RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 30729 registros para a palavra: Juazeiro

Juazeiro apóia Seminário para fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência

Com o objetivo de continuar fortalecendo a Política de Saúde da Pessoa com Deficiência em Juazeiro, o secretário de saúde, Ubiratan Pedrosa, a enfermeira e apoiadora da Atenção Básica, Tatiane Malta e a supervisora do Núcleo do Centro de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social dos portadores de deficiência física (Cerpris), Tânia Bonifácio, participarão do seminário “Construindo Elos de Ação Contínua: Compartilhando Saberes”, que acontece nesta terça-feira (09) e dia 10 de novembro, às 9h, no Hotel Vitória.  

O evento está sendo promovido pela Diretoria de Gestão do Cuidado e pela Diretoria da Atenção Básica (DAB) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em parceria com a Secretaria de Saúde de Juazeiro, e visa discutir os direitos da pessoa com deficiência, assegurando medidas para melhorar o acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de atenção.
..

PARTIDO DOS TRABALHADORES EM JUAZEIRO RECEBE NOVOS PEDIDOS DE FILIAÇÃO

Após a vitória expressiva de Dilma Roussef e Jaques Wagner, reeleito em 1º turno para governador do estado baiano, o Partido dos Trabalhadores em Juazeiro que em parceira com partido aliados deu em pontos percentuais para a presidenta eleita mais de 75 % nas urnas, recebeu ontem (06/11), dezenas de pedidos de filiação.

A fim de apresentar os novos pedidos, a executiva do Partido dos Trabalhadores esteve reunida com o diretório municipal e com os prováveis novos filiados que, somente a partir de sete dias contados após a publicação dos seus nomes no  mural na sede do PT é que, em não havendo nenhum pedido de impugnação serão de fato e de direito inseridos na lista de filiados...

PREFEITO DE SENHOR DO BONFIM COLOCA ESTÁDIO À DISPOSIÇÃO DO JUAZEIRO

Informado de que o Juazeiro encontra dificuldades quanto ao estádio para participar do campeonato baiano, o Prefeito Paulo Machado, de Senhor do Bonfim, colocou o Estádio Pedro Amorim à disposição do Juazeiro Social Clube. “O estádio está em perfeitas condições, é um dos melhores do norte da Bahia, e poderemos ter, além do Ipitanga, que já vem atuando em nossa cidade, o Clube Juazeiro. Re-afirmaremos os laços históricos que sempre encurtaram as distâncias entre Senhor do Bonfim e
Juazeiro, abraçaremos mais uma vez o companheiro prefeito Isaac.

Senhor do Bonfim fica apenas a cem quilômetros de Juazeiro e não será difícil a vinda da torcida juazeirense, que se juntará à nossa, em partidas de grande público” justificou o chefe do Executivo de Bonfim.  "Cabe então ao clube Juazeiro e à Federação Baiana optar por uma oferta que julgamos oportuna e necessária", concluiu.  ..

Vereadores apresentam novas Indicações em favor da população de Juazeiro

As seguintes Indicações foram aprovadas na Câmara Municipal:

Suzana Ramos (PTdoB) – Reivindicou a colocação de redutores de velocidade em frente ao Atacadão na BR-407 e reposição de lâmpadas em Carnaíba de Dentro.

 ..

UNEB promove I Semana de Ensino Pesquisa e Extensão em Juazeiro

 

O Departamento de Ciências Humanas (DCH) e o Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS) , da  Universidade do Estado da Bahia,  realizam nos dias 22 a 27 de novembro a I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) do campus III, Juazeiro-Ba. O evento pretende promover a socialização das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por professores, alunos e egressos.  

Paralelo a SEPEX, acontece também o V Seminário de Pesquisa e Pos-Graduação da UNEB, que acontece pela primeira vez no interior do estado e reunirá mais de 200 pesquisadores dos diferentes campi da UNEB em Juazeiro, visando à popularização da ciência, a geração de novos conhecimentos e a consolidação do Fazer Acadêmico em Rede. ..

Juazeiro intensifica ação contra a dengue em praça pública

Para continuar intensificando as ações educativas de enfrentamento da dengue e manter o clima de tranqüilidade na cidade, ontem (05), a Secretaria de Saúde de Juazeiro realizou uma prévia do Dia Nacional de Combate à doença (20 de novembro), promovendo mais uma atividade de conscientização, levando explicações preventivas em pleno espaço público, na praça da Misericórdia, no Centro da cidade. Muitos curiosos se aproximaram do estande montado pela Prefeitura para conhecer de perto a larva do mosquito Aedes Aegypti, através de laboratório de pesquisa exposto durante o evento.
 
