RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 330 registros para a palavra: jacobina

Jacobina: Adolescente é linchado após assaltar comércio

E. C. N, de 17 anos

Um adolescente foi linchado e quase morto em Jacobina, após uma tentativa de assalto que foi frustrada por populares no final da tarde da última sexta-feira (17). Segundo informações da polícia, o adolescente acompanhado de um jovem armado, assaltou o Lojão Variedades do Grupo Diasis na Av. Orlando Oliveira Pires...

Jacobina: Tiros atingem agências bancárias, secretarias municipais e lojas do centro

As agências dos bancos Itaú e da Caixa e o prédio em que funcionam as secretarias municipais de Ação Social, Cultura e Planejamento, além de algumas lojas do comércio de Jacobina, foram atingidas por balas que teriam sido disparadas por homens em uma motocicleta nesta madrugada. Nada foi roubado e ninguém ficou ferido, segundo o site Ispiaki. ..

Presidente do Sindpoc fala com policiais civis de Jacobina

 
Uma comitiva do Sindpoc (Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia) esteve em Jacobina nesta quinta-feira, 26 para mobilizar a categoria na região da 16ª Coorpin. Durante várias horas de discussões, temas importantes como a atuação dos servidores em seus locais de trabalho, desvio de função, valorização da classe e o fortalecimento da categoria em todo o estado foram abordados pelo presidente da entidade, Marcos Mauricio, o secretário geral do Sindpoc, Bernadino Gayoso e demais colegas que participaram ativamente do debate.

 
Bernadino Gayoso durante entrevista á Rádio Clube AM

Segundo Gayoso, o governo do estado vem descumprindo os artigos 15 e 16 da Lei 11370/09 (Lei Orgânica da Policia Civil do Estado da Bahia) que pede a criação do Conselho  Superior da Policia Civil. Ele explicou que o sindicato vem cobrando do governador Jaques Wagner celeridade na contratação dos profissionais que aguardam desde 1997, ano do ultimo concurso no estado. A entidade pede que seja realizado urgentemente outro concurso para a categoria, pois a média de servidores que deverão se aposentar até o final do ano chega a 1.200, não tendo no momento quem os substitua após o seu merecido desligamento da função que exerce. Além de Jacobina a diretoria do Sindpoc, visitou as cidades de Paulo Afonso, Juazeiro e Sr. do Bonfim, devendo visitar ainda esta semana outro municípios do interior baiano. 
..

Jacobina: motorista morre em colisão com caminhão trator no município

Um acidente ocorrido em Jacobina, na região centro norte da Bahia, provocou uma morte e deixou outra pessoa ferida na manhã desta sexta-feira. Um veículo Corsa colidiu contra um caminhão trator no km 306 da BR-324. O motorista do Corsa, Welington Jesus Santos, 32 anos, morreu na hora, e o carona F. A. S., 16, teve ferimentos leves. O motorista do caminhão não sofreu ferimentos, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Já em Lençois, na Chapada Diamantina, Reinaldo Macedo Nascimento, 36 anos, morreu em um capotamento na BR-242. Ele saiu da pista e o veículo de passeio que ele conduzia acabou capotando no km 331. (Correio) ..

MULHERES DE JACOBINA SÃO PRESAS FURTANDO NO COMÉRCIO DE CAMPO FORMOSO

Por volta das 11 e 30 hs, da última sexta-feira, dia 23, a Policia Militar foi solicitada pelo gerente da Loja de calçados Calcileve, informando que duas mulheres haviam sido flagradas tentado furtar objetos do interior do referido estabelecimento na cidade de Campo Formoso. 

Ao chegar ao local, foi constatada a veracidade do fato, pois com as acusadas Joelma Ramos Gomes, 31 anos, residente na cidade de Jacobina e Eliana Alves Lima, popular “Nena”, 31 anos, residente também naquela cidade foram encontradas várias peças de roupas adultas e infantis, 08 (oito) relógios, 06 (seis) produtos de higiene pessoal, bolsas, 03 (três) celulares, 07 (sete) brinquedos, 03 (três) brincos, 02 (dois) pares de sandálias...

Parque será asfaltado para 23ª Expo Jacobina

Os festejos da 23ª Expo Jacobina, que acontece de 28 de setembro a 02 de outubro no município, contarão com um incremento já garantido pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA) e deputado Federal Amauri Teixeira (PT-BA): a pavimentação asfáltica do Parque de Exposições de Jacobina.

