RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 9009 registros para a palavra: bahia

GERENTE DA FIFA VEIO VER JOGO DO BAHIA

Sem qualquer agenda oficial para cumprir na capital baiana, o gerente geral de Marketing da Federação Internacional de Futebol (Fifa), o norte-americano Jay Neuhaus, e o gerente de Marketing do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, o carioca Luís Mariani, desembarcaram em Salvador no último sábado (13). A finalidade da viagem foi pura e simplesmente ver, de perto, a famosa festa da torcida do Bahia, no estádio Pituaçu, e deve ter saído muito feliz, pois o  esquadrão conseguiu acesso a série A e a torcida fez a maior festa pelas ruas de Salvador. Na capital baiana, o chefe de gabinete do prefeito João Henrique, Leonel Leal, responsável pelos assuntos da Copa no município, levou os convidados para conhecer a culinária baiana.
  ..

Márcio Araújo ainda vai negociar sua permanência no Bahia

Após o triunfo do úlimo sábado, 13, diante da Portuguesa, Márcio Araújo entrou para a história do Bahia, já que foi o técnico do Tricolor na campanha que colocou o time de volta à Primeira Divisão do futebol brasileiro.

O treinador ainda não conversou sobre sua permanência para a temporada de 2011. "Ainda não falamos sobre isso. A negociação vai ficar para o fim do campeonato", comentou.

Sobre o assunto, o presidente do Tricolor, Marcelo Guimarães Filho, afirmou que vai conversar com o treinador. "Vamos conversar sobre isso. A ideia é que Márcio Araújo fique para 2011. Se as ideias dele combinarem com o que queremos para o Bahia no próximo ano, ele fica", declarou. ..

BAHIA AINDA SONHA COM ABERTURA DA COPA EM 2014

O anúncio da CBF de fazer de Itaquera o palco da abertura da Copa do Mundo de 2014, não tirou o ânimo do Comitê Organizador do Mundial na Bahia. De acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira pelo jornal Folha de São Paulo alguns dirigentes do Estado ainda sonham em receber o primeiro jogo do torneio e, inclusive, contrataram uma empresa suíça para realizar estudo sobre a viabilidade do Estádio Fonte Nova receber 65 mil pessoas, mínimo exigido pela Fifa para a partida de abertura.

 A resposta obtida foi que é viável chegar ao número usando estruturas provisória apenas para o Mundial, fato que foi visto com otimismo pelas autoridades baianas, segundo o jornal. Desta forma, o Estado trabalha na possibilidade de ser um plano B da CBF, caso a arena que o Corinthians pretende construir em Itaquera apresente algum problema e não cumpra os prazos programados...

BAHIA DEFINIDO PARA DECISÃO CONTRA A PORTUGUESA

O treinamento na manhã desta sexta-feira (12) foi marcado pelo tradicional e sempre descontraído rachão e, por isso, nenhuma atividade indicou qual escalação para a decisiva partida deste sábado (13), às 20 horas, em Pituaçu, contra a Portuguesa. No entanto, na entrevista coletiva ao final do treino, Márcio Araújo não escondeu o time que inicial a partida e foi tirando dúvida por dúvida.

Com Fernando suspenso, Omar foi confirmado, mas, neste caso, não havia mistério. Dito isto, o Bahia vai entrar em campo com Omar; Ananias, Alison, Nen e Ávine; Marcone, Fábio Bahia, Hélder e Morais; Adriano e Jael...

JUAZEIRO BAHIA MAIS UMA VEZ CONFUNDIDA COM A SUA XARÁ DO CEARÁ

O Portal Ego publicou matéria com a juazeirense e ex-BBB10 Anamara destacando que ela na infância inventou o mito do carro-preto para assustar as colegas. A matéria enviada pelo leitor e colaborador José Raimundo dos Santos (Negão do Edson) lamentavelmente registra mais um equívoco da imprensa do sul que coloca a terra de Anamara como Juazeiro do Norte, na Bahia. Eis o texto:

Os moradores de Juazeiro do Norte, na Bahia, nunca mais foram os mesmos desde que Anamara criou a lenda do “Homem do Carro Preto”. Tudo não passou de uma grande brincadeira da ex-BBB, que acabou ganhando proporções maiores.

