Foram encontrados 79 registros para a palavra: Incêndios

Bioma Caatinga teve mais de 21,5 mil focos de incêndios em 2023, o índice mais alto desde 2010

O Bioma Caatinga teve mais de 21,5 mil focos de calor em 2023, o índice mais alto desde 2010, quando o bioma teve 21,8 mil focos. Foi o que apontou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O sistema usa imagens de satélite para detectar ocorrências de fogo com mais de 30 metros quadrados (m²)...

Incêndios devastadores atingem Parque Boqueirão da Onça, em Sento-Sé


Pelo menos dois grandes focos de incêndio estão queimando grandes áreas de vegetação no Parque Nacional Boqueirão da Onça, em Sento-Sé...

Corpo de Bombeiros atua no combate aos incêndios florestais no município de Mundo Novo

Nesta terça-feira (5), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) está atuando no combate ao incêndio florestal no município de Mundo Novo, com 39 bombeiros militares e o apoio de oito pick-ups, um caminhão auto bomba tanque salvamento (ABTS) e dois aviões Air Tractors do Programa Bahia Sem Fogo, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Os bombeiros estão conseguindo chegar até os focos para que o combate seja realizado de forma direta. Ao mesmo tempo, as aeronaves realizam o lançamento de água nos locais indicados pelos militares em terra. As ações no município estão sendo acompanhadas pelo comandante-geral do CBMBA, coronel Adson Marchesini.
 ..

Cerca de 200 bombeiros militares atuam no combate a incêndios florestais no interior da Bahia

Neste domingo (3), cerca de 200 bombeiros militares esrtiveram atuando no combate e monitoramento aos incêndios florestais que atingem as regiões Norte, Sudoeste, Sul e Chapada Diamantina, no interior da Bahia.

Os trabalhos fazem parte da Operação Florestal 2023, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), que teve início no último mês de julho...

Pernambuco envia reforço para combate a incêndios florestais na Chapada Diamantina

Com o objetivo de dar apoio ao Estado da Bahia no combate e prevenção aos incêndios florestais que estão ocorrendo na Chapada Diamantina, o Governo de Pernambuco, por meio da Governadora Raquel Lyra, permitiu o envio, sábado (02), 11 policiais militares lotados no Grupamento Tático Aéreo (GTA), com equipe especializada em ocorrências de salvamento e resgate.

Os 11 militares do GTA estão integrando a missão para prestar apoio no combate a incêndios florestais na Chapada Diamantina...

Mais de 220 bombeiros com apoio de 50 viaturas e brigadistas voluntários atuam no combate a incêndios florestais no interior da Bahia

Duzentos e vinte e dois bombeiros militares e 50 viaturas, com o apoio da brigada do ICMbio e de outros brigadistas voluntários estão atuando no combate aos incêndios florestais que atingem o interior da Bahia, nas regiões Oeste, Norte e Chapada Diamantina. As cidades de atuação nesta terça-feira (17) são Angical, Formosa do Rio Preto, Barreiras, Buritirama, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Barra, Vanderley, Riachão das Neves, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Campo Alegre de Lourdes, Rio do Pires, Palmeiras e Érico Dourado.    

"A depender da necessidade, estamos alocando mais recursos, como no caso dos aviões. Nossos militares também atuam por um determinado período e depois vêm outros bombeiros para substituir, pois esse é um trabalho que acarreta bastante desgaste físico. A maioria dos incêndios florestais acontece em áreas muito íngremes, onde os militares precisam caminhar horas a pé carregando os materiais, como pás, foices e enxadas, além das mochilas costais", explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.  ..

CBMBA Combate aos incêndios florestais em Pilão Arcado

Neste sábado (14) cerca de 200 bombeiros e em torno de 40 viaturas do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) permanecem atuando no combate aos incêndios florestais que atingem as regiões Oeste, Norte e Chapada Diamantina, no interior da Bahia.

Os sinistros estão ocorrendo nas cidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Buritirama, Santa Rita de Cássia, Barra, Vanderley, Cotegipe, Riachão das Neves, Pilão Arcado, Juazeiro, Oliveira dos Brejinhos, Rio do Pires e Lençóis...

Corpo de Bombeiros Militar segue combatendo incêndios e realiza ações preventivas com população

Nesta sexta-feira (13), cerca de 200 bombeiros e em torno de 40 viaturas do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) permanecem atuando no combate aos incêndios florestais que atingem as regiões Oeste, Norte e Chapada Diamantina, no interior da Bahia nas cidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Buritirama, Santa Rita de Cássia, Barra, Vanderley, Cotegipe, Riachão das Neves, Pilão Arcado, Como Formoso, Rio de Contas, Lençóis e Oliveira dos Brejinhos. 


Drones e seis aeronaves modelo Air Tractor, fornecidas através do Programa Bahia Sem Fogo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), também dão apoio à Operação Florestal. Além dos combates, os bombeiros também realizam ações preventivas com a população local.
 ..

Bombeiros continuam atuando com drones e aviões no combate de incêndios florestais em cidades da Bahia

Cerca de 200 bombeiros atuam no combate de incêndios florestais em 16 cidades das regiões do oeste, norte e Chapada Diamantina, no interior da Bahia.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os agentes atuam em 40 viaturas, com uso de drones e quatro aeronaves modelo Air Tractor, fornecidas pelo Programa Bahia Sem Fogo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema)...

Comitiva liderada por vice presidente Alckmin chega a Manaus para monitorar seca

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, já está em Manaus, acompanhado da comitiva de ministros que vai avaliar a situação de estiagem que atinge 58 municípios do Amazonas.

