RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 24 registros para a palavra: Pesqueira

Morte de pai e filha, de Petrolina, causa comoção no Vale. Mãe e outra filha seguem internadas em Recife

Ainda causa muita comoção na região do São Francisco o acidente envolvendo uma família de petrolinenses, com morte de pai e filha, ontem (8).

A família se deslocava de Petrolina para Recife quando houve um choque frontal com outro veículo, deixando um saldo de 6 motos, incluindo João Carlos e Laura, de apenas 11 anos...

Ex-vocalista da banda de forró Noda de Caju morre em acidente na BR-232, em Pesqueira

O ex-vocalista da banda de forró Noda de Caju morreu em um acidente na noite da terça-feira (5), na BR-232, em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Cláudio Francisco de Spíndola, de 50 anos, estava sozinho no carro quando perdeu o controle da direção. O veículo capotou várias vezes e parou somente ao bater em uma cerca de arames de uma área rural. O vidro da frente estourou e ele foi arremessado...

Pesqueira elege seu primeiro cacique prefeito; entretanto, candidatura está sendo julgada

O Cacique Marquinhos Xukuru foi escolhido, no último domingo (15), como o novo prefeito da cidade de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. Marquinhos foi o primeiro Cacique a ser eleito prefeito no município, concorrendo pelo Republicanos. Sua coligação, “Pesqueira de todos nós”, contou ainda com a participação do PL, PT e PTB, e derrotou a atual prefeita e candidata a reeleição, Maria Jose (PRP), que obteve 45,8% dos votos, contra 51,60% do indígena.

Entretanto, Marquinhos pode não chegar à prefeitura em 2021. É que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu a candidatura do Cacique. A coligação já entrou com recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral(TSE) e o resultado está, no momento, sob judice...

Vereadores do PCdoB de Juazeiro referendam indicação de Lorena Pesqueira para compor chapa do Prefeito Paulo Bonfim/PT

Hoje o  Deputado Estadual Zó, acompanhado da pré candidata a Vice Prefeita de Juazeiro, pelo PCdoB, Lorena Pesqueira participaram da sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Juazeiro. 

Os vereadores presentes na sessão de hoje saudaram o Deputado Estadual Zó e a pré candidata a Vice prefeita, Lorena Pesqueira, indicada pelo PCdoB para compor a chapa majoritária junto com Paulo Bonfim, prefeito de Juazeiro e pré candidato a reeleição pelo PT – Partido dos Trabalhadores...

Antonio Coelho exalta cooperação técnica entre Incra-PE e Prefeitura de Pesqueira

Em agenda por municípios do Agreste e Sertão pernambucanos, o deputado estadual Antonio Coelho (DEM) participou, nesta terça (11), da cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Incra-PE e a Prefeitura de Pesqueira. Uma parceria que vai permitir agilizar a elaboração de projetos e o acesso ao crédito para cerca de 700 famílias que estão instaladas nos 13 projetos de assentamentos mantidos pelo órgão no município.

“Esse apoio inicial é muito importante, pois vai permitir ao Incra trazer investimentos aos assentamentos e trabalhar pela viabilização do acesso ao crédito para as famílias assentadas”, destacou o parlamentar, ressaltando que a cooperação técnica entre a Prefeitura e o Incra vai representar um momento transformador para a população de Pesqueira...

PCdoB apresenta chapa de pré-candidatos a vereador e quer Lorena Pesqueira na vice de Paulo Bonfim 

Em Assembleia Geral do Partido Comunista do Brasil em Juazeiro-BA, realizada nesta quarta-feira (29) pela plataforma zoom, com a participação da militância e de lideranças regionais e nacionais, o PCdoB apresentou alguns de seus nomes de de pré-candidatas e pré-candidatos à Câmara Municipal nas eleições deste ano. 

Além da chapa de vereadores o Partido indicou o nome da psicóloga Lorena Pesqueira para compor o espaço de pré-candidata a vice na chapa do atual Prefeito que concorre a reeleição, Paulo Bonfim. ..

Artigo - Empodere-se e consagre o remendar-se!

Construir uma mulher tem sido um grande desafio para os dias atuais. Viemos de uma geração conservadora, resultado da sociedade da época. Podada nos nossos sentimentos e prazeres, a mulher foi vitimada nos relacionamentos e na vida e o que é pior, na própria mente.