O comerciante, Adolfo Osmundo Miranda Filho, 57 anos, parabenizou a iniciativa. “A saúde deve ser observada em primeiro lugar e a dengue é um problema grave e que mata muitas pessoas, mas pode ser evitada se o cidadão se conscientizar e manter os cuidados devidos para enfrentar o mosquito. Cada um deve saber que a dengue é um mal e que todos devem contribuir para acabar com as epidemias. A prefeitura tem feito um trabalho bonito nos bairros, educando a comunidade no combate a dengue e já podemos ver os excelentes resultados. Espero que continue assim”, pontuou.
 
“O controle da dengue na Bahia ainda preocupa, mas em Juazeiro a situação está tranqüila. Nos últimos dois anos, diferente do vivido em 2008, a cidade não teve nenhuma epidemia. Este evento é a continuação de um trabalho que vem sendo priorizado pela prefeitura desde 2009, para que a dengue não se agrave em Juazeiro. Aproveitamos para mostrar através do laboratório o ciclo evolutivo do mosquito, desde o ovo, seguindo para larva até a fase adulta. Devemos impedir que este ciclo entre em nossas casas e a comunidade deve se conscientizar que a doença mata e o problema pode ser evitado se cada um fizer sua parte”, explicou o coordenador em Educação da Saúde, Francisco de Assis.
 
Para o coordenador, o índice da dengue reduziu, também, devido à participação social. “O trabalho de controle químico dos agentes de endemias vem sendo feito regularmente. Somado a esta ação, a Secretaria de Saúde, através da equipe do Núcleo de Comunicação e Educação em Saúde (Necom) ainda aumenta a mobilização com ações educativas nas escolas, postos de saúde e nas ruas da cidade. Já observamos que o índice de infestação predial diminuiu. Agradecemos também a população, que está participando mais do controle da doença. Se alguém encontrar em sua casa um reservatório da larva, deve derramar a água na terra e lavar bem com água e sabão as paredes do depósito”, acrescentou Francisco.
 
No dia “D”, penúltimo sábado deste mês (20/11), ainda em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue, a Secretaria realizará uma mobilização na cidade como forma de envolver a sociedade no combate ao vetor da doença. De acordo com dados do setor de Agravos e Vigilância Epidemiológica de Juazeiro, neste ano (2010), de janeiro até dia 05 de novembro foram notificados 239 casos da dengue e 121 confirmados. ..

Mais uma empresa deve se instalar em Juazeiro

O prefeito Isaac Carvalho recebeu na tarde desta sexta-feira (05) em seu gabinete no Paço Municipal representantes da União dos Produtores do Perímetro Irrigado de Curaçá e da Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá (Afrupec). Em pauta, a instalação de uma fábrica de envasamento de água de coco em Juazeiro, uma parceira das duas entidades. Estiveram presentes na reunião, o secretário de Fazenda, João da Costa e o assessor de Relações Institucionais, Fernando Dantas.
 
Segundo o prefeito Isaac Carvalho, a administração irá fazer o possível para a chegada de mais um empreendimento para Juazeiro. “Vamos dar agilidade ao processo e dar também mais atenção ajudando assim a abrir portas para facilitar a vinda da fábrica e consequentemente dá melhores condições de trabalhos para os produtores desses perímetros”, ressaltou o prefeito.
 
O secretário de Fazenda, João da Costa esclareceu dúvidas acerca da legislação fiscal. “O município tem um programa de incentivos fiscais que dá descontos de 50 a 100% nas taxas de licença e IPTU por 10 anos dependendo do número de empregos gerados pela empresa”, destacou Costa.
 
Os produtores saíram satisfeitos do encontro. “Vai ser bom para a cidade, já que a empresa irá gerar cerca de 30 empregos diretos e também vai ser bom para o produtor que terá mais retorno. Saímos satisfeitos dessa reunião já que estamos vendo que a administração está dando os encaminhamentos necessários para o crescimento da região”, afirmou o presidente da Afrupec, Josival Barbosa. ..

Serviço de limpeza previne Juazeiro para chegada das chuvas‏

 

Os trabalhos de prevenção contra problemas de escoamento das chuvas seguem em Juazeiro. As equipes da Gerência de Máquinas e Equipamentos Públicos da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seihasp) estão executando a limpeza e manutenção dos canais, bueiros e galerias desde outubro. Os serviços nos canais são realizados com auxílio de máquinas escavadeiras hidráulicas e caçambas e vão contemplar todos os 20km de canais da cidade. limpeza dos bueiros e galerias estão sendo executados manualmente.

O secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos Aílton Candeia informou que a limpeza dos canais foi iniciada na Barragem de São Geraldo e já passou pelos bairros João XXIII e Alto do Alencar. “As máquinas estão trabalhando nesta sexta-feira (05) no bairro Novo Encontro e o serviço segue até que todos os canais tenham sido atendidos. O objetivo da Prefeitura é garantir que a cidade esteja segura para a chegada das chuvas e para que isso aconteça, estamos executando ações complementares como a limpeza e manutenção das galerias e bueiros que também são equipamentos importantes para o escoamento das águas”, disse candeia informando que os 20 km de canais de Juazeiro são divididos entre os canais do Mulugú, da Malhada e do Macarrão...

ISAAC CARVALHO: “VITÓRIA DE DILMA EM JUAZEIRO É FRUTO DE UMA FRENTE POLÍTICA E NÃO DE UM PARTIDO OU LIDERANÇA”

O prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PCdoB) e o deputado estadual Pedro Alcântara (PR) participaram do programa Sem Fronteiras da Rádio Juazeiro nesta sexta-feira (05) e avaliaram a vitória de Dilma Rousseff no primeiro e segundo turnos em Juazeiro.

Isaac considerou normal a vitória da petista no município que na sua opinião sempre esteve ao lado de Lula. Ele minimizou a declaração do ex-prefeito Joseph Bandeira (PT) que esta semana  atribuiu metade da votação de Dilma, 35 mil votos, ao seu empenho particular e dos membros do PT na cidade...

FEIRA DA AMIZADE MOVIMENTA ORLA DE JUAZEIRO ESTE FINAL DE SEMANA

Está tudo pronto e a partir de hoje à noite (05), começa no pátio da orla nova a 10ª Feira da Amizade organizada pela Pastoral Familiar da Diocese de Juazeiro. O evento que se estende até domingo, dia 07, pretende superar os dez mil participantes do ano passado cujos recursos arrecadados serão direcionados para reforma da Catedral de Nossa Senhora das Grotas e funcionamento da própria pastoral. A feira que conta com a colaboração de 600 voluntários, proporciona aos visitantes mostras musicais, comidas e bebidas típicas, brincadeiras infantis, shows musicais e o "Boi no rolete". Os principais organizadores Padre Amâncio Viana de Sena e Gilberto Cordeiro estão entusiasmados com a repercussão que a feira ganhou esta semana. Desta forma, acreditam que o público presente superará o de 2009.

Confira a programação:..

II Festival Internacional da Sanfona traz Hermeto Pascoal e Grupo a Juazeiro

Os amantes da boa música na região sanfranciscana terão uma oportunidade ímpar na próxima terça-feira (09). Estará vindo a Juazeiro para abrir oficialmente o II Festival Internacional da Sanfona o multiinstrumentista Hermeto Pascoal. Alagoano de Lagoa da Canoa, Hermeto Pascoal e Grupo farão um show para 400 convidados, no teatro do Centro de Cultura João Gilberto, a partir das 19h. O espetáculo promete cativar o público presente, tanto pela sua estranheza quanto pela riqueza de elementos que Hermeto transmite em sua arte, e repetir o sucesso da abertura da primeira edição do festival quando Targino gravou seu DVD “Simplesmente Assim” com o teatro do João Gilberto completamente lotado.
 
A banda de Hermeto é composta por André Marques, Fábio Pascoal, Itibirê Zwarg, Marcio Bahia e Vinícius Dorin; músicos criativos na improvisação em instrumentos variados, como contrabaixo, saxofone, piano, triângulo e vários tipos diferentes de percussão. No vocal, ele conta com a cantora Aline Morena, que abusa de sua voz aguda e estridente, muitas vezes sem letra alguma, apenas seguindo o encadeamento de notas dos solistas da banda, que alternam entre os vários instrumentos.
 
De acordo com o diretor geral e idealizador do festival, Celso Carvalho, o show de Hermeto e Grupo é um misto de sons da natureza, jazz e MPB. “É um show riquíssimo e original de onde a platéia pode esperar grandes surpresas como os músicos tirarem sons de garrafas ou até mesmo de um bule de chá”, enfatizou Carvalho.
 
Celso Carvalho acrescenta ainda que a programação de abertura oficial do festival conta também com o início da Exposição Lua Gonzaga (acervo do Memorial Luiz Gonzaga – Recife/PE, que também acontecerá no Centro de Cultura João Gilberto. Para ouvir a arte diferente desse ícone da música brasileira os convidados devem comparecer as bilheterias do Centro de Cultura João Gilberto até as 18h30min, do dia 09 de novembro para trocarem seus convites pelos ingressos, lembrando que cada convite é individual e equivale a um ingresso.
 
