RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 2363 registros para a palavra: educacao

Governador doa a barba em ação para investimento na área da Educação

Neste domingo (08), o governador Jaques Wagner cumpriu a promessa de retirar a barba e doar os R$ 500 mil pagos pela Gillette para o investimento em projetos do Instituto Ayrton Senna na Bahia. O local escolhido foi a Escola Tertuliano de Gois, no Alto das Pombas, uma das quatro unidades de ensino que serão beneficiadas com a iniciativa.

A decisão por doar os recursos para a educação se deveu à promessa feita no último Fórum Econômico de Comandatuba, no mês passado, de ajudar o Instituto Ayrton Senna, entidade ligada à causa. O local foi escolhido, segundo o governador, pelo trabalho de combate à violência que está sendo implementado na região do Calabar e do Alto das Pombas...

Bebetecas são destaque na Educação Infantil de Juazeiro

Após três meses trabalhando com as Bebetecas, professores e alunos já demonstram resultados positivos referentes ao processo de ensino/aprendizagem na Educação Infantil de Juazeiro. O projeto, que é uma iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC), vem fazendo sucesso e ganhando destaque na mídia e no cenário educacional.  No início do ano letivo 26 Bebetecas, contendo 60 títulos cada, foram entregues aos Centros de Educação Infantil e ONGs que trabalham com o segmento, e os livros feitos de pano, plástico, com dobraduras, texturas e sons vêm despertando o interesse das crianças e alcançando o principal objetivo, que é o de introduzir o hábito da leitura ainda nos primeiros anos de vida.  

As Bebetecas são bibliotecas móveis que proporcionam aos pequenos “leitores” o primeiro contato com as letras, imagens e sons, provocando o desenvolvimento do pensamento cognitivo. São responsáveis por ampliar o universo cultural da criança através do contato com os livros, desenvolvendo o gosto e o prazer pela leitura compartilhada. Nessa prática pedagógica são ampliadas a linguagem oral e a comunicação, além de despertar os sentidos, através dos diferentes elementos que compõem os materiais de trabalho (livros). Segundo a gerente de Educação Infantil da SEDUC, Miranery Amorim, as Bebetecas alteram significativamente a forma de contato da criança com o mundo da leitura. ..

APLB SINDICATO DE CASA NOVA PARABENIZA TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO E CONVIDA A TODOS A LUTAREM PELOS SEUS DIREITOS

“Maio é o mês do trabalhador, precisamos estar cada vez mais fortes, mais unidos para que possamos conquistar muito mais do que já conseguimos conquistar”, declara a direção da APLB Sindicato de Casa Nova em email enviado ao blog.

E diante da decisão da assembléia geral da categoria que aconteceu no dia 27 de abril, nesta segunda-feira, dia 02, os trabalhadores da rede municipal de ensino cruzarão os braços na tentativa de sensibilizar o prefeito municipal  Orlando Nunes Xavier, sobre a situação por que passa a educação no município e negocie a pauta da categoria composta pelos  seguintes pontos: Pagamento do Piso Salarial Nacional retroativo a janeiro; Reestruturação do Plano de Cargos Carreira Remuneração do Magistério e Estatuto do Magistério; Reforma nas escolas; Merenda Escolar; Professores excedentes; Regularização funcional de servidores que se encontram em desvios de função; Transporte Escolar; entre outros. Haverá assembléia geral às 15h00 na sede da Colônia de Pescadores, para avaliar o movimento...

SEDUC realiza reunião para avaliação da educação e elaboração do PAR

Com o objetivo de elaborar um diagnóstico da Educação de Juazeiro e construir o Plano de Ações Articuladas (PAR), que definirá os rumos da Educação do município de 2011 a 2014, a Secretaria de Educação (SEDUC) realizou na tarde desta quinta-feira (28) uma reunião envolvendo diversos segmentos da sociedade. O encontro aconteceu no auditório da secretaria e contou com a participação de representantes do Conselho Municipal de Educação, Ministério Público, Poder Legislativo, Polícia Militar, APLB Sindicato, Conselho Escolar, comunidade, entre outros, que avaliaram a iniciativa como positiva. 

Segundo o titular da SEDUC, Plínio Amorim, apenas a partir de 2007 a Educação tornou-se realmente prioridade no país com o nascimento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). “Antes falava-se em prioridade apenas da boca para fora. Com o Decreto Nº 6.094 de abril de 2007, foi criado o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, visando à mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Nesse momento, o compromisso da educação passou a ser dividido com todos os segmentos da sociedade. Além disso, a partir de então foi criado o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, que financia diretamente o incremento do setor”, contextualizou o secretário.  ..

