RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 17698 registros para a palavra: Petrolina

PETROLINA: VARA DA INFÂNCIA REGULAMENTA ENTRADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM EVENTOS FESTIVOS.

O juiz da Vara Regional da Infância e Juventude da 18ª Circunscrição, Marcos Bacelar, promoverá uma audiência pública para tirar possíveis dúvidas sobre as novas regras que regulamentam o acesso de crianças e adolescentes em eventos festivos no município de Petrolina e região. Para a reunião, que acontecerá nesta quinta-feira (9), a partir das 8h, no fórum Manoel Souza Filho, estão sendo convocados os representantes de empresas e produtores de eventos da região.

As novas regras estabelecidas pela Vara Regional da Infância estão previstas na portaria 001/2010, já aprovada pelo Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Ela disciplina a entrada e permanência de criança e adolescente em bailes ou promoções dançantes, boates e congêneres em Petrolina e demais municípios que integram o pólo da 18ª circunscrição, que compreende as comarcas de Cabrobó, Orocó, Santa Maria, Lagoa Grande, e Afrânio.

Em vigor desde o dia 19 de agosto, o texto só permite a entrada do público infanto-juvenil nesses locais mediante alvará judicial ou com autorização escrita dos pais com firma reconhecida, destinada a um responsável. Os donos de estabelecimentos e os promotores de eventos deverão encaminhar um pedido de alvará à autoridade judiciária com 15 dias de antecedência, com todos os dados sobre a festa. O encargo de impedir o uso de bebidas alcoólicas, cigarros ou similares por crianças e adolescentes também recairá sobre os organizadores do evento...

Julio Lóssio reassume a Prefeitura de Petrolina

Na tarde desta quarta-feira (08) o prefeito Julio Lóssio reassumiu o cargo que estava sendo exercido pelo presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Osório Siqueira. Antes de devolver o prefeito em exercício assinou uma ordem de serviço para a execução da segunda etapa da construção do Centro de Comercialização de Mercadorias dos produtores dos projetos irrigados Senador Nilo Coelho, Maria Tereza e Bebedouro. A ação representa um investimento de mais de R$ 1 milhão e 300 mil.

Ainda como prefeito, Osório Siqueira encaminhou à Câmara de Vereadores dois projetos de lei. O primeiro trata da utilização do ponto eletrônico em setores da administração municipal direta e indireta. Já o segundo autoriza a contratação de serviços de buffet com a exigência da utilização de sucos, frutas e vinhos produzidos na região. Diante de todo secretariado municipal, e visivelmente emocionado, Osório agradeceu a oportunidade de gerir a cidade durante os últimos três dias. O prefeito Julio Lóssio aproveitou a oportunidade para parabenizar o presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina pelo trabalho desempenhado, destacando as ordens de serviço assinadas, além da inauguração de obras e do encaminhamento de projetos à Casa Plínio Amorim...

Autoridades participam de Desfile Militar em Petrolina

Na manhã desta terça-feira (07) uma multidão de petrolinenses ocupou a Avenida Guararapes para prestigiar mais uma edição do Desfile de 7 de Setembro. A solenidade, iniciada pelo hasteamento das bandeiras do Brasil, Pernambuco e Petrolina, contou com a presença de todos os representantes das forças armadas que atuam na região. 

Entre os presentes estavam o prefeito em exercício, Osório Siqueira; todo o secretariado municipal; o presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Petrolina, Ibamar Fernandes; os comandantes do CAPS II, Cel. Elimar Lopes; do 72º BIMTz, Ten. Cel. Helvétius da Silva Marques; do 5º BPM/PE, Ten. Cel. José Carlos Pereira, além do representante do comandante do 4º Grupamentos de Bombeiros, Major Luciano Fonseca; do Inspetor Chefe da 8ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Jurandi Morais Pedra Fixe; do 1º Sargento Emanuel da Marinha do Brasil e do 1º Tenente Lício Santos de Jesus da Aeronáutica.      ..

Amigos do deputado Waldemar Borges oferecem jantar para conhecer suas propostas em Petrolina

Em homenagem a história política de Waldemar Borges, os amigos do deputado estadual realizam no dia 08 de setembro um jantar para conhecer as suas propostas. O Encontro será realizado no Petrolina Palace Hotel, na Av. Cardoso de Sá, 845, centro de Petrolina-PE.