O pleito encaminhado por Pinheiro e Amauri foi bem recebido pelo secretário estadual de Infraestrutura e vice-governador, Otto Alencar, que se comprometeu em autorizar a obra. “O parque é um equipamento importante para a economia de toda região e a população merece essas melhorias. Também é de muita importância que o asfaltamento esteja pronto para a Expo, que envolve leilão de animais, exposições de artesanato, culinária e uma programação cultural, com oportunidade de negócios e geração de renda. Temos interesse em melhorar e contribuir a cada ano com a realização da Exposição de Jacobina, assim como outras iniciativas na Bahia”, disse Pinheiro.

Caesa - Além das melhorias para o Parque de Exposições, os dois parlamentares conseguiram com Otto Alencar um local para servir de alojamento aos policiais militares da Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido (Caesa). A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) disponibilizará um imóvel desativado do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) no município, que passará por reforma. “Em suas diligências, o pessoal do Caesa vai poder contar com um posto próprio”, disse Pinheiro...

Gestores enaltecem iniciativa do TCM em Jacobina

Os debates com os auditores e técnicos do TCM voltaram a ser proveitosos, mostrando que o Encontro de Jacobina é mais um aquecimento importante para as Oficinas que serão realizadas ainda este ano, em diversas regiões do interior, com cursos e discussões, que durarão cinco dias cada uma delas. No evento deste final de semana – 6º Encontro Regional de Capacitação com os Gestores Municipais -, os representantes dos 16 municípios filiados à 23ª IRCE, participaram de dois debates técnicos realizados no primeiro turno: 1 – Gestão Pública Responsável (Orientador: Conselheiro Substituto Ronaldo Nascimento de Sant'Anna – TCM-BA); 2 – Operacionalização do SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (Orientador: Vitor Maciel dos Santos – Analista de Controle Externo).

O evento contou com a presença dos municípios de Caém, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Mundo Novo, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Serrolândia, Tapiramutá, Umburanas, Várzea do Poço e Várzea Nova. Além dos palestrantes Ronaldo Nascimento, Vítor Maciel, Luiz Eduardo Dourado e Rogério Cerqueira de Souza, o TCM ainda participou com o Conselheiro Substituto Antônio Carlos da Silva, o Assessor de Comunicação Social Edson Almeida, o Inspetor de Senhor do Bonfim, Antônio Nivaldo e os técnicos Hélio Bitencourt Chaves e Francisco de Assis Nunes de Oliveira, que debaterão vários assuntos no sábado com os técnicos das Inspetorias de Jacobina, Juazeiro e Senhor do Bonfim...

LÁ É QUE NEM CÁ: POPULAÇÃO DE JACOBINA PEDE MELHORIAS NA SAÚDE

Mais de 12 mil pessoas saíram às ruas da cidade de Jacobina, para pedir melhorias nos serviços de saúde da região e protestar contra a administração da saúde pública no município. Entre as reivindicações da população estão a implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cidade.

Em Juazeiro, acabou nesta quinta-feira a greve dos funcionários de saúde, onde o Sindicato dos Trabalhadores da cidade, suspenderam temporariamente, aguardando uma posição do poder público. "Se o governo não corresponder a gente volta para a praça”, disse a diretora de comunicação da entidade Luciana Lima em entrevista para o blog (Veja a matéria completa). De acordo com o Secretário de Saúde da Prefeitura de Juazeiro Ubiratan Pedrosa “Não houve vencidos e vencedores nesse processo. Parabenizamos o sindicato pela iniciativa e aguardamos que a partir da reação econômica do país, a gente tenha condições de atender alguns anseios da categoria”, argumentou o titular da pasta municipal de saúde." disse em matéria exibida no blog. (Veja na íntegra)..

JACOBINA: POLÍCIA FECHA O CERCO CONTRA O TRÁFICO

Uma semana após a prisão do traficante “Grilo”, a Polícia Civil de Jacobina, com o apoio da Polícia Militar, conseguiu prender, nesta terça-feira (15), mais um comandante do comércio ilícito de drogas na cidade. Trata-se de Perivaldo Alves da Silva, de 31 anos, que era dono de bocas de fumo no bairro de Jacobina 4. De acordo com o coordenador regional da Polícia Civil na cidade, Élvio Brandão, o trabalho de investigação para chegar ao nome de Perivaldo iniciou-se na segunda, quando ele foi identificado após tentar matar um suposto rival. ..

