Foram encontrados 1865 registros para a palavra: eleicoes

Nível de segurança aos candidatos é 'o mais alto', diz PF

A Polícia Federal considerou, após uma avaliação preliminar, que não houve erros na escolta dada pelo órgão ao candidato Jair Bolsonaro em Juiz de Fora (MG). O setor de inteligência não havia recebido nenhuma informação que indicasse a iminência de um ataque, segundo o órgão. Informações desse tipo podem levar a PF a tentar convencer um político ou uma autoridade sob escolta a cancelar compromissos. Os policiais não têm poder de veto sobre a agenda do protegido.

A PF afirma que os níveis de segurança empregados não só para Bolsonaro, mas para todos os presidenciáveis nestas eleições "são os mais altos, até acima dos oferecidos aos chefes de Estado que participaram das Olimpíadas no Rio de Janeiro" em 2016. Mesmo considerando que "os rígidos padrões recomendados" foram mantidos na escolta de Bolsonaro, a PF deverá reforçar a segurança de todos os candidatos nos próximos dias, como forma de precaução. Não foi revelado, por razões de segurança, o número de policiais federais que atuavam na escolta de Bolsonaro...

ONU apela para que diferenças políticas no Brasil não sejam resolvidas pela violência

Após ataque ao candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, e diante de um clima de tensão política, o Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos apela ao “diálogo” no Brasil. Bolsonaro foi esfaqueado na quinta-feira, 6, quando participava de uma agenda de campanha em Juiz de Fora (MG). Líder nas pesquisas de intenção de votos, Bolsonaro era carregado na região central da cidade quando foi golpeado na altura do abdome por seu agressor, identificado como Adelio Bispo de Oliveira, de 40 anos, que foi preso. “Soubemos do ataque ao candidato ontem (quinta-feira)”, disse Ravina Shamdasani, porta-voz do Alto Comissariado da ONU, durante uma coletiva de imprensa em Genebra nesta sexta-feira. “Entendemos que ele está se recuperando e nossos pensamentos estão com ele e sua família. Também entendemos que o incidente está sendo investigado”, afirmou Ravina.

O atentado teve uma ampla repercussão na imprensa internacional, que destacou o clima de tensão e ódio durante a campanha eleitoral no Brasil. Além do ataque contra Bolsonaro, incidentes com caravanas do PT e mesmo a morte da vereadora Marielle Franco foram citados como exemplos do clima de violência no País. “Pedimos que quaisquer diferenças em opiniões políticas sejam resolvidas pelo diálogo, e não pela violência, em qualquer ambiente eleitoral. E o Brasil não é uma exceção”, apelo Ravina. Na quinta-feira, o ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, disse ao Estado estar “muito preocupado com a crescente intolerância” no País. Para Silva e Luna, essa intolerância está causando “apreensão a todos que têm responsabilidade com a garantia da estabilidade das instituições, da lei e da ordem”. ..

Pesquisa IBOPE: Bolsonaro lidera e Marina ou Ciro disputariam vaga no segundo turno

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (5), pelo IBOPE, apontou o nível de intenção de voto dos candidatos à Presidência da República.

Na pesquisa, conforme nota divulgada pelo IBOPE, o nome de Lula foi excluído, em função de decisão do TSE que indeferiu o registro da sua candidatura...

Patrimônio declarado por candidatos a deputado estadual, com domicilio em Juazeiro, vai de zero a R$ 1,6 milhão

De acordo com a declaração de bens apresentada pelos candidatos a deputado estadual, com domicílio em Juazeiro, ao TSE, o patrimônio destes postulantes vai de zero a R$ 1,6 milhão e estão disponíveis para consulta pública no site da justiça eleitoral. Somente três dos candidatos, Joseph Bandeira (SD), Agnaldo José (PSOL) e Uenio Freire (PTC), informaram não possuir bens, ou pelo menos não informaram ao TSE, no momento de solicitar o registro. 

Os demais apresentaram patrimônio, que inclui imóveis, veículos e aplicações diversas, conforme detalhamento que pode ser acompanhado no site do TSE. Confira o patrimônio declarado por cada um dos candidatos:..

TCE estimula participação social com programa "Tome Conta das Eleições

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) lançou o programa “Tome Conta das Eleições”, para fiscalizar as 184 prefeituras do Estado e coibir a utilização ilegal de recursos públicos em campanhas eleitorais. O lançamento foi realizado em coletiva de imprensa concedida na sede do Tribunal.

