RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 165 registros para a palavra: nova semente

Nova Semente promove oficina de reciclagem

No último dia (9), o Nova Semente através da Universidade da Primeira Infância, realizou a oficina de reciclagem para confecção de brinquedos no auditório da biblioteca da FACAPE. Esse aprendizado é direcionado para as gestoras que recebem todo mês capacitações, com intuito de qualificar o profissional.  A coordenadora do Projeto Nova Semente, Mônica Couto, relatou que em visita as unidades percebeu a ausência de brinquedos, desta forma pensou em algo que resolvesse a questão. 

Sabendo que a brincadeira traz mais qualidade a vida das crianças pois é possível através dela explorar e potencializar habilidades especificas, Mônica  desenvolveu juntamente com as supervisoras pedagógicas Edineusa Sobral, Erlania Oliveira e Polyana de Castro,  a oficina...

Palestra marcou a manhã no programa Nova Semente

A equipe de Educação Ambiental da Agência do Meio Ambiente de Petrolina esteve na manhã desta sexta (13), na unidade do programa Nova Semente, instalada na Rua 10 do bairro Jardim São Paulo. No local, cerca de trinta crianças tiveram uma manhã bem diferente, com palestras e atividades lúdicas que abordaram os cuidados com o meio ambiente e a importância da coleta seletiva. A AMMA foi convidada pelos gestores desta unidade do Nova Semente, que estão desenvolvendo um projeto sobre coleta seletiva. Quem tiver interesse em solicitar palestras voltadas à Educação Ambiental, basta entrar em contato com a Agência do Meio Ambiente, através do telefone 87 3866 2779. ..

Nova Semente do N4 é inaugurada

A população da agrovila do N4 comparaceu no último sábado (31) à inauguração da Nova Semente, que passará a atender mais 55 crianças daquela comunidade. Cada creche abriga  55 crianças, que ficam nos espaços das 6h às 18h, e recebem cinco refeições por dia, contando também com assistência médica-odontológica.

A coordenação pedagógica do Nova Semente é feita com o Instituto Alfa e Beto (IAB).   “O IAB presta  assistência técnico-pedagógica, que prepara professores e também todas as cuidadoras.  É dada grande ênfase ao desenvolvimento do hábito da leitura nas crianças e em suas famílias. Um dos programas é o Pré-Escola, que prepara os meninos para a transição ao ensino fundamental,” explica a gestora do Nova Semente , Mônica Couto...

Prefeitura de Petrolina entrega nova unidade do Programa Nova Semente para população do N4

Uma Programa que deu certo e que consolidou a educação infantil  em Petrolina como referência para outros estados do Brasil e  até para outros países..  É  o  Programa Nova Semente. A população do   N 4 recebe mais uma unidade, no próximo sábado para atender mais 55 mães daquele perímetro, assim como já atende a outras milhares de mães de Petrolina, da sede e da área ribeirinha, que contam com esse apoio para os filhos. A nova unidade será entregue à população pelo prefeito Julio Lossio, às 19 horas.

O diferencial do Nova Semente é a parceria com a comunidade, que cede o prédio e compra o mobiliários. “A nossa grande preocupação com a educação infantil e também a procura das mães por creches nos fez idealizar o programa Nova Semente. Firmamos parcerias com associações de moradores, empresários, igrejas para que todos participem desse grande projeto que é modelo. A comunidade interessada nos procura,  disponibiliza um prédio, avaliamos se atende às necessidades. O conveniado adquire os móveis e nós custeamos a manutenção, material didático, profissionais e alimentação das crianças. É uma ação de corresponsabilidade,” ressalta o prefeito Julio Lossio. ..

Educação leva Nova Semente para Congresso Pernambucano de Municípios

O secretário de Educação de Petrolina, Heitor Leite e a superintendente de Educação Infantil, Adeilda Alexsandra participam , no Centro de Convenções de Olinda, até a próxima quarta-feira do Congresso Pernambucano de Municípios. O evento é promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco, Amupe e tem o tema “O Desenvolvimento dos Municípios Sustenta o Crescimento do Brasil”

Todas as cidades pernambucanas participam do evento,   que vai premiar as práticas inovadoras e boas iniciativas de municípios pernambucanos. Petrolina está entre as 33 cidades que apresentam experiências exitosas e   participa com  o Programa Nova Semente, que foi apresentado hoje pelo secretário Heitor Leite para todos os participantes do Congresso ..

