RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 330 registros para a palavra: jacobina

Grupo Operativo realizou audiência pública em Juazeiro, Jacobina e Ilhéus

Na última sexta-feira, dia 15 de outubro, o Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã promoveu audiências públicas em três cidades do interior baiano: Juazeiro, Jacobina e Ilhéus. O objetivo dos encontros com a sociedade civil foi de aferir as principais demandas das comunidades, fomentando também a discussão sobre acesso à Justiça e as atribuições e competências da Defensoria Pública. A expectativa é que, até o final do mês, todos os 34 municípios em que a Defensoria atua passe por esse processo.

Nas três localidades, problemas coletivos, como segurança pública, violência doméstica, educação, saúde, acessibilidade, estrutura física, atendimento mais humanizado, dentre outros, estiveram presente nas intervenções. Com o tema “A Defensoria Pública na nossa cidade”, a audiência de Juazeiro reuniu, além dos defensores Olívia de Paula Santos, José Valdir da Costa e Wesclei Amicés, mais de 30 lideranças da comunidade. De acordo com Maria Nilza Silva, membro do Grupo e representante da Federação das Associações de Moradores e Entidades Afins de Juazeiro (FAMEAJ), a audiência gerou avanços significativos para o empoderamento das pessoas: “Serviu como uma forma de capacitação. As pessoas da comunidade costumam procurar os líderes sociais e, muitas vezes, não se sabia o que fazer, a quem recorrer. Como eles estiveram presentes na audiência, tiveram a oportunidade de sanar essas dúvidas, de como chegar até a Defensoria e buscar solução para os seus impasses, essa resposta será dada à população”, afirmou...

Jacobina: operário morre esmagado por correia transportadora em mineradora

O operário Gustavo Ferreira dos Santos, 33 anos, funcionário de uma unidade da empresa multinacional de mineração Yamana Gold Inc., localizada em Jacobina (a 330km de Salvador), morreu por volta das 2h30 desta segunda-feira, esmagado por uma correia transportadora quando trabalhava na britagem da metalurgia. De acordo com o delegado Henrique Morais, o local onde ocorreu o acidente de trabalho já foi periciado e a polícia começou a ouvir os funcionários da empresa. “O corpo foi necropsiado no Departamento de Polícia Técnica e já foi liberado. Ainda não temos informações sobre a utilização de equipamentos de segurança, isso dependerá do laudo pericial, que será concluído provavelmente em 10 dias”, explica. (A Tarde) ..

Jacobina recebe recursos para implantação da central do Samu

A implantação do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192) está mais próxima de se tornar realidade para a população de Jacobina e dos 18 municípios que compõem a sua microrregião. Na quarta-feira (15), o Diário Oficial da União publicou portaria liberando recursos para a construção, aquisição de materiais, mobiliários e equipamentos.

A publicação também estipula o prazo de 90 dias para que o Samu esteja implantado, sob pena do município ter que devolver os recursos financeiros disponibilizados. Segundo o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, “o serviço atenderá a uma população estimada em mais de 390 mil pessoas, representando uma melhoria significativa no atendimento pré-hospitalar dos habitantes desta região”.

Os municípios atendidos são Mirangaba, Caldeirão Grande, Saúde, Caem, Capim Grosso, Quixabeira, Serrolândia, Várzea do Poço, São José do Jacuípe, Mairi, Várzea da Roça, Ourolândia, Umburanas, Morro do Chapéu, Várzea Nova, Miguel Calmon, Piritiba e Tapiramutá. ..

KHOURY É OVACIONADO POR UMA MULTIDÃO EM JACOBINA

“Os amigos de Valdice” – Esse foi o jargão que pontuou todos os discursos numa noite emocionante ontem em Jacobina, quando a prefeita Valdice Castro apresentou para uma multidão de quase  duas mil pessoas, no Colégio Yolanda, seus candidatos oficiais a deputado nesse pleito: o Federal Jorge Khoury e a estadual Eliane Boaventura.

