RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 114 registros para a palavra: saneamento basico

Obra de saneamento básico é reivindicada pelo prefeito de Campo Alegre de Lourdes

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia, recebeu em audiência o prefeito Enilson Marcelo Rodrigues da Silva, do município de Campo Alegre de Lourdes, e o deputado estadual Crisóstomo Antônio Lima, conhecido por “Zó”, ambos integrantes do Partido Comunista do Brasil (PC do B). Também participaram da reunião na Serin o secretário municipal de Agricultura, Maruzinho dos Passos, e o Procurador do município, Raoni Cézar Diniz Gomes.

Entre as demandas apresentadas ao Estado, destaque para o pedido de realização de obra de saneamento básico e drenagem das águas pluviais, projeto que deverá ser apresentado à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão do Ministério da Saúde.

“Também pedimos o apoio do Estado, através da Bahiatursa, para a nossa Festa de São Pedro, e de financiamento da Desenbahia para a realização de diversas obras no município, além do envio de uma ambulância”, detalha o prefeito Enilson Silva.

O secretário municipal de Agricultura solicitou recursos para promover a agricultura familiar. “Cerca de 62% dos moradores de Campo Alegre de Lourdes são da zona rural e precisam de apoio para poderem continuar com a produção agrícola”, afirmou o secretário Maruzinho dos Passos. ..

Bacia do São Francisco: MPF e MP/BA recomendam à Codevasf concluir obras de saneamento básico

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) enviaram recomendação conjunta, na sexta-feira, 3 de março, à presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Régia Anasenko Marcelino, para que conclua as obras iniciadas de esgotamento sanitário em municípios abrangidos pelo Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco.

O Programa de Fiscalização Preventiva Integrada e a Caravana de Saneamento identificaram, durante operações de campo, a existência de diversos problemas na execução das obras de implantação e ampliação de sistemas de esgotamento sanitário na Bahia. Segundo relatório de esgotamento sanitário elaborado pela própria Codevasf em outubro de 2016, nove obras do Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco encontram-se concluídas sem operação e outras dez estão paralisadas. Há, ainda, duas obras em execução e uma em ação preparatória, além de outras nove que foram excluídas da carteira do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – sendo que sete delas já haviam sido iniciadas. Estes dados correspondem a 63,83% dos empreendimentos que não estão em operação segundo parecer formulado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA)...

Obra da Codevasf garante saneamento básico para cinco mil moradores do semiárido baiano

Cerca de cinco mil moradores do município de Mirangaba, no Norte baiano, passam, em breve, a contar com coleta e tratamento adequado de esgoto. Um investimento federal de aproximadamente R$ 7,2 milhões executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o sistema de esgotamento sanitário de Mirangaba está concluído e neste momento passa por testes e pré-operação da Embasa para em seguida ter sua operação repassada para a Prefeitura Municipal. De acordo o diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Inaldo Guerra, a ação em Mirangaba integra o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, cujos investimentos autorizados para o estado da Bahia para construção de sistemas de esgotamento são da ordem de R$ 497 milhões. “A conclusão dessa obra é mais uma prova da preocupação e do empenho da Codevasf e do Governo Federal com a revitalização do São Francisco e com o desenvolvimento sustentável de seu Vale”, destaca Guerra.

O sistema de Mirangaba é composto por 16,8 mil metros de rede coletora convencional e 2,3 mil metros de coletor tronco, ramais prediais, ligações intradomiciliares, uma estação elevatória de esgoto, um emissário de recalque e um emissário final. A estação de tratamento de esgoto (ETE) é composta de tratamento preliminar, duas lagoas facultativas em paralelo, seguida por duas lagoas de maturação também em paralelo. De acordo com Hélder Arraes, analista da Codevasf responsável por acompanhar a obra, já foi celebrado termo de compromisso entre a Codevasf e a Prefeitura Municipal de Mirangaba para que a transferência da operação do sistema ocorra ainda no primeiro semestre deste ano. ..

ALBA: Audiência Pública debate acesso universal à água e saneamento básico na Bahia

A universalização do acesso à água e o saneamento básico na Bahia foram temas da audiência pública ocorrida sexta-feira (16), no Auditório Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Joseildo Ramos (PT), e o coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, deputado Marcelino Galo (PT), propuseram a discussão em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae) e o Observatório do Saneamento Básico, reunindo trabalhadores, professores universitários, técnicos do governo, parlamentares e representantes políticos.