Instituto Alfa e Beto-IAB capacita profissionais do Programa Nova Semente e do Centro de Educação Infantil-CMEI EM PETROLINA

                      

Cerca de 563 profissionais de educação infantil de Petrolina estão sendo capacitados pelo Instituto Alfa e Beto. O objetivo é capacitar os profissionais, cuidadoras, coordenadoras e professores a aprofundem as noções de como fazer o acompanhamento e auxilar assim no desenvolvimento da criança, na idade do pré escolar, de maneira correta. A capacitação começou nesta segunda-feira (10) e acontece até o próximo sábado, dia 15. 

O presidente do Instituto Alfa e Beto João Batista de Oliveira e a coach Aline Sá são os responsáveis pelas palestras que acontecem no auditório da Facape.  As palestras abordam o estímulo ao desenvolvimento do aluno e atividades pedagógicas voltadas para crianças. “A função de uma instituição escolar é promover o desenvolvimento da criança e o que vem antes da escola tem que ter uma cultura própria , incentivar os estímulos necessários para a criança crescer”, destaca o presidente do IAB, João Batista...

Ator Marcos Frota visita Unidade do Programa Nova Semente em Petrolina

Na tarde desta sexta-feira (06), o ator Marcos Frota visitou a unidade do Programa Nova Semente do bairro Palhinhas em Petrolina. O ator, que está na cidade para as apresentações do “Circo Show”, foi recepcionado pela secretaria da Primeira Infância, Mônica Couto, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Eventos, Jorge Assunção.

No próximo domingo (9), 1500 crianças do Programa Nova Semente participarão de uma exibição exclusiva no circo, montado no pátio de eventos do Centro de Convenções, a partir das 9h. O evento será uma confraternização de Natal e contará com a presença também das sementeiras e administradoras das unidades...

Nova Semente recebe visita de Marcos Frota nesta sexta-feira

Além de autoridades governamentais, o programa Nova Semente, idealizado pela Prefeitura de Petrolina atrai a atenção também de artistas. Nesta sexta-feira (6) o ator Marcos Frota desembarca na cidade para as apresentações do “Circo Show”. Antes de se dedicar ao espetáculo, ele visitará a unidade do Nova Semente no bairro das Palhinhas, a partir das 16h. A visita tem como objetivo mostrar ao artista, o programa coordenado pela secretaria da Primeira Infância. O prefeito Julio Lóssio destaca o reconhecimento do Nova Semente no país. “Essa é uma importante iniciativa, pois reforça o valor desse programa municipal e o reconhecimento do trabalho da Prefeitura de Petrolina em melhorar a vida das crianças que passam pelas unidades do Nova Semente”.

Além da visita à unidade das Palhinhas, a Prefeitura em parceria com o ator, realizará uma exibição exclusiva no circo, para 1500 crianças no domingo (8), a partir das 9h. O evento será uma confraternização de Natal e contará com a presença também das sementeiras e administradoras das unidades. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Eventos, Jorge Assunção, a visita de Marcos Frota à unidade do Nova Semente é uma gratificação para as crianças. “A iniciativa é proporcionar às crianças atendidas pelo programa um momento de brincadeiras e de celebração pelo sucesso do Nova Semente ao longo dos anos”. O “Marcos Frota – Circo Show” está montado no pátio de eventos do Centro de Convenções, em Petrolina. ..

Após diplomação, Fernando Filho concede entrevista coletiva:“Vou melhorar o Nova Semente”

O deputado Federal Fernando Filho estava visivelmente emocionado na noite de ontem (20) após ser diplomado pela Justiça Eleitoral de Petrolina, junto com Gennedy Patriota. A diplomação foi realizada pelo Juiz da Zona 144, Edmilson Cruz. Logo após a diplomação, Fernando Filho concedeu entrevista coletiva à imprensa...

Crianças do Programa Nova Semente fazem plantio de mudas na Praça Maria Auxiliadora

A Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) realizou semana passada o plantio de mudas com crianças da Nova Semente Lar Santiago na Praça Maria Auxiliadora, centro de Petrolina.