Estado lança Pacto pela Educação – Todos pela Escola nesta quinta-feira

Melhorar a qualidade do ensino nas redes públicas da Bahia numa parceria com os municípios e a sociedade. Este é o propósito do Pacto pela Educação – Todos pela Escola a ser lançado, nesta quinta-feira (28), pelo governador Jaques Wagner e o secretário Osvaldo Barreto. A solenidade acontece no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, às 14h, e também inclui a apresentação do plano de ações e metas para a gestão 2011-2014 da Secretaria da Educação (SEC).

O principal objetivo da iniciativa é alfabetizar todas as crianças de até oito anos. Para isso, o governo estadual propõe parceria com os municípios baianos para unir esforços e garantir aos estudantes o direito de aprender. O Pacto visa ainda fortalecer as aprendizagens prioritárias (Língua Portuguesa e Matemática) dos alunos dos ensinos fundamental e médio.

Entre as responsabilidades do Estado constam produção e distribuição de material didático, cursos para formação de educadores e articulação de ações junto ao governo federal para cumprimento do Pacto. Já os municípios ficam responsáveis pelos professores alfabetizadores nos cursos de formação, equipe gestora, oferta de reforço escolar, entre outras contribuições. ..

Prorrogadas as Inscrições para o Curso de Especialização em Educação Para Convivência Com o Semiárido Brasileiro

Em virtude da grande procura e da quantidade de pessoas que tiveram que voltar por conta da documentação incompleta, a Comissão Organizadora do Curso de Especialização em Educação Para Convivência Com o Semiárido Brasileiro resolveu reabrir as inscrições, excepcionalmente para os dias 25 e 26/04/2011. As inscrições acontecem no seguinte endereço: Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Departamento de Ciências Humanas - DCH-III, Câmara de Pós-Graduação (no prédio do PROLAB), localizado na Avenida Edgar Chastinet, s/n - Bairro São Geraldo, no horário das 14 h às 21h. 

As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas pessoalmente ou por procuração. A procuração deverá vir acompanhada da cópia de identidade do procurador outorgado com firma reconhecida junto ao cartório do município em que o candidato more. Quem pode se inscrever: Educadores e educadoras dos Sistemas Públicos de Ensino Estadual, Municipais e membros dos Movimentos Sociais e/ou Organizações Não-Governamentais legalmente constituídas, habilitados em Cursos de Licenciatura e que não sejam portadores de quaisquer outros cursos de especialização e nem de curso de bacharelado.

Informações: DCH-III/UNEB -74-3611-5617 - Câmara de Pós-graduação a partir das 14:00 horas...

SENTO-SÉ: EDNALDO BARROS DIZ QUE EDUCAÇÃO É UMA DAS PRIORIDADES DO SEU GOVERNO

O prefeito de Sento-Sé Ednaldo Barros declarou que a educação é uma das principais bandeiras da sua gestão, por isso, vem melhorando as condições físicas das escolas América Sento Sé Valverde, Professora Aurélia, Grupo Escolar Dr. Antonio Balbino, Colégio Custodio Sento Sé, Escola do Cícero Borges, Sala avançada do Elias Alves, todos com reformas das instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, pintura, consertos em portas, janelas, telhados, construção de novas salas de aula em todas as escolas da sede, salas de informática, Centros digitais com internet banda larga.

A obra mais arrojada com recursos próprios é a construção da Escola Nova Canaã na Rua Bela Vista 1 com oito salas de aula, cantina, sanitários, secretaria, sala de informática, sala para professores, pátio coberto, muro em torno da escola em uma área superior a mil metros quadrados. No interior a construção de escolas na região das ilhas, ampliação da Escola Plácido Martins Duarte na Quixaba, melhorias na Escola São Francisco, no Bazuá, são as inúmeras intervenções no setor educacional, elencou o Chefe do Executivo Sentoseense...

Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro abre inscrição

O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, abre inscriçõesaté o dia 20 de abril, para a Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro.

O curso de pós-graduação lato sensu é gratuito, e oferece 50 vagas, sendo 50% para professores em efetivo exercício em sala de aula de escolas e universidades públicas localizadas no Semiárido, 20% para gestores, supervisores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas, 20% para egressos do DCH – Campus III e 10% para educadores de movimentos sociais e Organizações não Governamentais, com prioridade para os sediados no Semiárido baiano/Submédio do São Francisco. Do total de vagas, 40% são destinadas para candidatos que se auto-declararem negros e 5% para os que se auto-declararem indígenas no ato da inscrição, conforme Resolução nº. 468/07 do Conselho Universitário (CONSU).

