RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 14 registros para a palavra: Luiz Hélio

“Todo Suicídio é um Homicídio”, novo livro de Lupeu Lacerda: dos sentidos de uma obra destinada a ser pra sempre

Luiz Hélio Alves*

Antes mesmo do paladar é através dos sentidos do olfato e da visão que somos rendidos ante uma comida posta à nossa frente. E isso acontece mesmo quando não se trata tão somente do essencial ato de matar a fome no intuito de conseguir a energia corporal necessária pra nos manter vivos...

O dia em que Moraes Moreira e seu filho Davi viraram embaixadores de honra da FLA-Juazeiro

Em 1979, ano do terceiro tricampeonato, Moraes Moreira brindou a gênesis da geração de ouro com a música “Vitorioso Flamengo”. Outras canções do cantor e compositor baiano foram, ao longo dos anos, retratando as glórias e a magia do Mais Querido, inspiradas principalmente pela genialidade do Galinho de Quintino, conforme atestam os versos “Galinho de Quintino, Flamengo menino”, da música Sangue, Suingue e Cintura.

E uma das mais emblemáticas, a que traduziu a falta que Zico fez à nação quando foi vendido à Udinese, em 1983, “Saudades do Galinho”. Poéticas e3 musicais homenagens de um dos maiores mestres da MPB, ecoadas pela magnética. ..

Espaço do Leitor: Futebol x Política.

O golpe de 2016 trouxe de volta o tal do "complexo de vira-lata" que dominou a alma brasileira durante quase todo o século vinte. Salvo nos anos em que nos afirmamos perante o mundo através do futebol. Assim como na música, produzimos grandes gênios da bola que fizeram o Brasil ganhar o reconhecimento e respeito da comunidade internacional. Fora disso, não passávamos de uma republiqueta colonial dos trópicos de enormes abismos sociais e conhecida somente pelo futebol, pelo samba e pela cordialidade de seu povo (apenas com os visitantes, ressalte-se!).

Mas a partir de 2003, com a chegada de um projeto popular ao poder central do país, passamos a ser reconhecidos também como uma Nação altiva e independente. Bastou um governo com sensibilidade e responsabilidade social pra colocar nas pautas das políticas públicas as classes secularmente oprimidas e investir em Educação e demos um salto econômico extraordinário. Adquirimos não só o respeito, como também a admiração de todas as nações. Viramos a “bola da vez” e o nosso presidente, “O Cara”, com direito a exaltação do homem mais poderoso do planeta, Barack Obama, então presidente dos Estados Unidos. Além de busto na Casa Branca, Lula ainda foi homenageado com honrarias nas principais universidades do chamado “Primeiro Mundo”.  ..

Confiante, Embaixada do Flamengo em Juazeiro convoca torcedores

Torcedores do Flamengo, através da embaixada Fla Juazeiro, pretendem se reunir na noite desta quarta-feira (06) no espaço da embaixada, no Check-in Bar, para assistir a primeira partida da final da Copa Sul- Americana, contra o Independiente, na Argentina, às 20:45 horário local (Juazeiro).

De acordo com Luiz Hélio, presidente da embaixada em Juazeiro, “O mais querido vai buscar mais um título internacional e estamos confiantes num grande resultado hoje. Os flamenguistas vão sentir no ninho da embaixada, todo clima de festa e energia”, declarou.

O encontro no espaço da Fla Juá está marcado para às 20 horas (local), mas Luiz Hélio deixou o recado: “Atenção! Entrada no espaço da embaixada só será permitida para torcedores vestidos com a camisa do Flamengo”, decretou. ..

O que é o Ano Novo?

Mais do que a mudança do calendário avisando que será iniciado um novo ciclo do tempo, é a chance que cada um tem de reinventar-se nas ações e atitudes cotidianas do porvir.

Nestes dezembrais dias de rara brandura e de enternecidos corações, é comum a reflexão sobre o que foi feito e o que deixou-se de fazer. Mas não se pode torturar-se por aqueles pequenos erros cometidos devido à nossa fragilidade humana...

Escritor juazeirense participa de encontro literário em homenagem aos 120 anos do Flamengo

Para comemorar os 120 anos de fundação do Clube de Regatas do Flamengo, a diretoria rubro-negra preparou uma série de eventos nos últimos dias 14 e 15 (sábado e domingo), na sede do clube e também no Maracanã, onde aconteceram homenagens a craques do passado e um amistoso internacional entre Flamengo e Orlando City.

