RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 950 registros para a palavra: professores

Suzana Ramos se reúne com professores aposentados para discutir demandas da categoria, diz assessoria

A candidata à prefeitura de Juazeiro, Suzana Ramos se reuniu com professores aposentados nesta sexta-feira (16) para ouvir demandas da categoria.  Desvalorização foi a principal palavra usada pelos professores, aposentados e pensionistas do município de Juazeiro. Segundo os servidores, não estão sendo pagos benefícios como VPNI (Vantagem Pessoal Nominalmente), Licenças Prêmio e FGTS que os professores aposentados não recebem. 

Os servidores também reclamam da alíquota referente a contribuição de inativos e pensionistas no percentual de 14%. Segundo lei federal a alíquota deve ser de 14% em munícipios com déficit previdenciário ou ajustada progressivamente de 7% a 22%. O Município de Juazeiro tinha optado pelo menor percentual na cobrança da alíquota, mas em maio deste ano, durante a pandemia, os servidores foram surpreendidos com aumento do imposto votado pela câmara de vereadores com ajuste de 11% para 14%...

Professores vencem desafios e apostam na educação transformadora

Para ser um bom professor não basta dominar o conteúdo da lição diária, mas também trabalhar a eficiência do método para ministrar o conhecimento, seja nas salas de aula, nas bibliotecas ou no ensino pelas telinhas, turbinado pela pandemia do novo coronavírus. Este ano tem imposto um grande desafio para os profissionais que dão a vida para ensinar.

As medidas de isolamento social para conter a COVID-19 estamparam a necessidade de novas técnicas de lecionar para as quais não havia preparo na rede pública. Com isso, os mestres tiveram de se reinventar. ..

Em meio à pandemia, professores relatam dificuldades para trabalhar na Bahia: 'ensino não se trata apenas de jogar conteúdo'

O dia do professor é comemorado nesta quinta-feira (15). Este ano, as escolas públicas e particulares da Bahia estão sem aulas presenciais por causa da pandemia do novo coronavírus. Assim, além das dificuldades que já existiam para quem trabalha com ensino, novas surgiram, como adaptação aos modelos de ensino à distância.

Desde o mês de março, quando foi publicado o primeiro decreto suspendendo aulas em todo estado, as escolas não têm recebido estudantes para aulas presenciais. Por causa disso, alternativas de Ensino à Distância (EAD) têm sido a principal alternativa para os educadores e alunos...

ARTIGO – PROFESSORES: Anjos da Guarda! 

São infinitas as palavras que, nesse dia especial, devem ser escritas, faladas, declamadas ou reproduzidas por qualquer meio, para que cheguem aos ouvidos desses seres importantes e guerreiros, grandes responsáveis pela formação da cultura de um povo e cujos adjetivos para homenageá-los serão sempre insuficientes: os PROFESSORES!

Nada mais verdadeiro para qualificar a importância da missão desempenhada pelos Professores, do que buscar na poesia, e em particular na pureza e na verdade contida em versos da composição “Anjos da Guarda”, de Leci Brandão, que correspondem às palavras que cada um gostaria de dizer:..

Professores de Juazeiro realizam protesto na frente do Paço Municipal e cobram precatórios e valorização da categoria


A reivindicação de um grupo de professores ativos, aposentados e pensionistas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, marcou através de um protesto o Dia dedicado ao Professor. Entre os professores "toda a insatisfação com o silêncio da APLB sobre a relação ao desconto de 14% de descontos previdenciários, URV", o tema precatórios também esteve na pauta.

O grupo de professores cantou o Hino Nacional na frente o Paço Municipal.  Confira video abaixo...

Professores de Petrolina realizam protesto nesta quinta-feira (15) e fazem reivindicação pagamento de precatórios

Os professores ligados ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (SINDSEMP) e os profissionais de educação da rede pública irão realizar um protesto na manhã desta quinta-feira (15). Uma carreata a partir das 8hs será realizada em protesto pela liberação dos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – FUNDEF, que devem beneficiar as secretarias municipais de educação e profissionais da educação, que atuaram entre 1998 a 2006.

A concentração da carreata acontece no Pátio de Eventos Ana das Carrancas...

Juazeiro: Professores municipais do grupo “Vida Boa” programam caminhada de protesto para o dia 15 de outubro

Em matéria encaminhada à redação pelo professor e blogueiro Taciano Medrado, um grupo de professores aposentados de Juazeiro, intitulado “Vida Boa”, solicitou ao blog a repercussão de matéria em que tem o seguinte teor:

“A professora  Iraneide Lopes,  com uma vida inteira dedicada a educação na rede municipal de ensino de Juazeiro-Ba, representando um grupo de profissionais da educação já aposentados  intitulado “VIDA BOA”, vem solicitar a esse meio de comunicação a oportunidade de demonstrar a nossa insatisfação, enquanto servidores aposentados e pensionistas e os aposentados por invalidez, pela falta de respeito do atual gestor público municipal, e do  diretor do Sindicato que representa a categoria, bem como pelo diretor do IPJ, pela secretária de educação e por fim pelo procurador do município de Juazeiro-Ba à respeito dos  nossos direitos”, anotaram...

