RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 213 registros para a palavra: outubro rosa

Secretaria da Saúde do Estado da Bahia lança campanha do Outubro Rosa com a meta de superar 500 mil mamografias

A partir deste domingo, dia 1º de outubro, unidades de saúde na capital e no interior ganharão uma iluminação especial, na cor rosa, como forma de chamar a atenção das mulheres para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha do Outubro Rosa terá uma programação intensa, com a meta de realizar 20 mil mamografias no mês, ultrapassando assim a marca de 500 mil exames desde janeiro de 2015.

Também está prevista a realização de consultas, palestras, bem como um curso de radiologia, aula de ginástica e um motopasseio rosa. Uma ação inédita também será realizada em parceria com as Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) de todo o estado. Pacientes mastectomizadas por câncer de mama e que já tiveram findado o ciclo de quimioterapia serão encaminhadas ao Hospital da Mulher para a realização de consultas e, caso haja recomendação médica, realização de cirurgia reparadora...

Movimentos Sociais e Sindicatos já se preparam para o Outubro Rosa

Mais uma vez o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Intermunicipal (Sindilimp-BA) coloca-se como uma entidade atuante na luta contra o Câncer de Mama, doença que mais atinge as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. "Embora seja positiva uma ação extensiva no mês de outubro, para nós, o atendimento preventivo às mulheres deve se dar o ano inteiro", enfatiza a coordenadora do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabello...

Instituto Ivete Sangalo divulga que fará programação do Outubro Rosa

O Instituto de Prevenção Ivete Sangalo confirma programação para comemorações do Outubro Rosa 2017. Serão realizadas diversa atividades ao longo do mês de outubro, discutindo ações no combate ao câncer de mama:

Entre as ações constama palestras educativas nas escolas municipais e estaduais; encontro com líderes comunitários de bairros; Entrevistas em rádios, jornais, TV e mídias sociais; Colocação de laços rosa na Ponte Presidente Dutra; Laços rosa em empresas parceiras; Eventos no Juá Garden Shopping; Caminhada outubro rosa com grande show com artistas regionais e trio elétrico pelas ruas de Juazeiro.
 
Ainda de acordo com a assessoria do Instituto Ivete Sangalo esse ano o evento será realizado em parceria com a Feira da Amizade. O câncer de mama é o segundo mais incidente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo dados do Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), essa neoplasia responde por 25% dos casos novos a cada ano. Entretanto, se for descoberto no começo, o tratamento para o câncer de mama é mais eficaz, podendo evitar terapias mais agressivas e reduzir a mortalidade...

Caminhada e Corrida Outubro Rosa não serão realizadas em 2017

A coordenação da Apami/Centro de Oncologia, responsável por realizar a Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa em alerta ao câncer de mama, informa que este ano a corrida não será realizada. 

A equipe concentra seus esforços no processo de habilitação do Hospital Dom Tomás, que será responsável por ampliar o atendimento oncológico na região, devido a isso, o evento anual será programado para o próximo ano de 2018. ..

PROATIVO DO 6º BPM PARTICIPA DE CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA

O PROATIVO do 6º Batalhão de Polícia Militar participou de caminhada da Campanha do Outubro Rosa, em Senhor do Bonfim, na manhã do último sábado (29).

A principal forma de prevenção ao câncer de mama é o diagnóstico precoce, portanto o objetivo da campanha é conscientizar sobre a importância do exame periódico de ultrassonografia e mamografia...

Secretaria de Saúde de Juazeiro encerra programação do Outubro Rosa com aula de zumba

Para encerrar oficialmente a programação de ações da campanha Outubro Rosa, a secretaria de saúde de Juazeiro realizou na última quarta-feira (26), em parceria com o Planeta Delícia um aulão de zumba e aerodance na quadra da Lagoa de Calú. As participantes também fizeram doações de lenços. 

O projeto tem como objetivo reunir a população para dar visibilidade à campanha de orientação e prevenção à doença, além da perda de calorias. Desde o inicio do mês de outubro a secretaria de saúde contou com ações diferenciadas, como a realização de palestras com a ginecologista Fabíola Ribeiro, exames preventivos nas unidades de saúde,  caminhadas promovidas pela equipe dos postos e várias atividades feitas nas salas de espera com palestras e café da manhã...