“Nunca imaginei que as pessoas iriam sentir medo de uma história que eu criei para assustar todo mundo. Mas depois desse dia em que o homem do carro preto passou a existir de verdade, muita coisa mudou.”, comentou Maroca que durante sua participação no “BBB” gostava de pregar sustos nos colegas confinados. ..

Cancelada audiência pública do Senado que discutiria na Bahia a reforma eleitoral

O Senado Federal cancelou a audiência pública que seria realizada na manhã desta sexta-feira, dia 12, no auditório do Ministério Público do Estado da Bahia, em Salvador, para discutir a reforma eleitoral. De acordo com informações da Secretaria da Comissão de Juristas que coordena o processo de reforma do Código Eleitoral, a proximidade do feriado da Proclamação da República (15 de novembro) inviabilizaria a presença de alguns juristas convidados, como também poderia prejudicar a participação popular. A nova data da audiência deverá ser divulgada em breve pelo Senado. ..

Servidores do Judiciário Federal na Bahia fazem paralisação nesta quinta

Os servidores do Judiciário Federal (TRT, TRE, Justiças Federal e Militar da União) fazem paralisação de 24 horas nesta quinta-feira. O atendimento à população estará suspenso e, às 13h, a categoria se reúne em Assembleia Geral no saguão do TRT (Comércio) para deliberar se retornam à greve por tempo indeterminado, suspensa em julho passado, após 73 dias de paralisação. O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (Sindijufe-Ba) iniciou o movimento grevista pela aprovação do Plano de Cargos e Salários (PCS), contemplado no PL 6613/09 em novembro do ano passado. A categoria reivindica também a reprovação do PL 549/09, que congela gastos e investimentos no setor público por dez anos, sem investir em Saúde, Educação, Justiça etc e inclusive sem a realização de concursos públicos. (A Tarde On Line) ..

Projeto Campo Limpo no Perímetro Irrigado Pedra Branca, no Norte da Bahia

O Perímetro Irrigado Pedra Branca, localizado nos municípios de Curaçá e Abaré, na Bahia, recebeu a edição 2010 do Projeto Campo Limpo, nesta quarta-feira (10), no Centro Administrativo. A campanha de recebimento itinerante, no Norte da Bahia, é realizada em parceria com a Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf) e Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA), e conta com o apoio de diversos órgãos governamentais, empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que atuam nos Perímetros de Irrigação, municípios e revendas associadas à Acavasf.  

Este trabalho tem o objetivo de facilitar a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos utilizados na lavoura por pequenos agricultores, já que a obrigação de devolver é do produtor, prevista em lei federal, que também obriga aos fabricantes à destinação final. No Perímetro Irrigado Pedra Branca, nos últimos dois anos, vem crescendo a adesão dos agricultores familiares às práticas orgânicas devido à política de incentivo da Superintendência Regional da Codevasf. Com isso, de acordo com o chefe da Unidade de Apoio à Produção, Zilton Alves, da Codevasf, em Juazeiro (BA), a expectativa é que o saldo de embalagens na localidade seja menor, a cada ano, devido à diminuição do uso de agrotóxicos...

PF prende sete prefeitos na Bahia e cresce especulação sobre envolvimento de deputados federais

..

Bahia vence América em Minas e está com um pé na Série A

O Bahia provou mais uma vez que é um dos melhores times da Série B 2010, e venceu o América-MG, por 1 a 0, em Sete Lagoas. O Tricolor, que acumulou a sua nona vitória como visitante, pode concretizar seu acesso à Série A já na próxima rodada, quando enfrenta a Portuguesa, em Salvador. Na primeira boa chegada do Tricolor no jogo, Jael provou sua importância para o Bahia. Aos 27 minutos, Adriano entregou a bola ao atacante, que bateu forte e rasteiro de fora da área para bater o goleiro Flávio.

