RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 8 registros para a palavra: braile

Presidente assina acordo que prevê tradução de livros para braile

O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje (3), em cerimônia alusiva ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o tratado de Marraqueche. O decreto prevê medidas de acessibilidade para adaptar obras literárias às necessidades especiais de pessoas com deficiência visual.

No discurso de abertura, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, falou sobre as medidas interministeriais de inclusão e acessibilidade - uma das agendas prioritárias para o governo federal, segundo o ministro. ..

Sem prova em braile, estudante cega fica sem concluir Enem: 'Constrangedor

A estudante Letícia Gabriele Nunes de Araújo, de 18 anos, é cega e não conseguiu concluir a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último domingo (21) em Ribeirão Preto (SP) porque não recebeu o caderno de questões em braile.

“Assim que eu cheguei lá, a chefe da sala foi verificar se tinha vindo a minha prova em braile, porque eu havia pedido. Aí a coordenadora veio conversar comigo para falar que a prova não veio em braile”, diz a estudante...

Dia Mundial do Braile chama atenção para inclusão na escrita e leitura

O Dia Mundial do Braile é comemorado hoje (4). A data foi instituída para chamar a atenção da sociedade sobre a importância de assegurar formas de inclusão de deficientes visuais também na escrita e no acesso a livros. 

Os dados oficiais mais recentes sobre a presença de deficientes visuais no Brasil são do Censo de 2010. Segundo o levantamento, cerca de 24% da população tinham algum tipo de deficiência naquele momento, o que correspondia a 46 milhões de brasileiros.  ..

Petrolina é contemplada com doação de 38 volumes da Bíblia em Braile através de projeto social

Uma iniciativa da Sociedade Bíblica do Brasil em parceria com a Prefeitura de Petrolina vai possibilitar que pessoas com deficiência visual tenham acesso, de forma gratuita, ao conteúdo do Livro Sagrado em braile. Um encontro realizado no gabinete da vice-prefeita de Petrolina, Luska Portela, na quinta-feira (7), marcou a doação de 38 volumes para o acervo da Biblioteca Municipal Cid Carvalho.

O encontro foi marcado pela presença da vice-gestora do município, Luska Portela; do secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena; da diretora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico às Pessoas com Deficiência (NAPPNE), Emiliana Freire; do representante da Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina, Paulo César Dias; da equipe da Sociedade Bíblica do Brasil no Nordeste e funcionárias da Biblioteca Municipal Cid Carvalho. Esteve presente também a estudante deficiente visual e autista Maria Clara Vieira Mendes, 11 anos, acompanhada da sua mãe e do professor de AEE. Maria Clara agraciou os convidados com seu talento para o canto. ..

Conselho realiza entrega de exemplares do Código do Consumidor em Braile

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) realizou nesta terça-feira (07) a entrega de exemplares do Código de Ética do Consumidor impressos em Braile para o PROCON e para a Casa dos Conselhos de Juazeiro.

A viabilização do material foi possibilitada através do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE) em contato com o órgão municipal. Durante a entrega, o presidente CMPD, Josewilson Souza fez um relato emocionado. “É uma felicidade possibilitar o acesso das pessoas com deficiência do nosso município a estes exemplares. É um ato significativo que possibilita o rompimento de uma barreira comunicacional que ainda é marcante em toda a sociedade. Agora, as pessoas cegas e ou com baixa visão poderão ter acesso aos seus direitos enquanto consumidores”, afirmou...

Petrolina: Associação Espírita e de Cultos Afros Braileiros Mulheres de Terreiros envia nota de repúdio e acusa vereador Osinaldo de machista

A  AECAB – Associação Espírita e de Cultos Afros Braileiros – Mulheres de Terreiros,  torna pública através de uma nota de repúdio, unindo outras vozes do Movimento Feminista, por não aceitar o repetido comportamento machista e preconceituoso do Vereador Osinaldo Souza, na Câmara de Vereadores de Petrolina.

Confiram NOTA DE REPÚDIO..

Processo seletivo com 18 vagas para professor de Libras e Braile é aberto em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através do Edital 008/2017, está com vagas abertas para processo seletivo simplificado para os cargos de professor instrutor de Libras, professor interprete de Libras e professor Brailista.  A seleção dos candidatos será feita mediante analise curricular de títulos e experiência profissional, além de prova prática. 

As inscrições seguem até o próximo dia 04 de janeiro de 2018 e são gratuitas. Estão sendo disponibilizadas 18 vagas ao total para trabalhar nas escolas da Rede municipal na sede e no interior...

Velho Chico lança camisa em braile e doa renda para Instituto de Cegos da Bahia

A marca de roupas baiana Velho Chico lançou, sexta-feira (04), sua primeira camiseta com estampa em braile: sistema de leitura com o tato adaptado para cegos. O lucro líquido rentabilizado com a venda dessas camisas será revertido para o Instituto de Cegos da Bahia, localizado no bairro do Barbalho, em Salvador. A nova peça trará estampado o calango - símbolo da marca - na parte frontal, e na parte superior das costas escrito em braile "O essencial é invisível aos olhos", famosa frase do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.

"Nossa preocupação com a valorização da cultura nordestina está dando mais um passo. Nós queremos dar acesso e permitir que os deficientes visuais também façam parte deste movimento", revela um dos sócios da marca. Para a Velho Chico, não se trata apenas do lançamento de mais uma peça da nova coleção. A ação faz parte, na verdade, de uma campanha de inclusão social dos deficientes visuais ao movimento de fortalecimento do orgulho de ser nordestino...