RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 1485 registros para a palavra: eleicoes

Depois de duas eleições, oposição elege presidente da Câmara de Curaçá

platéia assiste eleição de Valberto Matos contra Reginaldo Monteiro

Em outra eleição, convocada pelo atual presidente, a Câmara de Vereadores de Curaçá, realizada na manhã desta sexta feira, 17, o Vereador Valberto Matos foi eleito com cinco votos encabeçando uma chapa composta pelos vereadores Pedro Alves , como vice presidente; Nilton Cesar do Nascimento, 1º Secretário e Onofre Hipólito de Araújo, 2º secretário...

PRESIDENTE DA CÂMARA BAIXA PORTARIA CONVOCANDO ELEIÇÕES DA CASA PLÍNIO AMORIM

O vereador presidente da Câmara de Petrolina Osório Siqueira (PSL) , através da Portaria 1020/2010, datada de 13 de dezembro, determina que a eleição para Mesa Diretora no segundo biênio seja feita na quinta-feira da próxima semana, dia 23, diferente do que estabelece o regimento interno da Casa que previa a data de 15 de dezembro. Com isso, o grupo de apoio à candidatura da edil Maria Elena (PSB) avisou que só vota os últimos projetos de lei do Executivo se a eleição for realizada nesta quarta-feira, dia 15. ..

Cansanção e Iramaia na Bahia realizam eleições suplementares neste domingo

As cidades de Cansanção e Iramaia, no interior da Bahia, realizam eleições suplementares neste domingo (5/12) para escolher os seus prefeitos e vice-prefeitos. Os dois municípios tiveram o pedido de realização do novo pleito, feito pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sessão administrativa de 9/11 deste ano.

Na cidade de Cansanção, com 83 seções e 43 locais de votação, 24.644 eleitores estão aptos ao voto no próximo domingo. A eleição no município contará com 332 mesários e 100 urnas eletrônicas. Lá o novo pleito foi convocado pelo TRE-BA – Resolução 11/2010 – em 6 de outubro deste ano, depois do indeferimento do registro da candidatura do prefeito eleito em 2008, Jarbas Pereira Andrade.

Em Iramaia, 9.331 eleitores devem ir às urnas depois do mandato do prefeito José Rodrigues de Carvalho Júnior, eleito no último pleito municipal, em 2008, ter sido cassado por crime de abuso de poder econômico e político...

Nas eleições, internet só perdeu para TV

A Sensus divulgou a Campanha de Esclarecimentos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que revelou algumas conclusões sobre o pleito deste ano. Com base em 2 mil entrevistas, o estudo mostra que a TV ainda é o meio mais utilizado para se obter informações sobre política e eleições, e que a internet bateu jornal, rádio e revista nesse quesito. De acordo com o levantamento, 56,6% dos eleitores usaram a programação televisiva para saber do tema. Na sequência vem os amigos e parentes, com 18,4%; internet (9,9%); jornal (6,4); rádio (4,2); e revista (0,7).

A web permanece na terceira posição em relação à frequência com que os entrevistados têm acesso a cada meios de comunicação. A TV ficou na frente mais uma vez, com 81% de pessoas que "sempre" acessam, seguida por rádio (57,7%), internet (31,3%) e revista (24,7%) - o jornal não consta na lista. Ao mesmo tempo, a internet é a segunda mídia menos acessada (42,2%), perdendo apenas para os informes em pontos de ônibus, "nunca" utilizado por 44,1% das pessoas. ..

Correios divulga resultado da "Operação Eleições 2010

A Empresa de Transportes e Telégrafos do Distrito Federal (ECT) divulgou o resultado da “Operação Eleições 2010”, da qual participou com eficiência e pontualidade, segundo informou sua assessoria.

Ainda segundo a assessoria, além do transporte das urnas eletrônicas utilizadas para votação no primeiro e segundo turnos, os Correios também realizaram transporte do material de apoio, convocação e pagamento das diárias dos mesários que trabalharam nos dias das eleições. As unidades dos Correios, em diversos estados, participaram do processo eleitoral. A operação teve início no mês de agosto, quando a empresa começou a transportar as urnas eletrônicas que foram utilizadas nos dias 3 e 31 de outubro.

De acordo com a ECT, mesmo tendo o processo adiantado, a maior parte do transporte dessas urnas ocorreu na véspera dos dias das eleições, quando os Correios levaram as urnas para os locais de votação. Os Correios informaram que foram responsáveis pela distribuição e coleta de urnas em 15 estados brasileiros: Acre, Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e Sergipe.