Numa ação bem planejada e estratégica, Valdice Castro e o líder político Leopoldo Passos mostraram a força de um grupo unido – independente de legenda – em torno da reeleição dos dois deputados, onde se somam o vice-prefeito Luciano da locar, os vereadores Clériston Alves, Gildo Mota, Noelson, José Roberto e Antonio Batista, esse último presidente do Legislativo, além do apoio da suplente Jane Márcia. “Aqui a gente está juntando gente de bem, que pensa em Jacobina, que tem plano de ação para fortalecer nosso município como cidade pólo dessa macrorregião rica e de gente trabalhadora”, justificou Valdice a escolha de seus candidatos, enfatizando a lisura e o comprometimento dos dois. Valdice se emocionou quando pontuou a parceria com o deputado Jorge Khoury. Lamentou a perda de emendas por descaso do governo anterior, que deixou o município inadimplente, sem poder celebrar convênio ou receber emendas...

Jacobina lembra do governo de César Borges como época de prosperidade

“Sou feliz por mais uma vez retornar a uma região que sempre me acolheu com tanto carinho, como um filho da terra”, foi desta forma que o senador César Borges saudou a multidão que compareceu ao comício realizado na noite desse domingo (05) em Jacobina, onde ele é lembrado cmo o governador que levou prosperidade ao município. O encontro reuniu milhares de pessoas interessadas em ouvir as propostas dos candidatos da coligação A Bahia Tem Pressa. 

Para o vereador Hildebrando Cedraz, a região de Jacobina nunca viveu um momento tão próspero como o período em que César Borges foi governador da Bahia. Cedraz, que já foi vice-prefeito de Jacobina, lembrou de realizações como a instalação de indústrias calçadistas, a implantação do Colégio-Modelo Luís Eduardo Magalhães e da recuperação da ligação entre a área mineradora e o centro da cidade. Outras obras que mudaram a cara da região foram a construção da barragem de Ponto Novo e a perenização do rio Itapicuru...

XXV CORRIDA RÚSTICA DUQUE DE CAXIAS acontece em Jacobina

Aconteceu em Jacobina neste domingo (29) a XXV edição da Corrida Rústica Duque de Caxias, evento já incorporado ao calendário esportivo da Federação Brasileira de Atletismo, figurando no Guiness Book como a competição recordista mundial em premiação e troféus. Este ano, contou com a participação de quase mil atletas corredores. No masculino, o consagrado atleta jacobinense, Geomar Pereira da Silva, mais uma vez foi o grande vencedor, confirmando a sua liderança no ranking nacional das competições de rua, cravando o tempo de trinta minutos e dezoito segundos. Já a atleta Ednalva Laureano da Silva, conhecida como Pretinha, que representou o Corpo de Bombeiros, foi a grande vitoriosa, completando a prova com o tempo de 36 minutos e 15 segundos. Trata-se do maior evento esportivo do interior da Bahia, na modalidade, idealizada pelo Capitão Florentino Assunção Sobrinho. ..

Khoury recebe apoio de fortes lideranças em Jacobina

O deputado federal Jorge Khoury, candidato à reeleição recebeu o apoio das maiores lideranças do município de Jacobina. Com ele, personalidades fortes da política da capital do ouro como a prefeita Valdice e o vice-prefeito Luciano da Locar, priorizaram a reeleição do deputado, que segundo eles, não tem medido esforços para encaminhar obras e trabalho para Jacobina.

Quase toda a Câmara de Vereadores do município, também fechou acordo com o deputado, como o presidente da casa, o vereador Batista, além dos edis Cleiton Alves, Noelson oliveira, Gildo Mota, Antonio Souza e Netinha do junco. Para fechar todas as alianças, manifestou também seu apoio, o líder inconteste do município, prefeito por dois mandatos, Leopoldo Passos, uma referência na política baiana.

O apoio maciço ao deputado Jorge Khoury, pelas principais lideranças de Jacobina, ganhou repercussão em toda a região. “É uma vitória receber apoios tão importantes, sustentados no trabalho e na coerência, num momento em que a política tem se mostrado atípica nesse pleito. Estou feliz e confesso que o meu compromisso com jacobina vai ser, no mínimo, triplicado, para compensar esse apoio de peso”, disse Khoury.  ..