“Hoje, muitas vezes, o Tribunal não vai aos municípios; fica aguardando que as informações sejam enviadas eletronicamente. Então, neste mês de setembro, a gente está invertendo essa lógica: nossos auditores irão a todos os 184 municípios fazer auditoria in loco”, declarou o presidente do TCE, Marcos Loreto...

TSE faz campanha contra voto em branco e abstenção nas eleições 2018

Diante do desencanto com a política que vem sendo manifestado pelos eleitores brasileiros em pesquisas de opinião, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma campanha para incentivar o voto nas eleições de outubro. "Quando você deixa de votar, são os outros que acabam escolhendo por você", diz o locutor sobre imagens de pessoas com dificuldade para fazer escolhas simples, como quais frutas comprar. "Votar é decidir você mesmo o que é melhor para o futuro", conclui a narração.

Segundo o TSE, a campanha veiculada em emissoras de rádio e televisão, bem como nas mídias sociais, visa a "sensibilizar os eleitores para a importância do voto como instrumento de participação do cidadão na definição do destino do país". A ação alerta que quem não vota ou vota em branco contribui para a escolha de governantes e parlamentares "com legitimidade reduzida e baixa representatividade"...

Lula já admite retirar a candidatura no dia 11 de setembro

Com a contrariada anuência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT já se prepara para a retirada de sua candidatura à Presidência na próxima terça-feira (11), prazo fixado pela Justiça para sua substituição. A ideia é que o nome do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) seja anunciado durante um ato em apoio ao ex-presidente.

 

..

“Apoio de artistas e de gente de toda Bahia dá viabilidade eleitoral a nossa campanha”, diz Targino

O sanfoneiro/candidato Targino Gondim está muito animado com as perspectivas eleitorais, após receber o apoio de grandes nomes da música nacional e baiana e ver sua campanha se espalhar por todos os recantos do estado. “Estou muito feliz com a adesão que estamos recebendo em todos os recantos da Bahia, de praticamente todos os municípios do estado, e muito contente por estar recebendo também o apoio de muitos colegas de estrada, a exemplo de Durval Lelis, Fagner, Adelmário Coelho, Xangai, Genival Lacerda, Nádia Maia, Marquinhos Café, Cicinho de Assis, Val Macambira e muitos outros, que fizeram questão de gravar mensagens de apoio, para minha alegria. O apoio de artistas e de gente de toda Bahia dá viabilidade eleitoral a nossa campanha”, comemorou.

A força das redes sociais, acredita o cantor, tem sido o principal canal de comunicação com os eleitores de outras regiões e as manifestações se multiplicam a cada dia, principalmente entre os eleitores jovens, os defensores de uma política cultural que contemple e defenda as tradições nordestinas e entre os amantes do forró autêntico, bandeiras que o candidato pautou no seu projeto político. “A nossa rede de contato nas principais ferramentas de comunicação social já era compartilhada por milhares de seguidores, em função do nosso trabalho como artista, e a cada dia esse número aumenta mais, o que nos permite levar nossas propostas a todos os recantos da Bahia’, pontuou...

Uenio Freire (PTC), candidato a deputado estadual, tem registro negado pelo TSE


De acordo com publicação do TSE, o candidato a deputado estadual Uenio Freire (PTC), que tem domicílio eleitoral em Juazeiro, foi indeferida e “não reuniu condições necessárias para o registro”, conforme publicação do Divulgacand. No site do TSE não é informado os motivos da decisão que coloca o candidato como inapto para a disputa eleitoral. O Blog asinda não tem informação sobre possível recurso contra a decisão do orgão eleitoral.

Os candidatos Agnaldo José e Carlos Nascimento (PSOL), Carlos Neiva (PSB), Isaac Melo (PP), Roberto Carlos (PDT) e Zó (PCdoB) já passaram pelo crivo do TSE e estão aptos para a disputa eleitoral...

MAIS UM CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL COM DOMICÍLIO ELEITORAL EM JUAZEIRO TEM REGISTRO NEGADO

De acordo com publicação do TSE, a candidatura do Reverendo Kenaidy Amorim, que solicitou registro pelo PSL, teve seu pedido negado e o Divulgacand aponta nesta decisão o “Não conhecimento do pedido”. De acordo com o próprio site do TSE a legenda é direcionada para casos em que o pedido de registro do candidato não será apreciado pelo Juiz Eleitoral.