UBS dos bairros Antônio Guilhermino e Itaberaba promovem dia conscientização do câncer de mama

Unidades Básicas de Saúde dos bairros Antônio Guilhermino e Itaberaba realizaram atividades voltadas para a prevenção ao câncer de mama ainda dentro da programação do Outubro Rosa. O mês é dedicado à prevenção e conscientização das mulheres em relação à doença. Todas as UBS do município estão participando e desenvolvendo atividades.

Segundo a superintendente de Atenção Básica, Simone Freire a aceitação e participação do público estão superando as expectativas. "Todas as equipes da atenção básica estão se empenhando este mês. A população também tem participado e procurando as UBS para realizar o preventivo e se informarem sobre a doença e como é feito o autoexame. Ficamos felizes em ver o resultado do nosso trabalho de prevenção e campanha educativa nos bairros. Só tenho agradecer as equipes das UBS", afirmou Simone...

Funcionários da Codevasf Petrolina realizam o Dia D da Ação Outubro Rosa

Funcionários da 3º Superintendência Regional da Codevasf-Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, participam nesta quinta-feira 27, do Dia D da ação Outubro Rosa. A campanha idealizada pelo Ministério da Saúde para divulgar, anualmente, ações de prevenção desse tipo de câncer, conscientizando sobre a doença ganhou a adesão da Codevasf.

Exercendo função há mais de 38 anos na Codevasf, Zalba Leocardio, é mãe e avó, por isto revela que a cada ano aumenta  o compromisso de incentivar da importância do exame de mama não só durante o mês de outubro e sim viver com prevenção sempre.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população a Codevasf faz durante todo o dia de hoje uma campanha de incentivo ao exame. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil. 

Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

O movimento popular Outubro Rosa é internacional, começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. ..

Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa conta histórias de superação

A quinta edição da Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa realizada no último domingo (16) também serviu de palco para histórias de superação e vitória. O evento que acontece todos os anos em alerta à prevenção do câncer de mama, doença que mais acomete as mulheres no mundo, contou com a presença de veteranos que também enfrentaram o câncer. 

 
Diagnosticada aos 37 anos com câncer de mama, Emmanoela Sena foi surpreendida pelo diagnóstico. "Minha vida era agitada, corrida e sempre dizia que não tinha tempo para nada. Fui diagnosticada em abril de 2015, aos 37 anos. Eu que descobri o nódulo, fazendo auto exame", contou Emmanoela que mesmo não praticando atividades físicas regularmente, como indicam os médicos, participava da caminhada e corrida de rua.
 
Já este ano, a campanha teve um diferencial para os amigos, familiares e principalmente para Emmanoela. "Ano passado fiz minha inscrição, mas não pude participar, porque tinha quimioterapia agendada para o dia seguinte logo cedo. Esse ano assim que abriram as inscrições, eu fiz a minha. Tinha que participar de qualquer forma!. A emoção tomou conta de mim durante todo o percurso. Fiz os 5 km de caminhada, agradecendo a Deus, teve um sabor especial essa minha participação. Depois de ter passado por todo o processo (quimioterapia, cirurgia e radioterapia), finalizar a caminhada foi como fechar o ciclo. Venci o câncer de mama!". ..

Unidade de Saúde do João XXIII promove aula  de zumba dentro da programação Outubro Rosa

Na manhã desta quarta-feira (26), a equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro João XXIII realizou atividades de prevenção ao câncer de mama para as pacientes que aguardavam atendimento. Com aula de zumba e uma roda de conversa com psicólogas, a ação  fez parte da programação do "Outubro Rosa", que visa conscientizar a importância do diagnóstico precoce. O enfermeiro da Unidade de Saúde, Rodrigo Duarte, destacou a importância das atividades dentro do Outubro Rosa.

"Fizemos uma boa campanha de prevenção ao câncer de mama ao longo do mês e nosso objetivo é que as mulheres do bairro João XXIII estejam conscientes da necessidade de se prevenir contra essa doença", disse. A educadora Física, Cinthia Catherine também considera essas atividades de extrema importância para a comunidade. "É o momento da mulher cuidar de sua saúde, da autoestima e buscar conhecimento no combate a doença. A secretaria de Saúde de Juazeiro está de portas abertas para receber esse público e orientar pela atenção básica e rede hospitalar. Toda rede SUS do município está na luta contra o câncer de mama ",explicou Cinthia...

Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN) realiza palestra sobre Outubro Rosa para policiais femininas

Hoje (24) pela manhã no Grande Hotel de Juazeiro, ocorreu o evento alusivo ao Outubro Rosa com palestras, entrega de lembranças e a participação de policiais militares das unidades da Polícia Militar com sede em Juazeiro.

 O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama, tornando-se um período em que anualmente é celebrado, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade...

Serviço Social do HDM/IMIP realiza ação do "Outubro Rosa" e promove campanha de doação de lenços de cabelos para pacientes com câncer

O Serviço Social do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), realizou, durante a última semana, ação em prol da conscientização da luta contra o câncer de mama. O objetivo foi alertar a funcionários, colaboradores e usuários a respeito da importância da prevenção da doença.

As comemorações do "Outubro Rosa", mês de conscientização sobre o câncer de mama, já é tradição no HDM. Todos os anos, as assistentes sociais se mobilizam para orientar e palestrar sobre a importância da realização do autoexame e da mamografia...

Charles Leão participa de Caminhada do Outubro Rosa e destaca a necessidade de maior atenção com a saúde da mulher

Com o objetivo de alertar as mulheres de Juazeiro para a prevenção do Câncer de Mama, mais de quatro mil pessoas participaram, no último sábado, 22, da 6ª Caminhada Outubro Rosa. A iniciativa é do Instituto de Prevenção Ivete Sangalo, em Juazeiro (BA), juntamente com o Hospital de Câncer de Barretos (SP) e o Instituto Avon. 

O delegado Charles Leão, candidato a prefeito de Juazeiro nas eleições de 2016, participou pela quinta vez da atividade e destacou a importância das mulheres realizarem o autoexame. “As mulheres estão engajadas na campanha e estão cada vez mais atentas ao sinal de qualquer tipo de alteração e tem cada vez mais procurado orientação médica, na busca de exames, como a mamografia, por exemplo. Quanto antes houver a descoberta, maiores serão as chances de sucesso do tratamento”, comentou Leão. ..

Profissional da UPAE/IMIP de Petrolina fala sobre experiência pessoal durante atividade do Outubro Rosa

Esta semana, a assistente social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Ana Carla Coelho, surpreendeu a todos com um depoimento pessoal sobre o câncer de mama durante uma das atividades do Outubro Rosa que a Unidade está promovendo. A profissional, que suspeitou de um caroço durante o autoexame, teve a suposição confirmada pelo mastologista. Ela retirou um quadrante do seio, fez todo o tratamento, incluindo a quimioterapia, e este mês está voltando às atividades laborais.

 "Acho importante falar sobre o assunto de forma aberta e consciente. Sou a prova de que, se descoberto precocemente, o câncer pode ser vencido. A gente não pode ter medo. Toda mulher deve fazer o autoexame mensalmente após o período menstrual, e se notar algo diferente deve procurar o médico da sua confiança. O momento do diagnóstico e o tratamento são bem difíceis, mas necessários para a cura. A fé deve ser sempre uma aliada da ciência e da medicina. Orei muito pelo reestabelecimento da minha saúde e tenho sido atendida", revelou...

Equipe da Unidade de Saúde do Alto da Aliança promove caminhada para alertar as mulheres sobre o câncer de mama

A equipe da Unidade de Saúde do bairro Alto da Aliança promoveu na manhã desta sexta-feira (21), uma caminhada pelas ruas do bairro, com o objetivo de incentivar a prevenção do câncer de mama e colo uterino. Durante a ação, os profissionais do posto conversaram com os moradores e convidaram a todos para fazer um exame de rotina, que é simples e rápido

Luana Albuquerque, enfermeira da UBS explicou que o evento serviu para orientar as mulheres a realizarem o autoexame e a mamografia. "Buscamos o público feminino do nosso bairro em uma caminhada para orientar mais de perto sobre o tema. É importante os nossos pacientes saberem que têm uma equipe que está aqui pra ajudar e fazer um trabalho de cuidado a saúde", afirma...

Unidades de Saúde do João XXIII e Argemiro realizam ações dentro do Outubro Rosa

Nesta quinta-feira (21), as Unidades Básicas de Saúde dos bairros João XXIII e Argemiro realizaram atividades de prevenção ao câncer de mama.  A ação faz parte da programação do "Outubro Rosa", que visa conscientizar a importância do diagnóstico precoce.