Justiça considera 'abusiva' greve de professores em Pernambuco; Sintepe marca assembleia

Em decisão publicada o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) considerou abusiva a greve deflagrada na última quarta-feira (30) pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), que representa os servidores da rede estadual de ensino. A paralisação foi aprovada pela categoria depois que o Governo do Estado liberou o retorno das aulas presenciais no ensino médio a partir do dia 6 de outubro, próxima terça-feira.

Na decisão, o desembargador Fábio Eugênio Dantas de Oliveira Lima ordenou que o sindicato “encerre imediatamente a greve” ou, caso não tenha iniciado a paralisação, “não a inicie”. Caso a determinação não seja cumprida, o órgão sindical terá de pagar uma multa diária de R$ 50 mil...

TJPE acolhe pedido da PGE e determina fim da greve dos professores da rede estadual em PE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) acolheu ação apresentada pela Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) e determinou que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) encerre imediatamente a greve deflagrada em 30 de setembro de 2020 e não pratique qualquer ato que atrapalhe ou retarde o regular funcionamento dos serviços da rede estadual de educação. A retomada do ensino presencial começa nesta segunda-feira (5/10) para turmas do 3º ano do ensino médio.

A liminar foi concedida neste domingo (4/10) pelo desembargador Fábio Eugênio Dantas de Oliveira Lima, do Órgão Especial do TJPE. O descumprimento da medida acarretará multa diária no valor de R$ 50 mil...

Professores da rede estadual de Pernambuco deflagram estado de greve

Contrários ao retorno das aulas presenciais em Pernambuco, professores da rede estadual deflagraram estado de greve em assembleia virtual realizada na tarde desta quinta-feira (24). A retomada das atividades, começando pelo ensino médio, foi anunciada pelo governo do estado na última segunda-feira (21).

A previsão é de início das aulas presenciais no dia 6 de outubro para o terceiro ano do ensino médio; no dia 13 para o segundo ano e no dia 20 para o primeiro ano. Ainda não há definição de cronograma para o ensino fundamental e a educação infantil...

Câmara de Juazeiro firma compromisso de defender repasse de 60% dos precatórios a professores

A reivindicação de um grupo de professores, ativos, aposentados e pensionistas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, transformado em documento de comprometimento, de que a Câmara irá defender o pagamento de 60% dos valores oriundos dos precatórios do FUNDEF aos professores, foi entregue na manhã desta terça feira (22/09) aos vereadores.

A presença dos professores, vindos em carreta, levou o Presidente Alex Tanuri a suspender a Sessão Ordinária e, como não é permitido o acesso às galerias, levou os parlamentares presentes à área externa da Câmara para receber o documento...

Professores agradecem a Alex Tanuri apoio na luta pela derrubada do veto de Bolsonaro

A mobilização dos professores da rede pública em Juazeiro, que levou dezenas deles à sessão ordinária na terça-feira (15/09), em busca de sensibilizar os vereadores a pressionar os deputados federais para derrubar o veto do presidente Bolsonaro ao parágrafo único do artigo 7º, que garantia “pelo menos 60% (sessenta por cento) do seu montante para os profissionais do magistério ativos, inativos e pensionistas”, foi desde o início aprovada, apoiada e incentivada pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri. 

Um grupo de professores que ressaltam sua independência, deu a conhecer, nesta segunda-feira (21/09), uma nota de agradecimento em que reitera a disposição de luta e agradece ao Presidente Alex Tanuri o compromisso de apoiar a luta pela derrubada do veto. ..

Justiça impede retorno de professores civis ao Colégio Militar do Rio de Janeiro

A Justiça Federal concedeu uma liminar que impede o retorno das aulas presenciais no Colégio Militar do Rio de Janeiro, que estava previsto para hoje (21). As atividades presenciais estão suspensas desde março por causa da pandemia de covid-19.

O pedido foi feito pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional do Colégio Militar do Rio de Janeiro (Sinasefe Seção Sindical CMRJ) e a decisão foi dada na sexta-feira (18) pelo juiz Mauro Souza Marques da Costa Braga, da 1ª Vara Federal...