"Temos o entendimento de que a água não é mercadoria, e que o saneamento é um direito humano fundamental para a promoção da saúde que precisa ser assegurado. De modo que o debate, bastante representativo, ratifica isso, além de reafirmar, na Assembleia Legislativa, a importância da Embasa e da Cerb para o desenvolvimento inclusivo e sustentável do nosso estado", opinou Galo. Durante a audiência, o deputado Joseildo Ramos informou que trabalhadores da Embasa e da Companhia terão assento no Conselho Administrativo das empresas e que o governo também estuda uma reforma das duas empresas a partir da luta dos trabalhadores. "Acredito que foi uma grande vitória, fruto da mobilização de todos e a forte presença das pessoas nessa audiência mostrou isso. O governador demonstrou interesse em ouvir e assim vamos fazer uma CERB e uma Embasa ainda mais forte para servir aos baianos", destacou o parlamentar...

Em visita à Maniçoba e Pinhões, Charles Leão declara prioridade no saneamento básico, saúde e geração de emprego e renda

Durante visita a comunidade de Alto, comunidade de Vila Santa Inês, na região de Maniçoba, zona rural de Juazeiro neste sábado (17), o candidato à Prefeitura pela Coligação 'Juazeiro no Coração',  Charles Leão (PPS) declarou que irá "priorizar as ações de saneamento básico  unidas com as ações de saúde e proteção ambiental"...

Plano Municipal de Saneamento Básico de Juazeiro realiza conferência final

A Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento (SEPLAC) de Juazeiro realizou nesta quinta-feira, 15, no Centro de Cultura João Gilberto, a Conferência Final do Plano Municipal de Saneamento Básico de Juazeiro. Na ocasião foi apresentado ao público o resultado das pré-conferências que aconteceram, entre 25 de agosto e 03 de setembro, onde foram apresentados à comunidade tudo o que foi colhido em outras reuniões como necessidades, projetos, programas e ações de cada setor mobilizador.

A Conferência Final deu continuidade à elaboração do plano e apresentou a todos o Plano Municipal de Saneamento Básico e a Minuta do Projeto de Lei da Política Municipal de Saneamento. Um dos pontos fundamentais para o Plano é a participação da sociedade e, para o professor João Pedro, secretário de Planejamento e Aceleração do Crescimento (SEPLAC), ao longo de três anos vem sendo feito um trabalho de formiguinha. "A gente sente que a sociedade ainda está receosa de participar por conta do processo natural histórico, mas a participação é essencial. E se ela participar vai entender o que ela está criando como Lei", enfatizou o secretário...

Conferência Final do Plano Municipal de Saneamento Básico de Juazeiro acontece nesta quinta-feira (15)

A Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento (SEPLAC) de Juazeiro realizou de 25 de agosto a 03 de setembro as pré-conferências para a construção do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). As plenárias realizadas na sede (nove setores de mobilização) e nos nove distritos do município, contaram com a participação de toda sociedade e teve como objetivo traçar diretrizes, estratégias e ações para a execução da Política Municipal de Saneamento Básico para os próximos 20 anos, conforme a Lei Nacional nº 11.445/2007.

"Nas pré-conferências, apresentamos para a comunidade tudo o que foi colhido em outras reuniões - as necessidades, os projetos, os programas e as ações de cada setor mobilizador. Todos que estiveram presentes participaram ativamente, opinando e aprovando as deliberações, priorizando sempre as necessidades de cada setor", explicou a diretora de planejamento da SEPLAC, Poalla de Azevedo Alencar.   ..

Comunitário denuncia obra de saneamento no bairro Tabuleiro

O comunitário Davi Lima procurou a redação do Blog Geraldo José nesta sexta-feira (22) para fazer mais uma denúncia referente as obras de saneamento básico que estão  sendo executadas pela cidade.

Segundo Davi Lima, a Prefeitura Municipal de Juazeiro, por intermédio do governo federal, está construindo uma obra de saneamento no bairro Tabuleiro em um terreno que é de posse da família do morador, já falecido, Leonel Moreia. Para Davi a construção é irregular, pois ameaça o patrimônio e a estabilidade da família...

CBHSF entrega a ministro planos de saneamento básico

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco entregou ao ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, nesta quarta-feira (29.08), em Brasília, os 25 planos de saneamento básico elaborados  pela entidade com recursos originários da cobrança pelo uso da água. A entidade se tornou a maior financiadora de PMSB's de municípios ribeirinhos da bacia.

Atualmente, cerca de 70% das cidades são-franciscanas, das 507 existentes, não possuem saneamento básico, lançando grande quantidade de esgotos e dejetos químicos no leito do Velho Chico. Ao todo, foram investidos inicialmente R$ 7 milhões em cidades dos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. A intenção é que ainda este ano novos recursos sejam aplicados. "Solicitamos o apoio do ministro Hélder Barbalho para execução das ações previstas nos planos de saneamento básico, com o objetivo de melhorar a qualidade e quantidade dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio São Francisco", dizia o ofício entregue pelo presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda.

Esgoto Zero..