No sábado, o Salão Nobre da Gávea recebeu o "Espaço Fla Cultural", que contou uma mostra de troféus, exposição do cartunista Lan e lançamento de medalhas comemorativas do clube confeccionadas pela Casa da Moeda. No mesmo espaço foi promovido o 1º Encontro de Escritores Rubro-Negros com um panorama das obras inspiradas no Flamengo...

Presidente do TJ/BA inaugura o Balcão de Justiça e Cidadania de Juazeiro

“É um absurdo que ainda tenhamos pessoas sem acesso à justiça”, com estas palavras o assessor da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ/BA), o juiz Anderson Bastos, abriu a solenidade de inauguração do Balcão de Justiça e Cidadania de Juazeiro, ocorrido sexta-feira (12), nas dependências do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

A solenidade contou com a presença do presidente do TJ/BA, Desembargador Eserval Rocha, do prefeito Isaac Carvalho, dos deputados estaduais Crisóstomo Lima (Zó) e Roberto Carlos, dos juízes Oseias Costa de Souza, Luciana Setúbal e Franco Bahia, além do procurador-geral do município, Eduardo Fernandes, da coordenadora do Balcão em Juazeiro, Keyla Brito, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Neiva...

ARTIGO - ELEIÇÕES

Finalmente chegamos ao fim de mais uma campanha eleitoral. E a análise que faço é: novamente perdemos a chance de fortalecermos ainda mais esse importante e vital processo democrático da escolha direta através do voto.

Infelizmente ainda vejo a nossa democracia fragilizada devido a sorrateiras intervenções de setores conservadores que num passado não muito distante cercearam nossa liberdade e implantaram um regime autoritário e socialmente excludente...

Juazeiro avançou nas políticas públicas e na consolidação dos eventos culturais em 2013

Em 2013 Juazeiro se consolidou de vez como município integrante do Sistema Nacional de Cultura (SNC), mecanismo do MinC que visa estruturar os sistemas estaduais e municipais mediante um modelo de gestão e promoção conjunta de políticas públicas de cultura, pactuadas entre os entes da Federação e a sociedade civil. Juazeiro assinou o Termo de Adesão e foi integrado ao SNC em fins de 2012 e já neste ano de 2013 a Prefeitura conseguiu avançar na formatação e implantação do Sistema Municipal de Cultura (SMC), tendo como principal objetivo ter assegurados a transparência e o controle social a partir da reestruturação do Conselho Municipal de Cultura (CMC), da realização das Conferências e da instalação da Secretaria Municipal, instâncias obrigatórias para a institucionalização do sistema local.

“Temos dado passos enormes nessa direção e as perspectivas para 2014 são as melhores possíveis, mas para isso ocorrer de maneira sólida e o mais democrática possível se faz necessário que a sociedade civil participe mais ativamente através de suas representações no Conselho Municipal de Cultura”, ressaltou o gerente de cultura Wellington Monteclaro. O secretário Donizete Menezes lembra a importância do Sistema Municipal de Cultura para o fortalecimento e a democratização da produção cultural  juazeirense. “Às vezes o trabalho de adesão e estruturação dos mecanismos burocráticos para o avanço institucional da cultura é feito de maneira silenciosa e passa despercebido pela população em curto prazo, porém todo esse empenho trará grandes compensações para o nosso município quando já estivermos aptos a receber as verbas dos governos federal e estadual diretamente para o Fundo Municipal de Cultura. Dessa forma poderemos investir nos projetos culturais através de editais públicos e continuar com as ações de consolidação do nosso calendário cultural”.

Além dos avanços na implantação do SMC, o investimento e a consolidação dos tradicionais eventos da cidade e dos distritos foram outras grandes ações da cultura em Juazeiro nos últimos 12 meses. No carnaval, o Palco Alternativo mais uma vez promoveu a valorização dos grupos musicais locais. Em junho o projeto “São João nas Comunidades” descentralizou os festejos juninos levando alegria e diversão para um público médio de duas mil pessoas em algumas comunidades da sede e do interior, com direito a arraiais decorados, concursos de brincadeiras populares, de quadrilhas, de rainha do milho e de carroça enfeitada, tudo sob a animação de artistas locais e de alunos de escolas municipais.