Aos 36 minutos, a missão do Bahia ficou mais fácil em Sete Lagoas. Adriano recebeu lançamento preciso de Morais, driblou o goleiro Flávio e foi derrubado fora da área, o goleiro do time mineiro recebeu cartão vermelho e deixou o Coelho com 10. Na segunda etapa, o time da casa voltou disposto a empatar o jogo e foi pra cima mesmo com um jogador a menos. Aos 14 minutos, Wesley chutou de fora da área e assustou Fernando. Aos 18, Fábio Júnior teve boa chance, mas Fernando defendeu à queima roupa...

Começa o 3º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF na Bahia

O 3º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 foi aberto em Barreiras (dias 04 e 05/11), onde 80 representantes de 21 municípios participaram do treinamento. Juazeiro (17 e 18/11) e Vitória da Conquista (24 e 25/11) sediarão os próximos encontros. Até o final desta etapa, UNICEF e parceiros deverão capacitar mais de 400 pessoas dos 204 municípios do Semiárido baiano inscritos na iniciativa, entre articuladores, ou seja, coordenadores do Selo nos municípios, representantes de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), adolescentes e profissionais com experiência na área de mobilização social para o desenvolvimento de projetos educativos e de formação para a cidadania.

Os participantes vão conhecer dois novos guias da coleção do Selo 2009-2012: “Cidadania dos Adolescentes: Dicas para promover a participação de adolescentes nos municípios do Semiárido” e “Políticas Públicas - Dicas para melhorar a vida de crianças e adolescentes nos municípios do Semiárido”. O 3º Ciclo de Capacitação do programa também marca o lançamento estadual da publicação Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. O material tem por objetivo apoiar o fortalecimento e ampliação das políticas públicas para a população de até 17 anos, qualificando serviços nas áreas de saúde, educação e proteção da infância e adolescência...

BAHIA: BOLSA FAMÍLIA TRANSFERE VOTOS A DILMA

O poder eleitoral do Bolsa Família na Bahia pôde ser comprovado ao cruzar o número de beneficiados e o desempenho de Dilma Rousseff (PT) por município. O Jornal A Tarde fez este estudo e observou que os dois municípios onde ela obteve maior percentual de votação, no segundo turno, foram Abaré e Catolândia. Em Abaré, teve 90,54% dos votos. Lá há 12.145 habitantes e 2.837 famílias cadastradas no Bolsa Família. Se for considerada uma média de quatro pessoas por família, em Abaré cerca de 11.300 habitantes são cobertos pelo programa, ou seja: 93% da população. Em Catolândia, Dilma conseguiu 90,09% dos votos, com 66% da população coberta pelo programa social. Já onde o Bolsa Família beneficia menos gente, o candidato José Serra (PSDB) conseguiu os maiores percentuais de votação. Em Buerarema, Serra registrou seu mais expressivo percentual, 56,45% - lá, 42% da população é coberta; e em Vitória da Conquista, o tucano venceu com 55,91% e 42% de cobertura pelo Bolsa Família. ..

JK ENALTECE EMPRESA DE PUBLICIDADE DA BAHIA

O deputado federal Jorge Khoury (DEM-BA) fez pronunciamento semana passada parabenizando a agência de publicidade baiana Maria Comunicação, que deu início no mês de Agosto, em Brasília, ao funcionamento de sua segunda filial no Brasil, afora sua matriz em Salvador. Para marcar a nova fase e também homenagear seus 15 anos de existência, a Maria Comunicação lançou também uma publicação comemorativa, a revista intitulada “Maria”. 

“O lançamento da Revista Maria é mais uma acertada iniciativa de João Silva, fundador da agência homônima. Além de contar fatos da reverenciável trajetória publicitária da empresa, cases de destaque e assuntos relacionados à propaganda brasileira e baiana, a Revista Maria vai ampliar o leque e oferecer aos seus leitores um bom espaço para temas culturais e econômicos” destacou Khoury. 

Depois de Brasília, a revista terá lançamentos em São Paulo – onde a Maria tem escritório – e em Salvador. A publicação conta ainda com artigos do jornalista Raimundo Lima, o escritor Vicente Cecin, a socióloga Valéria Costa e Silva, o consultor Manoel Publio Dias, o jornalista Nivaldo Lariu, além de contar com a participação de fotógrafos como Sérgio Guerra, Adenor Gondin, David Glat, Almir Bindilati, Ricardo Prado, Pedro Meirelles e dos cartunistas Nildão e Cau Gomes. ..