GRANDE OPERAÇÃO DA PM E PC DESARTICULA TRÁFICO DE DROGAS EM JACOBINA

Nesta Quarta-Feira, 09 de fevereiro de 2011, por volta de 02 da madrugada, foi desencadeada uma operação conjunta entre a Polícia Militar e a Policia Civil, comandada pelo Comandante da 24ª CIPM e pelo Coordenador da 16ª Coorpin. O objetivo da operação foi o cumprimento de quatro mandados de prisão por tráfico de drogas no bairro Jacobina IV e contou com a participação de 13 (treze) viaturas 02 (dois) veículos descaracterizados de ambas as corporações e um efetivo total de 55 (cinqüenta e cinco) policiais, entre oficiais, delegados, praças e agentes.

Como resultado da operação foram cumpridos 03 (três) mandados, sendo presos os seguintes elementos: Ramon Almeida dos Santos, Emerson de Jesus da Silva, vulgo “Grilo” e Gustavo Gonçalves de Novais vulgo “Guga”. Estes são acusados de comandar o tráfico de drogas e de serem responsáveis pelo abastecimento de crack e cocaína em Jacobina e região. Com eles foram apreendidos aproximadamente 2 kg de crack, uma trouxa de cocaína com aproximadamente 100g, certa quantidade de maconha e uma Pistola Taurus Calibre 7,65 com um carregador municiado.

Além destes, ainda foram detidos: Givanildo Santos de Jesus, vulgo “Xêro”, Adriano Lopes de Oliveira, José Marcos Gonçalves Novais, Felipe Nascimento Conceição, Jonatas Soares dos Santos, Ângelo Santos Sampaio e Márcio Jesus dos Santos. Todos se encontravam no momento da prisão e são acusados de fazer parte da quadrilha exercendo as funções de vendedores e olheiros do tráfico. Foram apreendidos também três menores, sendo: J.S.S, G.S.S e M.A.A.M. Todos os conduzidos foram apresentados ao Delegado Titular Bel Henrique José Silva Moraes para ser lavrado o auto de prisão em flagrante...

CIA DE TEATRO PRIMEIRO ATO ENCENA “FULANINHA DONA COISA” EM JACOBINA ESTE FINAL DE SEMANA

 

A Companhia de Teatro Primeiro sob a direção de Devilles e baseada na obra de Noemi Marinho apresenta hoje e amanhã (29 e 30) no Centro Cultural de Jacobina e nos dias 04, 05, 06, 11, 12 e 13 de fevereiro no centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, o espetáculo: “Fulaninha e Dona Coisa”. A direção musical e execução da sonoplastia ficarão a cargo de Marcos Velasch. O elenco reúne os artistas Devilles, Nilton Miranda e Ricardo Andrade.

Horário: 20 horas ..

Ambulâncias do SAMU de Jacobina já estão na Bahia

As dez ambulâncias do SAMU que serão utilizadas para o funcionamento do serviço na região de Jacobina já estão em solo baiano. As oito unidades de suporte básico e as duas unidades de suporte avançado, que funcionam como UTIs móveis, estão no Almoxarifado Central da Sesab, em Salvador.

As unidades, quando o serviço estiver implantado, beneficiarão uma população de cerca de 378 mil pessoas de 19 municípios. A central de regulação que operacionalizará o serviço na região será instalada no município de Jacobina...

DEPUTADO FEDERAL ELEITO VAI TENTAR A PREFEITURA DE JACOBINA EM 2012

Saiu no site Por Escrito que o deputado federal eleito Amaury Teixeira (PT), subsecretário da Saúde na primeira gestão de Jorge Solla, em entrevista a uma emissora de rádio de Jacobina se lançou candidato a prefeito do município.

A fonte acrescenta que Amaury tentaria mesmo uma prefeitura em 2012, mas até hoje se supunha que seria a de Seabra. Nada disso. "O grupo tem outro nome pra lá", finalizou, sem outros esclarecimentos...

Fábrica de calçados instalada em Jacobina vai aumentar produção em 40%

Uma das dez maiores produtores de calçados do Brasil, a Freeway, vai aumentar em 40%, até o final deste ano, a produção de calçados masculinos e esportivos em sua fábrica de Jacobina, no Piemonte da Chapada Diamantina. Instalada na Bahia desde 2005, com a ampliação a empresa vai passar a produzir 1,2 milhão de pares por ano. O governo estadual está dando prioridade ao projeto de ampliação porque o setor calçadista é estratégico na política de desenvolvimento do estado. “Com a nova linha de produção, que só depende da construção de novo galpão de cinco mil m², o número de trabalhadores vai passar dos atuais 400 para 600”, adianta o diretor-presidente da Freeway, Jânio Machado. Segundo ele, mais de 500 jovens de Jacobina e região já foram treinados em parceria com o Sesi/Senai.