A iniciativa de educação ambiental partiu da AMMA e proporcionou as crianças um contato com o meio ambiente. “Várias são as ações da AMMA e a de educação ambiental é uma das mais importantes, porque colocamos a semente do respeito e conservação da natureza nas crianças”, ressalta o diretor-presidente da AMMA, Gleidson Castro...

Lossio fala sobre Nova Semente em congresso internacional

O prefeito Julio Lossio fará a palestra de abertura do V Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente, nesta quinta(24), às 19h, na cidade de São Caetano do Sul (SP). O tema que será proferido pelo gestor da cidade de Petrolina será “Criança e Escola”. Na bagagem, Lossio vai levar a experiência exitosa do Programa Nova Semente, implantado em 2010 e que já conta com mais de cem unidades pelo municipio, com atendimento a crianças de zero a seis anos de idade. O convite para a apresentação inicial do Congresso Intrenacional partiu do presidente da Comissão Científica do Centro de Estudos do Crescimento e Desenvolvimento Humano, Luis Carlos de Abreu.

Essa não é a primera vez que o programa Nova Semente é apresentado para segmentos de outros estados. Somente este ano, o prefeito de Petrolina levou os números e as ações do programa para o I Primeiro Seminário Internacional da Primeira Infância, promovido pela Câmara dos Deputados, em Brasília(DF); além do I Encontro em Desenvolvimento Infantil: da Neuropsicologia às Políticas Públicas, no Rio de  Janeiro (RJ)...

Vereador de Petrolina reclama do fechamento de Unidade do Nova Semente. Prefeitura diz que unidade foi transferida

José Batista da Gama (PDT) e Cristina Costa (PT)..

Prefeito Julio Lossio é convidado mais uma vez para ser palestrante sobre o Programa Nova Semente

Dessa vez, a palestra é no Encontro em Desenvolvimento Infantil - da neuropsicologia às políticas públicas, do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento, IBNEC, nesta sexta-feira, dia 09, às 9h, no Rio de Janeiro(RJ).  O encontro vai reunir diversas autoridades e pesquisadores, entre os dias 08 e 10.

O Programa Nova Semente - idealizado pelo prefeito de Petrolina, Julio Lossio- é referência para outros programas de educação infantil no país. Já são 100 unidades do Nova Semente implantadas em Petrolina,que atendem 6 mil crianças e emprega mais de 1.600 pessoas...

Petrolina: Nova Semente-Uma Política para a primeira Infância

Por Ney Vital-Jornalista

O prefeito de Petrolina Julio Lossio inaugurou a 100º unidade do Programa Nova Semente. São creches que atendem hoje mais de 6 mil crianças de zero a 6 anos. Houve um seminário para dialogar como a ciência explica o desenvolvimento infantil, os progressos, contribuições e a necessidade de implementar política públicas integradas de eficácia.

O seminário contou com a presença do pesquisador João Batista Araújo. Ricardo Paes, considerado o maior conhecedor de política de combate à pobreza, dos deputados Federais Paulo Rubem(PE), Raul Henry(PE), Osmar Terra(RS), psicológos, gestores e sementeiras.

O adulto de hoje foi criança um dia e a criança de hoje será o adulto do futuro. A primeira infância é um período decisivo na formação da personalidade, do caráter e no modo de agir do adolescente e do adulto. Este fato foi unânime na mesa.

Os primeiros seis anos são fundamentais para a constituição da pessoa. Dados da Neurociência oferecem evidências de que acontecimentos precoces de natureza física, emocional, social e cultural permanecem inscritos por toda vida nas conexões sinápticas através de fenômenos de neuroplasticidade e biomoleculares.

De acordo com as pesquisas "Todos nós construímos um mapa da realidade a partir das experiências vividas na infância. Assim, é possível, e muito mais eficiente, lançar os valores e fundamentos éticos da cidadania e da cultura de paz nesta primeira fase da vida. É a criança que constrói seu conteúdo mental a partir do alimento social.

“Educai as crianças e não será necessário castigar os homens”, dizia Pitágoras. Platão clamava pelos melhores “nutrientes” sociais e culturais a serem transmitidos aos menores. Locke assegurou: “a criança tem tendência inata a desenvolver sua personalidade original sob a influência do ambiente e da aprendizagem". 