Wagner ganha mais uma adesão de prefeito em Jacobina

A adesão de prefeitos à candidatura Wagner continua aumentando, desta vez em Jacobina, onde a coligação “Pra Bahia Seguir em Frente”, realizou carreata ontem (13) acompanhado de cinco vereadores, entre eles o presidente da Câmara Municipal, Nelton Rios, o prefeito Paulo José (PSDB) de Várzea do Poço declarou apoio no aeroporto da cidade, onde esperava o governador.  

“Ele trouxe vários benefícios para o município, inclusive a recuperação da estrada BA-417 no trecho que passa pela nossa cidade, mesmo sabendo que somos de partido rival. Por isso, o meu voto e o da minha base é dele”, afirmou ele.   Paulo José está ao lado da prefeita de Jacobina, Valdice Castro (DEM) que informou manter um diálogo democrático com o governador. “Estamos iniciando conversações para que mais ações sejam implementadas em nossa região”, declarou. ..

Wagner realiza carreata em Capim Grosso e Jacobina

O governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner, fez duas carreatas na tarde desta sexta-feira (13) em Capim Grosso e Jacobina, no sertão baiano, acompanhado dos demais integrantes da chapa majoritária, Otto Alencar, Walter Pinheiro e Lídice da Mata. Em Capim Grosso, o governador procedente de Ilhéus, onde inaugurou comitê de campanha, promoveu reuniões com lideranças políticas e participou de  carreata pelas ruas centrais da cidade. Logo depois, seguiu para Jacobina, distante 60 quilômetros, onde realizou programação semelhante. ..

Jacobina recebe Palestras Gratuitas nas áreas da Educação e da Saúde

Nesta sábado (22) e domingo  (23), a Facinter e a Fatec Internacional, juntamente com o IBPEX – Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão –, instituições do Grupo Educacional UNINTER, oferecerão uma série de palestras gratuitas, em um evento, intitulado “Jornada Acadêmica” na cidade de Jacobina – Bahia. Nos dois dias pela manhã, as palestras terão como tema “Educação Permanente na Gestão de Serviços de Saúde”, ministrada pelo Prof. Me. Deybson Borba de Almeida – Especialista em Saúde Coletiva, Assessor Técnico na Coordenação Estadual de Urgências e Diretoria de pesquisa do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia, e “Planejamento de Carreira e Empregabilidade”, com a Profª Me. Adelaide Marina La Banca – Especialista em Psicologia Educacional e uma das principais consultoras educacionais do país. 

Já a tarde, a Profª Drª Eliã Siméia – Doutora em Educação pela Universidade Del Mar (Chile), pesquisadora famosa nas áreas de Percepção Ambiental; Identidade Negra e Novas Tecnologias na Educação – comandará a palestra “Desafios, sonhos e representações no imaginário de Desbravadores: diálogos entre Ciências, novas tecnologias e representações sociais na construção do conhecimento”, no ACIJA (Associação Comercial e Industrial de Jacobina). As Jornadas Acadêmicas tem como objetivo principal a integração dos estudantes das instituições de Ensino Superior  Grupo UNINTER em Jacobina e região. Além disso, estes eventos, que acontecem periodicamente em diversos estados brasileiros, visam proporcionar discussões extracurriculares entre os alunos, tanto do UNINTER quanto do público interessado.

Desde 2006, estes programas são realizados pelo UNINTER, uma iniciativa que tem por finalidade incrementar as atividades de extensão, principalmente nas áreas de Educação, Saúde e Gestão Organizacional. O evento ocorre no ACIJA – Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Rua J. J. Seabra, 69 – Estação Jacobina - BA), e na Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Av. J. J. Seabra, 158 – Estação Jacobina – BA). As inscrições são gratuitas e abertas a toda a comunidade pelo site www.grupouninter.com.br/jornadas. Aos interessados em receber o certificado de extensão de 40 horas, será cobrado o valor de R$ 30 no dia do evento...