Segundo a empresa, desde 1998, a ECT tem participação efetiva no processo eleitoral brasileiro ao fazer o transporte das urnas eletrônicas, por meio de contratos celebrados com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Confira a seguir alguns números da participação dos Correios no primeiro e segundo turnos das Eleições 2010:

Total de urnas eletrônicas entregues e coletadas: 258.721
Total de disquetes entregues: 5.730
Total de materiais de apoio entregues: 1.653
Total de veículos utilizados: 8.311
Total de barcos e lanchas utilizados: 24
Total de profissionais envolvidos na operação: 11.644 
                         ..

FICHA LIMPA: ELEIÇÕES 2010 AINDA INDEFINIDAS

Depois de terem sido eleitos pelo povo, muitos políticos esperam agora mais um turno de “votos”, desta vez do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ainda estão em julgamento a constitucionalidade e aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano, que poderá alterar o resultado das urnas em alguns Estados do País. Recursos de alguns candidatos ainda precisam ser julgados e, com a divisão dos ministros do STF, muitos podem não ser concluídos até o dia 17 de dezembro, quando termina o prazo para a diplomação dos eleitos. Definir o que será feito com os votos dados para candidatos "fichas-sujas" é uma das principais dificuldades encontradas pelo tribunal eleitoral, principalmente no caso de deputados federais, já que a contabilização pode interferir na formação das bancadas dos Estados para a Câmara. ..

Marconi Perillo vence as eleições em Goiás

Após uma disputa acirrada, o senador Marconi Perillo (PSDB) venceu as eleições no segundo turno e é o novo governador do Estado de Goiás. A disputa polarizada com Iris Rezende (PMDB) –ambos já governaram o Estado- foi marcada pelas trocas de farpas e comparações entre as administrações passadas, tanto em debates, como no horário eleitoral gratuito. 

A uma semana das eleições, pesquisas apontavam o empate técnico entre os candidatos, mas com uma pequena vantagem numérica de Perillo. Favorito desde o início, Perillo enfrentou, no começo da campanha, investigação pela suspeita de ter recebido propina de R$ 2 milhões, um desdobramento da Operação Perseu, da Polícia Federal, realizada em 2004. 

Já no segundo turno, conseguiu neutralizar o apoio do governador Alcides Rodrigues (PP) e do candidato derrotado nas urnas no primeiro turno Vanderlan Cardoso (PR) ao adversário do PMDB. O candidato, que chamou as denúncias de eleitoreiras e "café requentado", conseguiu manter a liderança nas pesquisas e ainda assistiu à queda do principal adversário nas intenções de voto. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 18h45, ele tinha 53,03% dos votos, contra 46,97% de Iris Rezende (PMDB). O vice-governador eleito é José Eliton (DEM).

 ..

Baianos cumprem a cidadania e votam pelo segundo turno das eleições

Neste domingo (31), 9,5 milhões de eleitores baianos devem ir às urnas para escolher o novo presidente da República, que vai administrar o País pelos próximos quatro anos. Concorrem ao cargo do executivo federal nesse segundo turno os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).

O governador da Bahia, Jaques Wagner, também exerceu a sua cidadania. Para ele, é importante os eleitores comparecerem aos locais de votação e escolherem o seu representante. Ele afirmou também que após as eleições, espera que o governo federal mantenha a parceria com a Bahia. “Assim poderemos dar continuidade ao crescimento econômico do Estado. Vamos continuar com a atração de investimentos, atração de indústrias”...

Eleições em Juazeiro ocorrerão sob a vigência da “Lei Seca

As eleições em Juazeiro ocorrerão sob a vigência da “Lei Seca”. Os juízes Cristiano Queiroz da 47ª e Keyla Cunegundes Fernandez da 48ª expediram portaria proibindo a venda e o consumo de álcool da zero às 18 horas deste domingo, dia 31, em que acontecerá o segundo turno das eleições para presidência da República.

Eles alegaram que a medida objetiva assegurar a ordem pública e o pleno funcionamento das seções eleitorais no domingo.

A Polícia Militar foi orientada a não permitir abusos e autuar em flagrante o proprietário de bar ou restaurante que descumprir a portaria...

MEDEIROS IRONIZA “VITÓRIA” DO PREFEITO ISAAC NAS ELEIÇÕES DESTE ANO EM JUAZEIRO

O vereador José Carlos Medeiros (PV) ratificou na sessão ordinária da Câmara Municipal desta quarta-feira (13), que amigos seus estão sendo cooptados pelo governo municipal com oferta de emprego, numa manobra para atingi-lo ou isolá-lo, politicamente. “Este governo pensa que dinheiro compra tudo, inclusive, amizades. Não se trata de mentira, as informações me foram repassadas por servidores da prefeitura e da câmara municipal”.