Em julho foi realizada a 4ª Conferência Municipal de Cultura, com mais de 500 participantes discutindo os desafios do Sistema Municipal de Cultura. Já no mês de outubro a gerência de cultura foi transformada em Secretaria de Cultura e Juventude, com o professor Donizete Menezes passando a ser o novo titular da pasta. No final de novembro o 16º Festival Edésio Santos da Canção mais uma vez foi um grande sucesso, recebendo elogios dos concorrentes e do público que compareceu em massa a cada noite do evento, dessa vez tendo como cenário o espaço do Vaporzinho, na Orla 2. A pasta da cultura apoio ainda grupos de expressões artísticas e participou de projetos em parceria com as secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social...

Balé Folclórico da Bahia fará apresentação e oficina de dança em Juazeiro neste fim de semana

Dentro da programação da Conferência Territorial de Cultura, que acontecerá no Centro de Cultura João Gilberto nos próximos dias 24 e 25 (sábado e domingo), numa realização da Secretaria de Cultura do Estado (Secult/BA) em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, com participações dos municípios do Sertão do São Francisco, o público juazeirense e visitantes terão a oportunidade de apreciar o trabalho do Balé Folclórico da Bahia.

Na sexta-feira (23) acontecerá a oficina de dança folclórica ministrada pela professora, bailarina e coreógrafa do grupo, Nildinha Fonseca, na Escola de Balé Geraldo Pontes, das 19h às 21h. Serão duas turmas com 30 participantes cada e as inscrições pode ser feitas até esta quarta-feira (21), na Gerência de Cultura, situada no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Social, ao lado da Catedral...

Técnicos do Bolsa Família de Juazeiro participam de capacitação oferecida pela Caixa

Equipe da Casa do Bolsa Família de Juazeiro participou nesta semana, no Fiesta Hotel em Salvador, de uma capacitação do sistema operacional do Cadastro Único (CADUN) oferecido pela Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pelo cadastro de benefícios do governo federal. Foram capacitadas equipes de municípios de todo o estado.

O objetivo da CEF é capacitar os técnicos do Bolsa Família para que os mesmos possam participar ativamente da resolução de problemas apresentados nas atualizações cadastrais que surgem durante o atendimento ao público, a exemplos de pessoas homônimas cujos benefícios são bloqueados por terem nomes iguais, descumprimento de condicionalidades ¬ como manter regulares a vacinação e a frequência escolar dos filhos ¬, entre outros...

Artigo - Precisamos de mais fé

Luiz Hélio Alves*

Um fenômeno chocante e aterrador está ocorrendo em Juazeiro e Petrolina. A cada vez maior frequência de jovens ceifando as próprias vidas. Todos sabemos o quão a mente humana é super complexa e por isso torna-se por demais complicado emitir qualquer juízo a respeito. Fraqueza? Depressão profunda? Vazio absoluto? Dor insuportável?..

Futebol solidário foi o diferencial do Intebairros 2010

O Campeonato Interbairros se caracterizou por acirradas disputas entre os 26 times participantes, que acabou consagrando o time da Vila Tiradentes como o vencedor da edição 2010. Foram 52 jogos e 119 gols marcados e o lazer esportivo chegando aos bairros nas tardes de sábado para a alegria das comunidades.
 
Mas este ano o diferencial da competição ficou mesmo no aspecto solidário, quando as infrações cometidas pelos jogadores foram transformadas numa espécie de punição do bem. A cada cartão amarelo recebido, a equipe do atleta advertido tinha que doar 02 quilos de alimentos. Para a expulsão a doação era de 04 quilos e no caso de reincidência a doação era dobrada.
 
Ao término do campeonato foram arrecadados 827 quilos de alimentos, que serão doados na tarde desta quinta-feira (30), às 15 horas, no Estádio Adauto Moraes. As instituições contempladas serão: Fundação Luz; Fundação Lar Feliz; CEPREV e Creche Primavera do bairro Jardim Primavera. ..

JORNALISTA LUIZ HÉLIO DESEJA VIDA LONGA AO BLOG

 
Geraldo e equipe do blog,
 
Parabéns pelo primeiro ano de sucesso do blog e que este espaço continue exercendo com brilhantismo o jornalismo pautado pela ética, pela responsabilidade com a verdade e pelo respeito aos leitores.
 
Vida longa ao blog!
 
Para brindar a esta data, estou enviando um trecho da crônica "Dezembro", do meu último livro, que acredito ser bastante propícia para este clima natalino, quando as pessoas ficam com os espíritos mais leves.
 
Abraços! 

                                                                  Dezembro

                                                                                                                                Por Luiz Hélio* 

Dezembro traz o embriagante perfume das acácias, eucaliptos, caraibeiras e canafístolas majestosamente inspirando sonhos no cotidiano sol que arde em Juazeiro. ..