As inscrições devem ser realizadas na Câmara de Pós-Graduação do próprio Departamento de Ciências Humanas, localizado na Avenida Edgard Chastinet, s/n, Bairro São Geraldo, Juazeiro – BA, das 14h às 21h. As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas pessoalmente ou por procuração. A seleção acontece no próprio departamento, entre os dias 26 e 28 de abril de 2011, das 09h às 12h, e contempla três etapas: Prova escrita (elaboração de uma carta de intenção), avaliação da prova escrita e análise curricular. O resultado da seleção será divulgado até o dia 29 de abril. A matrícula será realizada nos dias 02 e 03 de maio...

Cristina Costa debate o decreto do STF sobre Piso Salarial para os trabalhadores em educação

Na sessão desta segunda-feira, dia 6, a vereadora de Petrolina Cristina Costa (PT) usou a tribuna para falar sobre o resultado do julgamento do Superior Tribunal Federal sobre a ADI, Ação Direta de Inconstitucionalidade da Lei do Piso Salarial.

Desde 2008 a ação tramita no STF e só agora os ministros do tribunal deram seu parecer sobre a lei decretando a constitucionalidade da mesma. Cristina Costa que é presidente da Comissão de Educação da câmara afirmou: Vivemos um momento histórico para a educação brasileira, pois a partir deste momento os estados e municípios de todo Brasil ficam obrigados a acatar conceito de Piso Salarial como vencimento inicial, sem gratificações incorporadas...

Saúde e Educação reforçam trabalho contra a dengue no Alagadiço

Ontem (08), a Escola Municipal Nossa Senhora das Grotas, no Alagadiço, foi palco de mais uma mobilização educativa contra a dengue, numa parceria das Secretarias de Saúde e Educação de Juazeiro. Cerca de 160 alunos, com idade entre 5 e 16 anos, assistiram a vídeos infantis sobre a doença e receberam dicas de prevenção da Equipe de Saúde da Família do bairro.  

Para encerrar o evento, os profissionais do Núcleo de Comunicação e Educação em Saúde (Necom) apresentaram peça teatral sobre a dengue e animaram os estudantes que cantaram e entraram no ritmo descontraído de aprendizado. “Amei e me divertir muito”, disse satisfeita a aluna Gabriela Rodrigues, 12 anos. Em sua opinião a dengue é um assunto sério. “O mosquito mata”, disse atenta.  ..

Governo de Bonfim realiza oficina estimulando professores a contar historias para educação infantil

Foi realizada quarta-feira (06) no auditório da Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim a oficina “A arte de contar história na educação infantil”, ministrada pela consultora da editora FTD, Cibele Queiroz. O evento teve como objetivo incentivar os professores da educação infantil que atuam do maternal até o 2º Período, a contar mais histórias às crianças. 

Uma das bases dessa pedagogia consiste em que: o contato com o texto escrito faz com que as crianças tenham novas sensações, desenvolvam sua imaginação e façam uma relação estreita entre o mundo da fantasia e a realidade...

PREFEITO DE SENHOR DO BONFIM RECEBE MAIS UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

O prefeito  Paulo Machado, de Senhor do Bonfim, acompanhado da Secretária Municipal de Educação Maria das Neves de Aquino Dourado, em cerimônia presidida pela Presidenta Dilma Roussef, assinou no dia 24 de março (quinta-feira) mais um convênio em vista à construção de um Centro de Educação Infantil no valor de $ 1.300.000,00 na comunidade de Missão do Sahy.  Vale ressaltar que uma escola-creche do mesmo porte está sendo construída no Loteamento Emanuele, Alto da Maravilha. Ainda em Brasília o Prefeito Paulo Machado arrematou com o Ministério do Trabalho convênio para a formação profissional de 900 jovens, o que significa a criação em Senhor do Bonfim do projeto Projovem Trabalhador.

De 22 a 23 de março o prefeito de Senhor do Bonfim esteve na VI Feira Internacional de Caprinos e Ovinos (FEINCO), ao lado de criadores bonfinenses de ovinos Dorper que se destacam na ovinocaprinocultura nacional. O momento forte da participação de Senhor do Bonfim foi o leilão “Fazenda Buriá e seus convidados” que permitiu a venda de quase 400.000,00 (quatrocentos mil reais). Houve carneiro que foi arrematado por $ 29.000,00 confirmando-se a qualidade genética dos animais levados à Feira Internacional, o que leva criadores nacionais e internacionais a olharem com respeito o município de Senhor do Bonfim.A Feinco contou também com a presença do Secretário de Estado de Agricultura Eduardo Sales. ..