Num outro momento do pronunciamento, Medeiros ironizou a comemoração dos aliados do prefeito Isaac Carvalho, que através de vários textos publicados nos blogs atribuem ao Chefe do Executivo, a maior vitória dessas eleições. “Contesto, vitorioso foi o presidente dessa Casa, Zó, que pegou um desconhecido de outra cidade e sozinho conseguiu quase cinco mil votos. O outro, foi o ex-prefeito Joseph Bandeira, que também sozinho alcançou mais de 35 mil votos e ganhou respaldo para disputar a próxima eleição para prefeito”, argumentou o vereador do PV...

JUAZEIRO: CANDIDATOS JÁ FALAM NAS ELEIÇÕES DE 2012

As urnas em Juazeiro nem foram lacradas, vem aí o segundo turno no final do mês, e em Juazeiro, já se fala nas eleições de 2012. Em visita esta semana à Rádio Juazeiro, Joseph Bandeira deixou subtendido que os 36 mil votos que obteve na candidatura a federal este ano lhe credenciam a disputar o pleito em 2012.

Outro candidato que já pensa no próximo pleito é o incansável David Lima de Souza, que este ano disputou uma vaga para Assembléia Legislativa pelo PTC. David Lima declarou ao blog que os 1.132 votos alcançados nesse processo eleitoral foram dados conscientemente. “É difícil lutar contra os poderosos que são bancados pelas grandes empresas. Mesmo assim permaneço na luta e posso garantir que estarei candidato na próxima eleição”, afirmou o líder comunitário...

O POVO E AS ELEIÇÕES

Terminada as eleições, aparecem inevitavelmente os analistas de plantão com suas "profundas" avaliações, colocando o povo como apenas massa de manobra das táticas, estratégias e "espertezas" dos candidatos e seus cabos eleitorais, marqueteiros e assessores. Na arrogância de quem sabe tudo, afirmam, quando derrotados, que a culpa é da população que não soube votar, que os eleitores foram ingratos com suas autênticas lideranças e por aí vai.

Esquecem que a sabedoria popular vai acumulando experiências, diante das desilusões sofridas por promessas não cumpridas, diante do esquecimento premeditado dos que se elegem e fogem da comunidade como o diabo foge da cruz. O caso típico de Juazeiro é que, depois de muito tempo, alguns políticos ainda se sentem como donos do povo e apresentam-se como verdadeiros messias diante de uma sociedade organizada que já não precisa de salvadores da pátria e que tem em suas representações sociais verdadeiros fóruns de debate...

Ainda falando de eleições

Geraldo,

Dois dias depois das eleições ainda não entendo o que aconteceu. Todos que me conhecem sabem do meu envolvimento com Juazeiro, da transparência de minhas escolhas e da firmeza com que as defendo, porque não me envergonho delas...

Suplicy diz ser possível disputa entre Dilma e Marina

O senador Eduardo Suplicy (PT) afirmou hoje que Dilma Roussef (PT) é favorita para vencer a disputa pela Presidência da República neste primeiro turno. No entanto, o senador admitiu que pode haver uma surpresa na apuração, com a hipótese de a eleição ser definida em segundo turno, numa disputa entre Dilma e a presidenciável do PV, Marina Silva, apesar do tucano José Serra aparecer em segundo lugar nas pesquisas. "Espero que a eleição possa ser definida no primeiro turno, mas com o crescimento significativo de Marina Silva, de repente teremos duas mulheres na reta final. Obviamente seria uma surpresa", disse.

Suplicy citou que, nos últimos dez dias, as pesquisas eleitorais apontaram um salto nas intenções de voto para Marina de 10% para 14% e que, nos últimos dois ou três dias, a parcela passou para 17%. Suplicy, que acompanhou a votação do candidato de sua legenda ao governo paulista, Aloizio Mercadante, disse que "Marina tem um legado importante para a democracia, pelas suas ideias, proposições, valores e sua própria trajetória de vida".

Em relação ao governo de São Paulo, Suplicy afirmou que há uma probabilidade muito grande de que haja segundo turno, numa disputa entre Mercadante e o tucano Geraldo Alckmin. Já sobre a disputa para o Senado, Suplicy disse que a vitória de Marta Suplicy (PT) e Netinho de Paula (PCdoB) está praticamente consolidada. "Acho que as eleições para o Senado terão uma qualidade muito alta, com a provável presença de Aécio (Neves) e Itamar (Franco)", disse. "Esse senadores (que devem ser eleitos por Minas Gerais) vão dialogar com a nova presidente que, acredito, será a Dilma. A oposição terá uma qualidade dos primeiros tempos do governo Lula", emendou.