Mais Informações, Acesse www.festivaldasanfona.com.br ..

Juazeiro fortalece trabalho contra a dengue no Dia Nacional de Combate à doença

Em alusão ao Dia Nacional de Combate a Dengue, próximo dia 20 de novembro, a Secretaria de Saúde de Juazeiro, através da equipe do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom) e os agentes de endemias estarão promovendo antecipadamente nesta sexta-feira (05), ações educativas e interativas com a comunidade sobre o enfrentamento da doença. O evento vai acontecer na Praça da Misericórdia, das 9h às 13h, com a exibição de um laboratório da dengue com a mostra das larvas, palestras e atividades lúdicas com os bonecos do mosquito Aedes aegypti. No dia “D”, penúltimo sábado do mês de novembro (20/11), a Secretaria realizará mobilização na cidade como forma de envolver a sociedade no combate ao vetor da doença. ..

Encontro estadual sobre dengue será realizado em Juazeiro

Nesta sexta-feira (05), das 8h30 às 12h, será realizado no auditório da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro (BA), um encontro sobre o Controle Genético do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. O evento contará com a presença de especialistas renomados e de autoridades do governo federal, que discutirão uma nova tecnologia de combate ao mosquito transmissor da doença.

A Dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo, especialmente em países tropicais como o Brasil, e as estratégias usadas no controle do mosquito transmissor do vírus que causa a doença, resumem-se em atividades preventivas, como a eliminação de criadouros, adoção de medidas comunitárias de conscientização e, principalmente, aplicação estratégica ou emergencial de inseticidas químicos.

Para combater essa doença, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da empresa Oxitec (U.K.), em parceria com a Moscamed, estão desenvolvendo em laboratório Organismos Geneticamente Modificados (OGM) capazes de suprimir populações naturais do mosquito transmissor da dengue. Esse Workshop será realizado com o objetivo de discutir essa nova tecnologia que ainda está em fase de pesquisa, e apresentar o Programa à profissionais do  setor e ao poder público...

Juazeiro é parceiro de pesquisa sobre a dengue no Brasil e apóia Workshop nesta sexta

Através de uma parceria entre a Moscamed, Ministério da Saúde, Estado e Prefeitura de Juazeiro, estará acontecendo nesta sexta-feira, dia 05 de novembro, o “Workshop: Programa de Controle Genético do Aedes aegypti”, das 8h30 às 12h, no auditório da Codevasf, situado na Avenida Comissão do Vale, S/N , no bairro Piranga. Segundo o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Mário Machado, Juazeiro foi o município escolhido como prioridade para implantação da pesquisa sobre a doença no Brasil, que está sendo realizada pela Moscamed e parceiros.
 
O evento contará com a presença de especialistas renomados e de autoridades do governo federal, que discutirão a nova tecnologia de combate ao mosquito transmissor da dengue, ainda em fase de pesquisa. O evento será ainda oportunidade para discussão dos aspectos científicos, técnicos e sociais do uso do mosquito transgênico no controle populacional do Aedes Aegypti.
 
Segundo o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Mário Machado, a Secretaria de Saúde, através dos agentes de endemias, apóiam a pesquisa com o desenvolvimento da análise em campo e coleta de material no bairro Itaberaba, em Mandacaru, Maniçoba, Campos do Cavalo e Carnaíba do Sertão. Para combater essa doença, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da empresa Oxitec (U.K), em parceria com a Moscamed, também estão desenvolvendo em laboratório Organismos Geneticamente Modificados (OGM) capazes de suprimir populações naturais do mosquito transmissor da dengue.
 
Também participarão do encontro, representantes de diversos órgãos, como a Superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Lorene Pinto; da pesquisadora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/USP), Margareth Capurro; e do Gerente Técnico de Desenvolvimento da Oxitec (U.K), Andrew McKemey.
 
PROGRAMAÇÃO:
 
8h30 - Abertura -  MOSCAMED e PARCEIROS
8h45 - Controle de Aedes aegypti - MINISTÉRIO DA SAÚDE
9h15 - O Programa de Controle de Aedes aegypti  no Estado da Bahia: Dra. Lorene Pinto, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - SESAB
9h45 - O Uso de Mosquitos Transgênicos no Controle Populacional: Dra. Margareth Capurro, Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo - ICB/USP
10h15 - Coffee Break
10h30 - Resultados da Malásia e Ilhas Caiman: Dr. Andrew McKemey/OXITEC, Grã-Bretanha
11h - O Projeto de Controle de Aedes aegypti no Vale do São Francisco: Dra. Margareth Capurro, ICB/USP; Dr. Jair Virginio, MOSCAMED
11h30 - Considerações finais
12h  - Encerramento ..

