RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 226 registros para a palavra: caprinos e ovinos

Produtores do Semiárido baiano aprendem como melhorar produtividade do rebanho de caprinos e ovinos

Iniciativas simples de manejo sanitário e nutricional são algumas das ações que estão sendo adotadas pelos criadores(as) de caprinos e ovinos do Semiárido da Bahia, para melhorar a produtividade do rebanho. Isso porque, após receberem assessoramento técnico especializado, eles e elas estão tendo a oportunidade de ver na prática como a adoção de técnicas baratas podem fazer a diferença na hora de comercializar os animais.  

Um bom exemplo disso é a iniciativa da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do edital Aliança Produtiva, que está sendo executado na região, em parceria com a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga), e envolve diretamente famílias agricultoras beneficiadas pelos projetos Pró-Semiárido e Bahia Produtiva. ..

Especialistas recomendam redobrar cuidados nas criações de caprinos e ovinos durante a pandemia

A pandemia de Covid-19 tem exigido mudanças de comportamento também nas propriedades criadoras de caprinos e ovinos. Porém, poucos criadores do Semiárido brasileiro têm se preocupado com as boas práticas, conforme notou um grupo de pesquisadores da Embrapa que está auxiliando e incentivando essa adoção no âmbito do Programa AgroNordeste.

Entre as recomendações preconizadas está a restrição de acesso ao rebanho de pessoas não relacionadas à criação; a proteção das instalações para evitar invasões de animais externos; a separação do rebanho por faixa etária; a limpeza das instalações com produtos adequados e várias outras. ..

DORMENTES SE PREPARA PARA A 1ª EXPOSIÇÃO E LEILÃO VIRTUAL DE CAPRINOS E OVINOS DE PERNAMBUCO 

Conhecida por possuir o maior rebanho de ovinos de Pernambuco e pela qualidade superior de seus animais, Dormentes inova mais uma vez e se prepara para realizar a 1ª Exposição e Leilão Virtual de Caprinos e Ovinos de Pernambuco. O evento, que traz o selo Caprishow, vai reunir criadores, expositores e animais da região durante os dias 27 e 31 de julho.  

A 1ª Exposição e Leilão Virtual de Dormentes será realizada com todos os cuidados e protocolos sanitários, sem abertura presencial ao público. "Estamos em pandemia e há 2 anos não podemos fazer a nossa Caprishow, que é uma grande vitrine de negócios. Então idealizamos a exposição e leilão virtual para possibilitarmos aos nossos criadores a oportunidade de mostrar a qualidade do rebanho e a comercializarem seus animais de maneira segura. É um evento pioneiro, grandioso que vai colocar Dormentes na vitrine nacional, nós vamos receber expositores de outras regiões e juízes reconhecidos em todo o Brasil. Vai ser um evento fantástico", explica a prefeita, Josimara Cavalcanti. ..

Embrapa alerta sobre surto de enterotoxemia em caprinos e ovinos criados na Caatinga

A Embrapa Semiárido (Petrolina-PE) tem registrado, nos últimos meses, a ocorrência de diversos casos de enterotoxemia em caprinos e ovinos criados em áreas de Caatinga no Vale do São Francisco.

A doença é a mais importante clostridiose dessas espécies, por isso a Empresa faz um alerta aos criadores da região, visto que a enfermidade tem alto índice de mortalidade...

Embrapa alerta sobre surto de enterotoxemia em caprinos e ovinos criados na Caatinga

A Embrapa Semiárido (Petrolina-PE) tem registrado, nos últimos meses, a ocorrência de diversos casos de enterotoxemia em caprinos e ovinos criados em áreas de Caatinga no Vale do São Francisco. A doença é a mais importante clostridiose dessas espécies, por isso a Empresa faz um alerta aos criadores da região, visto que a enfermidade tem alto índice de mortalidade.

A doença é causada por uma toxina chamada épsilon, produzida pela bactéria Clostridium perfringens Tipo D no trato gastrintestinal dos animais, acarretando um quadro de infecção aguda...

Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Juremal é adiada temporariamente

A Prefeitura de Juazeiro através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) informa que a Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Juremal que seria realizada de 24 a 26 de abril, foi adiada temporariamente mediante o atual estado de saúde pública decorrente do novo coronavírus (COVID-19) e das incidências de H1N1 na cidade.

Devido a essa mudança no calendário das feiras, a equipe técnica da ADEAP irá se reunir com os representantes de cada distrito e das instituições parceiras para juntos analisar e definir novas datas para a realização de todas as feiras distritais...

Eurocomex assumirá a operação do frigorífico de abate de caprinos e ovinos de Juazeiro

A empresa EUROCOMEX assinou acordo com o governo da Bahia e vai assumir a operação do frigorífico de abate de caprinos e ovinos de Juazeiro. Em contato com a RedeGn, Diógenes Sobral - CEO da EUROCOMEX, informou que a capacidade de abate será de 300 animais/dia, e o objetivo “é direcionar parte da produção para o mercado exterior, em especial Europa e Oriente Médio”.

Diógenes Sobral - CEO da EUROCOMEX e Wilson Vasconcelos Dias - Presidente da CAR - Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional do Governo da Bahia, assinaram o acordo dia 03 de março e a publicação no Diário Oficial do Estado aconteceu no último dia 04. O termo de entrega da unidade foi no dia 5, e a partir da semana que vem a EUROCOMEX iniciará os trabalhos de restabelecimento e adequação para início das atividades, que deverá ocorrer nos próximos 60 dias...

II Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Abóbora será realizada de 06 a 08 de dezembro

A Prefeitura Municipal de Juazeiro através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e a Associação Comunitária de Angical (ACA) realizarão de 06 a 08 de dezembro no distrito de Abóbora, a II Feira de Caprinos e Ovinos do distrito. O evento tem como objetivo proporcionar aos produtores da região oportunidades de negócios que englobem todo o segmento comercial local, melhorando com isso a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores.

“O evento proporciona oportunidades de integração, troca de experiência, permuta de reprodutores entre expositores, difusão de conhecimento e tecnologia e fomento do desenvolvimento econômico e social, além do resgate cultural”, destacou o diretor de Pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco), informando também que a feira contribui para a elevação da autoestima da comunidade, bem como agrega valores aos produtos da cadeia produtiva...

ADEAP promove mais um workshop sobre ‘Manejo de Caprinos e Ovinos’ no distrito de Abóbora

Cerca de trinta produtores e estudantes participaram do workshop sobre  ‘Manejo de Caprinos e Ovinos’, realizado no último sábado, 23, no Colégio Manoel de Souza Bonfim, sede de Abóbora, que integra a programação prévia da II Feira de Caprinos e Ovinos do distrito e será realizada de 06 a 08 de dezembro.

O evento é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária/ADEAP e da na Associação Comunitária de Angical/ACA. Para o presidente da ACA, Ricardo Bonfim, as palestras foram de fundamental importância para o público presente. “Hoje tivemos a honra de sermos agraciados com informações tão importantes para os criadores de caprinos e ovinos. Agradeço a todos por nos proporcionar tamanha aprendizagem”, declarou Leandro...

ADEAP promove workshop 'Manejo de Caprinos e Ovinos' no distrito de Abóbora

A Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e a Associação Comunitária de Angical irão realizar neste sábado (23), das 9h às 13h, no Colégio Manoel de Souza Bonfim, localizado na sede do distrito de Abóbora, um workshop sobre 'Manejo de Caprinos e Ovinos'. O evento é parte integrante da II Feira de Caprinos e Ovinos do distrito, que será realizada de 06 a 08 de dezembro.

"Serão abordados quatro temas durante o workshop - requisitos sanitários para participação em eventos agropecuários, nutrição animal e manejo sanitário preventivo; sendo que os últimos dois serão divididos em subtemas. O nosso objetivo é ampliar a base de conhecimentos dos criadores de caprinos e ovinos, fortalecendo o setor em toda região", informou o diretor de Pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco)...

III Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre é realizada com grande público

A III Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre foi finalizada neste domingo (22), no distrito do Junco com grande participação do público. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e da União das Associações do Vale do Salitre (UAVS), teve como objetivo divulgar os produtos e promover o desenvolvimento das cadeias produtivas da agricultura irrigada e da caprinovinocultura da região.

“A feira vem para reafirmar o compromisso que a gestão tem com o Vale do Salitre, uma região com grande potencial caprino, ovino, da agricultura familiar, além do turismo e da cultura. Pela primeira realizamos durante o evento um passeio turístico, onde os visitantes puderam conferir áreas de grande beleza a exemplo da Cachoeira do Salitre. Quero parabenizar a todos os envolvidos por esse grandioso evento”, declarou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix...

Prefeitura de Juazeiro e UAVS realizam a III Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre

Com o objetivo divulgar os produtos e promover o desenvolvimento das cadeias produtivas da agricultura irrigada e da caprinovinocultura da região do Salitre, a Prefeitura de Juazeiro através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e a União das Associações da Vale Salitre (UAVS) realizarão de 20 a 22 de setembro, no distrito do distrito Junco, a III Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre.

O distrito do Junco é detentor de grandes rebanhos de caprinos e ovinos na área de sequeiro e tem como carro chefe da economia local, a agricultura familiar nas pequenas propriedades localizada às margens do Rio Salitre. “A agricultura irrigada e a caprinovinocultura são atividades que contribuem com a economia da região, cujos produtos das cadeias possuem grandes demandas, além do artesanato e do turismo”, frisou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix...

Salitre sedia este mês a III Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos

A diversidade produtiva do Vale do Salitre, interior de Juazeiro (BA), pelo terceiro ano consecutivo vai está à disposição do público durante a 3ª edição da Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos, que vai acontecer na sede do distrito de Junco no período de 20 a 22 de setembro.

Um atrativo de cores, memória e história local, brisa do Rio Salitre e aconchego natural das mangueiras convida as/os visitantes a conferirem uma variedade de empreendimentos que irão expor e comercializar artesanato, doces, bolos, biscoitos, frutas, verduras e lanches diversos na área central do evento. Ao lado, estarão à disposição caprinos e ovinos, os quais também constituem os sistemas produtivos do Vale...

Prefeitura e CAAM promovem a XII Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Massaroca

A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e o Comitê das Associações Agropecuárias de Massaroca, realizarão de 16 a 18 de agosto no parque CAAM em Massaroca, a XII Feira de Caprinos e Ovinos do distrito. O evento já considerado um marco para o calendário agrícola da região pretende reunir 50 criadores e cerca de 300 animais durante os três dias do evento.

Segundo os organizadores, a feira este ano promete bater recordes na comercialização. “O ponto alto em Massaroca sempre foram às vendas e proporciona um aquecimento significativo na economia local. Este ano percebemos uma procura muito grande por parte dos produtores, acredito que alcançaremos recordes na comercialização dos animais”, destacou José Wilson Chaves (Chaveco), diretor de Pecuária da ADEAP...

Workshop sobre Manejo de Caprinos e Ovinos é realizado em Massaroca

Com um grande número de participantes o workshop sobre ‘Manejo de Caprinos e Ovinos’, foi realizado no último sábado (10), na Associação de Moradores do distrito de Massaroca. O evento que integra a programação da XII Feira de Caprinos e Ovinos do distrito, reuniu mais de 50 produtores, estudantes e técnicos da área.

“A cada realização dos workshops, somos surpreendidos positivamente nos conteúdos apresentados, bem como no crescente número de participantes. O diferencial do evento foi a grande participação dos produtores, com a interação dos técnicos que apresentaram temas de importância para o manejo dos rebanhos”, explicou o diretor de pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco)...

prefeitura promove workshop Manejo de Caprinos e Ovinos no distrito de Massaroca

A Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e o Comitê das Associações Comunitárias e Agropecuárias de Massaroca (CAAM) realizam no próximo sábado (10), das 9h às 13h na sede da Associação de Massaroca, um workshop sobre ‘Manejo de Caprinos e Ovinos’. O evento é parte integrante da XII Feira de Caprinos e Ovinos do distrito, que será realizada de 16 a 18 de agosto.