Infelizmente dados práticos dizem que dos 22 milhões de crianças brasileiras de zero a seis anos, mais de 14 milhões estão fora de qualquer atendimento escolar da educação infantil ou de apoio institucional. 

A feliz certeza e vontade política é que atualmente Petrolina possui um inovador Programa de Educação Infantil. Concretamente Petrolina cuida da infra-estrutura humana. E é plantando o bem que no futuro os bons frutos serão colhidos. Crianças que vão ter um futuro melhor. A educação é libertadora.

Paulo Freire em a “Pedagogia da Indignação” ensina que “o discurso da impossibilidade da mudança para melhorar o mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível”. Julio Lossio ao pensar o Programa Nova Semente possibilitou a  construção desta “utopia possível”. Educar crianças. ..

Seminário sobre Política Infantil abre comemorações de inauguração da 100ª Nova Semente

Dentro das comemorações a inauguração da 100ª Unidade do Programa Nova Semente, a secretaria da Primeira Infância de Petrolina promoveu nesta sexta-feira (21) o seminário Nova Semente:Uma Política para a Primeira Infância - O futuro de Petrolina acontece agora.Na abertura do evento, que acontece no auditório do Hotel Quality- Orla-, estiveram presentes o prefeito municipal, Julio Lossio, a secretária da Primeira Infância, Mônica Couto, o secretário de Educação, Heitor Leite, o secretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos ( SAE) da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros, os deputados federais Paulo Rubem e Osmar Terra, deputado estadual Odacy Amorim, representantes do Instituto Alfa e Beto,  gestoras e sementeiras do Programa Nova Semente.

Durante a apresentação inicial do seminário, Lossio destacou a importância da realização de projetos educacionais voltados para a Educação no país. “ Se a gente se dispuser a ensinar, o nosso povo é capaz de aprender. Espero que este seminário sirva de incentivo para as nossas atividades educacionais e principalmente para as sementeiras e gestoras do Programa Nova Semente”.O conferencionista, Ricardo Paes de Barros, secretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos ( SAE) da Presidência da República, ressaltou os investimentos e dados referentes as políticas nacionais para a Primeira Infância e aproveitou a oportunidade para referenciar as atividades do Programa Nova Semente, como um dos projetos inovadores de atenção à Primeira Infância no Brasil...

Petrolina: Prefeitos de outras cidades conhecem o Nova Semente e querem adotar o Programa em seus municípios

O prefeito de Petrolina, Julio Lossio, recebeu a visita do prefeito Geranilson Requião, da cidade de Catu, localizada a 78km da capital baiana e também o prefeito de Bodocó, Danilo Rodrigues, que aproveitaram a ocasião para trocar experiências sobre gestão em educação e saúde.

O Programa Nova Semente foi o principal motivo da visita dos dois gestores à Petrolina. “O Nova Semente é um projeto maravilhoso que eu tanto ouvia falar e agora estou conhecendo. Já entrei em contato com o Instituto Alfa e Beto e esperamos implantar esse projeto no nosso município”, enaltece Requião...

Em Brasília, Julio Lossio apresentará o Nova Semente como palestrante no Primeiro Seminário Internacional da Primeira Infância

O prefeito Julio Lossio foi convidado para apresentar um dos painéis do Primeiro Seminário Internacional da Primeira Infância, promovido pela Câmara dos Deputados, em Brasília(DF), de hoje (16) até quinta-feira (18). Representantes de vários países participam do evento, que discute a construção de um marco legal que integre as políticas públicas voltadas para gestantes e crianças de 0 a 6 anos.

Na programação oficial, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio apresentará todo o programa Nova Semente e o seu resultado positivo, as conquistas para as famílias petrolinenses, que já receberam 98 unidades do Programa e em breve, receberão as duas que completarão a centésima creche. A apresentação de Julio Lossio será na quinta-feira, pela manhã, no painel “Compromissos políticos municipais e resultados e sua relação aos direitos da criança e sua atenção integral de qualidade durante a primeiríssima infância. O prefeito explica o destaque Nova Semente, pioneiro no Brasil, entre os inúmeros trabalhos com foco na educação em Petrolina. “Através do Programa, Petrolina é a cidade que mais cuida das crianças e o nosso objetivo é buscar mais investimentos e melhorar cada vez mais o índice educacional no nosso município ”, ressalta Julio Lossio...