Dioceses de Petrolina e Juazeiro realizam Audiência Pública sobre Saneamento Básico e Rio São Francisco nesta terça (14)

A Diocese de Juazeiro realizará nesta terça-feira (14) a 2ª Audiência Pública com o tema “Construindo Juntos: Paz com a Natureza”. O encontro marcado para as 18h30 – no Centro de Cultura João Gilberto e reunirá representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário de Juazeiro, Petrolina e entidades da sociedade civil que discutirão o lema: Saneamento Básico e Rio São Francisco.

A audiência é realizada em alusão a Campanha da Fraternidade 2016, que traz para o centro dos exercícios espirituais, uma situação da vida cotidiana que conclama a mudança de mentalidade com ações que colocam na posse da vida, a prática da justiça com o tema: "CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE” - Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca...

Bairro Tabuleiro recebe obras do Saneamento Básico no Toda Sexta tem Obra

Foi entregue nesta sexta-feira, 10, no bairro Tabuleiro, a Estação Elevatória de Esgoto de número 19 pela Prefeitura de Juazeiro e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto/ SAAE, cumprindo a agenda de inaugurações do Toda Sexta tem Obra. Essa é a primeira etapa da obra do esgotamento sanitário na comunidade.

Ao todo serão realizadas 1.400 ligações nas 17 ruas do bairro.  Até o momento já foram implantadas 3.125 metros de redes condominiais e realizadas 250 ligações domiciliares. O engenheiro Henrique Santiago, coordenador das obras do saneamento, afirmou que a proliferação de muriçocas em Juazeiro está com os dias contados. “Por ser uma obra complexa e que não tem grande visibilidade, poucos gestores tem preocupação com ela, mas nesse governo o prefeito Isaac e a direção do SAAE assumiram o compromisso e, até o final do ano estaremos com mais  esse desafio vencido. O prazo é curto, mas a vontade é grande. Ao concluirmos as 20 estações elevatórias, os emissários, as redes e a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto,  esta gestão entrará para a história de Juazeiro como responsável por deixar a cidade com 95% de cobertura sanitária, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e mais saúde para a população”, enfatizou Santiago...

Obra de saneamento básico será inaugurada no bairro Tabuleiro nesta sexta-feira

Dentro do Programa "Toda Sexta tem Obra", a Prefeitura de Juazeiro e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), inauguram nesta sexta-feira (10), mais uma etapa da obra de saneamento básico do município. Às 11hs será entregue à população a sexta Estação Elevatória de Esgoto e a primeira parte do esgotamento sanitário do Bairro Tabuleiro.

O projeto contempla a construção de 20 estações elevatórias de esgoto (05 já em funcionamento e as demais em construção); 95 quilômetros de redes condominiais e 220 quilômetros de redes convencionais; 15 mil ligações domiciliares e 3 mil ligações intradomiciliares, além da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), deixando Juazeiro 95% de área saneada...

Estação Elevatória de Esgoto será inaugurada na sexta-feira (27) em Juazeiro

Na próxima sexta-feira, 27, a Prefeitura de Juazeiro e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) inauguram mais uma etapa da obra de esgotamento sanitário do município. Às 11h será entregue à população a quinta Estação Elevatória, localizada no bairro Dom José Rodrigues, atendendo ao referido  bairro, ao Residencial São Francisco e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA. 

De acordo com o engenheiro civil do SAAE, encarregado pelas obras do saneamento, Henrique Santiago, até o final do ano serão construídas 20 elevatórias. Quatro já estão em funcionamento, outras quatro encontram-se aptas para operar. ..

Prefeitura prossegue com as obras do saneamento básico em Juazeiro

As obras de Saneamento Básico prosseguem na sede do município com a construção das redes condominiais e ligações intradomiciliares. Esta semana as equipes da empresa responsável trabalham na Travessa Beto Gonçalves, Rua Airton Senna, Rua da Mônica e Rua Beto Gonçalves, no bairro Alto da Aliança. E na Rua 05, 07 e 08 no Jardim Flórida. Os trabalhos foram concluídos nas Ruas Frei Fernandes, Jarangadá e Félix Campelo, no bairro Alto da Aliança. O serviço vai ligar as casas à rede de esgotamento sanitário construído na cidade. Ao todo serão realizadas 13.930 ligações nos bairros atendidos.

As ligações domiciliares são realizadas da parte externa das casas para a rede de esgoto implantada no município, assim como as ligações intradomiciliares são executadas desde a parte interior das residências até a sua parte externa e então ligadas à rede. Para tanto, estão sendo construídos ramais condominiais que farão a ligação entre as casas e os poços de visita (PVs). De lá os esgotos seguirão para as 20 estações elevatórias. Já foram executados 35.251,21 metros de rede condominiais, do total de 69.227,73...

Saneamento Básico é pauta de reunião entre SAAE e moradores do bairro Codevasf

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro continua com as reuniões de trabalho do projeto social das Obras do Saneamento Básico nos bairros que serão beneficiados pela obra. Na última quinta-feira, 10, o encontro foi com os moradores da Codevasf. 