Waldemar Borges começou sua militância política nos anos 80. Nessa época, também participou de atividades de apoio à reestruturação do movimento popular do Recife. Em 88, foi eleito pela primeira vez vereador do Recife, tendo sido reeleito por quatro mandatos seguidos. Exerceu cargo de Secretário de Articulação Social do Governo Eduardo Campos, respondendo, inclusive, por uma das coordenações do Pacto Pela Vida...

I ENCONTRO DE EDUCADORES E ESCRITORES DE PETROLINA

A União Brasileira de Escritores de Petrolina tem o prazer de convidar a todos para participarem do I Encontro de Educadores e Escritores de Petrolina com o tema “Educação, livro e leitura”.  O evento que acontecerá no dia 11 de setembro de 2010 (sábado), às 17h no auditório do Neuman Hotel, é uma realização da UBE Petrolina que há 10 anos vem divulgando e incentivando a escrita e a leitura em nossa região.

O presidente da UBE Petrolina, Uberdan Alves, lembra a importância de ser educador em nosso país, e principalmente alerta para a verdadeira significância do educar que para “ensinar a pensar é preciso saber pensar. É preciso compreender que, não deixando de lado a luta por melhores condições de trabalho, que possibilitem ao professor tempo para se capacitar, ele não pode esquecer tem o ético compromisso, firmado quando decidiu ser educador, de trabalhar em prol de um mundo melhor, menos injusto, excludente e autodestrutivo. Tudo isso se passa pelo entendimento de que educar ‘é acender uma luz na mente das pessoas’”. 

O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita...

18 e 19 de Setembro Petrolina se tornará a capital da música no sertão

O Programa Bandas de PE oferece capacitação aos músicos e regentes das bandas filarmônicas de municípios pernambucanos, desenvolvendo atividades de iniciação musical para crianças e adolescentes, ação esta pioneira dentro do Estado e dentro da política de democratização e transposição do conhecimento. Junta se a esse programa diversas outras ações com o objetivo de incentivar as bandas filarmônicas de várias regiões do estado.

No segundo semestre de 2007 iniciamos o trabalho que atingiu 03 macro regiões do Estado. Mata Norte, Mata Sul e Agreste, nas cidades sede de Paudalho, Palmares e Gravatá respectivamente, além das cidades circunvizinhas, envolvendo a participação de 16 municípios, 21 bandas e 266 alunos. Em 2008 fomos mais uma vez para o Agreste, Sertão do Pajeú e Mata Norte que em seus municípios sede, Caruaru, Afogados da Ingazeira e Limoeiro respectivamente, onde atingiram no seu total 17 municípios que circunvizinham a região e repassou conhecimento a 21 bandas participantes, aumentando o numero de alunos para 302...

Presidente da Câmara de Petrolina Osório Siqueira assumiu a Prefeitura

Nesta segunda-feira (06) o Presidente da Câmara, Osório Siqueira assumiu a Prefeitura Municipal de Petrolina, após transmissão de cargo da então prefeita Camila Abreu. Durante a solenidade de posse o prefeito em exercício falou sobre a satisfação em assumir um dos cargos mais importantes do município. 

De acordo com Osório Siqueira esse é um momento impar na sua vida publica. “Sou vereador de primeiro mandato, fui eleito presidente da Câmara e agora tenho a possibilidade de colaborar com os munícipes como prefeito da cidade por três dias”, ressalta...

Carreata de Fernando Filho agita ruas e avenidas de Petrolina

Ruas e avenidas de Petrolina receberam, no último sábado (04), uma onda azul, branca e vermelha de alegria, animação e público, levada pela carreata do deputado federal e candidato a reeleição, Fernando Filho. As músicas, buzinas dos veículos e bandeiras anunciavam a chegada da caravana e chamava a atenção da população, que das calçadas, prédios e esquinas acenava  para Fernando Filho, demonstrando carinho e apoio.

A grande carreata, que teve um percurso de 25 km, começou no distrito Industrial de Petrolina, percorreu os bairros Cohab VI, São Gonçalo, Cohab Massangano, João de Deus, Jardim Amazonas, Jardim Maravilha, passou pelo bairro Gercino Coelho, Avenida das Nações, Avenida da Integração, Vila Eduardo, Areia Branca e encerrou no bairro José e Maria. Segundo informações da Polícia Militar, o evento contou com cerca de 1300 veículos, entre carros e motos...