Como o Blog já havia anunciado, a candidatura de Valdemar Borges (MDB), que também tem domicílio eleitoral em Juazeiro, foi indeferida, mas aparece nos registros do TSE com indicação de que foi recebido recursos contra a decisão...

Maioria dos ex-ministros de Temer que disputam as eleições em 2018 evitam citar presidente nas redes sociais

O primeiro escalão de Michel Temer preferiu evitar o nome do presidente ao fazer campanha no Facebook e no Twitter. Uma análise feita pelo G1 mostra que, dos 18 ex-ministros do emedebista que são candidatos nestas eleições, 4 citaram nominalmente o ex-chefe e 1 deles usou uma imagem do presidente em um vídeo de campanha. Em nenhum desses casos o tom foi abertamente elogioso. Procurada, a assessoria de imprensa de Temer afirmou que "a Presidência não faz comentários sobre as eleições".

O levantamento considerou todas as postagens dos 18 políticos feitas nas duas redes sociais entre 16 e 30 de agosto, período que compreende as duas primeiras semanas de campanha. Os 4 candidatos que mencionaram o presidente são: Henrique Meirelles (MDB), Marcelo Calero (PPS), Roberto Freire (PPS) e Romero Jucá (MDB). Além deles, Ricardo Barros (PP) inseriu, em um vídeo, uma imagem de Temer de costas durante uma reunião com vários políticos, incluindo o candidato...

Declaração de bens de candidatos a federal, com domicílio em Juazeiro, vai de zero a quase R$ 2 milhões

Dos dez candidatos a deputado federal, com domicílio em Juazeiro, uma grande parcela dos que solicitaram registro no TSE não informaram bens na declaração solicitada pelo órgão eleitoral, um dos requisitos necessário no caso do candidato ter algum tipo de patrimônio, o que se presupõe que os candidatos onde consta "nenhum bem cadastrado", não possuem bens patrimoniais.

Nos dados disponibilizados pelo TSE para consulta pública os candidatos a deputado federal Márcio Jandir, Lelego e Jackson de Maria de Bosco estão na relação dos que não informaram nenhum tipo de bens. Os demais candidatos informaram possuir patrimônio que vai de R$ 15 mil a aproximadamente R$ 2 milhões...

Futuro do PT nas eleições está nas mãos do Supremo Tribunal Federal

A partir do veredito da Justiça Eleitoral, que impediu na noite desta sexta-feira (31/8) a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, o PT precisará decidir se prefere recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de um recurso extraordinário questionando a constitucionalidade da decisão, ou se pede embargos declaratórios — artifício que não tem poder de mudar a decisão, apenas de rever algum ponto que tenha ficado mal explicado, por exemplo. Após mais de sete horas de votação, o TSE proibiu, por 6 a 1, a participação de Lula no pleito deste ano.

O prazo para que o partido recorra à Suprema Corte, possibilidade considerada mais provável pelos especialistas consultados pelo Correio, é de três dias corridos. Ou seja, o PT tem até segunda-feira (3/9) para entrar com o recurso. "É uma opção válida, dentro da legalidade", afirma o professor de direito eleitoral João Paulo Oliveira, da Universidade Estácio/Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS)...

Fórum Eleitoral de Juazeiro e Petrolina realizam treinamento dos mesários que trabalharão nas eleições 2018

Os mesários têm papel fundamental para o bom andamento do processo de votação. Ele  é o representante da Justiça Eleitoral que compõe a mesa receptora de votos. Para orientar seu trabalho, recebe treinamento específico da Justiça Eleitoral para que possa solucionar eventuais dúvidas ou questionamentos que venham a surgir no dia da votação...

Seis candidatos a deputado estadual com domicílio em Juazeiro, já estão aptos e dois aguardam julgamento


De acordo com publicação do TSE, nesta quinta-feira (30), pelo menos seis dos candidatos com domicílio eleitoral em Juazeiro já estão aptos para concorrer nas eleições deste ano, para deputado estadual: Agnaldo José (PSOL), Carlos Neiva (PSB), Carlos Nascimento (PSOL), Isaac Melo (PP), Roberto Carlos (PDT) e Zó (PCdoB).

O candidato do PSOL, Carlos Nascimento, que inicialmente teve registro negado, já recebeu o carimbo de apto...