Vivenciei desde cedo, o patriarcado dentro de casa, uma construção social representada pelo meu pai, que atingia a relação familiar, onde também o papel de mãe, muitas vezes, foram as reproduções machistas...

FBC firma parceria com prefeita de Pesqueira

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e a prefeita de Pesqueira, Maria José (PRP), oficializaram uma parceria na tarde deste sábado (28), em ato político realizado na residência da gestora. Também participaram da reunião o deputado estadual Antonio Coelho (DEM), o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Pesqueira, João Eudes (PP), secretários, vereadores e lideranças políticas do município.

"Eu estava muito agoniada, porque temos trabalhado muito pelo município, mas ainda assim precisamos de uma ajuda. Foi quando decidimos ir para Brasília, na Marcha dos Prefeitos, e marcamos uma conversa com o senador, que nos recebeu, nos acolheu e disse que faria uma visita esta semana à região, e que poderia vir. Fechamos com ele e também com seu filho, o deputado federal Fernando Filho (DEM), que virá em breve a Pesqueira, e vamos ter a oportunidade de apresentar reivindicações para trabalhar pelo futuro de Pesqueira, e junto com o senador Fernando Bezerra Coelho, trabalhar pelo futuro de Pernambuco, porque ele vai nos ajudar por muito tempo", destacou a prefeita. O gesto teve o apoio de João Eudes, marido de Maria José, que classificou a decisão como "de muita coragem e convicção"...

MPPE leva projeto sobre combate à corrupção e à sonegação para Gravatá, Carpina e Pesqueira

Nos próximos dias 16, 17 e 18 de setembro, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) irá apresentar o projeto Educação Contra a Corrupção e a Sonegação para estudantes das redes fundamental e de ensino médio das cidades de Gravatá, Carpina e Pesqueira, respectivamente. Através de palestras e encenação teatral, assuntos complexos, como a cultura da corrupção, serão abordados de forma simples e divertida. 

A iniciativa é promovida pelos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Direito à Educação (Caop Educação) e de Combate à Sonegação Fiscal (Caop Sonegação Fiscal), em parceria com as Promotorias de Justiça dos municípios. ..

TUM SUGERE FORTALECIMENTO DA ATIVIDADE PESQUEIRA

A implantação de projeto de criação de peixe em tanques-redes nos distritos de Pau a Pique, Bem Bom e Barra da Cruz, no município de Casa Nova, na região Norte da Bahia, foi solicitada pelo deputado Tum (PSC) ao governador Rui Costa, e ao presidente da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues, por meio de indicação apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

De acordo com o parlamentar, a atividade pesqueira ou a criação de peixes como forma de gerar emprego e renda é uma das vocações dos municípios às margens do Lago de Sobradinho. “Queremos incentivar e fortalecer essa atividade com a expectativa de atender às famílias dos pescadores e dos aquicultores locais”, explicou. ..

Compesa intensifica trabalhos para levar água do Rio São Francisco para Pesqueira

As águas do Rio São Francisco avançam em direção ao Agreste. Os testes da Adutora do Moxotó continuam em ritmo acelerado com as equipes da Compesa trabalhando nos três turnos para fazer o enchimento da Adutora e corrigir os vazamentos ao longo dos trechos. Na sexta-feira, 05, o presidente da Compesa e equipe técnica estiveram no município para acompanhar de perto os serviços. De acordo com a Companhia, 100 km já foram testados, a água já chegou a Arcoverde e está prestes a chegar a Pesqueira. “O ponto de entrega de água em Pesqueira já está pronto (Estação de Tratamento de Água da cidade). Estamos confiantes que na próxima semana a água chega nas torneiras dos moradores de Pesqueira”, informou o presidente da Compesa, Roberto Tavares. 

Os testes estão ocorrendo próximo ao povoado do Novo Cajueiro, distrito de Pesqueira. “Essa é uma obra imensa e complexa. São 550 km de adutoras e os vazamentos vão surgir porque só conseguimos identificá-los à medida que a tubulação vai recebendo água. Sei que os moradores de Pesqueira estão ansiosos e nós também porque essa água vai dar segurança hídrica à cidade, mesmo no período de seca”, explicou Tavares...