“Dá pra chegar na Seleção Brasileira pelo Bahia”, acredita Ávine lateral do Bahia

Ávine faz temporada de afirmação. Aos 22 anos, além de titular absoluto do Bahia, é um dos destaques da Série B. O sucesso gera assédios de outros clubes, mas o lateral-esquerdo, cujo contrato expira em junho de 2011, pretende continuar. Ao menos até ganhar mais respeito no futebol.

“Subindo e jogando no Bahia, acho que dá pra chegar na Seleção Brasileira. Até porque o time vai estar na elite e o Mano Menezes tá mostrando que observa todos os jogadores”, comentou Ávine, em entrevista  a CBN em Campo, da rádio CBN Salvador. ..

Sindilimp-BA cobra transparência na administração da Bahia

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio, Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas Intermunicipal (Sindilimp-BA), quer que a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) venha a público esclarecer o que está ocorrendo em relação às empresas terceirizadas que mais uma vez apresentam atrasos nos pagamentos dos salários e demais direitos trabalhistas como vales transportes, tíquetes refeição e outros sem que o governo estadual tome qualquer iniciativa para evitar esse absurdo e atentado à legislação em vigor, segundo avaliação do coordenador do Departamento Jurídico da entidade, Luiz Carlos Suíca.

"A situação de descaso ou falta de capacidade administrativa da SAEB é tão grande que diversas empresas estão desistindo dos contratos com o Estado. Pode parecer estranho, mas é isso mesmo. As empresas não querem mais prestar serviços porque o calote é constante e as terceirizadas preferem procurar outra coisa para fazer que ficar tomando calote. Por outro lado, nossa preocupação é com a categoria uma vez que os trabalhadores ficam em extrema insegurança sem saber que empresa sucederá as atuais e se o passivo trabalhista será assumido", afirma Luiz Carlos Suíca que avalia ser "uma lástima a incompetência do atual secretário Manoel Vitório da Silva Filho que se especializou em aparecer nos meios de comunicação envolvido em assuntos nebulosos".

O sindicalista refere-se ao fato que se tornou público com a "Operação Jaleco Branco", da Polícia Federal, escândalos das ambulâncias, fardamento da PM e outros. Ele afirma que as empresas envolvidas em corrupção pouco a pouco retornaram para prestar serviços ao governo estaduais travestidas algumas com nova razão social e outras voltaram como se nada tivesse acontecido. Luiz Carlos Suíca questiona: "Até onde se sabe a SAEB deveria prover a administração estadual de soluções integradas e otimizadas em gestão pública e, assim, assegurar uma excelente prestação de serviços à sociedade. Quem hoje pode dizer em sã consciência que isso ocorre?"

Luiz Carlos Suíca acrescenta que "alegando emergência, diversas licitações foram dispensadas na contratação de empresas de limpeza e segurança, por exemplo. O Sindilimp-BA denunciou a vergonhosa implantação do 'quilômetro quadrado limpo' que assegurou altos lucros para as empresas e a exploração dos trabalhadores aliados a um péssimo serviço nas escolas. A SAEB nada fez para corrigir esse absurdo e continua cega diante das empresas do 'Jaleco Branco'. Manoel Vitório fez e faz as mesmas ações que o PT historicamente condenou por considerar erradas. Já passou da hora de algo mudar de forma radical. Será que vamos continuar vendo na nova gestão do governador Jaques Wagner práticas como a do então coordenador geral de licitações, Adriano Motta Gallo, tão denunciadas pela imprensa?" ..

JORGE KHOURY HOMENAGEIA ONG AMBIENTALISTA DA BAHIA

Dia 17 de Agosto, a Organização Não-Governamental ambientalista mais antiga da Bahia e uma das mais antigas do Brasil, o GÉRMEN, comemorou seu 29º aniversário. Quarta-feira (04), o deputado federal Jorge Khoury (DEM), fez uso da tribuna na Câmara para homenagear a Ong e os seus dirigentes. “Com muito orgulho, sou sócio do Gérmen, onde tenho grandes e bons amigos, que, ao meu lado, sempre lutaram pela causa. Entre outros, José Augusto Saraiva, conhecido como “Saraiva”, sócio fundador da ONG e membro da coordenação executiva do grupo que, em suas lutas, ajudou a construir capítulos importantes na história ambiental baiana e brasileira. Na Constituição de 88, por exemplo, através das conhecidas emendas populares, inseriu pontos importantes, em nome da ONG, sobre meio ambiente, reforma urbana, além dos povos indígenas e quilombolas”, declarou Khoury.