“No workshop serão abordados temas como requisitos sanitários para participação em eventos agropecuários, nutrição animal e manejo sanitário preventivo. O nosso objetivo é ampliar a base de conhecimentos dos criadores de caprinos e ovinos, fortalecendo o setor em toda região”, informou o diretor de Pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco)...

Prefeitura apresenta projeto de horta sustentável durante Feira de Caprinos e Ovinos de Pinhões

No último sábado (27), a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) através da equipe de Educação Ambiental expôs durante a Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões um projeto de horta sustentável e auto irrigável desenvolvido com a finalidade da reutilizar garrafas descartáveis.

O trabalho foi realizado pela supervisora de educação ambiental Ítala Alves e a engenheira florestal, Mariana Bezerra. Para produção foram utilizadas garrafas plásticas de 2 litros, cordão de algodão, um cano PVC de 100 mm, terra com esterco e água. O cano comporta até cinco hortaliças, mas apenas duas foram levadas para a exposição: o coentro e a salsinha, as demais ficaram sem plantio para mostrar que a água no cano sobe para a terra por absorção...

XII Feira de Caprinos e Ovinos movimentou o distrito de Pinhões no último fim de semana

Centenas de pessoas prestigiaram a XII Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões entre os dias 26 e 28 de Julho, no Parque José Hugo Félix Borges (Jorrinho) uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e da Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Curaçá (APROVRIC).

Um sucesso de público e vendas, o evento teve como objetivo proporcionar oportunidades de negócios que englobem todo o segmento comercial local, melhorando a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores. Na ocasião, o prefeito Paulo Bomfim comemorou o sucesso do evento. “Fico feliz em poder fomentar esse desenvolvimento da caprinovinocultura aqui na cidade de Juazeiro. Estamos mais uma vez no distrito de Pinhões fazendo com que toda a integração dessa região se fortaleça ainda mais com o envolvimento de toda a comunidade”, afirmou...

Prefeitura de Juazeiro e APROVRIC realizam a XII Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões

A Prefeitura de Juazeiro através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e a Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Curaçá (APROVRIC), promovem de 26 a 28 de julho a XII Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões. Com o objetivo de proporcionar aos produtores da região oportunidades de negócios que englobem todo o segmento comercial local, melhorando com isso a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores, o evento acontecerá no Parque José Hugo Félix Borges (Jorrinho), localizado às margens da BR 235, distante 72Km da sede do município.

De acordo com o diretor de pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco), o distrito tem evidenciado o seu potencial na produção de animais. “O evento proporciona à comunidade oportunidades de integração, troca de experiência, permuta de reprodutores entre expositores e oportunidades de negócios que englobam todo o segmento comercial local, melhorando a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores”, explicou...

Workshop sobre manejo de caprinos e ovinos é realizado no distrito Pinhões

Produtores, estudantes e técnicos da pecuária participaram no último sábado (20), no Colégio Raimundo Clementino no distrito de Pinhões, do workshop sobre ‘Manejo de Caprinos e Ovinos’ e integra a programação de todas as feiras distritais. O evento que antecede a XII Feira de Caprinos e Ovinos de Pinhões é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e da Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Curaçá (APROVRIC). 

Para o produtor Flávio Luiz da comunidade de Lagoa do Boi, as palestras foram de fundamental importância para o público presente. “Foi um prazer participar dessa dinâmica sobre vacinação animal e como aplicar o medicamento correto. São informações de grande importância que vou empregar em minha propriedade. Além disso, recebemos orientações sobre a alimentação adequada para cada categoria animal e a importância da mineralização (sal mineral) dos nossos rebanhos. Todos os envolvidos estão de parabéns”, declarou...