A comitiva chegou em Manaus por volta das 10h e foi visitar áreas afetadas pela seca, como o Porto da capital amazonense. A estiagem diminuiu o nível do rio, formando bancos de areia e dificultando a navegação. Também está prevista reunião com autoridades locais para debater as medidas anunciadas...

Sento-Sé sedia Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia

Sento-Sé está sediando o Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – CPCIF/2023, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

A ação, que conta com apoio da Prefeitura Municipal, está acontecendo na Fazenda Lageado, no Distrito de Piçarrão, até a próxima quarta-feira, dia 20 de setembro...

Programa Bahia Sem Fogo reforça combate aos incêndios florestais no estado

Em uma incansável luta contra os incêndios florestais que têm afetado o estado, o programa Bahia Sem Fogo está atuando em diversas partes do território baiano, com foco na região Oeste e na Chapada Diamantina, envolvendo nove cidades. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Ao todo, 175 bombeiros e, pelo menos, 50 viaturas estão envolvidos para realizar o combate de forma célere, e também para a prevenção.

..

Processo seletivo do Ibama tem vagas para brigadistas de prevenção de incêndios florestais

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama ) está com processo seletivo aberto para os cargos de brigadista, chefe de esquadrão, chefe de brigada e brigadista de prevenção e combate, em Porto Seguro, cidade turística no extremo sul da Bahia.

Interessados podem se inscrever até o dia 20 de setembro, na Coordenação Regional da Funai, na Rua dos Mamoeiros, no bairro de Taperapuã. As inscrições acontecem das 8h às 12h e das 14h às 17h...

Brigada da Agrovale ajuda a apagar incêndios em cerca de 800 hectares de caatinga

A Brigada de Combate a Incêndios da Agrovale, formada por 18 profissionais, carros-pipa, máquinas do tipo patrol, motoniveladora, retroescavadeira e abafadores, ajudou o 9° Grupamento de Bombeiros Militar de Juazeiro (9º GBM), a apagar e controlar dois grandes incêndios, neste domingo (27) e segunda-feira (28), que queimaram aproximadamente 800 hectares da vegetação de caatinga no distrito de Pinhões, em Juazeiro, Norte da Bahia.

O primeiro sinistro foi debelado depois de cerca de 24 horas de fogo intenso, na região de Lagoa do Boi. O segundo incêndio começou na manhã de segunda-feira com as chamas que foram levadas pelo vento até a região dos Campos, (próximo a BA 210), perdurando em lugares distantes, íngremes e de difícil acesso de uma área também de caatinga...

Alerta vermelho: clima seco redobra atenção aos incêndios florestais

Os meses de agosto e setembro, historicamente, marcam um período crítico em relação à incidência de incêndios florestais. Isso porque a baixa umidade relativa do ar aliada às altas temperaturas se tornam grandes combustíveis para a propagação do fogo em vegetação seca.

Segundo especialistas, 90% das ocorrências são ocasionadas por alguma ação humana e poderiam ser evitadas. O ato de jogar bituca de cigarro na mata ou de queimar pasto ou lixo em área verde, por exemplo, pode desencadear um incêndio de grandes proporções...

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros alertam para o aumento de incêndios florestais

Mudanças climáticas, baixa umidade relativa do ar, temperaturas que ultrapassam os 30°C, ainda que no inverno, aliada a vegetação seca, a práticas de queimadas para limpeza de propriedades rurais, são fatores que contribuem para o maior número de queimadas no período de estiagem.

Para evitar esse tipo de ocorrência, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da sua Defesa Civil, e em parceria com o 9º Batalhão de Bombeiros Militar da Bahia (9º BBM), orientam a população para adoção de medidas preventivas...

Juazeiro: incêndios na Lagoa do Boi, em Pinhões, e na Ilha do Rodeadouro são registrados na tarde desta segunda-feira (21)

Três incêndios em áreas da caatinga foram registrados em Juazeiro na tarde desta segunda-feira (21). 

Segundo informações que chegaram à redação da RedeGN, as chamas atingiram roças nas localidades de Lagoa do Boi, em Pinhões, e Ilha do Rodeadouro...

Aeroporto de Petrolina registra, em julho, dois focos de incêndios nas proximidades do terminal

O clima seco e a baixa umidade combinados com a ação humana são um cenário propício para a incidência de queimadas. Além de prejudicar o meio ambiente, causa prejuízos à saúde humana e também pode ocasionar sérios riscos para as operações aeroportuárias.

Nos últimos 10 anos, o Nordeste tem estado no topo com alto índice de queimadas. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a região já registrou mais de 9.600 incêndios em 2023...

Incêndios Florestais sobrecarregam equipes do 9º GBM em Juazeiro (BA)

Informações do Major BM João Daniel, subcomandante do 9º GBM (Grupamento de Bombeiro Militar) de Juazeiro dão conta de que estão ocorrendo muitas chamadas, porém, todo o efetivo está sendo empregado neste momento.

A Base Florestal está sendo apoiada pelo efetivo ordinário do 9º BBM. “No momento estamos com todas as guarnições do terreno em ocorrências” pontuou o Major BM João Daniel...

Aumento da temperatura e falta de cuidado com o meio ambiente podem favorecer incêndios florestais na região de Juazeiro (BA)

Nos últimos dias, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia por meio do 9º Batalhão de Bombeiros Militar atendeu diversos chamados para atendimentos de incêndios florestais na área de Juazeiro e em regiões circunvizinhas. 

De acordo com dados de previsão de temperatura para as próximas 2 semanas (Clima Tempo), existe possibilidade de temperatura elevada, sem chuvas na região de Juazeiro...