BURACOS AUMENTAM NA AVENIDA SÃO JOÃO EM JUAZEIRO

Moradores dos bairros Jardim Vitória e Piranga continuam reclamando a crítica situação da pavimentação asfáltica da avenida São João, que interliga o centro aos diversos bairros periféricos da cidade. Em primeiro de setembro deste ano, o leitor Carlos Antunes, denunciou que o asfalto em grande parte da avenida está comprometido com buracos enormes e prejudicando a passagem de carros, motos e até bicicletas.

Antunes argumentava que a avenida apresenta movimento intenso de veículos razão pela qual a administração municipal deveria dar uma maior atenção...

Faltará água amanhã em Juazeiro, avisa SAAE

Através de nota enviada ao blog, o SAAE comunica que no dia de amanhã (quinta-feira), faltará água no período da manhã. Veja na íntegra o comunicado:

"A Diretoria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro – SAAE, comunica aos seus usuários que faltará água em toda a cidade nesta quinta feira, 04 de novembro das 8 às 10:30  da manhã. A paralisação será necessária para a manutenção na rede elétrica do sistema de captação que fica na margem direita do Rio São Francisco. Tão o serviço seja concluído o abastecimento voltará a sua normalidade.

Pedimos a compreensão dos usuários e reafirmamos o compromisso do SAAE em continuar trabalhando para a melhoria do sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto em todo o município."
 
A Diretoria
..

Começa o 3º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF na Bahia e em Juazeiro

A participação social e o fortalecimento das políticas públicas de educação, esporte e cultura são os temas centrais do 3º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012. Promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o apoio técnico do Juspopuli Escritório de Direitos Humanos, a nova etapa prevê oito encontros de formação, ao longo de novembro, em quatro pólos geográficos do Estado: Barreiras (04 e 05/11), Feira de Santana (9 e 10/11), Juazeiro (17 e 18/11) e Vitória da Conquista (24 e 25/11). 

Em todos os pólos, as atividades serão realizadas das 8h30 às 18 horas. São esperadas mais de 400 pessoas dos 204 municípios do Semiárido baiano inscritos na iniciativa, entre articuladores, ou seja, coordenadores do Selo nos municípios, representantes de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), adolescentes e profissionais com experiência na área de mobilização social para o desenvolvimento de projetos educativos e de formação para a cidadania. ..

IRPAA realiza formação continuada de professores em Juazeiro

Através de desenhos, professores das escolas municipais das comunidades de Junco, Goiabeira, Manga e Marruá, zona rural de Juazeiro, representaram a imagem que até então tinham do Semiárido. Este exercício fez parte do primeiro encontro da etapa de formação do projeto Educação para Convivência com o Semiárido, promovido pela Secretaria de Educação de Juazeiro, em parceria com o IRPAA e a ADAC (Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária). 

O projeto, que começou em agosto deste ano com levantamento da realidade das comunidades, foi encerrado no final de outubro na escola Manoel Nunes Amorim, sede do distrito de Junco – Salitre, com formação sobre como trabalhar a realidade do Semiárido em sala de aula. As atividades, coordenadas por colaboradores do IRPAA, destacaram as possibilidades de convivência com o clima e fomentaram a visão crítica acerca dos estereótipos construídos e difundidos, inclusive pelos livros didáticos e meios de comunicação. 

A professora Renilde Vieira, que trabalha com educação infantil na comunidade de Goiabeira II, diz que o conhecimento proporcionado pela discussão irá contribuir com o trabalho de conscientização das crianças, ensinando-as, principalmente, a cuidar dos recursos naturais. A iniciativa é um projeto piloto no município e tem por base a discussão de educação contextualizada. Além da região do Salitre, escolas do Projeto Mandacaru e do distrito de Massaroca também estão sendo contempladas com o projeto que envolve um total de 50 professores...

Além da Paisagem (Pra Juazeiro, mas vale para o BRASIL)

*Paulo Carvalho (SPO)           

Começamos uma nova e mesma história, ou seremos tragados pela modernidade de novos rumos, dotados de idéias apropriadas a nossa realidade, ou limitadas conforme o comando maior? Dúvidas, certezas, esperanças. A população de Juazeiro aprendeu a esperar por soluções inesperadas, causadas por gestões confusas, que ao longo dos anos vêm reformando a cidade à revelia de audições populares...

VEÍCULO BATE E ATROPELA MÃE, FILHA E SOBRINHO NA AVENIDA LUIS INÁCIO LULA DA SILVA EM JUAZEIRO

 

..