Fonte: Agência Estado ..

253 municípios contarão com auxílio de forças federais durante as eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de força federal para mais nove municípios do Nordeste. O TSE acolheu pedidos de Tribunais Regionais Eleitorais e autorizou o envio de força federal para 253 municípios em doze estados: Alagoas(12), Amazonas(20), Amapá(1), Maranhão(7), Mato Grosso do Sul(1), Pará(106), Paraíba(1), Piauí(53), Rio Grande do Norte(20), Rondônia(10), Sergipe(7) e Tocantins(15).

Na última sessão plenária, antes do primeiro turno das eleições, o TSE aprovou reforço na segurança dos municípios de Salgado, Santo Amaro das Brotas, Rosário do Catete, Itaporanga d' Ajuda e Ilha das Flores em Sergipe e às cidades de Regeneração, Monsenhor Gil, Curralinhos e Miguel Leão no Piauí.

O Pará é o estado com o maior número de municípios com previsão de reforço na segurança durante as eleições, com 106 localidades atendidas, seguido pelo Piauí, onde as forças federais vão atuar em 53 municípios. ..

BLOG DO GERALDO JOSÉ PRONTO PARA COBRIR AS ELEIÇÕES 2010

A equipe do blog do Geraldo José passou a semana trabalhando dobrado na tentativa de informar aos leitores sobre tudo que acontecerá neste domingo (03), dia em que ocorrerão as eleições 2010 para presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.

A equipe está mobilizada para registrar tudo, mas se o leitor registrar algum fato importante ou curioso e quiser compartilhar, basta enviar para os seguintes emails: blog@geraldojose.com.brou geraldojoseba@hotmail.comque nós teremos todo interesse em divulgar, depois de averiguar se os fatos procedem ou não, claro...

Tudo pronto nos Correios para as eleições 2010

Nos Correios, a contagem regressiva para as eleições começou em agosto, quando a empresa deu início ao transporte das urnas eletrônicas que serão utilizadas no dia 3 de outubro. A maior parte desse transporte deve ocorrer no dia 2, véspera das eleições, quando os Correios levarão as urnas para os locais de votação.

Nas eleições deste ano, os Correios serão responsáveis pela distribuição e coleta de urnas em 15 estados brasileiros: Acre, Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e Sergipe.

Além desse serviço, em algumas localidades a empresa ainda realiza o transporte do material de apoio, a convocação e o e outros materias relacionados aos mesários que trabalharão no dia das Eleições. Desde 1998, a ECT tem participação efetiva no processo eleitoral brasileiro fazendo o transporte das urnas eletrônicas, por meio de contratos celebrados com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs)...

Coelba monta esquema especial para Eleições 2010

Durante todo o processo de votação e apuração, a Coelba montará esquema especial para atender às solicitações de emergências. Serão disponibilizadas no centro de apuração equipes de prontidão durante 24 horas, até a totalização final e publicação oficial dos resultados. Todas as redes e circuitos das zonas e seções eleitorais, além do centro de apuração, foram inspecionados e passaram por manutenção preventiva. (Tribuna) ..

BEBIDA ALCOÓLICA ESTÁ LIBERADA NA ELEIÇÃO

O eleitor baiano poderá curtir o domingo (3) regado de bebida alcoólica, antes e depois de votar. No estado, não haverá a restrição para a venda de bebidas no dia da eleição, a chamada “Lei Seca eleitoral”. Assim como a Bahia, outros quatro estados deixaram de lado a limitação: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A proibição tinha como fim evitar confusões no dia em que o ânimo se acirra devido à disputa por votos. ..

Advogado de Juazeiro solicita ao STF que Ficha Limpa não seja aplicada nas eleições deste ano

O destino da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10), que proíbe a candidatura de pessoas com condenações por órgãos colegiados de Justiça, deve ser definido na próxima quarta-feira. Esta é a data prevista para o julgamento do primeiro recurso ordinário questionando decisão da Justiça Eleitoral que barrou um candidato com base nas novas regras de inelegibilidade. Por conta disso, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), com o apoio de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acertou uma programação para sensibilizar os ministros a ratificarem a constitucionalidade da lei.

O advogado de Juazeiro Luis Antonio Costa de Santana informou ao blog que enviou memoriais aos ministros defendendo que a mencionada lei não seja aplicada no pleito deste ano...