Sento Sé terá duas escolas públicas no Mais Educação

O Ministério da Educação (MEC) inseriu duas escolas da rede pública municipal de Sento Sé no programa Mais Educação. Assim, a cidade passa a contar, com atividades para melhorar o desempenho dos estudantes.As escolas podem escolher até 6 atividades das 39 oferecidas, entre elas: letramento, Matemática, Língua Estrangeira, laboratório de ciências, vôlei, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, judô, karatê, taewondo, ginástica, capoeira, dança, hip hop, teatro, grafite, desenho, escultura, pintura, jornal, rádio, fotografia, pintura, desenho, escultura, Com Vida/Agenda 21, horta, recreação, xadrez, direitos humanos, banda fanfarra, percussão, coral, flauta, cineclube, práticas circenses e promoção da saúde.

Em Sento Sé foram beneficiadas as escolas Nova Canaã, que em breve terá novas instalações, as obras de construção estão bastante adiantadas e a Escola Municipal Custódio Sento Sé. Ambas desenvolverão atividades de Língua estrangeira, Esportes, lazer, Canto Coral, teatro e Judô. Informações da diretora Regina, da escola Nova Canaã.

  ..

“Mais Educação” já apresenta resultados

Após mais de seis meses de atividades do programa “Mais Educação” em Juazeiro, os resultados já podem ser observados em sala de aula, principalmente no comportamento dos alunos, refletidos em uma maior concentração, melhora das notas, respeito aos professores e colegas. As ações propostas nas 30 escolas participantes do ensino integral, como Judô, Karatê, Hip Hop, acompanhamento escolar, entre outras atividades integradas de esporte, cultura, educação e lazer, tem feito a diferença na vida dos mais de 5 mil alunos contemplados diretamente.

Iniciado em agosto de 2010 o “Mais Educação” chegou ao município, através de articulação política da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação (SEDUC) com o objetivo de promover uma educação de maior qualidade, por meio de atividades complementares realizadas no contra turno de aulas. Bem recebido pelos gestores, educadores e estudantes, o programa já ampliou o número de alunos atendidos e comemora resultados...

Deputado Roberto Carlos cobra mais benefícios no setor da Educação

 

Deputado Roberto Carlos (PDT) esteve ontem(17), no gabinete do Secretário de Educação Osvaldo Barreto, onde apresentou pleitos que objetivam melhorias no setor da educação para o Estado.

Na oportunidade, o parlamentar priorizou a renovação do “Convênio Ação e Parceria” firmado em 2006 entre a secretaria de Educação do Estado e a prefeitura municipal de Piripá. “Esta parceria, contribui para uma melhor qualidade do ensino através do fortalecimento da gestão escolar”, ressaltou o deputado Roberto Carlos...

PE: profissionais de Educação Física deverão ser inscritos no Conselho

A Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco, através do ofício 0026/2011 do Procurador Flávio Germano de Sena Teixeira, atendendo a um pedido do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (CREF12/PE-AL), orientou a Secretaria de Esportes que dê ciência à Secretaria de Educação para que inscreva todos os profissionais de Educação Física do Estado de Pernambuco no Conselho.

O documento determina ainda que a Secretaria de Esportes deve reclamar nos regulamentos de competições escolares realizadas no estado, como requisito para atuação como técnico, assistente técnico e fisicultor, a inscrição profissional no Sistema CONFEF/CREFs.

Para o presidente em exercício do CREF12/PE-AL, Prof. Claudiomar Feitosa, esse é um grande avanço na qualidade e segurança dos serviços prestados pelos profissionais de Educação Física à sociedade, especialmente aos alunos, que terão como  para o exercício da profissão. “Como pioneiro, o Estado de Pernambuco sai na frente ao orientadores profissionais habilitadosdefender que todos os estudantes sejam atendidos por profissionais de Educação Física habilitados em seu respectivo Conselho Profissional”, afirmou. ..

Alice Portugal quer prioridade para educação em 2011

Na Câmara, tramitam pelo menos 30 propostas que buscam melhorar a qualidade do ensino no país. Deputados da base aliada acreditam que o tema será analisado com maior agilidade no Governo Dilma visto que a presidenta enfatizou na abertura dos trabalhos no Legislativo o fato de que o avanço tecnológico do país depende de melhorias na qualidade da educação.

