a Propriedade tem que atender a sua Função Social. Esta função consiste em destinar a propriedade o seu fim específico. O proprietário de um determinado imóvel tem o dever de cuidar e zelar pelo seu patrimônio, fazendo com que o mesmo cumpra sua Função Social. Assim, ao abandonar um terreno, seja urbano ou até mesmo rural, sérias consequências poderão advir para o proprietário, podendo inclusive chegar a perder o seu imóvel...

Setor de Postura intensifica a fiscalização dos terrenos baldios em Juazeiro

A Equipe de Postura da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) de Juazeiro está intensificando os trabalhos referentes a fiscalização de terrenos baldios. Na ação, serão notificados os terrenos que não estão limpos e protegidos por cerca ou muro. 

A SEMAOP através da postura tem realizado um levantamento para que todos esses locais sejam identificados, já que são os principais responsáveis pela proliferação de vetores nocivos a saúde humana. O setor orienta que é de responsabilidade do proprietário a proteção e conservação do terreno, sendo que em ruas pavimentadas é obrigatório que o mesmo esteja murado, e em ruas não pavimentadas, deve estar, no mínimo, devidamente cercado. ..

Prefeitura de Uauá inicia operação para limpar terrenos baldios

A Prefeitura Municipal de Uauá, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Serviços Públicos preocupada com a saúde da população iniciou o trabalho de limpeza dos terrenos baldios de terceiros, que não estão tendo o devido cuidado por parte de seus proprietários. O trabalho conforme o Secretário de Infraestrutura, Moises Ribeiro, está sendo realizado gradativamente, devido a grande quantidade de lixo e entulho acumulado nessas áreas. 

"A Prefeitura está realizando uma limpeza geral. Gostaria de comunicar aos proprietários, que mantenham a limpeza de seus terrenos. Caso contrário, seremos obrigados a notificar e multar os mesmos, até porque não é dever do município limpar os terrenos particulares", destacou Moises Ribeiro. O descaso com os terrenos baldios dá margem para que estas áreas sejam usadas como depósito de lixo, aumentando as condições para o surgimento de novos criadouros do mosquito Aedes Aegypti...