“O que estamos buscando é mais fábricas de calçados e componentes para a Chapada e semiárido baiano. Precisamos adensar a cadeia produtiva do couro e do calçado”, disse o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, ao visitar o estande da Freeway na feira Couromoda, em São Paulo, em companhia do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf. A empresa tem como meta para este ano aumentar em 12% as vendas internacionais, com o foco nos países do Oriente Médio, a exemplo da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Omã. Em 2010, a marca obteve 20% de crescimento nas vendas nacionais e 75% nas exportações de seus calçados, comercializados para mais de 25 países da América do Sul, América Central, Europa, além do próprio Oriente Médio...

Dois irmãos são baleados no Terminal Rodoviário de Jacobina

Dois irmãos foram baleados na tarde desta quinta-feira (30) no Terminal Rodoviário de Jacobina, no centro norte da Bahia. Evanildo Gomes Marinho, de 30 anos, e Adenildo Gomes Marinho, 36, estavam em um orelhão, quando foram atingidos pelos disparos.

Segundo a polícia, um homem apelidado por “Ném” teria disparado várias vezes contra Evanildo Gomes Marinho, 30 anos, que morreu ao dar entrada no Hospital Regional Vicente Goulart. Seu irmão, Adenildo Gomes Marinho, 36 anos, também foi atingido com pelo menos três tiros no tórax, abdome e rosto. Ele foi atendido no Hospital Antonio Teixeira Sobrinho e transferido em seguida para Salvador...

PM PRENDE ELEMENTOS QUE PRATICAVAM ASSALTOS EM JACOBINA

Policiais militares da 24ª CIPM/Jacobina prenderam quatro indivíduos suspeitos de assalto e apreenderam uma pistola calibre .40, durante blitz no último dia 02, para abordagens a veículos e transeuntes. Na operação que ocorria no cruzamento da avenida Orlando Oliveira Pires com a rua Caixeiro Viajante, os policiais suspeitaram do veículo Fiat / Uno, cor: vermelha, Placas: KFG-5735, licença de Senhor do Bonfim, com quatro elementos.

Na abordagem, os policiais encontraram no interior do veículo uma pistola Taurus, modelo 940, calibre .40 S&W, com numeração raspada e emblema institucional raspado. Em seguida identificaram os elementos como sendo: Reinaldo Gomes dos Santos, natural de Piritiba-Ba, residente à rua Carrapichel, 99, Mutirão, Senhor do Bonfim, condutor e proprietário do veículo; Gerson Luiz da Silva, popular “Índio”, natural de Floresta–PE, residente à rua Graciliano Ramos, 130, Jacobina,  que possuía dois mandados de prisão, um do estado de Pernambuco e outro da Bahia pelo crime de homicídio qualificado; Clécio Dias dos Santos, “Kel”, natural de Irecê, residente na av. Guararapes, 266, Baixão do Sinésio, Irecê, que confessou ser fugitivo da cadeia da cidade de Luiz Eduardo Magalhães, quando na oportunidade roubou a pistola .40 e que planejava roubar uma motocicleta nas próximas 24 horas; e Evanilton Alves da Silva, natural de Mirangaba–Ba, residente à rua Irecê, 55, Alto da Maravilha, Senhor do Bonfim.

Após coleta de dados na DEPOL, ficou elucidado que se tratava de uma quadrilha que praticava assaltos e roubos de veículos. Eles confessaram ter entregue uma moto, que foi roubada em Morro do Chapéu, dia 01, às 22h16, a um homem no município de Miguel Calmon. Após diligências, policiais civis recuperaram no povoado de Cantinho, município de Piritiba,  o veículo Honda / CG 150, cor: preta, PP: JSJ-4639, licença de Morro do Chapéu, e prenderam a pessoa de José Antônio Gomes dos Santos, 40 anos, que afirmou ter pago a quantia de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais). Todo o material apreendido e os envolvidos foram apresentados na DEPOL de Jacobina sob o registro de ocorrência n° 3710/2010, sendo autuados em flagrante pelo Delegado Plantonista, Bel. Cleber Azevedo...