Pernambuco já soma 48 explosões de caixas eletrônicos este ano, em Pesqueira, assaltantes deixaram mensagem de Feliz Natal

Pernambuco já soma 48 explosões de caixas eletrônicos este ano. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), de janeiro a setembro, foram registradas 40 ocorrências desse tipo, o que dá uma média de pelo menos um caso por semana quando o poder público contabilizou 34 roubos com uso de explosivos. A ousadia dos bandidos é tamanha que ontem (28), em Pesqueira, os assaltantes deixaram mensagem de Feliz Natal no caixa arrombado. ..

Lorena Pesqueira reúne militância para avaliação da sua campanha

Com o apoio do seu partido, PCdoB, a comunista Lorena Pesqueira se reuniu na noite da última quinta-feira, 08 de dezembro, para uma avaliação do seu pleito e debateu sobre o contexto político atual, visando uma nova perspectiva de direcionamento e forma arrojada de fazer política. "Trazer a militância para perto, mostrando nossos ideais e particularidades do nosso partido é mostrar que temos muito mais a oferecer do que uma campanha em si. A luta está para além da eleição, a luta se dá na construção de bases e novas histórias de enfrentamentos e conquistas em prol de todos os direitos humanos." Lorena se mostra preocupada com os rumos que a política nacional está tomando e sente a necessidade de encampar uma luta mais próxima do povo e das suas bases. "Estamos vivendo um momento bastante preocupante no nosso país e temos que unir forças para enfrentá-lo." ..

CANDIDATOS A VEREADOR TEM PROGRAMAÇÃO NESTE SÁBADO

PROFESSOR RONALDO PROMOVE LANÇAMENTO DE CANDIDATURA

O sábado, 03 de setembro, marca o lançamento da candidatura a vereador do Professor Ronaldo, presidente local do PRTB. O ato político vai acontecer a partir das 19 e 30h, na Sociedade XV de Novembro, antigo Clube dos Caçadores, localizado na Avenida Adolfo Viana. Professor Ronaldo apoia o candidato a prefeito Joseph Bandeira...

ARTIGO - MEUS AMIGOS SECRETOS: PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Cada mulher carrega dentro de si um mundo, uma história e inserido nesse contexto, os desafios. Nós abarcamos e administramos muitas atividades juntas, muitas vezes somadas ao trabalho, à família, os amigos, companheiro, a casa, os filhos, a nossa saúde e autoestima e mesmo aos trocos e barrancos, nos rasgamos e enfrentamos nossa própria sobrevivência para superar as dificuldades do dia a dia, passamos por cima da nossa mente e corpo e transgredimos toda forma de prazer e dor em instrumento para renascer de novo.

A meu ver, esse é um dos lemas de nós mulheres, as lutas constantes. O que nos move a cada instante, e ainda assim somos alvejadas pela classe que não evoluiu, nos julgando e maltratando, através dos preconceitos enraizados prospectados todo o momento em nosso peito como forma de violência e desrespeito. E nessa classe, por incrível que pareça além de muitos homens, ainda encontramos parte de nossa essência, parte de nós mulheres, que se tornam machistas ao ponto de compartilharem das mesmas hipocrisias...

Deputado solicita ações que ampliem atividade pesqueira no município de Sobradinho

O deputado Roberto Carlos (PDT) esteve com o presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia – Seagri, Dernival Oliveira, para solicitar ações que ampliem a aqüicultura e a pesca do Terminal Pesqueiro de Sobradinho, que foram apresentadas, na oportunidade, pelo presidente do PDT do município, Evaristo Pereira.

Segundo o parlamentar, a pesca é uma grande fonte de emprego e renda no município. “Só para ter uma ideia, a pesca beneficia diretamente cerca de 60 famílias de Sobradinho, que chegam a processar 150 toneladas de peixe por mês, atendendo o mercado local e das cidades vizinhas”, disse o deputado Roberto Carlos...

Vereadores de Pesqueira garantem apoio a Armando e João Paulo

No mesmo dia em que recebeu o apoio de 20 vereadores das cidades de Jaboatão dos Guararapes, Escada, Joaquim Nabuco e Palmares, o candidato ao governo Armando Monteiro reforçou seu palanque no Agreste. Nesta segunda-feira (21), oito representantes da população de Pesqueira confirmaram que estão com Armando Monteiro, Paulo Rubem (vice) e João Paulo (PT) ao Senado.