PRIMEIRA MULHER CANDIDATA AO GOVERNO DA BAHIA CÉLIA SACRAMENTO DA REDE VISITA JUAZEIRO

A primeira mulher candidata ao governo da Bahia, Célia Sacramento (Rede) cumpriu agenda em Juazeiro nesta quarta-feira (29) para encontrar e conversar com lideranças do partido e simpatizantes sobre suas propostas e o seu Plano de Governo. No período vespertino, Célia concedeu entrevista ao radialista Geraldo José (Transrio FM) acompanhada dos candidatos a deputado estadual Welton Macário e Iuri Alves, além do candidato a deputado federal Jackson de Maria de Bosco (Patriota) e inúmeros correligionários.

Célia é professora universitária e sempre envolvida com questões políticas, tendo já sido vice-prefeita de Salvador. Ela destacou o desafio da Rede em estabelecer um novo modelo de política, mais democrático e igualitário, buscando inserir as pessoas que possuem senso de verdade e ética para que possam cumprir o verdadeiro papel de representar o povo em sua diversidade. Focou os pilares sociais, saúde, educação e segurança, sem os quais nenhuma sociedade pode prosperar...

Eleições 2018: aplicativo Pardal permite a eleitor fiscalizar e denunciar infrações na campanha eleitoral

A versão 2018 do aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets, já está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store  e Google Play. A ferramenta possibilita aos eleitores denunciarem infrações durante as campanhas eleitorais, atuando como fiscais da eleição e importantes atores no combate à corrupção eleitoral.

O Pardal pode ser utilizado para noticiar diversos tipos de infrações eleitorais, como as relativas à propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e doações e gastos eleitorais. Além do aplicativo móvel, o Pardal tem uma interface web, que será disponibilizada nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para envio e acompanhamento das notícias de irregularidades...

Eleições 2018: Projeções de quocientes eleitorais para deputado estadual e federal na Bahia


Registradas as candidaturas e resguardada a ansiedade pelo julgamento por parte do TSE, o que anda em voga nos meios políticos, principalmente nas conversas de bastidores, é o potencial de cada candidato, suas possibilidades eleitorais e a matemática que envolve coeficientes eleitorais, quantidade de votos e de candidatos que cada coligação ou partido pode eleger.
Essa é uma conta que nunca fecha antes da abertura das urnas, mas não impede que os “cientistas políticos de plantão” façam suas contas e apontem possibilidades de sucesso e receita de fracasso entre os candidatos.

O primeiro quesito nesta conta é o coeficiente eleitoral, número adquirido numa divisão entre a quantidade de votos válidos para deputado estadual ou federal e o número de cadeiras disputadas em cada uma das possibilidades. ..

Mais um candidato a deputado federal com domicílio em Juazeiro, indeferido

Mais um candidato a deputado federal, com domicílio eleitoral em Juazeiro, apareceu nos registros do TSE com situação de indeferimento, conforme publicação deste dia 28. Trata-se do advogado Jackson Bosco dos Santos, popularmente conhecido como Jackson de Maria de Bosco.

Nesta terça-feira (28) o Divulga Cand apresentou notificação de indeferimento do registro, informando ainda que já foi apresentado recurso contra a decisão. Para a situação de “indeferimento com recurso” o órgão informa que se trata de “ Candidato julgado não regular por não atender as condições necessárias para o deferimento do registro, que interpôs recurso contra essa decisão e aguarda julgamento por instância superior”...

Eleições 2018: Apenas três candidaturas ao governo da Bahia, estão aptas no TSE

Dos sete candidatos a Governador da Bahia, que apresentaram solicitação de registro de candidaturas no TRE-BA, apenas o atual governador e candidato à reeleição Rui Costa (PT), e os postulantes Marcos Mendes (PSOL) e Célia Sacramento (REDE), já receberam o reconhecimento da justiça eleitoral e tiveram registros deferidos pelo TSE, conforme publicações desta terça-feira (28).

Os demais candidatos, João Henrique Carneiro (PRTB), João Santana (MDB), Orlando Andrade (PCO) e Zé Ronaldo (DEM), ainda aguardam o aval oficial da justiça. A candidata a vice-governadora na chapa do MDB, Jeane Cruz, teve registro indeferido e apresentou recurso para tentar reverter a situação junto ao TSE...