Entre as matérias a serem analisadas no Congresso está o projeto do Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita na Câmara e traz metas para o setor nos próximos dez anos. O projeto do Executivo que estabelece o PNE (PL 8035/10) reúne diversos subtemas, que vão desde a ampliação do atendimento na educação infantil até a oferta da escola em tempo integral. O plano prevê ainda o aumento gradual do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para acelerar o andamento do PNE, os deputados propõem criar uma comissão especial destinada a tratar especificamente do texto do projeto...

Câmara de Petrolina convoca Secretaria de Educação

O vereador Ibamar Fernandes encaminhou requerimento 005/11 à mesa diretora da Casa Plínio Amorim solicitando a convocação  da Secretaria de Educação do Município de Petrolina Célia Regina,  para falar sobre  as nucleações escolares. A Secretária deverá comparecer a sessão desta segunda feira, dia 21.

Esta é a terceira sessão ordinária do período e tem como principal destaque a presença da Secretária de Educação, tendo em vsita não constar na pauta nenhum projeto de lei do Legislativo ou oriundo do executivo...

Petrolina: Educação faz parceria com a CELPE

A Secretária de Educação de Petrolina,Célia Regina, se reuniu com coordenadores do Projeto “Educação com Energia” para colocar em prática o programa nas escolas da rede municipal de ensino. O caminhão “Educação com Energia” passará por cerca de 40 escolas da rede municipal, divulgando as propostas de um consumo de energia mais consciente. Vinculado ao PROCEL (Programa Nacional de Conservação da Energia Elétrica), o projeto tem uma metodologia de ensino que utiliza livros, revistas, dinâmicas e palestras, aprovada pelo Ministério da Educação, Ministério de Minas e Energia e Ministério do Meio Ambiente.

O objetivo do projeto é capacitar professores multiplicadores com o tema “Energia e Meio Ambiente”, visando à conscientização dos estudantes que são o futuro da cidade, no intuito de que a nova geração seja mais preocupada com os gastos e a conservação do meio ambiente. De acordo com a Secretária de Educação, Célia Regina, é importante implantar o projeto nas escolas do município para ampliar a metodologia utilizada na educação ambiental e o consumo consciente nas escolas. “Além do aprendizado de conservar e melhorar a qualidade de vida das crianças. O consumo correto de energia pode trazer benefícios, também, para a renda dos pais que poderão investir, por exemplo, em melhorias para a sua vida dentro ou fora de casa”, destacou.

O grupo que irá visitar as escolas, é formado por motorista,eletricista, coordenadora pedagógica, um gerente de projetos e um supervisor de projetos que passarão nas 40 escolas selecionadas e divulgarão um material formado por um kit com livros e revistas para que as crianças possam aprender se divertindo, mas com muita responsabilidade, o quanto é importante controlar o consumo de energia e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. Do número total de escolar que irão participar do projeto já foram definidas inicialmente 7 escolas, são elas: Escola Julia Eliza Coelho (16/02), Professora Luiza de Castro (17 e 18/02), Anézio Leão (23/02), CAIC (24/02), Jacob Ferreira (01/03), Professora Anete Rolim, (02/03) e Jeconias José de Souza (03/02). ..

Sobradinho: Jornada Pedagógica oferece cursos, oficinas e palestra para profissionais de educação

Professores, diretores, coordenadores pedagógicos e funcionários da Rede Municipal de ensino vão participar entre os dias 14 e 17 de fevereiro, de mais uma Jornada Pedagógica. Este ano tendo como tema, “Novos Olhares, Construindo Novas Práticas”. Durante o evento, os educadores estarão planejando as atividades para o ano letivo e avaliando as ações do ano passado. A abertura será realizada no Clube Santana, às 19h, com uma apresentação cultural, ministrada por Aldemir Santana Silva.

De acordo com a secretária de Educação, Edinalva Fernandes, o principal objetivo da Jornada Pedagógica, é oferecer aos professores um momento de interação e sensibilização, além de uma oportunidade para o planejamento das ações para o ano letivo de 2011. Para o prefeito Genilson Silva (PT), a Jornada Pedagógica vai capacitar e motivar mais ainda os professores. “ Com isso o ano letivo será produtivo e de ganhos para os alunos, que terão ensino de qualidade e melhores perspectivas. Nossos professores tem ajudado ao município de Sobradinho e a cada dia dá mais um passo na construção de uma cidade educadora”, afirma o gestor...