IF Sertão-PE abre inscrições para curso de Metodologias Ativas e Ferramentas Digitais voltado para  professores  da Educação Básica

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE está com inscrições abertas, até dia 21 de setembro, para o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Aperfeiçoamento em Práticas Pedagógicas de Metodologias Ativas e Ferramentas digitais, voltado para professores da Educação Básica. A seleção é referente ao Edital nº 07/2020.

Estão disponíveis 50 vagas. O curso, que tem carga horária de 180 vagas, será realizado na forma on-line, através da plataforma Google (Google Classroom e Google Meet). Os interessados devem estar atuando como professor ou na equipe técnico-pedagógica da Educação Básica...

Professores apontam que pandemia trouxe uma onda de demissões em massa dos profissionais de educação

A pandemia não dá trégua aos professores. Além dos desafios de adaptação ao ensino remoto, ela trouxe uma onda de demissões em massa dos profissionais de educação.

Segundo uma estimativa da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), com a lei que obriga as escolas baianas a darem descontos de até 30%, já em vigor, 30 mil professores que trabalham na rede particular de ensino podem ser demitidos na Bahia até o final do ano...

Professores de Petrolina-PE e Itajaí-SC se reúnem em live para discutir sobre o uso das paródias na aprendizagem

No cenário da educação atual, onde alunos e professores estão se reinventando a cada dia, nunca se fez tão necessário falar de cenários futuros, novas oportunidades e de como é preciso aprender e reaprender. Por isso, o perfil do Instagram @professoresativar realizará no dia 22 de agosto (sábado) às 20 horas, a Live: "A paródia como método de aprendizagem", com a participação especial do Professor de História Chico, da cidade de Itajaí-SC.

O docente tem quase 70 mil inscritos em seu canal do Youtube, "História Chico Hits". Ambos os perfis trabalham com a música para facilitar o aprendizado dos mais diversos conteúdos educacionais. Na live, além da discussão em torno do tema proposto, eles mostrarão suas paródias de maior sucesso, entre seus inscritos nas disciplinas de História e Língua Portuguesa.   ..

Univasf realiza capacitação sobre ensino remoto para professores da instituição

Com a aproximação do início do semestre letivo suplementar 2020.3 a ser ofertado remotamente pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) a partir de setembro, a instituição irá promover o I Ciclo de Práticas Educativas para o Ensino Digital, uma capacitação destinada a todos os docentes da graduação e pós-graduação.

O objetivo da iniciativa é criar ambientes colaborativos de aprendizagem e suporte técnico para o desenvolvimento de competências e habilidades para atuação dos docentes no ensino remoto. As inscrições estão abertas e as atividades do curso terão início nesta quinta-feira (20), com programação até o dia 3 de setembro...

Prefeitura de Petrolina convoca professores aprovados no concurso para Educação Especial

Os aprovados no concurso para Educação Especial da Prefeitura de Petrolina devem ficar atentos. É que foi divulgada no Diário Oficial, desta quarta-feira (12), a convocação dos aprovados no primeiro concurso para Professor Intérprete de Libras, Professor Instrutor de Libras e Professor Braillista da Secretaria Municipal de Educação. A relação completa pode ser conferida no site da prefeitura: http://petrolina.pe.gov.br/diario-oficial/ (12/08/2020).

Os convocados terão um prazo improrrogável de 30 dias, a partir da data da publicação, para comparecer ao Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina (IGEPREV), e apresentar todos os exames solicitados no edital. Após análise e liberação pela junta médica do órgão, os professores deverão comparecer ao setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação, em um prazo de três dias úteis, também improrrogável, e apresentar o laudo médico e a documentação. Será obedecida rigorosamente a ordem de classificação por cargo, local de exercício e disciplina, indicados pelo candidato no ato da inscrição...

Professores de Juazeiro e Petrolina temem retorno às aulas durante a pandemia da Covid-19

Os governadores de Pernambuco e da Bahia iniciaram protocolos para a reabertura das escolas públicas. Apesar do silêncio dos vereadores e prefeitos de Juazeiro e Petrolina o assunto já é comentado entre pais, alunos e professores.

Na mira da preocupação: escolas construídas em prédios antigos com problemas na estrutura e sem ventilação adequada. Falta de água. Jornadas de trabalho exaustivas para os educadores, projeções de distanciamento impraticáveis entre os alunos...

Prefeitura de Petrolina iniciará ciclo de formações virtuais para professores da rede Municipal

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Petrolina vem seguindo um intenso planejamento para iniciar as atividades da segunda fase do Ensino Remoto 'Aprendendo em Casa'.

A partir do mês de agosto, os professores retornarão aos trabalhos de forma não presencial. Por se tratar de um momento novo também para os educadores, em que as atividades presenciais, temporariamente, serão substituídas por acompanhamento remoto dos estudantes, a SEDUCE dará início, nesta segunda-feira (3), ao Ciclo de Formações de Professores por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)...