A equipe da unidade de saúde do João XXIII promoveu uma caminhada no bairro com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da realização do exame preventivo na unidade de saúde, do autoexame das mamas e a mamografia. Já a UBS do Argemiro, realizou palestras, ações de prevenção da doença, integração, promoção da autoestima e valorização da mulher...

UBS do bairro Tabuleiro promove atividades do Outubro Rosa e  comemora Dias das Crianças 

As moradoras do bairro Tabuleiro puderam neste último sábado (15), cuidar um pouco da saúde. A equipe da Unidade Básica de Saúde do Tabuleiro promoveu diversas atividades dentro da programação do Outubro Rosa. As crianças também participaram das ações na unidade em comemoração ao Dia das Crianças.

Durante a ação foi ofertado palestras sobre o câncer de mama, atendimento médico, roda de conversa e brindes. A criançada também teve dicas de escovação, brincadeiras e cuidados com a saúde...

Cidades de Petrolina e Juazeiro sediam maior evento em alerta ao câncer de mama

As ruas das cidades de Juazeiro e Petrolina foram tomadas na manhã deste domingo (16) pelos participantes da 5ª edição da Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa. Com largada na cidade baiana, mais de 1.100 pessoas fizeram o percurso de corrida de 5km e 10km,  além do grupo da caminhada.

O objetivo foi um só, emitir o alerta para a importância da prevenção do câncer de mama, câncer que mais atinge as mulheres no mundo. Na região, somente este ano foram diagnosticados pelo Centro de Oncologia /Apami, 132 novos casos da doença até o mês de agosto.

"O objetivo maior da Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa é fazer esse alerta e através dele dizer para as pessoas sobre a importância de hábitos saudáveis. Quando a pessoa pensa em qualidade de vida e busca, por exemplo, uma boa alimentação, evitar vícios e praticar atividades físicas há uma predisposição à prevenção de doenças, inclusive do câncer de mama", afirmou o Diretor Médico do Centro de Oncologia, Gray Portela, também coordenador do evento.

Muitas pessoas participam todos os anos da campanha promovida pelo Ceonco/Apami em parceria com o Sesc e a TV Grande Rio, mas outras a exemplo do técnico de suprimentos Saulo Lima, que veio da cidade de Jacobina (BA), participam pela primeira vez. "Foi um evento maravilhoso, organizado, com boa estrutura, e principalmente pela causa maior que é ajudar e conscientizar a sociedade contra o câncer de mama. E todos nós, juntos, contribuímos para isso", afirmou...

6ª CAMINHADA OUTUBRO ROSA

O Instituto de Prevenção Ivete Sangalo, junto com o Hospital de Câncer de Barretos e em parceria com o Instituto AVON, realizará no próximo sábado, dia 22 de outubro, às 08:00 horas a 6ª Caminhada Outubro Rosa de Combate ao Câncer de Mama pelas ruas de Juazeiro com aproximadamente 4.000 pessoas, concentração e saída no início da Avenida Adolfo Viana com trio elétrico e show de Alan Cleber até à orla de Juazeiro.

A entrega dos Kit´s (camiseta / viseira / folhetos / orientações) para participar da 6ª Caminhada Outubro Rosa está acontecendo no Instituto Ivete Sangalo e em nosso Espaço Outubro Rosa no Jua Garden Shopping com colaboração de R$ 10,00. Distribuição gratuita de água e refrigerante durante o percurso...

Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina, PE, apoia o Outubro Rosa

A diretoria do Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf), no Sertão de Pernambuco, está mobilizada este mês com a campanha de prevenção ao câncer de mama. O Outubro Rosa faz um alerta para a importância dos exames preventivos a partir dos 40 anos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar até o final do ano, 57.960 novos casos.

O INCA também afirma que se diagnosticado no início, as chances de cura chegam a 95%. Mas, como lembra a presidente do Sintraf, Isália Damacena, existem muitas mulheres que por dificuldade, falta de tempo ou medo, deixam de fazer a checagem. "Temos mais de 700 associados no sindicato, dos quais muitos são mulheres. Eu e as meninas que fazem parte da diretoria conhecemos várias com 5, 8, 10 anos sem ir ao médico mastologista ou até mesmo sem realizar o autoexame [toque na mama]. Por isso, o Sintraf está apoiando esta causa", disse...