Petrolina:Prefeita em exercício e secretária da mulher visitam instalações do CRAM

Sexta-feira (03), a prefeita em exercício, a procuradora geral do município Camila Cruz, e a Secretária Municipal da Mulher, Maria dos Anjos Fonseca, realizaram uma visita às instalações do Centro de Referência de Atendimento á Mulher (CRAM). Na oportunidade, a secretária mostrou a estrutura que estará á disposição para acolher mulheres vítimas de violência de todo o município.

A estrutura dispõe de salas para atendimento com psicólogos, advogados, assistentes sociais; brinquedoteca, sala de atividades para a realização de oficinas, e um ambiente onde as mulheres que tiverem crianças podem trazê-las para o local, que dispõe ainda de banheiro acessível, adaptado tanto para crianças como para deficientes. ..

Petrolina se prepara para o 7 de Setembro

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Eventos de Petrolina definiu os último detalhes do desfile cívico militar de 7 de setembro que dá início as comemorações do mês da aniversário da cidade, que culminará dia 21 de setembro. A celebração será iniciada às 8h com o hasteamento da Bandeira Nacional e apresentação da Banda 21 de Setembro, que será homenageada pelo seu centenário, no aniversário da cidade. O desfile começará na Avenida Souza Filho e seguirá até a Praça Presidente Kennedy (Praça das Algarobas). Também participarão do desfile alunos do Colégio Militar do Recife e os Guardas Mirins de Petrolina.

Cronograma de apresentação:

Hasteamento da Bandeira
Marinha
Exército
Aeronáutica
Polícia Militar e alunos da Polícia Militar de Recife
Bombeiros
Polícia Rodoviária Federal
Guarda Municipal (Guarda Mirim, Grupamento de Vigilantes e Brigadistas de Incêndio)
EPTTC
Grito dos Excluídos ..

ROSALVO DO PSOL VISITA BAIRROS DE PETROLINA

 
Os Bairros Dom Avelar,  José e Maria e Cosme e Damião em Petrolina, foram visitados pelo candidato a deputado Federal Rosalvo do PSOL esta semana. Ele também fez corpo a corpo no centro da cidade, se reuniu com militantes partidários e promoveu visitas aos bairros Gercino Coelho e Palhinhas. Hoje pela manhã, foi o entrevistado do Programa Nossa Voz na Rádio Grande Rio FM.
 
Rosalvo se diz contente com a receptividade das comunidades "Este é o combustível de uma campanha bem sucedida, ter o reconhecimento de um trabalho que já dura mais de vinte anos em defesa dos mais carentes". Em relação ao bairro Terra do Sul que esta sob ameça de despejo, Rosalvo disse que há mais de quinze anos luta pela implantação do Plano Diretor, fiz reunião com a comunidade do Santa Luzia e adjascência, lutamos pelas zonas especiais de interesse social e na campanha passada como candidato a prefeito foi o assunto que mais falei, regularização fundiária e zonas especiais de interesse social, infelizmente os governantes só se mobilizam quando acontecem tragédias, isso que vem acontencendo é uma tragédia que poderia plenamente ser evitada se fossem implantados os instrumentos previstos no estatuto da cidade", finalizaou.
..

Atleta de Petrolina é convocada para Seleção Brasileira Sub-18 de futebol feminino

A atleta da Ferroviária/Fundesport, Ana Caroline Martins Rodrigues, de apenas 15 anos, mais conhecida como Carol Baiana, foi convocada para integrar a Seleção Brasileira Sub-18 de futebol feminino. A jogadora é um dos destaques da Ferrinha no Campeonato Paulista Feminino e uma das artilheiras da equipe. "Me senti realizada. É mais um objetivo alcançado, fruto de muito trabalho. Agora é agarrar essa oportunidade para que seja a primeira convocação de muitas", disse Carol.