FPI interdita 44 mineradoras por ausência de licenciamento ambiental na região de Jacobina

Interdição de 44 empresas de mineração por ausência de licenciamento ambiental e de autorização para lavra, com aplicação de multas que variam de R$ 3 mil a R$ 100 mil; interdição de três empreendimentos rurais em virtude de desmatamento, e aplicação de multa a outros 17; apreensão de centenas de animais silvestres, 28 galos de combate (rinha), armamentos, quatro toneladas de carne oriundas de abate clandestino, 400kg de queijo e 6.500 litros de iogurte e leite cru, todos em desacordo com as normas ambientais e de saúde; além de interdição de fabrico clandestino de laticínios e de multa pelo transporte ilegal de 64.800 ovos. Estes foram alguns dos resultados alcançados até o momento pela 23ª Etapa do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), iniciada no último dia 16 na região de Jacobina pelo Ministério Público estadual, através do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf), em parceria com os Ministérios Públicos Federal e do Trabalho e diversos órgãos estaduais e federais com atuação ambiental, e que será encerrada nesta segunda-feira, dia 29, com uma audiência pública a ser realizada a partir das 14h, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, situado na Avenida Nossa Senhora da Conceição, s/n, bairro Tamarindo, em Jacobina.

Durante a audiência - aberta às autoridades e ao público em geral -, serão apresentados os resultados da operação, bem como oportunizado um momento para discussões e colheita de sugestões na busca de meios para a preservação e defesa do meio ambiente, “especialmente no que se refere a esse patrimônio natural tão importante, que é a Bacia do Rio São Francisco”, salienta a coordenadora do Nusf, promotora de Justiça Luciana Khoury. De acordo com ela, “o objetivo da FPI é, de forma preventiva, inibir danos ao meio ambiente e à saúde pública, mas também visa, de forma repressiva, punir os infratores”...

JACOBINA: PRF INTERDITA FÁBRICA DE LATICÍNIOS

A Polícia Federal interditou uma fábrica de laticínios no povoado de Várzea da Lage, em Jacobina, centro-norte baiano, nesta terça-feira (23). A operação, na qual foram apreendidos 3,3 mil litros de iogurte e 1,4 mil litros de leite, é mais uma etapa da 23ª Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada sob a coordenação do Ministério Público Estadual (MPE), policiais rodoviários federais da Bahia, em conjunto com agentes da Adab e do Ibama. De acordo com a assessoria da PRF, as irregularidades foram detectadas pelos agentes da Adab devido ao nervosismo do motorista que transportava os produtos, no momento da abordagem. Na fiscalização, constatou-se o transporte irregular das cargas. Segundo o homem que transportava o material, a madeira seria usada como lenha na própria indústria. Sendo assim, o material foi apreendido pelos agentes do Ibama e a ocorrência foi encaminhada para o MPE. ..

Jacobina: Movimento faz audiência pública para discutir saúde na cidade

O movimento “Jacobina agoniza: UTI e Samu Já” que agrupou 10 mil pessoas nas ruas daquela cidade pedindo melhorias nos serviços de saúde da região, vai promover uma audiência pública para discutir a saúde no município. Confirmaram as presenças o secretário estadual de Saúde Jorge Solla, diversos prefeitos da região, representantes do Ministério Público, do Ministério da saúde e outras autoridades. A audiência Pública será às 9h do dia 26/11 no prédio da ACIJA. ..

Jacobina sedia “Seminário dos Comitês Afluentes” nos dias 18 e 19 de novembro

A implementação dos instrumentos de gestão na Bacia do Rio São Francisco e seus afluentes que cortam o Estado, e a cobrança do uso de suas águas serão os principais temas discutidos no “Seminário dos Comitês Afluentes”. O evento acontece nos dias 18 e 19 deste mês de novembro, no Hotel Serra do Ouro, em Jacobina – a 330 km de Salvador, na região do Piemonte de Diamantina. 

De acordo com a coordenadora de Gestão Participativa, Milene Maia Oberlaender, o objetivo do seminário é estimular o consumo racional, disciplinado e sustentável dos recursos hídricos na Bahia. O evento também irá propiciar o fortalecimento dos colegiados estaduais e nacional para a troca de experiências e a busca de soluções para problemas comuns, além de ampliar a discussão à respeito da cobrança e Agência Única na Bacia do São Francisco. “A idéia é estabelecer uma relação mais próxima com as Câmaras Consultivas Regionais do Médio e Submédio do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco para a integração da gestão entre os colegiados”. ..