Gestoras do Programa Nova Semente participam de capacitação

Gestoras do Programa Nova Semente estão sendo preparadas para gerir recursos humanos. Teve início na manhã desta segunda-feira (01) mais uma capacitação oferecida pelo Instituto Alfa e Beto voltada para o Programa Nova Semente. A capacitação está sendo ministrada pelo consultor do Instituto, Clemenceau Saliba e acontece no Centro de Convenções, com duração de 15 dias, sendo que no total 115 gestoras participarão do encontro.

Petrolina se prepara para receber a 100ª Nova Semente. Já são 98 unidades em funcionamento e em breve, serão entregues mais duas à população. O Nova Semente é considerado o maior programa educacional infantil desenvolvido na história de Petrolina. Com apenas dois anos de funcionamento, o projeto já atende seis mil crianças e 1500 empregos diretos com carteira assinada foram gerados através da contratação das sementeiras. A ação também conta com parcerias de entidades sociais como o Petrape e a comunidade local. ..

Programa Nova Semente inaugura 91ª unidade em Petrolina

Pais, moradores, educadores, secretários e demais autoridades deram boas vindas, na noite dessa quarta-feira (20), a 91ª unidade do Programa Nova Semente implantada no bairro COHAB VI. O prédio, situado na Rua Dom Tomás,  765, recebeu o nome de Nova Semente Maria Iris Araújo Pereira e é a terceira creche do Programa que atende a comunidade. “Esperamos que esta Nova Semente seja mais um destaque na educação infantil de Petrolina. O nome da instituição é de uma mulher guerreira, batalhadora e bastante presente na nossa comunidade. Com esses exemplos, nós queremos ofertar aos pais mais segurança e uma educação de qualidade para suas crianças”, ressalta a gestora da unidade Rafaela Araújo.

A creche, a partir desta quinta-feira (21), atenderá diariamente 55 crianças de zero a seis anos, sempre das 06h as 17h30, com cinco refeições, acompanhamento médico, odontológico e nutricional. O Nova Semente também conta com uma equipe de sementeiras habilitadas e materiais pedagógicos qualificados provenientes do Instituto Alfa e Beto. Além disso, entidades sociais como o Petrape e a comunidade local são parceiras do Programa...

87ª Unidade do Programa Nova Semente é inaugurada no Alto do Cocar

Nessa terça-feira (12), no bairro Alto do Cocar, rua 22, foi inaugurada a unidade Nova Semente Marília de Castro Macedo Constantino. O nome da instituição é em homenagem a memória de uma das educadoras que mais contribuiu para o fortalecimento da educação no município. Essa é a terceira unidade do Programa instalada no bairro. Contando com um ambiente, materiais didáticos e pedagógicos adequados, a unidade a partir dessa quarta-feira (13) passou a atendre 60 crianças de zero a seis anos, sempre das 6h às 17h30. A gestora do prédio, Leidnara Gomes, ressalta a expectativa para o início dos trabalhos. “Nós sementeiras estamos bastante ansiosas para receber as crianças. Toda a decoração, os objetos e móveis foram pensados no bem estar delas. O Nova Semente é um projeto desafiador e muito bonito. Vamos oferecer o melhor para nossa comunidade”.

A trabalhadora e mãe Eliane Alves destaca a importância do Programa quanto a assistência para com as crianças e famílias petrolinenses. “Meus dois filhos irão estudar nesta unidade do Nova Semente. A gente tinha medo de deixar nossos filhos em qualquer lugar por conta do trabalho. Hoje isso não existe mais. As sementeiras tem muita responsabilidade e cuidam bem das crianças. Estou muito feliz em poder ter um local tranquilo e seguro para deixar meus filhos”. O programa Nova Semente, idealizado pelo gestor municipal Julio Lossio, funciona desde outubro de 2010 e seis mil crianças recebem diariamente cinco refeições, acompanhamento médico, odontológico e nutricional. O ensino oferecido nas unidades seguem o programa pedagógico do Instituto Alfa e Beto. A ação conta ainda com parcerias de entidades sociais como o Petrape e a comunidade local...