A reunião contou com a presença do diretor-presidente da autarquia, Joaquim Neto. Entre as atividades que serão realizadas nas comunidades estão o cadastro dos beneficiários, visitas domiciliares; palestras informativas; oficinas de contos infantis, sociocultural, destino e reciclagem de lixo; mutirão social e de saúde; cursos; plantão social e acompanhamento das obras. ..

PSOL realiza debate sobre saneamento básico nesta quinta-feira em Juazeiro

O partido Socialismo e Liberdade (PSOL) irá realizar nesta quinta-feira (10), às 19h, na Associação dos Aposentados, Rua 18C, bairro Santo Antônio, em Juazeiro, um fórum de discussão com o tema Saneamento Básico e Desenvolvimento. O encontro será aberto ao público.

“É mais uma ferramenta do partido tendo em vista as eleições de 2016. O pessoal quer um fórum permanente de discussão sobre Juazeiro e já tivemos uma rodada em que discutimos o Desenvolvimento Econômico de Juazeiro. Nessa rodada estamos discutindo a questão do Saneamento Básico que é pertinente pelo momento que estamos enfrentando e é também o tema da Campanha da Fraternidade desse ano”, ressaltou o professor Paulo José durante entrevista ao programa Geraldo José desta quarta-feira (09)...

Prefeitura entrega obras de saneamento básico dos bairros Antônio Cassimiro e Dom Avelar

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Infraestrutura, entregou na ultima terça-feira, 23 de fevereiro, em Brasília, a rede de saneamento básico dos bairros Antônio Cassimiro e Dom Avelar à Companhia de Abastecimento de Água e Esgoto - Compesa. As obras foram executadas com recursos do PAC, via governo federal e do próprio município, através de uma contrapartida de aproximadamente cinco milhões.

As obras fazem parte de um amplo pacote de saneamento básico na cidade, que incluem também os bairros Padre Cícero, Vila Debora, Santa Luzia, Mandacaru, Terras do Sul, Dom Avelar, São Joaquim e Antônio Cassimiro beneficiando mais de trinta e sete mil moradores. Foram investidos cerca de dezesseis milhões nas construções das Estações Elevatórias de Esgoto do Dom Avelar e do Antônio Cassimiro...

Prefeitura de Juazeiro segue com a construção do Plano Municipal de Saneamento Básico

Os Comitês Coordenador e Executivo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB de Juazeiro, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (25), na Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento – SEPLAC, para discutirem e aprovarem o prognóstico do plano.

Focado em quatro eixos básicos (abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais), o PMSB é um instrumento de planejamento que auxilia o município a identificar os problemas do setor, diagnosticar demandas de expansão e melhoria dos serviços, estudar alternativas de solução, bem como estabelecer objetivos, metas e investimentos necessários, para que a população tenha acesso aos serviços de saneamento...

Prefeito Isaac e diretor do SAAE entregam saneamento básico do bairro João Paulo II

A alegria no rosto de Cláudio Oliveira de Almeida, representando a Associação de Moradores do bairro, reflete a importância da implantação do saneamento básico entregue na manhã desta sexta-feira, 29, no bairro João Paulo II, dentro da agenda do “Toda Sexta tem Obra”. Morador do local há 28 anos, Cláudio parecia não acreditar que não mais via os esgotos a céu aberto escorrendo na porta de sua residência. “Obrigado ao prefeito Isaac por nos oferecer essa alegria. Estou muito feliz e satisfeito com a vinda dessa obra”, relatou.

A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, com contrapartida do Município. No João Paulo II foi necessária a construção da estação elevatória de esgoto; uma rede coletora de esgoto no Distrito Industrial, permitindo as ligações da Rua principal; foram realizadas 1.742 ligações domiciliares e intradomiciliares; além das atividades sociais, a exemplo do plantão social, visitas às residências, eleição e posse dos membros da Comissão de Acompanhamento da Obra – CAO e oficina de contos infantis nas creches municipais...

Toda Sexta tem Obra entrega o saneamento básico do bairro João Paulo II

A programação do 'Toda Sexta tem Obra", da Prefeitura de Juazeiro, continua essa semana com mais inauguração. Através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), nesta sexta-feira (29), às 9h, será entregue o saneamento básico geral do bairro João Paulo II.  

A obra atendeu a construção da estação elevatória de esgoto; uma rede coletora de esgoto no bairro Distrito Industrial, permitindo as ligações da Rua principal; foram realizadas ligações domiciliares e intradomiciliares das residências; além das atividades sociais, a exemplo do plantão social, visitas domiciliares, eleição e posse dos membros da comissão de acompanhamento da obra – CAO e oficina de contos infantis nas creches municipais.    ..