Os oito vereadores são maioria na Casa Anísio Galvão, como é denominada a sede do Legislativo de Pesqueira. Os parlamentares que firmaram a aliança com Armando são: Sil (PT), Severino Índio (PT), Wagner Cordeiro (PV), Lenivaldo Soares (DEM), João Galindo (PSD), Naldo Paes (PCdoB), Biá (PSC) e Paulinho Marchante (Pros).

Armando já tinha participado, na noite de 27 de junho, de uma reunião com os vereadores, em Pesqueira. Na ocasião, o petebista falou sobre a importância de reposicionar Pesqueira no cenário econômico pernambucano. "Infelizmente, Pesqueira perdeu o dinamismo que a marcou. Temos o desafio de reinserir a cidade no cenário econômico", destacou Armando, reforçando a estratégia de investimento em educação e infraestrutura hídrica e de rodovias para alavancas a interiorização do desenvolvimento. ..

I Encontro municipal sobre Atividade pesqueira mais forte acontece em Sobradinho

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Sobradinho, realizou no último sábado, 31, o I Encontro municipal de Inclusão Produtiva, Trabalho e Renda Através da Dinamização do Pescado de Sobradinho, que reuniu produtores, piscicultores, pescadores e técnicos da área. O evento, em parceria com o Sebrae, discutiu no primeiro painel. "As oportunidades e a necessidade da dinamização do Pescado em Sobradinho", tema ministrado por Susana Luz, do Departamento de Pesca da Uneb em Paulo Afonso. 

A consultora do Sebrae, Ana Célia Dias Carvalhal, falou sobre o empreendedorismo coletivo e individual como alternativas de geração de oportunidades e renda. A Secretaria de Educação, Dulcilene Kestering,  apresentou um painel que teve como tema "O PNAE e PAA: Incentivos e compras do Governo Estadual e Federal de produtos e subprodutos da Cadeia do Pescado em Sobradinho...

Diocese de Pesqueira realizará estudo sobre impacto de projetos de água no Agreste

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos e a coordenadora geral da Cáritas Diocesana – organismo da Diocese de Pesqueira, Neilda Pereira, assinam amanhã (09), em Pesqueira, contrato para realização de estudo sobre o Impacto dos Projetos de Água e ordem de serviço para construção de 1650 cisternas calçadão em 10 municípios do Agreste - Capoeiras, Lagoa do Ouro, Tupanatinga, Caetés, Iati, Poção, Venturosa, Canhotinho, Jucati e Saloá. A solenidade acontece às 10h, no Seminário São José.

Os documentos serão assinados durante o Seminário “Agricultura Familiar: Gerando Qualidade de Vida no Agreste Pernambucano”, promovido pela Diocese de Pesqueira por meio da Cáritas Diocesana em parceria com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara). O secretário executivo de Agricultura Familiar, José Cláudio, prefeitos da região e agricultores familiares também participam do evento.

A construção das 1650 cisternas calçadão é realizada por meio Programa Pernambuco Mais Produtivo da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (SEAF), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara)...

Sento-Sé: Justiça Eleitoral cancela registro da candidatura de Fárida Pesqueira do PP

Em decisão publicada agora a pouco no site do TER-BA, a Justiça Eleitoral de Sento-Sé cancelou os pedidos de registro de candidatura de Fárida Gresse Queiroz Pesqueira Ribeiro e Silvio Muniz de Souza, respectivamente candidatos a Prefeito e a Vice-prefeito pela Coligação Um Novo Tempo. Dos três postulantes permanecem candidatos Ednaldo Barros do PSDB, que busca a reeleição e Juvenilson Passos (PT), ex-prefeito que tenta reassumir a prefeitura. Confira a decisão assinada pelo Juiz Eleitoral José Góes Silva Filho, titular da 96ª Zona:

Versam os autos sobre Registro de Candidatura para eleições majoritárias para o município de Sento-Sé do candidato à prefeito FARIDA GRESSE QUEIROZ PESQUEIRA RIBEIRO e a vice-prefeito SILVIO MUNIZ DE SOUZA, sob o número 11, pela Coligação Um Novo Tempo, composta pelos Partidos PP e PSOL...