“Congratulo-me também com o presidente da ONG, uma liderança jovem ambientalista que desponta Marcell Moraes, que, juntamente com as lideranças mais experientes do grupo, faz da luta ambiental um motivo de vida. O Gérmen foi o primeiro ente da Sociedade Civil Organizada a ter, no final da década de 80, uma cadeira no Conselho Estadual de Meio Ambiente – CEPRAM, primeiro conselho ambiental do Brasil. Hoje, Saraiva e todos ambientalistas baianos comemoram a natureza tripartite do CEPRAM. Lembro-me que, quando presidente do órgão (CEPRAM), de 2003 a 2006, travamos juntos longas batalhas pela causa ambiental, sempre abertos a dialogar e a ouvir as necessidades da sociedade”, expliicou o parlamentar do DEM...

Bahia, Pernambuco e Piauí participam do I Encontro de Fortalecimento do Conselho Escolar

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) promoverá, nos próximos dias 10, 11 e 12, o I Encontro de Fortalecimento do Conselho Escolar, no auditório da Univasf em Juazeiro. O encontro reunirá municípios da Bahia, Pernambuco e Piauí, com o objetivo de discutir o papel dos Conselhos para a consolidação da gestão democrática e melhoria da educação. Também participarão das atividades representantes do Ministério da Educação (MEC).

Entre os principais temas a serem discutidos no Encontro estão: Programas de Fortalecimento da Escola; Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares; Conselho Escolar como espaço de formação humana e de compromisso com a educação de qualidade; e Gestão Democrática. Ao final do terceiro dia será montado um Banco de Experiências onde serão socializadas as propostas para o fortalecimento dos Conselhos. ..

BAHIA É 3º ESTADO EM INSCRIÇÕES DO ENEM

Mais de 428 mil baianos farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 6 e7 de novembro. A avaliação é considerada uma das principais portas de entrada para quem deseja cursar uma universidade no Brasil. A Bahia é o terceiro estado em número de inscritos e perde apenas para São Paulo (827 mil) e Minas Gerais (538 mil). De acordo com o Ministério da Educação, aproximadamente 4,6 milhões de brasileiros farão o teste. O Enem é utilizado como forma de avaliação pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) e por 59 universidades federais de todo o país, que o adotam como processo seletivo para os cursos de bacharelado interdisciplinar. ..

Começa o 3º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF na Bahia e em Juazeiro

A participação social e o fortalecimento das políticas públicas de educação, esporte e cultura são os temas centrais do 3º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012. Promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o apoio técnico do Juspopuli Escritório de Direitos Humanos, a nova etapa prevê oito encontros de formação, ao longo de novembro, em quatro pólos geográficos do Estado: Barreiras (04 e 05/11), Feira de Santana (9 e 10/11), Juazeiro (17 e 18/11) e Vitória da Conquista (24 e 25/11). 

Em todos os pólos, as atividades serão realizadas das 8h30 às 18 horas. São esperadas mais de 400 pessoas dos 204 municípios do Semiárido baiano inscritos na iniciativa, entre articuladores, ou seja, coordenadores do Selo nos municípios, representantes de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), adolescentes e profissionais com experiência na área de mobilização social para o desenvolvimento de projetos educativos e de formação para a cidadania. ..

Abaré dá maior vitória a Dilma na Bahia

A cidade de Abaré deu a maior vitória a Dilma na Bahia. A presidente eleita teve 7.833 (90,54%) dos votos na cidade contra 818 votos (9,46%). Dilma conseguiu votação superior a 90% ainda em outra cidade: Catolândia. Nesta cidade, Dilma teve 2.155 votos (90,09%) contra 237 votos de Serra (9,91%). ..