"Eu quero surpreender na Seleção e levar o nome da Ferroviária comigo. Quem apostou em mim, não vai se arrepender", finalizou. Carolina foi para Araraquara no ano passado, com 14 anos. Natural de Petrolina-PE, mas com a família residindo em Juazeiro-BA, a atleta, logo em seu primeiro ano em Araraquara, foi campeã do Estadual de Futebol Feminino Sub-18, sob o comando do técnico Fabrício Maia.

Mostrando grande potencial, força e poder de decisão, a jovem começou a ser aproveitada no elenco da equipe principal, sob o comando do técnico Paulinho Taiúva. Apontada como uma das principais revelações do futebol feminino, com quatro gols marcados nesta edição do Campeonato Paulista, Carol Baiana está em fase final de recuperação, após sofrer uma lesão na coxa. A atleta deve estar disponível para o jogo contra Franca, na última rodada dessa segunda fase...

Secretária de Petrolina está entre os 100 melhores secretários de saúde do Brasil

A secretária de Saúde de Petrolina, Lúcia Giesta, participou esta semana do Encontro Nacional de Secretários de Saúde, realizado na cidade de Balneário Camboriú, Santa Catarina. Durante o evento a gestora recebeu o Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública, como forma de reconhecimento pela sua atuação e desempenho a frente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na ocasião também foi apresentado para os demais participantes, o projeto de estruturação da atenção primária no município. 

O Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública está na sua 7º edição e é destinado aos 100 melhores secretários de saúde do Brasil, como forma de valorizar o empenho dos municípios que buscam constantemente ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida e saúde da população. O encontro realizou também palestras, com temas como o trabalho do gestor da saúde pública municipal e elaboração, monitoramento e avaliação de projetos em saúde, além de programações culturais e exposições das ações executadas pelos secretários. 

Na ocasião a secretária Lúcia Giesta apresentou o projeto de estruturação da Atenção Primária, que inclui a AME – Atendimento Multiprofissional Especializado – idealizado com o intuito de posicionar Petrolina como referência no Estado de Pernambuco, na prestação de serviços à saúde, com ações que fortalecem a atenção primária e otimizam a saúde da população petrolinense. Esse projeto deve ser seguido até 2012 e tem como referência os princípios constitucionais do SUS.  ..

FBC assina ordens de serviço para recuperação e pavimentação de estradas em Petrolina

Nesta sexta-feira (03), a partir das 11h, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, estará no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina assinando duas ordens de serviço para recuperação e pavimentação de estradas.

 A primeira é para dar início às obras de recuperação da rodovia vicinal pertencente à malha viária do Projeto Nilo Coelho, na entrada da Fazenda Timbaúba. A segunda é para pavimentação de rodovia vicinal, que dá acesso as Vilas dos Projetos N3 e N5, com extensão aproximada de 4,52 km...

Petrolina é representada em competição interestadual

O município de Petrolina foi representado na 9ª Copa Interestadual de Karatê Interestilos do Sertão Central, realizada em Salgueiro - PE no dia 29 de agosto, no ginásio poliesportivo, promovida pela Associação de Karatê do Sertão Central – AKASEC, com o apoio da Federação Pernambucana de Karatê Interestilos - FEPEKI. A participação dos atletas teve o apoio do município de Petrolina, através da Secretaria de Educação. 

Participaram da competição 12 academias de quatro estados do país, onde a representação Petrolinense Funakoshi Karatê Clube, conseguiu, com os 17 atletas enviados, 8 ouros, 9 pratas e 6 bronzes. Na colocação geral, os petrolinenses ficaram em segundo lugar. De acordo com o professor de karatê da academia, Claudevique Barbosa, o próximo objetivo do grupo será participar do campeonato baiano, a ser realizado em Salvador-BA, nos dias 18 e 19 deste mês. ..

Pontal alimenta barragens de Petrolina

Mesmo em fase de implantação, o Projeto Pontal tornou-se estratégico para a sobrevivência de milhares de famílias na região sequeira de Petrolina. É que durante todo o ano, o canal de irrigação do Pontal é uma fonte perene que abastece as barragens construídas no riacho de mesmo nome. “Essa realidade fica mais visível no período da estiagem onde o nível de água do Riacho Pontal diminui acentuadamente”, diz o superintendente da Codevasf, Luís Frota.   

De janeiro a agosto deste ano, a Companhia, responsável pelo Pontal, já contabiliza 4.000m³ de água liberados para alimentar as barragens. Segundo o engenheiro civil, Raimundo Adérito, a concessão de água é realizada de forma sistemática. “Nós bombeamos água para as barragens nove horas por dia, de segunda a quinta-feira”, informa o fiscal das obras de implantação do perímetro irrigado. A fatura mensal da energia elétrica com o bombeamento custa R$ 220 mil à Codevasf.    ..

Polo têxtil atrai nova fábrica para Petrolina

Um dos dez maiores consumidores de poliéster do Brasil, a paulista Covolan Jeanswear, escolheu Petrolina, no Sertão de Pernambuco, para instalar uma nova tecelagem. A São Francisco Têxtil é o terceiro empreendimento que chega ao estado atraído pela PetroquímicaSuape, depois da Unifit, em Timbaúba, e a Neotexil, em Paulista. A unidade pernambucana receberá investimento de R$ 150 milhões em cinco anos, gerando 800 empregos diretos.

A Covolan já atua há sete anos em Petrolina com uma fiação de algodão, contando com 210 empregados. O algodão é adquirido na Bahia. Toda a produção atual, 150 toneladas/mês, é enviada para a tecelegam do grupo que fica em Santa Bárbara d'Oeste, São Paulo. A expectativa é a de que esse volume suba para 1,5 milhão de toneladas a partir de outubro próximo. A unidade paulista foi fundada em 1966 e conta com 1,2 mil funcionários...

Prefeitura de Petrolina promove seminário sobre empregabilidade de Pessoas com Deficiência

A Secretaria de Acessibilidade de Petrolina juntamente com o Núcleo da Diversidade do Ministério Público do estado de Pernambuco e a Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF realiza seminário sobre empregabilidade de Pessoas com Deficiência. O evento acontece nesta quarta-feira, dia 01, às 19:00 horas, no Núcleo Temático 01 – Bloco de salas de aula na UNIVASF – Petrolina.

Serão palestrantes: Marcos Conceição - Secretário Municipal de Acessibilidade, Hélio Araújo - Professor, Joyce Alencar - Instrutora de Libras, Ester Correia - Psicologa do Ministério Público. "O seminário tem como finalidade principal sensibilizar os empresários sobre a importância de contratar profissionais com deficiência para empresas locais, selecionando-os como pessoas capazes e não, pelo simples cumprimento da Lei", explicou o titular da Secretaria de Acessibilidade Marcos Souza Conceição...

Prefeito de Petrolina entrega escritura a produtores de mel

O prefeito Júlio Lóssio entregou  dia passado (31), a escritura do terreno a Associação dos Criadores de Abelha do Município de Petrolina (ASCAMP), para a construção da Casa do Mel , que beneficiará os produtores de mel da cidade. A associação é composta por 22 membros e tem uma produção de 40 toneladas por ano. Segundo os produtores, a luta por um terreno para a construção da Casa do Mel  já se estendia há cinco anos e que a falta de um local para a produção e problemas com a logística do produto desmotivam os produtores.

Os representantes da ASCAMP dispõem, além do projeto para instalação da fábrica, um plano para a construção de um entreposto, que possuirá uma câmara de armazenamento. O projeto da Casa do Mel prevê desde a apresentação do produto em diversos formatos (de saches até potes de 5 litros) até os cuidados com a higiene. Júlio Lóssio solicitou aos associados o plano de negócio para a Casa do Mel , que, segundo o gestor, garante a transparência e a continuidade do empreendimento...

EXPOSIÇÃO DE FOTOJORNALISMO INICIA AMANHÃ NO MUSEU DO SERTÃO EM PETROLINA



 

A exposição fotográfica, resultado da 5ª edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo, está viajando o Brasil e a Argentina. A partir do dia 1° de setembro, a mostra estará em Petrolina. As 41 imagens feitas por repórteres fotográficos dos dois países ficam em exposição no Museu do Sertão até o dia 22 de setembro.

Selecionadas entre as mais de 1,5 mil imagens inscritas no 5º Prêmio New Holland de Fotojornalismo, recorde do concurso, as fotografias revelam detalhes da vida do homem do campo. Da simplicidade do trabalho diário na lavoura ao uso das novas tecnologias, a realidade da agricultura, tão importante para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e da Argentina, está retratada nesta mostra. ..